sábado, 28 de junho de 2014

LUTA DUROU ATÉ AO FIM

Era difícil um maior espetáculo na Baja TT Oleiros – Proença-a-Nova – Mação

 Emoção foi coisa que não faltou na Baja TT Oleiros – Proença-a-Nova – Mação, prova brilhantemente organizada pela Escuderia Castelo Branco. Ricardo Porém foi o mais forte nos automóveis, mas não evitou um susto, Mário Patrão dominou nas motos, Ricardo Carvalho venceu nos quads depois de uma penalização a Roberto Borrego e no photo-finish Roberto Gallart ganhou nos UTV/Buggy. Seria difícil pedir que a Baja TT Oleiros – Proença-a-Nova – Mação tivesse mais motivos de interesse e que prendesse o público atento até aos derradeiros metros. Nos automóveis, depois do prólogo de ontem esperava-se uma intensa batalha entre Ricardo Porém e Miguel Barbosa. E ao longo da manhã a expectativa foi confirmada em absoluto. Os dois primeiros entraram ao ataque e rapidamente se afastaram de toda a concorrência e discutiam a liderança ao segundo. Após a passagem pelos primeiros 159,27kms Porém tinha ganho sete segundos a Barbosa, colocando a diferença entre os dois nuns magros 15 segundos.

 Rómulo Branco era um tranquilo terceiro, mas já a mais de três minutos da frente e beneficiava dos problemas de quem vinha atrás de si. João Ramos, em ano de regresso ao Nacional de TT, ficava pelo caminho sem direção assistida no Toyota Rav4, José Mendes tinha problemas de turbo, João Cardoso abandonou com problemas de transmissão e Nuno Tordo, um dos candidatos entre os T2, desistiu com problemas de embraiagem assim, ao final da manhã Alexandre Franco era o melhor dos T2 e Mário Raposo dominava nos T8.

 Durante a tarde sucederam-se os golpes de teatro. Primeiro foi Ricardo Porém a dar um toque logo ao quilómetro 15 e a perder muito tempo para Miguel Barbosa, que ao quilómetro 54 estava com uma vantagem de 2m26s sobre o seu adversário e parecia estar já a controlar o andamento, pois nesta altura era Rómulo Branco o mais rápido no segundo SS. Só que antes do 90º quilómetro o hexa-campeão nacional era obrigado a abandonar devido a uma fuga de combustível.

 No entanto, a luta pela vitória não acabava aqui, porque devido ao furo, em CP2 Ricardo Porém tinha apenas 15 segundos de avanço sobre Rómulo Branco, o que deixava tudo em aberto para os últimos 42 quilómetros de prova. Só que não houve mais surpresas. O piloto do BMW aumentou a vantagem e ganhou pela segunda vez consecutiva na temporada e isolou-se na frente do campeonato. “Estou muito feliz com esta vitória, que garante a minha permanência na cabeça do Campeonato. Trata-se de um traçado fantástico, muito técnico, menos sinuoso que o ano passado, onde lutámos até final com o Rómulo, que nos deu bastante que fazer até à linha de chegada. O carro portou-se bem e só apanhámos um susto quando já na segunda passagem demos um toque que nos empenou a porta. Depois defendemo-nos do Miguel, até ele ter parado e começámos a nossa luta com o Rómulo, a quem dou os parabéns pela estupenda prova que fez” disse no final o vencedor absoluto da Baja TT Oleiros – Proença-a-Nova – Mação. Rómulo Branco confirmou o segundo lugar com a Toyota Hylux e Enrique Bonafonte acabou por fechar o pódio, mas já a mais de 34 minutos da frente. Alexandre Franco manteve a vantagem na categoria T2 e Mário Raposo fez o mesmo nos T8.

 Nas motos, apesar de sair na frente, Mário Patrão controlou sempre a corrida. Logo na passagem pelo primeiro CP o piloto de Góis já estava a ganhar 50 segundos a António Maio e a distância duplicou até ao final do primeiro Sector Selectivo. Interessante era a luta pelo terceiro lugar, com Sebastian Buhler nesta fase a levar a melhor sobre Luís Teixeira por escassos 12 segundos. Da parte tarde a toada manteve-se na frente, com Patrão a continuar a alargar a vantagem para Maio, que no final se cifrou em 4m33s. Já no que diz respeito à luta pelo pódio Sebastian Buhler começou a andar para trás, terminando apenas no sétimo posto. Assim, Luís Teixeira foi terceiro e venceu a categoria TT3, mas Fábio Mota andou bem melhor à tarde e ficou a menos de meio minuto. Os heróis do Dakar, Ruben Faria e Hélder Rodrigues, terminaram por esta ordem em quinto e sexto. Apesar do atraso na geral Buhler ganhou nos TT1 e Salvador Vargas venceu na Promoção, numa prova muito bem marcada pela organização, que levou os pilotos mesmo a referir que quase não havia necessidade de road-book. “Foi uma corrida muito interessante e competitiva com o desfecho que esperávamos, frente a uma concorrência de respeito. Estavam aqui todos os bons pilotos de motos que vão ao Dakar”, explicou no final Mário Patrão.

 Nos Quads, o habitual dominador, Roberto Borrego, teve problemas no primeiro Sector, o que permitiu a Ricardo Carvalho estar na frente ao final da manhã, embora apenas com 10 segundos de vantagem. Da parte da tarde Roberto Borrego não deu hipóteses à concorrência e dominou em absoluto, terminando a Baja Oleiros – Proença-a-Nova – Mação com 1m24s de vantagem sobre Ricardo Carvalho, ao passo que Bruno Ferreira bateu Luís Engeitado por 24 segundos na luta pelo último degrau do pódio. No entanto, após o final da prova, Roberto Borrego foi penalizado em dois minutos e assim a vitória ficou para Ricardo Carvalho.

 Francisco Afonso, que ontem após o prólogo era segundo, terminou apenas em oitavo, posição que ainda assim lhe deu a vitória na classe Promoção, enquanto Tiago Dias foi 11º e o melhor na Stock. “Foi com alguma surpresa que recebi a notícia da vitória, pois apesar de ter tentado apanhar o Beto na segunda parte da prova (Beto Borrego foi penalizado com dois minutos por entrada irregular num controlo) um furo fez com que perdesse muito tempo e cortei a meta em segundo. É um prémio para todo o nosso esforço das últimas semanas, pois tenho estado em recuperação e a fazer fisioterapia para recuperar e toda a equipa ajudou e está de parabéns por esta vitória”, explicou no final o vencedor surpresa. Nos UTV/Buggys a emoção durou até ao último metro.

 Após mais de 240 quilómetros ao cronómetro, os dois primeiros ficaram separados por apenas cinco segundos, com a vantagem a cair para o lado de Roberto Gallart, com Jorge Monteiro a vender cara a derrota. Os dois beneficiaram dos problemas da parte da tarde de Vítor Santos e da dupla João Lopes/Bruno Santos.

 O pódio foi encerrado por Bruno Martins, que ganhou nos Buggy. “Acho que fui para muitos o vencedor surpresa, mas estivemos sempre entre os primeiros e na hora certa passámos para a frente. Prova muito bem marcada e bonita para os UTV”, afirmou Roberto Gallart.

  Classificações Finais: 

 Autos: 1º Ricardo Porém/Jorge Monteiro (BMW Serie 1 Proto),4h50m23s; 2º Rómulo Branco/João Serôdio (Toyota Hylux), a 1m19s; 3º Enrique Bonafonte/António Saraiva (Dacia Duster), a 34m45s.

Motos: 1º Mário Patrão (Suzuki RMZ), 3h20m50s; 2º António Maio (Yamaha YZ 450F), a 4m33s; 3º Luís Teixeira (Yamaha YZ), a 10m55s.

Quads: 1º Ricardo Carvalho (Yamaha YFZ450), 3h27m04s; 2º Roberto Borrego (Yamaha YFZ450R), a 36s; 3º Bruno Ferreira (Yamaha YFZ450R), a 5m46s.

UTV/Buggy: 1º Roberto Gallart (Polaris RZR 1000), 3h43m34s; 2º Jorge Monteiro (Polaris RZR 1000 XP), a 5,0s; 3º Bruno Martins (Rage Comet R), a 1m39s.

Rómulo Branco em segundo

O piloto luso-angolano Rómulo Branco conquistou hoje o segundo lugar da categoria automóvel na Baja TT Oleiros/ Proença/ Mação. A dupla formada por Rómulo Branco e João Serôdio, aos comandos de uma Toyota Hilux, cumpriu os 318,54 km, que compunham esta terceira jornada do CNTT 2014, em 4h51m42s terminando com uma diferença de 1m19s do primeiro classificado.

 Rómulo Branco arrancou de forma cautelosa para o percurso da manhã uma vez que, para ele, todo o traçado era uma novidade e, desta forma, o piloto optou por imprimir um ritmo mais moderado. No troço da tarde, já com mais conhecimentos do percurso, Rómulo Branco conseguiu ser o piloto mais rápido deste setor.

 Para o piloto luso-angolano “a prova correu muito bem. Para mim esta seria a mais complexa de todo o campeonato devido às características do traçado, onde os motores a diesel conseguem ser superiores. Assim, tentei gerir a corrida não arriscando para depois poder atacar caso surgisse a oportunidade. Da parte da tarde, já com maior conhecimento do troço, entrei com um ritmo mais forte e cheguei a CP2 a 15 segundos do 1º lugar. Fiz uma boa gestão durante toda a prova, mas não foi suficiente para vencer ”, revelou Rómulo Branco.

 A luta pela liderança do campeonato continua a ser muito disputada e Rómulo Branco permanece muito próximo do primeiro lugar revelando-se como um dos pilotos favoritos à conquista do título.

 O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno faz agora uma pausa e regressa em Setembro com a Baja TT de Idanha-a-Nova que se vai disputar nos dias 12 e 13.

Carlos Pinto volta a ganhar e cimenta liderança no Desafio Total Mazda 2014

Vitória da resistência na Baja TT Oleiros/Proença-a-Nova/Oleiros 

Carlos Pinto/Miguel Sanchez conseguiram hoje a segunda vitória consecutiva no Desafio Total Mazda 2014, tendo sido os mais rápidos a cumprir as duas etapas (330 Km) que compunham a edição de 2014 da Baja TT Oleiros/Proença-a-Nova/Mação.

 Uma vez mais, os concorrentes ao Desafio Total Mazda emprestaram um colorido adicional a mais esta prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, mas a dureza dos pisos escolhidos pela Escuderia de Castelo Branco fez estragos no pelotão, obrigando a um esforço enorme por parte de equipas e pilotos.

 O abandono de Pedro Dias da Silva/Pedro Colaço logo ao quilómetro 80 da primeira passagem pelo Sector Selectivo (problema de refrigeração do motor) não retirou animação à luta pelos lugares cimeiros e desde logo Etelvino Carvalho assumiu a liderança do Desafio Total Mazda, sendo que o piloto alentejano tinha agora hipóteses adicionais de garantir os primeiros pontos do ano e assim tentar voltar à luta pelo revalidação do título conquistado em 2013.

 Todavia a fase final do primeiro sector foi também ela madrasta para Etelvino Carvalho/Valter Cardoso que se viram parados na pista após a quebra de um apoio do diferencial traseiro. Este percalço acabaria por os atrasar irremediavelmente e deixar caminho aberto para Carlos Pinto/Miguel Sanchez voltarem a vencer no Desafio Total Mazda 2014, somando o máximo de pontos possíveis (50) após duas provas.

 No final da prova, Carlos Pinto não escondia a sua satisfação por mais este sucesso, esclarecendo, ainda assim, que “foi uma prova duríssima. Chegar ao final já seria uma vitória. Andámos sempre com muitas cautelas, devido a uma crise com o diferencial que se revelou ainda durante a primeira etapa. Imprimimos o nosso ritmo, tentando poupar a mecânica e essa estratégia acabou por dar frutos e voltámos a ganhar. Estamos ainda mais na frente do Desafio e esse é também o prémio para toda a minha equipa.” 

Para Etelvino Carvalho/Valter Cardoso chegar ao final foi tudo menos fácil, mas o segundo lugar no Desafio acabou por não lhes fugir: “tivemos um problema com o apoio do diferencial traseiro e perdemos muito tempo, e isso levou mesmo a que sofrêssemos uma penalização. Foi muito duro e a segunda volta acabou por ser só controlar o andamento e tentar chegar ao fim. Não queria voltar a desistir.” 

O Desafio Total Mazda prossegue a meio do mês de Setembro (dias 12 e 13) com a Baja TT Idanha-a-Nova, prova igualmente organizada pela Escuderia de Castelo Branco.

  Classificação Final:

1º Carlos Pinto/Miguel Sanchez (Mazda Proto/Hydraplan), 6h13m14s
2º Etelvino Carvalho/Valter Cardoso (Mazda Proto/Elpídio e Horácio), 9h23m52s

  Desafio Total Mazda 2014 (após duas provas):

1º Carlos Pinto, 50 pontos
2º Etelvino Carvalho, 18 pontos
3º Bruno Oliveira, 18 pontos

João Belo e Lino Silva aumentam o ritmo competitivo

Equipa andou próxima dos lugares do pódio

 O processo de aprendizagem que João Belo e Lino Silva estão a seguir desde que regressaram ao Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno teve de ser interrompido um pouco antes do previsto durante a Baja Oleiros/Proença/Mação. A dupla do Opel Astra Proto pautou-se pela regularidade e pela evolução em crescendo ao longo da competição, o que se traduziu na classificação. Mas um problema mecânico impediu a equipa de concluir a prova.

 A andarem sempre entre os dez primeiros, João Belo e Lino Silva mostraram na serra do Pinhal Interior, no distrito de Castelo Branco, que a adaptação à competição depois de vários anos parados está a correr de forma muito positiva. Prova disso, foi o andamento da dupla do Opel Astra Proto que chegou a colocá-la entre os cinco mais rápidos da Baja Oleiros/Proença/Mação.

  “O dia de hoje estava a correr muito bem. Entrámos com um bom ritmo e depois do primeiro controlo chegámos a andar em quarto. Contudo, tivemos uma pequena crise num gancho, o motor do carro foi abaixo e perdemos qualquer coisa como seis ou sete minutos para voltarmos a andar. Caímos alguns lugares, mas ainda conseguimos recuperar para o sétimo posto, posição em que terminámos o primeiro sector selectivo. Pena o problema que nos impediu de continuar em prova. Não sabemos o que aconteceu, mas já percebemos que estamos mais rápidos e competitivos.”, sublinhou João Belo que ocupava o quinto posto quando foi obrigado a desistir.

 A equipa deixa Oleiros triste por não ter concretizado em resultados o rendimento evidenciado ao longo dos dois dias de competição, mas também motivada por melhorar quilómetro após quilómetro. Agora o campeonato faz uma pausa de quase três meses. A equipa regressa com a próxima prova do calendário nacional, a Baja TT Idanha-a-Nova que se realiza nos dias 12 e 13 de Setembro.

Ricardo Porém volta a vencer no Campeonato Nacional de TT

Grande exibição na Baja TT Oleiros/Proença-a-Nova/Mação 

Apesar de um despiste na segunda metade da prova o piloto do BMW Série 1 Proto voltou a ganhar e lidera destacado o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

 Ricardo Porém, acompanhado por Jorge Monteiro, obteve esta tarde a sua segunda vitória (consecutiva) em termos absolutos no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, ao vencer a Baja TT Oleiros/Proença-a-Nova/Oleiros, terceira pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. O piloto de Leiria foi o mais lesto a cumprir os 330 quilómetros que compunham as duas etapas da prova da Escuderia de Castelo Branco, deixando o segundo classificado a mais de um minuto.

 Depois de ganhar o Super Especial, hoje Ricardo Porém voltou a impor a sua lei e entrou ao ataque, vencendo a primeira passagem pelo Sector Selectivo, ainda que após uma luta renhida com Miguel Barbosa. Novamente com um andamento muito forte, na parte da tarde as coisas complicaram-se na sequência de um toque que danificou a porta direita do BMW Série 1 Proto e o fez perder mais de dois minutos.

 Daí em diante havia que “recuperar e, assim, voltei imprimir o meu ritmo. As coisas acabaram por correr bem para o nosso lado e consegui vencer. Este é um resultado que me coloca numa posição ainda mais confortável em termos de campeonato. Todavia foi muito duro, de manhã andámos numa luta permanente com o Miguel Barbosa e, em certas alturas, a correr muitos riscos. Uma vez mais, a preparação do carro e o modo como antecipámos as dificuldades desta corrida tiveram uma importância fulcral para chegar a este resultado. Toda a equipa está de parabéns, foi mais um fim-de-semana perfeito,” afirmou o piloto.

 Com este resultado, Ricardo Porém reforça a sua posição de líder absoluto do Campeonato, somando agora 65 pontos, ficando 11 à frente de Rómulo Branco, segundo este fim-de-semana. O campeonato prossegue a meio do mês de Setembro com Baja TT Idanha-a-Nova

  Classificação Final:

1º Ricardo Porém/Jorge Monteiro (BMW Serie 1 Proto), 4h50m23s
2º Rómulo Branco/João Serôdio (Toyota), a 1m19s
3º Enrique Bonafonte/António Saraiva (Dacia Duster), a 50m21s

Vitória incontestável para Mário Patrão na Baja de Oleiros Proença e Mação

Piloto de Seia aumentou a vantagem na frente da classificação do “Nacional” de Todo-o-Terreno

Mário Patrão venceu hoje de forma clara mais uma jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, a Baja TT Oleiros-Proença-Mação, quarta prova da temporada de 2014, não facilitando, por isso, a concorrência mais direta em qualquer um dos confrontos cronometrados.

 Depois da vitória no Prólogo de ordem para a partida, realizado na tarde de Sexta-Feira, Mário Patrão abriu caminho ao longo dos dois setores seletivos cronometrados de 84 e 159 quilómetros de extensão, respetivamente, mantendo sempre uma liderança crescente que no desfecho da jornada se cifrou em confortáveis 4m33s para o segundo classificado.

  “Foi uma boa prova, ataquei desde início e o resultado refletiu-se no final. Venci com uma margem bastante confortável. Foi muito importante esta vitória, não tenho estado nos melhores dias, tenho tido alguns problemas pessoais, mas felizmente que consegui pô-los para trás e estar num bom nível. Agradeço a toda a equipa de assistência e a todos os que acreditam no meu valor”, disse o piloto do Crédito Agrícola RR Motos e Suzuki.

 Cada vez mais líder na classificação do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, Mário Patrão volta à ação nesta modalidade dentro de apenas dois meses e meio, a 12 e 13 de Setembro com a Baja de Idanha-a-Nova. Antes disso, segue o “Nacional” de Enduro já a 13 de julho em Águeda.

Miguel Barbosa forçado a abandonar quando liderava

Miguel Barbosa foi hoje forçado a abandonar a Baja TT Oleiros / Proença / Mação, no momento em que liderava esta que é a terceira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. O piloto do BP Ultimate Vodafone Team travou uma luta ao segundo pela vitória e já seguia com uma vantagem superior a dois minutos, quando ocorreu a fuga de gasóleo.

  “Desistimos ao km89. Foi pena depois de uma luta renhida com o Ricardo Porém. Entrámos no segundo troço determinados em anular a diferença e vencer a prova. Já vínhamos com mais de dois minutos de vantagem, depois deste se ter atrasado no início, pelo que é um desfecho inglório”, revela Miguel Barbosa.

 O piloto do Mitsubishi Racing Lancer, destacou ainda o excelente trabalho do seu navegador, Mário Castro, que o acompanhou nesta Baja TT Oleiros / Proença / Mação

Luís Teixeira vence TT3 e Sebastian Buhler vence TT1

• Equipa conquista duplo pódio 

• António Maio faz 2º e Luís Teixeira passa para a frente do Campeonato em TT3 

A Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy conseguiu mais um excelente resultado ao vencer em duas frentes na Baja TT Oleiros / Proença / Mação e colocou dois dos seus pilotos em lugares de pódio.

 António Maio concluiu esta que é a quarta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno na segunda posição e mantém a luta pela conquista do título de campeão nacional. Também Luís Teixeira, terceiro classificado à geral, venceu a classe TT3 e passa assim para a frente do campeonato da sua classe. Já Sebastian Buhler, foi o mais rápido entre os pilotos da classe TT1, terminando em 7º lugar da classificação geral.

 Para António Maio “esta não é uma prova muito ao meu jeito. Tentei fazer o meu melhor e estou satisfeito por continuar a depender de mim a conquista pelo título de campeão nacional. Temos de continuar a treinar e a lutar pela conquista do título.”

 O piloto Luís Teixeira revela que está “satisfeito por esta vitória, a segunda que alcanço aos comandos desta magnífica mota, um resultado que me permitiu passar para a frente do Campeonato. Era esse o meu principal objetivo. Para além disso, termino esta prova no lugar de pódio, o que muito bom.” 

O mais jovem piloto da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy, Sebastian Buhler conseguiu ultrapassar o seu adversário mais direto e ganhar vantagem, reforçando a liderança na sua classe no Campeonato. “Gostei muito desta corrida, diverti-me imenso. Aproveitei bem o facto de ter partido atrás do meu adversário mais direto, ultrapassei-o e, por isso, ganhei uma vantagem confortável. O último troço foi mais complicado porque tive um problema de travões na roda de trás, mas estou muito satisfeito por ter mais esta vitória e por reforçar a liderança no Campeonato”.

 A participação do quarto piloto da equipa, Frederico Fino, foi pautada pela sua desistência: “custou-me um pouco a arrancar, a cumprir os primeiros 30km’s, mas os restantes 50km’s do primeiro troço cruzaram zonas espetaculares de condução. À tarde, após uma paragem longa demais, tive um bom recomeço, mas depois acabei por não conseguiu continuar a prova”, refere Frederico fino que como chefe de equipa acrescenta ainda: “a equipa teve uma prestação bastante positiva. Não conseguimos repetir a vitória alcançada na prova algarvia, mas ganhámos em TT1 e TT3 e agora à que continuar a treinar e a lutar pelos lugares de pódio”.

 O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno terá um interregno nos próximos dois meses e regressa a 12 e 13 de Setembro, altura em que disputará a Baja TT Idanha-a-Nova.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

A TRADIÇÃO AINDA É O QUE ERA

Depois do que se viu hoje, Baja TT Oleiros – Proença-a-Nova – Mação promete grande emoção

Foi uma tarde de Verão que recebeu os pilotos em Oleiros para a Super-Especial da Baja TT Oleiros – Proença-a-Nova – Mação, dando assim início à terceira prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Para já Ricardo Porém nos automóveis, Mário Patrão nas motos, Roberto Borrego nos quads e Vítor Santos e a dupla António Ferreira/Hélder Barbosa nos UTV/Buggy lideram, mas amanhã a emoção vai subir ainda mais na Beira Baixa.

 Estão lançados os dados para a terceira ronda do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Embalado pelo triunfo no Algarve, Ricardo Porém entrou a todo o gás e assinou o melhor tempo na primeira passagem pela Super-Especial de 5,09kms. O piloto do BMW teve apenas oposição da parte de Miguel Barbosa. O campeão nacional, que na jornada da Escuderia de Castelo Branco estreia um novo navegador, Mário Castro, cedeu 2,3s. Na segunda passagem o cenário repetiu-se, com o piloto de Leiria a voltar a assinar a melhor marca, ganhando desta vez 5,7s, o que faz com que amanhã os dois primeiros saiam separados por oito segundos. “Cumpri o objectivo que tinha que era ganhar o prólogo”, começou por dizer Ricardo Porém. “Era uma especial muito técnica e difícil de treinar, uma vez que tinha muitas sombras e era complicado ter pontos de referência. Ainda assim correu bem, é um percurso que eu gosto e amanhã vou sair na frente, que era algo que procurava, pois acredito que vá ser uma prova com muito pó”, afirmou o piloto do BMW Proto.

 Miguel Barbosa começa a ver colocada em causa a sua fama de “pápa prólogos”, mas ainda assim o campeão nacional acredita que amanhã pode dar a volta ao texto. Atrás dos dois primeiros, e já a alguma distância, ficaram Rómulo Branco e João Ramos. Quanto às outras categorias, Alexandre Franco foi por duas vezes o mais rápido nos T2 e vai sair amanhã com quase 15 segundos de avanço sobre Jorge Cardoso. Nos T8 a história foi a mesma, com Mário Raposo a ganhar as duas passagens, ambas por curta margem, mas sobre adversários diferentes, o que o deixa com alguma folga para o dia de amanhã. 

Espectacular promete ser a luta nas motos. Esta tarde, na passagem pelos 5090 metros da super-especial, Mário Patrão e António Maio ficaram separados por apenas sete décimos de segundo, deixando antever uma guerra sem quartel nos 243,72kms ao cronómetro, divididos em dois Sectores Selectivos. O primeiro com quase 85 quilómetros e o segundo com pouco mais de 159. Luís Teixeira foi o terceiro mais rápido, gastando mais quatro segundos que Patrão, sendo ainda o mais rápido entre os concorrentes da categoria TT3. Domingos Santos foi quinto e o melhor dos TT1, sendo que entre os dois ficou Hélder Rodrigues, enquanto Ruben Faria, outra das estrelas do Dakar, ficou apenas com o oitavo registo a 13,5s do mais rápido. Na Promoção o melhor foi Sebastião Brion. “Correu tudo bem, só não sei se foi o ideal ganhar o prólogo. Talvez tivesse sido melhor partir atrás para poder controlar o andamento, mas é o que temos e vou ter que atacar. Hoje não tive problemas de maior, embora o percurso da Super-Especial estivesse um pouco escorregadio”, explicou no final Mário Patrão.

 Já no que diz respeito aos Quads, nota para o melhor tempo de Roberto Borrego, que deixou Francisco Afonso, o mais rápido da categoria Promoção a 1,8s, e Ricardo Carvalho a 6,9s. Tiago Dias foi 10º e o mais rápido na categoria Stock. “Estava um pouco escorregadio e era preciso atenção. A meio ainda fiz meio pião que me custou alguns segundos. Amanhã saio na frente, que é algo que me agrada, pois assim não apanho pó. O único senão é que por vezes por ir tanto tempo sozinho e sem adversários perco um pouco a concentração”, referiu à saída do prólogo Roberto Borrego. Nos UTV/Buggys a batalha na Baja Oleiros – Proença-a-Nova – Mação deverá durar até aos últimos metros, assim os pilotos mantenham o andamento demonstrado na Super-Especial. Os nove primeiros cabem em menos de nove segundos, com os dois primeiros Vítos Santos (UTV) e a dupla António Ferreira/Hélder Barbosa (Buggy) a ficarem empatados com a melhor marca. “Podia ter ganho, pois falhei o arranque e com isso perdi três ou quatro segundos. Independentemente disso, prefiro ir atrás para poder controlar melhor a corrida”, afirmou António Ferreira.

 Amanhã o dia começa bem cedo. Às 7h00 da manhã os homens das duas rodas deixam o parque fechado rumo ao primeiro Sector Selectivo, de 84,45kms que começa às 7h30. O segundo, mais extenso, com 159,27kms, arranca às 11h45, estando o pódio marcado para as 14h30. Por sua vez os automóveis irão percorrer por duas vezes o Sector mais longo, com a primeira passagem marcada para as 9h40 e a segunda para as 15h50. A consagração dos vencedores no pódio final acontece às 19h30.

  Classificação Após Super-Especial (Autos): 1º Ricardo Porém/Jorge Monteiro (BMW Serie 1 Proto), 9m47,2s; 2º Miguel Barbosa/Mário Castro (Mitsubishi Racing Lancer), a 8,0s; 3º Rómulo Branco/João Serôdio (Toyota Hylux), a 34,1s.

  Motos: 1º Mário Patrão (Suzuki RMZ), 4m51,2s; 2º António Maio (Yamaha YZ 450F), a 0,7s; 3º Luís Teixeira (Yamaha YZ), a 4,0s.

  Quads: 1º Roberto Borrego (Yamaha YFZ450R), 4m50,1s; 2º Francisco Afonso (Suzuki LTR), a 1,8s; 3º Ricardo Carvalho (Yamaha YFZ450), a 6,9s.

  UTV/Buggy: 1ºs Vítor Santos (Polaris RZR 1000) e António Ferreira/Hélder Barbosa (Rage Sport), 5m13,4s; 3º Teófilo Gallart (Polaris RZR 1000), a 1,0s.

CARLOS SOUSA É O NOVO REFORÇO DA EQUIPA MITSUBISHI PETROBRAS

• O mais consagrado piloto português de todo-o-terreno junta-se a Guilherme Spinelli na defesa das cores da Mitsubishi Brasil 

 • A par de um intenso programa de testes para desenvolver o ASX Racing, equipa vai disputar o Rally de Marrocos e o Dakar 2015 

Carlos Sousa está confirmado como o novo reforço da equipa Mitsubishi Petrobras para o Dakar 2015, prova onde vai regressar pela 16ª vez na sua carreira, desta vez para guiar um ASX Racing inscrito pela Mitsubishi Brasil, juntamente com o piloto brasileiro Guilherme Spinelli.

 Livre no mercado após o anúncio de retirada da Great Wall Motors, Carlos Sousa não teve como recusar o convite da Mitsubishi Brasil para se juntar a este ambicioso projeto, onde vai reencontrar muitos dos elementos que integraram a antiga equipa oficial da Mitsubishi – a MMSP –, além do próprio Guilherme Spinelli, com quem chegou a fazer equipa no Dakar 2010, quando ambos disputaram a prova nos Mitsubishi Racing Lancer inscritos pela JMB Stradale.

  “Um pouco a exemplo do que se passou em 2011, este foi mais um daqueles convites inesperados, mas que surgiu na altura certa. Não houve como recusá-lo, até porque se trata de um projeto altamente profissional e ambicioso, que me vai permitir regressar à competição ao mais alto nível”, explicou Carlos Sousa, o mais consagrado piloto nacional de todo-o-terreno.

 De resto, esta ligação à equipa Mitsubishi Petrobras marca também um regresso às origens: “Apesar de já ter representado vários construtores ao longo da minha carreira, foi com a Mitsubishi que me estrei num Dakar e foi também com a Mitsubishi que conquistei alguns dos meus maiores sucessos desportivos, dentro e fora de portas. Essa foi, aliás, outras das razões pela qual não hesitei em aceitar este convite”, justificou.

 Carlos Sousa, que brevemente anunciará o navegador que o acompanhará neste novo projeto, iniciou já o trabalho de desenvolvimento do ASX Racing, participando em duas sessões de testes que se realizaram, respetivamente, em França e Marrocos, já durante este mês.

 A estreia oficial de Carlos Sousa com a equipa Mitsubishi Petrobras está agendada para o Rally de Marrocos, a penúltima jornada do ano pontuável para a Taça do Mundo FIA de TT, entre 3 a 9 de outubro.

  “É uma honra poder contar com um piloto do nível do Carlos Sousa na nossa equipa”, reconheceu Guilherme Spinelli.

“Desde que corremos juntos em 2010 que me habituei a tratá-lo por ‘Professor’, tal a sua enorme sensibilidade para encontrar as melhores afinações de um carro para o deserto. Além de rápido e seguro, será uma ajuda fundamental na continuidade do desenvolvimento do ASX Racing”, acrescentou “Guiga” Spinelli, que conta já com cinco participações no Dakar e um 9º lugar como melhor resultado (em 2011).

 Projetado pela Ralliart Brasil, o ASX Racing está a ser desenvolvido em França por uma equipa liderada pelo experiente Thierry Viardot, antigo diretor técnico da Mitsubishi Motors Motorsports (MMSP), única marca a vencer o Dakar por 12 vezes.

  “Temos muito trabalho pela frente porque há várias novidades no capítulo técnico. O calendário é apertado, mas até ao Dakar 2015 a equipa vai fazer mais alguns testes e provas, em África e talvez na Europa”, desvendou Carlos Sousa.

  “Para já, as impressões são bastante positivas, pois é fácil perceber que se trata de um carro muito bem construído e com um enorme potencial competitivo”, concluiu o piloto português, que em 15 participações no Dakar soma 10 presenças no top-10 da classificação, exibindo como melhor resultado o 4º lugar alcançado em 2003, além de seis vitórias em etapas – a última delas em janeiro deste ano.

Miguel Barbosa em 2º na 1ª etapa

A dupla Miguel Barbosa/Mário Castro realizou o segundo tempo na 1º etapa da Baja TT Oleiros / Proença / Mação, onde, aos comandos do seu Mitsubishi Racing Lancer, gastou 9m,55s a percorrer a dupla passagem de 5,09 km, ficando a 8s de Ricardo Porém, o vencedor do primeiro dia de corrida.

 O piloto do BP Ultimate Vodafone Team considera que “estas duas passagens pela Super Especial correram bem, o carro teve um bom comportamento e o Mário também esteve bem nas notas. Na primeira passagem ficámos a 2s do melhor tempo e na segunda não quis arriscar, nem cometer erros. Consegui uma ótima posição para partir para a etapa de amanhã.”

 A Baja TT Oleiros / Proença / Mação continua amanhã, onde os concorrentes terão de cumprir um troço cronometrado de 159,27 Km, com dupla passagem e cujas partidas para o 1º carro estão agendadas para as 15h30m e 17h45m, respetivamente.

Ricardo Porém volta a entrar com o pé direito e é o primeiro líder em Oleiros

Vitória incontestada na 1ª Etapa da Baja TT Oleiros/ Proença-a-Nova/Mação 

Apostado em voltar a estar na luta pelos lugares da frente, o piloto de Leiria fez um arranque fulgurante e ganhou a primeira etapa da prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco.

 Ricardo Porém voltou a vencer e convencer, desta feita na primeira das duas etapas que compõem a edição de 2014 da Baja TT Oleiros/Proença-a-Nova-Mação. O piloto de Leiria ganhou as duas passagens pela Super Especial de cinco quilómetros deste primeiro dia de prova e, assim, assumiu, provisoriamente a liderança da classificação geral.

 Com um andamento forte, mas, ainda assim, cauteloso, Ricardo Porém afirmou que “o carro esteve impecável. Conseguimos imprimir um andamento confortável e que nos permite arrancar amanhã para uma etapa que terá, é sabido, muito pó. Estou confiante, mas a verdade é que temos muito para andar amanhã e que há que manter a concentração e tentar evitar as armadilhas. Mantenho, por isso, objectivos que havia traçado: quero lutar pela vitória e tentar manter a liderança do campeonato. Isso é o mais importante!”

 Desta forma, é com um avanço de 8,0s sobre Miguel Barbosa que a dupla Ricardo Porém/Jorge Monteiro arranca para a segunda etapa da prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco e que conta com dois sectores selectivos, num dia que se prevê com muito calor e pó ao longo de cerca de 320 quilómetros (duas passagens de 160,27).

  Classificação após a Super Especial:

1º Ricardo Porém/Jorge Monteiro (BMW Serie 1 Proto), 9m47,2s
 2º Miguel Barbosa/Mário Castro (Mitsubishi), a 8s
3º Rómulo Branco/João Serôdio (Toyota), a 34,1
 4º João Ramos/Vítor Jesus (Toyota), a 45,7s
 5º José Mendes/Carlos Bexiga (Mitsubishi), a 1m27,1s

Pedro Dias da Silva lidera Desafio Total Mazda em Oleiros

Tudo em aberto para a segunda prova do ano 

Arrancou hoje a edição de 2014 da Baja TT Oleiros/Proença-a-Nova/Mação segunda prova pontuável para o Desafio Total Mazda. A primeira etapa da prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco proporcionou enorme espectáculo, do qual fizeram parte os Mazda Proto que este ano animam o Desafio. Para hoje estavam reservados cerca de 10 quilómetros divididos por duas passagens por um troço todo ele desenhado nas imediações de Oleiros e onde Pedro Dias Silva/Pedro Colaço estiveram em evidência ao assegurarem o melhor lugar entre os Mazda, e ainda o 10º melhor tempo à geral. 

A dupla liderada pelo ex-Campeão Nacional de Ralis Gr.N venceu ambas as passagens pela Super Especial, e o piloto mostrava-se no final muito contente: “andámos bem e sem correr riscos. Este especial era muito técnica e com algumas armadilhas que exigiam cuidados redobrados. Foi um bom resultado, mas a corrida propriamente dita é só amanhã.”

 Segundo melhor nesta etapa de arranque em Oleiros, Etelvino Carvalho enganou-se no percurso na segunda passagem e isso custou-lhe segundos preciosos. Ainda assim, o piloto de Portalegre revelou um andamento forte apenas condicionado pelo facto “o carro estar a revelar algumas dificuldades. Tirando isso correu relativamente bem e amanhã é para imprimir um andamento forte,” esclareceu Etelvino Carvalho.

 Líder actual do Desafio Total Mazda 2014, Carlos Pinto foi o terceiro melhor numa etapa em que “sentimos algumas dificuldades relacionadas com a transmissão dianteira. Não me parece nada de grave e vamos tentar resolver para amanhã e assim conseguir terminar a prova e garantir os pontos que me permitam manter a liderança do Desafio.”

 Na segunda Etapa desta Baja TT Oleiros/Proença-a-Nova/Mação as equipas terão que cumprir por duas vezes um sector de 160 quilómetros, estando o arranque agendado para as 9h45 em Proença-a-Nova.

  Classificação da Super Especial:

 1º Pedro Dias da Silva/Pedro Colaço (Mazda Proto/Auto Júlio), 11m37,5s
2º Etelvino Carvalho/Valter Cardoso (Mazda Proto/Elpídio e Horácio), 12m13,4s
3º Carlos Pinto/Miguel Sanchez (Mazda Proto/Hydraplan), 13m00,6s

João Belo e Lino Silva com o oitavo tempo no prólogo

Equipa motivada para amanhã 

A dupla João Belo/Lino Silva entrou motivada na Baja Oleiros/Proença/Mação e obteve o oitavo lugar após as duas passagens no prólogo. O somatório dos dois tempos realizados colocam a equipa a numa boa posição de partida para a competição reservada para o dia de amanhã.

 A equipa do Opel Astra Proto manteve um andamento muito consistente, mas sempre em crescendo. Na primeira vez que cumpriu os 5,09km do prólogo efectuou o oitavo melhor registo com o tempo de 5m43,60s. Em nova passagem pelo percurso delineado pela Escuderia Castelo Branco, João Belo e Lino Silva tiraram mais de quatro segundos para completarem a volta com um registo de 5m39,00s.

  “Fizemos um arranque certinho, sem exageros. Continuamos a aprender o carro e andámos razoavelmente em relação ao que é o nosso nível actual de experiência. O oitavo e o sétimo tempos são, para nós, bastante satisfatórios num prólogo em que estão as melhores máquinas do campeonato nacional”, afirmou João Belo.

 Amanhã, a equipa tem pela frente quase 320 quilómetros contra o cronómetro numa dupla passagem pelo sector selectivo de 159,27km nesta zona do distrito de Castelo Branco. O primeiro concorrente a sair para a pista entra em competição às 9h40. O final da Baja Oleiros/Proença/Mação está previsto para as 18 horas. Para João Belo e Lino Silva, este é mais um desafio na evolução positiva que têm vivido desde que regressaram ao campeonato português.

“O sector selectivo de amanhã vai ser muito exigente do ponto de vista da pilotagem. Andamos entre serras, com zonas encadeadas e lentas. O nosso objectivo passa por fazer quilómetros e terminar com um andamento vivo”, avançou o piloto.

Rómulo Branco faz terceiro no prólogo

O piloto luso-angolano Rómulo Branco entrou de forma cautelosa na Baja TT Oleiros/ Proença/ Mação ao fazer o terceiro melhor tempo entre os automóveis. Numa disputa muito renhida pelo lugar mais alto do pódio, Rómulo Branco cumpriu os dois troços de 5,09 km, que compunham o prólogo, em 10m21s30 ficando a 34 segundos do primeiro classificado.

 A dupla formada por Rómulo Branco e João Serôdio, aos comandos de uma Toyota Hilux, realizou todo o traçado de forma moderada, mas o objetivo é lutar pela melhor posição possível: “foi um bom prólogo. Correu tudo dentro do esperado. Tentámos ser cautelosos e procurámos não correr riscos. Sabemos que os motores diesel são mais eficientes neste tipo de traçado e, por isso, hoje ganharam alguma vantagem. Mas, um terceiro lugar é uma posição simpática particularmente se pensarmos no dia de amanhã. O nosso objetivo é rolar com bom ritmo e chegar ao fim com a melhor classificação possível,”, revelou Rómulo Branco.

 Amanhã os concorrentes vão cumprir uma dupla passagem num troço de 159,27 Km e cujas partidas para o 1º carro estão agendadas para as 9h45m e 15h30m, respetivamente.

Equipa Yamaha Pinhelworks com boa prestação no Prólogo

• António Maio em segundo e Luís Teixeira o mais rápido entre os TT3 

António Maio cumpriu a Super Especial da Baja TT Oleiros / Proença / Mação que se disputou hoje, na qual ocupou a segunda posição. O piloto da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy cumpriu os 5,09 km que compunham o prólogo desta que é a quarta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, em 4m51s, partindo para o dia de amanhã atrás do seu adversário direto.

 O piloto alentejano está apostado em lutar por mais uma vitória, à semelhança da que foi conquistada na prova algarvia, e reforçar a sua posição de candidato a título nacional. “O ideal era arrancar atrás do meu adversário direto e foi o que aconteceu. Felizmente correu tudo bem e amanhã aguardamos por um dia com muito calor. Vai ser uma prova muito exigente, mas estamos preparados”, refere António Maio.

 Luís Teixeira apostou em fazer o melhor resultado à geral. O piloto natural de Alcoutim terminou o prólogo em terceiro lugar e fez o melhor tempo da classe TT3. “O prólogo correu muito bem e estou apostado em repetir o resultado alcançado na prova de Alcoutim. Agora há que lutar pela vitória na classe e por um lugar de pódio”, refere Luís Teixeira.

 Sebastian Buhler, o mais jovem elemento da equipa, fez um excelente prólogo e arranca na posição ideal para disputar os dois sectores seletivos que se disputam amanhã. “A equipa tem trabalhado imenso e as motos estão bem preparadas para enfrentar o desafio. Embora se trate de uma prova muito exigente, estamos muito confiantes.”

 Frederico Fino, piloto e chefe de equipa que terminou a Super Especial na sétima posição considera que "esta prova correu como esperado, sem sustos nem problemas. No prólogo cometi dois pequenos erros, mas não foram significativos. Estamos satisfeitos. O ideal era o António Maio ficar em segundo, o Luís Teixeira em terceiro e o Buhler vencer na classe, mas nada está garantido e vamos ter de trabalhar muito para conseguir dar o nosso melhor e conquistar bons resultados à geral. 

 As expectativas são boas. Queremos repetir o resultado conquistado em Alcoutim, na qual se registou um triunfo absoluto de António Maio e a sua correspondente vitória na classe TT2, as vitórias de Luís Teixeira na classe TT3 e de Sebastian Buhler na classe TT1.”.

 A Baja TT Oleiros / Proença / Mação termina amanhã, dia em que os concorrentes terão de enfrentar dois troços cronometrados. O primeiro com 84,45 km terá partida para o primeiro concorrentes pelas 7h30m e o segundo de 159,27 Km começa às 11h45m.

João Lopes em sexto no prólogo

Piloto da JL Racing mantém aposta na luta pela vitória 

A dupla formada por João Lopes e Bruno Santos, aos comandos do Polaris RZR 1000, disputou hoje o prólogo da Baja TT Oleiros/ Proença / Mação cumprindo o troço de 5,09 km em 5m19,9 gastando mais seis segundos que o primeiro classificado. O piloto da JL Racing/Firststop/Pneudirecto assegura, desta forma, o sexto lugar no prólogo da quarta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 João Lopes, que foi o vencedor do prólogo da prova que se disputou em Alcoutim, apesar de ciente que o resultado podia ser melhor, não afasta a possibilidade de vencer a corrida: “terminei o prólogo bastante satisfeito e pensei que o resultado fosse melhor. Fiquei algo dececionado com esta classificação porque não tivemos problemas nenhuns. Penso que devo ter travado em demasia em algumas zonas e talvez seja essa a explicação para este sexto lugar que não é, de todo, o resultado ambicionado. No entanto, sei que é possível lutar pela vitória e vou fazer o que estiver ao meu alcance para chegar ao primeiro lugar”, revelou o piloto de Torres Vedras.

 Mais uma vez se salienta a grande competitividade da disciplina Buggy/UTV onde os cinco primeiros classificados ficaram separados por uma diferença de um segundo entre si.

 Amanhã os participantes têm pela frente dois troços cronometrados: o primeiro com 84,45 km e o segundo com 159,27 Km.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Rómulo Branco cumpre shakedown em Figueiró dos Vinhos

O piloto luso-angolano Rómulo Branco cumpriu hoje uma série testes de preparação para a Baja TT Oleiros/ Proença/ Mação. A equipa entra em ação nos próximos dias 27 e 28 de Junho naquela que será a terceira etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e teve a oportunidade de treinar em Figueiró dos Vinhos onde contou com a ajuda da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, do posto da Cepsa e dos Bombeiros Voluntários do município: “poder testar o carro antes das provas é sempre uma mais-valia para conseguirmos afinar os últimos detalhes. Desta vez, contámos com o apoio do município de Figueiró dos Vinhos que nos deu uma ajuda preciosa para levarmos a cabo os nossos testes em segurança. Resta-me agradecer a todas as entidades que estiveram presentes e que permitiram concretizar este shakedown por toda a colaboração e atenção dada à nossa equipa ”, revelou Rómulo Branco.

 A Baja TT Oleiros / Proença / Mação arranca amanhã com a dupla passagem pela Super Especial de 5,09 km, que terá lugar a partir das 16h30m.

Português Carlos Sousa é o novo piloto da Equipe Mitsubishi Petrobras

Junto com Guilherme Spinelli, Sousa usará toda sua experiência de mais de 26 anos de off-road na continuidade do desenvolvimento do ASX Racing

 A Equipe Mitsubishi Petrobras ganha um importante reforço a partir deste mês. Acaba de chegar ao time o experiente piloto Carlos Sousa, com uma carreira de mais de 26 anos no rali cross-country. Ele será uma ajuda fundamental na continuidade do desenvolvimento do ASX Racing, já visando o Rally Dakar 2015.

  "É uma honra muito grande e estou muito feliz em estar na Equipe Mitsubishi Petrobras", disse o piloto. Ele e Guilherme Spinelli correram o Rally Dakar de 2010 pela equipe Mitsubishi JMB Stradalle. Agora somam forças no desenvolvimento dos dois carros que disputarão o Rally Dakar, no início de 2015. "É um piloto que chamo de ‘Professor’, desde que corremos juntos em 2010, uma pessoa que veio somar bastante na nossa equipe pela enorme experiência no Dakar, personalidade muito positiva e profissional e pela excelente performance. É rápido e seguro", descreve Guiga.

 O ASX Racing é desenvolvido na base de engenharia avançada da Ralliart Brasil, localizada na França, dirigida por Thierry Viardot e capitaneada por Mathieu Parent. "Temos muito trabalho pela frente. O Carlos será muito importante para toda a equipe. Faremos mais alguns testes e ralis na Europa e África, como preparação para o Dakar", afirma o piloto Guilherme Spinelli, que corre ao lado do navegador Youssef Haddad. A dupla disputará o Rally dos Sertões, maior prova off-road do Brasil, em agosto, com o ASX Racing.

  Trabalho já começou

Durante as últimas semanas, Guiga e Sousa estiveram na França e no Marrocos testando o ASX Racing. Sousa foi experimentar o carro pela primeira vez e já começar o trabalho de continuidade no desenvolvimento e aperfeiçoamento do veículo.

 Carlos Sousa irá estrear oficialmente em uma competição no Rally do Marrocos, em outubro deste ano. "Os treinos são muito importantes para desenvolver o carro, além de nos mantermos em contato com a velocidade. Nos treinos conseguimos trabalhar focados na evolução do carro para depois colocarmos a prova nos ralis", destaca Sousa.

 Para estar ainda mais competitivo nos próximos ralis, a Equipe Mitsubishi Petrobras continua o trabalho de desenvolvimento do ASX Racing. "A cada dia experimentamos novas configurações e vamos trocando informações entre nós e os engenheiros, o que tem sido muito proveitoso. Estamos evoluindo constantemente e trabalhando juntos em duas frentes: o desenvolvimento em estradas de terra, já visando o Rally dos Sertões, e trechos em deserto e areia, para o Rally Dakar", relata Guiga.

  "Realmente o Carlos é um craque, tem muita sensibilidade e sabe escolher a melhor configuração do carro para o deserto, coisa que nós, pilotos brasileiros, ainda temos pouca experiência", completa.

  Carreira de sucesso

Carlos Sousa é o mais bem sucedido piloto português no rali cross-country e tem um currículo de dar inveja. Como piloto da equipe oficial da Mitsubishi, colecionou suas maiores conquistas, como os quatro títulos do Campeonato Nacional de Rali Cross-country, considerado um dos mais importantes do mundo. Ao todo, foram 21 vitórias na classificação geral.

 Além disso, acumula 15 participações no Rally Dakar, tendo ficado 10 vezes no Top-10, além de três no Top-5, não tendo completado apenas duas vezes nesses 15 anos. Sua última façanha foi a vitória na primeira especial do Dakar de 2014.

JLRacing concessionário da nova rede Polaris

Depois do sucesso desportivo, o reconhecimento comercial 

Campeão Nacional em 2012 e recente vencedor da Baja Terras de Alcoutim, o piloto de Torres Vedras, João Lopes, é uma figura em destaque no todo-o-terreno nacional, tendo-se confirmado como recordista absoluto de vitórias na prova algarvia, com nada menos que sete triunfos. Ao sucesso desportivo nas competições de UTV, sempre com uma forte ligação ao construtor americano Polaris, segue-se agora uma ligação ainda maior à marca em Portugal.

 A restruturação da presença da Polaris no mercado nacional, a cargo da Polaris Spain que supervisiona o mercado ibérico, trouxe novas responsabilidades à JL Racing que integra a nova rede de concessionários da marca em Portugal.

  “É um reconhecimento à nossa capacidade de trabalho e ao nosso empenho sistemático em servir bem todos os clientes que nos visitam e que contam connosco para a aquisição e manutenção das suas motos. Claro que também nos vai exigir uma responsabilidade muito maior num mercado que continua muito frágil mas, tal como nas corridas, estamos cá para lutar e dar o nosso melhor”, salienta João Lopes.

 A empresa João A R Lopes iniciou a sua atividade em 1978 na reparação e alteração de motos conseguindo, em 1992, ser pioneira no comércio, reparação e alteração de quads. Ao longo de vários anos foram sendo preparados nas suas instalações diversos quads de pilotos prestigiados do campeonato nacional TT, Quad Cross e Super Quad. João Lopes sagrou-se campeão nacional de Quad em 2004, 2007 e 2008 antes de, em 2012, ter enveredado pela nova disciplina dos UTV / Buggy.

 A JL Racing conta com um stand em Torres Vedras onde se podem também encontrar diversos equipamentos e proteções para que o cliente possa disfrutar ao máximo e com segurança da sua moto.

 É tradição da casa organizar diversos passeios todo-o-terreno para convívio com os clientes e amigos. Uma novidade dos passeios é o Polaris Ranger RZR 1000 que é uma forte aposta da gerência para o próximo ano e tem feito as delícias dos clientes.

 A equipa JL Racing entra em ação já este fim-de-semana na Baja TT Oleiros / Proença / Mação. A prova arranca na 6ª feira com uma Super Especial de 5,09 km, que terá lugar a partir das 14h45m para, no dia seguinte, os concorrentes enfrentarem dois troços cronometrados. O primeiro com 84,45 km terá partida para o primeiro concorrentes pelas 7h30m e o segundo de 159,27 Km começa às 11h45m.

Rita Oliveira/João Rato com novas metas

Em ano de estreia a piloto ocupa a liderança na Taça das Senhoras 

A dupla Rita Oliveira/João Rato tem pela frente um novo desafio. Aos comandos de um Polaris RZR 1000, preparado pela Filipe Sport, a equipa disputa este fim-de-semana a Baja TT Oleiros / Proença / Mação, a quarta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 De salientar que Rita Oliveira que, como piloto, está este ano a fazer a sua estreia em competições de todo-o-terreno, tem tido um desempenho digno de registo, ao terminar todas as três provas já disputadas e onde triunfou sempre entre as Senhoras.

 Competindo na disciplina Buggy/UTV, Rita Oliveira tem como navegador o experiente João Rato e a aposta de ambos está centrada nos progressos que a equipa ainda pode fazer esta temporada. “Um dos meus grandes objetivos imediatos é conseguir melhorar o meu desempenho nos prólogos”, refere Rita Oliveira que acrescenta: “Tenho demorado demasiado tempo a entrar na corrida. Como treino pouco e ainda estou numa fase de adaptação, só consigo ganhar ritmo à medida que os quilómetros passam. Vou fazer um esforço por me soltar mais depressa. O João tem sido uma excelente ajuda porque me dá muita confiança e a sua experiência tem sido muito útil. Se a principal meta continua a ser terminar cada corrida, melhorar a classificação e a performance passa, a partir de agora, a estar também na minha lista de prioridades”.

 A Baja TT Oleiros / Proença / Mação arranca na 6ª feira com uma Super Especial de 5,09 km, que terá lugar a partir das 14h45m para, no dia seguinte, os concorrentes enfrentarem dois troços cronometrados. O primeiro com 84,45 km terá partida para o primeiro concorrentes pelas 7h30m e o segundo de 159,27 Km começa às 11h45m.

Miguel Barbosa quer regressar a África

Piloto gostava de participar no Africa Eco Race 

Na apresentação em Portugal da edição de 2015 do Africa Eco Race, que hoje teve lugar em Lisboa, Miguel Barbosa reafirmou a sua vontade de voltar a competir em pistas africanas e em particular de disputar a prova liderada por Jean Louis Schlesser e René Metge, competição que veio ocupar o lugar deixado vago pela partida do “Dakar” para a América do Sul.

 O piloto do BP Ultimate Vodafone Team, hexacampeão nacional e que disputa o campeonato nacional aos comandos de um Mitsubishi Racing Lancer, não esconde que gostava de encontrar novos desafios para a sua carreira desportiva:

  “Voltar a África e particularmente a uma prova com as características do Africa Eco Race é um projeto que me agradava imenso. É um enorme desafio, com muitos obstáculos para ultrapassar, mas ao mesmo tempo é seguramente uma competição que proporciona imenso prazer. O traçado escolhido pelo René Metge tem recebido grandes elogios de quem nela participa. É uma prova que cresceu bastante a nível desportivo, bem como mediático, pelo que se torna bastante aliciante”, salientou Miguel Barbosa.

 Desportivamente o Africa Eco Race arranca no dia 30 de Dezembro, em Nador (Marrocos) e terá 12 etapas através de Marrocos, Mauritânia e Senegal, até atingir o famoso Lac Rose, em Dakar, no dia 10 de Janeiro.

Elisabete Jacinto confirma presença no Africa Race 2015

A piloto de todo-o-terreno Elisabete Jacinto foi uma das figuras presentes na apresentação da 7ª edição do Rali Africa Eco Race 2015 que decorreu hoje no Hotel Altis, em Belém.

 O evento foi presidido pelo diretor de prova René Metge que falou das novidades, das dificuldades e adversidades do traçado que os participantes vão encontrar neste próximo desafio daquele que é considerado o maior rali de todo-o-terreno africano da atualidade. Para esta edição de 2015 do Africa Race as principais novidades residem no facto de serem retomados percursos míticos como a passagem por Chinguetti e Atar. Existe ainda a possibilidade de a partida do rali bem como as suas verificações poderem ser realizadas numa cidade portuguesa.

 A piloto Elisabete Jacinto esteve na apresentação e confirmou a sua sexta presença nesta grande maratona “Este rali continua a ser um grande desafio e é com grande entusiasmo que me preparo para participar mais uma vez. Para nós é, de facto, excelente ter em Portugal o organizador da prova e ficar a par das novidades. A possibilidade do rali partir de Portugal é muito empolgante” revelou. O Africa Eco Race 2015 começa no dia 28 de Dezembro de 2014, em França, e termina no dia 11 de Janeiro de 2015 junto ao mítico Lago Rosa em Dakar, no Senegal.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Nuno Matos prepara a segunda metade da época

Equipa salta a próxima prova do campeonato 

Focado num regresso à competição com confiança e consistência Nuno Matos decidiu preparar a derradeira fase do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno de forma mais prolongada. A decisão agora tomada impede a equipa de participar na próxima jornada do campeonato com o Opel Mokka Proto, a Baja TT Oleiros/Proença/Mação que se realiza no próximo fim-de-semana.

  “Na última prova do campeonato, tivemos um contratempo que nos impediu de estar à partida da competição. Depois de termos feito uma análise profunda a tudo o que aconteceu, decidimos que era necessários realizar um trabalho grande para voltarmos a correr e estarmos em condições de lutar pelas melhores posições em cada prova. Foi por isso que, juntamente com toda a equipa e os nossos patrocinadores, decidimos prolongar a nossa pausa competitiva e começar praticamente do zero. Não foi uma opção fácil de tomar, mas acredito que é, de longe, a melhor para todos. Assim temos tempo de preparar o carro e fazer um plano de testes que nos permita regressar ao campeonato em Setembro completamente recuperados dos problemas que nos afectaram nesta fase da época”, explicou Nuno Matos.

 O plano agora posto em prática implica estar mais de três meses (em Julho e em Agosto não há provas no calendário) sem competição. Este período é importante para colocar tudo em condições para que quando a dupla Nuno Matos/Filipe Serra voltar a correr com o Opel Mokka Proto, esteja no máximo das suas forças. A estratégia foi apresentada a todos os que apoiam a sustentam o projecto desportivo que, mais uma vez, mostraram a sua confiança na estrutura alentejana. O regresso da equipa está marcado para os dias 12 e 13 de Setembro, quando se realizar a Baja TT Idanha-a-Nova.

 Apesar da ausência na Baja TT Oleiros/Proença/Mação, a equipa estará representada por João Belo e Lino Silva que marcam presença, mais uma vez, ao volante do Opel Astra Proto. A prova realiza-se entre os dias 27 e 28. Na sexta-feira tem lugar a super-especial, enquanto no sábado a organização reservou uma dupla passagem pelo sector selectivo com 159,27 kms.

António Maio vai lutar pela vitória

Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy quer repetir sucesso de Alcoutim 

Depois do sucesso alcançado na Baja Terras de Alcoutim, tanto a Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy, como António Maio, estão fortemente empenhados em repetir, agora na Baja TT Oleiros / Proença / Mação, as vitórias conseguidas na prova algarvia.

 O piloto alentejano parte para esta quarta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno apostado em lutar pela vitória e com esse resultado reforçar a sua posição de candidato ao título nacional. Já a Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy que, ao triunfo absoluto de António Maio na corrida algarvia e correspondente vitória na classe TT2, associou também as vitórias Luís Teixeira na classe TT3 e Sebastian Buhler na classe TT1, alimenta a esperança de repetir este feito inédito.

 António Maio não esconde o seu otimismo, salientando que “ a vitória na prova algarvia, depois dos contratempos nas duas provas iniciais, deu-me um enorme alento. Tenho treinado muito e a equipa, como vem sendo habitual, tem trabalhado de forma incansável na minha Yamaha pelo que me sinto extremamente motivado para o desafio que vai ser esta corrida”.

 Depois da vitória em casa, Luís Teixeira acredita que “está tudo em aberto para a conquista do título na classe TT3, que é o meu grande objetivo e também o da equipa para esta temporada. Temos evoluído muito, tanto eu como a moto e a equipa tem feito um excelente trabalho. A vitória global da equipa na prova disputada na minha terra foi magnífica e acrescentou-nos ainda mais motivação para continuar a vencer”.

 Já para o mais jovem piloto da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy, Sebastian Buhler, “o que mais me está a agradar nesta temporada é o prazer que tenho tido em fazer estas provas, evoluindo como piloto de todo-o-terreno e conseguindo estar sempre na luta pelas primeiras posições. Creio que tenho correspondido à aposta que a equipa fez em mim e pela minha parte estou muito agradecido pelo trabalho fantástico que tem sido feito e os resultados estão à vista”.

Para Frederico Fino, piloto e chefe de equipa, “o sucesso da prova anterior foi fantástico. Conseguimos uma tripla inédita que nos encheu de alegria. Temos estado a trabalhar para manter o nível nesta corrida que se avizinha. Pela minha parte tentarei também contribuir com um bom resultado. Não comecei a época muito bem, mas estou-me a sentir cada vez melhor”.

 A Baja TT Oleiros / Proença / Mação arranca na 6ª feira com uma Super Especial de 5,09 km, que terá lugar a partir das 14h45m para, no dia seguinte, os concorrentes enfrentarem dois troços cronometrados. O primeiro com 84,45 km terá partida para o primeiro concorrentes pelas 7h30m e o segundo de 159,27 Km começa às 11h45m.

Monster Energy X-raid Team extende acordo com Nani Roma e Michel Périn

- Nani Roma and Michel Périn signed for another two years 

- The goal: to successfully defend the title 

Good news for the Monster Energy X-raid Team and bad news for its opponents: the pairing that won the 2014 Dakar – Catalan Nani Roma and his French co-driver Michel Périn – also will contest the 2015 and 2016 editions of the prestigious event for the team based in Trebur, Germany, as the long-term cooperation will be continued for – at least – another two years. This means that the team now can fully focus on the title-defence campaign, with Roma and Périn being heavily involved in the testing and the preparations for the coming Dakar.

 Joan ‘Nani’ Roma began his Dakar career on the motorbike and won the event’s motorbike ranking in 2004 to switch to four wheels, afterwards. In 2009, the Catalan joined the team from Trebur and contested the 2010 Dakar together with Périn. In the following year he raced a Nissan but returned to X-raid, after the Dakar. In 2014, he celebrated his next major success: 10 years after his first Dakar triumph, the 42-year old wins the Dakar once again – at the wheel of a MINI ALL4 Racing. Now he is one of just three drivers who succeeded in winning the Dakar on two and four wheels. In addition to pursuing his motor-racing career, Roma also is involved in charity activities: his foundation ‘La Fundación Nani Roma’ takes care of the rehabilitation of handicapped people by sports. A few weeks ago, he was decorated for these activities by the Danish embassy in Spain.

 Michel Périn is – without any doubt – one of the best navigators in today’s off-road rally sport. He is well known for his extensive and painstaking preparations for a rally and – in particular – of the road book. The Frenchman already has got four Dakar triumphs under his belt – and numerous other rally wins. Just like Roma, he also joined X-raid in 2009 – and remained a member of the German team since then. He contested the 2010 Dakar together with Roma and in the following year, the Dakar debut appearance of the MINI ALL4 Racing, he was teamed-up with his compatriot Guerlain Chicherit. In 2012 he and Roma were reunited and in 2014, they won the Dakar.

  “I’m really delighted about the fact that we will keep on cooperating with Nani and Michel, in the coming two years,” said Monster Energy X-raid Team Manager Sven Quandt. “They delivered in fantastic style in this year’s Dakar, in January. But the pairing is not only extremely competitive in the rallies. At the same time, they also massively support the team when it comes to enhancing the MINI ALL4 Racing. With the Toyotas and the Peugeots in the field, the coming Dakar certainly will be anything but easy but with our experience, we should have good chances, nevertheless.”

  “The past months were unique,” says Nani Roma. “The Dakar with my first win on four wheels and afterwards, all the public interest – not only in Spain but all over the world. By extending our deal we made a vital step on the way to the 2015 Dakar Rally. I’m delighted with continuing the cooperation with the Monster Energy X-raid Team. The past Dakars demonstrated that beating the MINI is anything but easy.“

  “I have been racing for the X-raid Team for five years now and am looking forward to the next two years of this partnership,” says Michel Périn. “In January, Nani and I finally succeeded in winning the Dakar, thus giving the Monster Energy X-raid Team their third consecutive Dakar win. Nonetheless, the coming Dakars won’t be easier. But due to our long-term cooperation we know each other very well. Now we can continue our joint efforts for the coming two years to hopefully be as successful as we were in the past.”

Desafio Total Mazda prossegue com a Baja TT Oleiros/Proença-a-Nova/Mação

Com Carlos Pinto a liderar a caravana 

O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno está de regresso à zona centro do país, mais propriamente a Castelo Branco, distrito que, curiosamente, volta a acolher duas provas pontuáveis para esta competição. A primeira delas é a Baja TT Oleiros/Proença-a-Nova/Mação que, pela primeira vez, integra o Desafio Total/Mazda, a única competição monomarca de todo-o-terreno disputada em Portugal.

 Depois do triunfo indiscutível de Carlos Pinto na jornada inaugural do Desafio 2014, prova que também marcou o debute do piloto de Cascais em termos de subidas ao mais alto lugar do pódio, esta segunda jornada do ano é aguardada com natural expectativa. Os resultados do Rali TT Vinhos Ervideira reforçaram a ideia de que vamos ter um ano repleto de pontos de interesse, sendo exactamente com o mesmo número de equipas que o Desafio se faz representar na prova da Escuderia de Castelo Branco, todas aos comandos dos Mazda Proto.

 Carlos Pinto é, pelas razões acima, o actual líder da Classificação de Pilotos, sendo seguido de Bruno Oliveira, o 2º classificado em Reguengos de Monsaraz, os únicos que terminaram a exigente prova alentejana. Juntam-se-lhes Etelvino Carvalho, o vencedor do Desafio Total Mazda de 2013, e também Pedro Dias da Silva, estreante em 2014 nesta categoria, sendo este o ‘line-up’ de pilotos que a competição promovida pela Mazda Motor de Portugal e pela Total contará nas florestais da região de Oleiros, Proença-a-Nova e Mação, num evento conhecido pela exigência dos troços, ladeados de árvores e com muitas armadilhas que apanham desprevenidos os menos preparados.

 A Baja TT Oleiros/Proença-a-Nova arranca já esta Sexta-Feira, com duas passagens pela Super Especial de cerca de cinco quilómetros e cujo início está agendado para as 16h30. Para a etapa de Sábado, com início pelas 9h45, a Escuderia de Castelo Branco planeou duas voltas pelo Sector Selectivo de 160,27 km. O percurso terá, por isso, cerca de 330 km contra o cronómetro.

Rómulo Branco mantém luta pelo pódio

Piloto luso-angolano está a quatro pontos do líder do campeonato 

No ano de estreia aos comandos de um carro da classe rainha do Todo-o-Terreno, Rómulo Branco e o navegador João Serôdio vão ter pela frente, nos próximos dias 27 e 28 de Junho, a disputa da Baja TT Oleiros / Proença / Mação, a terceira etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Neste momento o piloto luso-angolano ocupa o 2º lugar a quatro pontos do primeiro classificado do CNTT 2014. 

Os resultados alcançados aos comandos da sua Toyota Hilux permitiram a Rómulo Branco subir ao pódio nas duas primeiras provas da temporada onde impôs sempre um andamento muito vivo e eficaz ao nível dos primeiros classificados.

 Nesta que será a primeira de duas jornadas beirãs, o piloto luso-angolano vai encontrar uma prova muito técnica e exigente, cujo traçado lhe é totalmente desconhecido porque nunca a disputou. Um handicap que o piloto e o seu navegador tentarão colmatar aproveitando o potencial da sua máquina e tentando ser o mais eficazes possível.

“É mais uma prova para a qual partimos à descoberta. Aliás, toda esta temporada é uma novidade, seja pelo traçado das provas como pelo facto de só há pouco mais de três meses termos ao nosso dispor uma máquina T1. Temos trabalhado afincadamente nas afinações do carro, para o preparar de forma conveniente para cada corrida e eu e o João temos feito um grande esforço de concentração em cada um dos troços disputados para, acima de tudo, evitarmos cometer erros”, referiu o piloto luso-angolano.

 A Baja TT Oleiros / Proença / Mação arranca na 6ª feira com a dupla passagem pela Super Especial de 5,09 km, que terá lugar a partir das 16h30m para, no dia seguinte, os concorrentes enfrentarem um troço cronometrado de 159,27 Km, com dupla passagem e cujas partidas para o 1º carro estão agendadas para as 9h45m e 15h30m, respetivamente.

Alexandre Franco quer iniciar recuperação

A Scuderia Goldentrans/DURA com a dupla Alexandre Franco/Rui Franco parte motivada para a Baja TT Oleiros-Proença-Mação, terceira prova do Campeonato Nacional de Todo o Terreno.

 Depois de dois pódios nas duas primeiras provas do campeonato e de em ambas ter chegado a passar pela liderança na Categoria T2, a dupla de Alenquer procura terminar de vez com os azares que os tem apoquentado na abertura do campeonato e que os tem afastado das tão desejadas vitórias.

 Actualmente no terceiro posto da Categoria T2, mas bem perto dos líderes, Alexandre e Rui Franco partem bastante motivados para a prova organizada pela Escuderia Castelo Branco, onde o principal objectivo passa por começar a recuperar terreno para os dois primeiros do campeonato.

 Começando por nos falar sobre a prova, o piloto que conta com os apoios da Goldentrans, DURA Automotive Systems e Eni dizia que “esta é uma prova que gosto muito. É bastante sinuosa e temos que estar sempre muito concentrados de forma a manter um bom ritmo ao longo de toda a prova”, começou por dizer Alexandre Franco, que conta uma vez mais com a Nissan Navara preparada e assistida pela Prolama Competição.

 O piloto da Scuderia Goldentrans/DURA espera que “a estrela da sorte desta vez esteja connosco, pois não foi caso nas últimas duas provas, onde tivemos sempre algo a complicar e condicionar a nossa prestação. Esperamos uma prova muito disputada até porque o campeonato está verdadeiramente ao rubro, uma vez que os três primeiros classificados na nossa categoria estão separados por apenas cinco pontos. Os dois primeiros classificados já ganharam uma prova cada um e é importante para nós começar já a recuperar pontos aos dois e é com esse intuito que partimos para esta prova. Não iremos correr riscos desnecessários, mas partimos com a clara intenção de recuperar no campeonato."

 A Baja TT Proença-Olieiros-Mação tem o seu início na próxima sexta-feira dia 27 de Junho com duas passagens por uma Super Especial desenhada em Oleiros, seguindo-se no sábado dupla passagem por um sector selectivo de cerca de cento e sessenta quilómetros.

terça-feira, 24 de junho de 2014

DETERMINAÇÃO NO REGRESSO À LUTA

Nuno Tordo e Fernando Matias, foram até agora a equipa mais abandonada pela sorte no início do Campeonato Nacional de Todo o Terreno deste ano, mas apesar de todas as contrariedades vai Alinhar na Baja TT Oleiros – Proença – Mação, determinada a lutar pelos pontos que a mantenham na corrida pelo Título na categoria T2.

 O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno prossegue na zona do pinhal do centro, onde a Escuderia Castelo Branco organiza a primeira de duas provas integradas no CNTT, esta designada por Baja Oleiros-Proença- Mação.

 Depois do infeliz incidente que sofreram em terras algarvias – como é do conhecimento geral, o Mitsubishi Pajero que a dupla Nuno Tordo / Fernando Matias, estreou na Baja Terras de Alcoutim, ficou completamente consumido pelas chamas, quando a equipa liderava, destacada a categoria T2, foi necessário garantir uma solução alternativa para alinhar nesta prova, tentando assim obter uma boa pontuação, para manter intactas as aspirações de conquista do título.

  “Optámos por uma Nissan Navara – carro com que já consegui o título de T2 – para alinhar nesta prova, depois do azar sofrido no algarve. Tinha pensado em abandonar, mas a onda de apoio que foi criada à nossa volta, fez com que reuníssemos uma vez mais forças para disputar esta Baja, utilizando uma Nissan Navara que é a solução possível, uma alternativa na qual confiamos e com a qual vamos lutar, determinados, contra os nossos adversários. 

 Quero agradecer o esforço de todos os que continuam a estar envolvidos no nosso projeto, saudar os pilotos que no Algarve pararam desportivamente para nos ajudar, cumprindo assim o espírito do TT e não ignorando a situação porque passávamos, só porque com o nosso azar, poderiam subir mais uma posição, que não tinham até ali conseguido conquistar, na competição direta em pista. Contas feitas o Campeonato Nacional de TT começa para nós agora, mas como dos sete resultados possíveis, para a tabela final, contam apenas cinco, dependemos ainda apenas de nós para tentar o título, já que houve até agora dois vencedores diferentes, nas duas provas disputadas.”

 A prova do clube albicastrense divide-se por sexta e sábado próximos: sexta feira uma dupla passagem pela Super Especial de Oleiros – (5,09 Km) e no sábado uma dupla passagem por um percurso com cerca de 160 Km, partindo de Proença-a-Nova, passando por Mação (pista de autocross) e chegada a Oleiros. 

A Nissan Navara da dupla Nuno Tordo / Fernando Matias, preparada pela TIM competição, estará sexta-feira à partida para a super-especial da Baja Oleiros-Proença-Mação, com as cores do Clube do Peixe, Viagens Youtravel, Licor Nacional, Lust, 200 KM e vinhos QVR.

Miguel Barbosa que regressar aos triunfos

Miguel Barbosa, acompanhado de Miguel Ramalho, disputa nos próximos dias 27 e 28 de Junho a Baja TT Oleiros / Proença / Mação, a terceira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, competição na qual o piloto está apostado em conquistar o sétimo título da sua carreira desportiva nesta modalidade.

 Aos comandos do seu Mitsubishi Racing Lancer, o piloto do BP Ultimate Vodafone Team terá pela frente uma prova que assume ser do seu agrado e na qual a Escuderia Castelo Branco introduziu algumas modificações com destaque para o facto de o seu traçado passar a envolver pistas do concelho de Mação. 

Ultrapassados que estão os problemas que levaram Miguel Barbosa à desistência em Alcoutim, o piloto apresenta-se claramente apostado em regressar aos triunfos: “Estou muito motivado e o meu objetivo é chegar à vitória. Temos estado a trabalhar nesse sentido, melhorando e corrigindo tudo o que eventualmente estava menos bem. É uma prova que me agrada bastante e sempre muito bem organizada, mas muito exigente e com um percurso sinuoso, que a torna por vezes um pouco lenta”.

 A Baja TT Oleiros / Proença / Mação arranca na 6ª feira com a dupla passagem pela Super Especial de 5,09 km, que terá lugar a partir das 16h30m para, no dia seguinte, os concorrentes enfrentarem um troço cronometrado de 159,27 Km, com dupla passagem e cujas partidas para o 1º carro estão agendadas para as 15h30m e 17h45m, respetivamente.

Ricardo Porém quer segurar liderança do Campeonato

Depois do triunfo na Baja Terras de Alcoutim, Ricardo Porém quer voltar a estar na luta pelos lugares da frente, de modo a manter a posição de líder do Campeonato Nacional de TT. A prova da Escuderia de Castelo Branco é muito do agrado do piloto de Leiria.

 Ricardo Porém tem tudo a postos para regressar à actividade no Campeonato Nacional de TT, que este fim-de-semana tem a sua terceira etapa do ano, a disputar no distrito de Castelo Branco. A Baja TT Oleiros/Proença-a-Nova/Mação trás boas recordações ao piloto de Leiria, que aqui já garantiu uma subida ao pódio (em 2012 foi terceiro).

 Pois é com o objectivo de voltar a lutar pelos lugares da frente que o piloto do BMW Série 1 Proto se apresenta no evento organizado pela Escuderia de Castelo Branco: “a motivação de toda a equipa está em alta. A recente vitória no Algarve deixou todos muito contentes, e, paralelamente, com a ideia de que podemos fazer um excelente campeonato. Assim, a meta volta a ser lutar pelo triunfo, ainda para mais numa prova de que gosto muito. A experiência adquirida nos anos anteriores pode ajudar-nos rumo ao objectivo traçado, mas estamos cientes de que as dificuldades são muitas. Temos um leque rivais muito forte e bem apetrechado e as pistas nesta zona são também bastante complicadas.”

 Como consequência do resultado obtido na Baja Terras de Alcoutim, Ricardo Porém passou a liderar o Campeonato Absoluto, somando 40 pontos, contra os 36 de Rómulo Branco e os 25 de Miguel Barbosa, respectivamente, segundo e terceiro na tabela de pilotos. Desta feita, Ricardo Porém terá ao seu lado o experiente Jorge Monteiro, co-piloto que habitualmente acompanha Paulo Rui Ferreira.

 A Baja TT Oleiros/Proença-a-Nova arranca já esta Sexta-feira com a disputa, a partir das 16h30, da Super Especial que contará com uma dupla passagem por um traçado que dista cerca de cinco quilómetros. O somatório dos dois sectores da etapa de Sábado é de aproximadamente 320 quilómetros (duas passagens de 160,27), sendo que o arranque deste segundo dia está marcado para as 9h45.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Dupla luso moçambicana evolui no CNTT

- Nuno Teixeira Martins e Pedro Perino com 2º melhor tempo no prólogo (Classe Buggy) 

- Princípio de incêndio forçou ao abandono da corrida 

Aos comandos de um Rage Conet R a dupla lusa moçambicana, composta por Nuno Teixeira Martins e Pedro Perino esteve recentemente na Baja Terras de Alcoutim, a terceira jornada do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2014 que reuniu 24 equipas para a competição destinada à disciplina Buggy & UTV.

 A formação inscrita no campeonato português pela SpeedRage Portugal / Rangel Racing Team e que ostenta no seu buggy o nº 318, iniciou a sua participação na prova algarvia com um excelente 2º lugar da classe na etapa prólogo, averbando um tempo muito interessante, na medida em que apenas foi batido por cinco dos concorrentes da competição auto, onde competem excelentes máquinas e pilotos de grande experiência e mesmo craveira internacional.

  “Estivemos bem no prólogo. Houve uma ligeira hesitação nas notas de andamento, mas conseguimos apanhar o fio à meada e estamos satisfeitos. A nossa meta é conseguir ficar no Top 10 absoluto, mas o 2º lugar entre os buggies foi muito interessante”, referiu, no final do primeiro dia de corrida, Pedro Perino que, no dia seguinte e relativamente à desistência forçada na corrida, acrescentou: “Estávamos a rolar bem quando começamos a sentir um cheiro a queimado e percebemos que tínhamos um princípio de incêndio no nosso carro. O Nuno foi muito rápido, não se atrapalhou e conseguiu extinguir o fogo, travando assim uma situação que podia vir a ser muito complicada e originar elevados danos”.

 O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno terá a sua quarta jornada nos próximos dias 27 e 28 de Junho, com a realização da Baja Oleiros / Proença-a-Nova / Mação.