sábado, 31 de maio de 2014

João Lopes vence prólogo

Estreia positiva de Tomas Vieira de Campos 

João Lopes iniciou com mais uma vitória a sua participação da Baja Terras de Alcoutim, a terceira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2014, ao ser o mais rápido no prólogo de 7350 metros hoje disputado nos arredores de Martin Longo. Recordista de triunfos na prova algarvia, João Lopes, o vencedor em 2013, irá por isso ser o primeiro a partir, de entre os 24 Buggy/UTV presentes, para o sector seletivo de 194,75 km que amanhã se disputa.

 Aos comandos do Polaris RZR 1000 inscrito pela equipa JL Racing/Firststop/Pneudirecto, a dupla João Lopes/Bruno Santos gastou 5m26,18s, menos 0,35s que o segundo classificado. De salientar a extrema competitividade desta disciplina que colocou os 4 primeiros classificados separados por menos de 1 segundo.

  “Fiz um prólogo muito certinho, sem cometer erros e sem nenhuma agressividade muito especial. Queria fazer um bom prólog,o mas não estava disposto a comprometer a corrida logo no seu início e sabia que este prólogo tinha muitas ratoeiras. Fiquei por isso surpreso de ter ganho mas, tendo em linha de conta que as diferenças são tão pequenas, já compreendo. É excelente poder partir na frente tendo em conta o muito pó que a pista vai levantar ”, salientou no final do prólogo João Lopes, o piloto da JL Racing/Firststop/Pneudirecto.

 Com o apoio da JL Racing estreou-se entretanto o jovem Tomás Vieira de Campos, filho do consagrado Filipe Campos. Navegado pelo ex-vencedor do Desafio Mazda, João Pedro Pais, Tomás Campos realizou o 17º tempo, mas a apenas 20s do vencedor, performance que deixou o estreante bastante satisfeito.

 De referir que o tempo averbado por João Lopes apenas foi superado por quatro dos carros participantes nesta Baja.

 A Baja Terras de Alcoutim completa-se amanhã com um troço único com 194,75 km de extensão, cuja partida e chegada terá lugar em Martim Longo.

Rómulo Branco 5º no prólogo

Problema de transmissão no primeiro dia de prova atrasou piloto luso-angolano 

Rómulo Branco, acompanhado pelo navegador João Serôdio, iniciou hoje a sua participação na Baja Terras de Alcoutim, a segunda prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. O piloto luso-angolano, aos comandos da sua nova Toyota Hilux, cumpriu as duas passagens de cerca de sete quilómetros, que compunham o prólogo da prova algarvia, em 11m13s registando o quinto tempo da classificação geral.

 Rómulo Branco teve um problema na transmissão logo nos primeiros quilómetros do prólogo, o que o fez perder algum tempo para os seus mais diretos adversários. Apesar deste arranque cauteloso o piloto luso-angolano mantém o objetivo de chegar a um lugar no pódio “logo no início da primeira passagem tivemos uma saída de estrada onde partimos uma transmissão. Fizemos o resto do troço só com tração atrás e, com o carro a fugir, pensámos até que seria um furo. Mas, depois percebemos que a transmissão tinha cedido. O objetivo para a segunda passagem era chegar ao fim para podermos chegar ao parque fechado e resolver o problema. Felizmente conseguimos solucionar a situação. Amanhã saímos em quinto lugar e vamos fazer uma corrida de cabeça fria para não colocar em causa o resultado final”, salienta Rómulo Branco.

 A Baja Terras de Alcoutim cumpre amanhã uma etapa de 284,35 km de extensão com a partida a ser dada em Martim Longo e a chegada a ter lugar em Pereiro, a cerca de 15 km de Alcoutim.

Ricardo Porém vence Prólogo

Ricardo Porém entrou com o “pé direito” no Algarve e parte para o Sector Selectivo na frente do pelotão depois vencer o Prólogo com 1,6s de vantagem para o mais directo rival.

 Ricardo Porém foi o vencedor do Prólogo que marcou o arranque das hostilidades na Baja Terras de Alcoutim. O jovem piloto de Leiria, acompanhado por Luís Marques, foi o mais lesto no conjunto das duas passagens pelo troço de 6,75 Km que o Clube Automóvel do Algarve escolheu para este primeiro dia da Baja algarvia e, assim, será o primeiro na estrada no Sector Selectivo de amanhã.

 Visivelmente satisfeito com a sua performance, Ricardo Porém comentava que “foi um resultado espectacular e uma excelente forma de iniciar a minha presença nesta segunda prova do campeonato. Aproveito desde já para dedicar e agradecer a toda a minha equipa o triunfo neste Prólogo. Estamos todos muito contentes.” O piloto acrescentou ainda que o troço de hoje era “muito rápido e claramente ao meu gosto. O carro esteve impecável e o resultado não podia ter sido melhor.” 

Para amanhã Ricardo Porém mantém o objectivo de voltar pelos três primeiros lugares, reconhecendo que os rivais são fortes e estão igualmente empenhados. O Sector Selectivo de cerca de 300 km tem início agendado para as 11h00 de amanhã, sendo interrompido pela Zona de Assistência colocada aos 91,27 km.

  Classificação após a Super Especial:

1º Ricardo Porém/Luis Marques (BMW Serie 1 Proto), 10m19,0s
2º Miguel Marbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi), a 1,64s
3º João Ramos/Vítor Jesus (Toyota), a 18,4s
4º Rui Sousa/João Santos (Evoque), a 26,7s
5º Rómulo Branco/João Serôdio (Toyota), a 54,81s

João Belo e Lino Silva arrancam nos dez primeiros

Equipa supera prólogo muito exigente

 João Belo e Lino Silva entraram na Baja Terras de Alcoutim concentrados em evitar todos os problemas que já os afectaram em anteriores participações na prova algarvia. A participação no prólogo não foi isenta de percalços, mas depois de cumprir as duas passagens pela super-especial, a formação do Opel Astra Proto ocupa a décima posição absoluta.

 Na primeira vez que cumpriram o traçado de 7,350 metros, João Belo e Lino Silva ficaram com o 14º melhor registo, a 47,22s do mais rápido, Miguel Barbosa. Este tempo justifica-se pela saída de pista que a equipa sofreu. Mais ambientada ao ritmo competitivo, a dupla voltou à acção para voltar a fazer o percurso do prólogo, desta vez com melhores resultados. Nesta segunda passagem, a equipa obteve o oitavo tempo, a 34,96s de Ricardo Porém, que bateu toda a concorrência. No acumulado, a equipa do Astra ficou com o décimo lugar a 1m21,74s do líder.

  “Este primeiro dia de competição na Baja Terras de Alcoutim correu bem, apesar de termos tido uma saída de pista na primeira vez que fizemos o percurso do prólogo. Acabámos por ficar num buraco e perdemos algum tempo até retomar a prova porque não o conseguimos retomar à competição de imediato. Na segunda vez, fizemos uma passagem limpa e com cautela. Percebemos que temos muita margem de progressão, até porque estamos também a aprender o comportamento do carro neste tipo de piso que é completamente diferente do da primeira prova do campeonato”, afirmou João Belo.

 Amanhã, as equipas têm de disputar um sector selectivo de 284,350 quilómetros em linha com a assistência a contar para o tempo final. O piso abrasivo vai exigir uma boa estratégia e gestão dos pneus. Mas não é apenas essa a particularidade desta prova. Com um percurso muito variado entre zonas rápidas, outras bastante lentas e partes dignas de uma prova do WRC, a subida da temperatura pode ser uma dificuldade extra para pilotos e co-pilotos que terão, também, de gerir o seu esforço enquanto estiverem em competição.

“Está calor. Hoje estiveram temperaturas de 30 graus centígrados. Temos de fazer uma boa gestão do desgaste físico. Estamos motivados para o dia de amanhã, mas sabemos que não será fácil. Temos alguns carros T2 a partirem à nossa frente. Há muito pó e se o vento não o dissipar, as ultrapassagens podem ser muito complicadas”, sublinhou o piloto.

 O primeiro concorrente a partir para o sector selectivo de amanhã tem arranque marcado para as 10h30. O final da prova está previsto para as 14h40.

  Classificação após a Super-Especial da Baja Terras de Alcoutim 

1º Ricardo Porém/Luís Marques BMW Série 1 Proto 10m19,00s
2º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho Mitsubishi Racing Lancer a 1,64s
3º João Ramos/Vítor Jesus Toyota RAV 4 a 18,04s
4º Rui Sousa/João Santos Evoque Cattiva a 26,70s
5º Rómulo Branco/João Serôdio Toyota Hilux a 54,81s

10º João Belo/Lino Silva Opel Astra Proto a 1m21,74s

António Maio vence prólogo no Algarve

• Luís Teixeira foi primeiro em TT3 e Sebastian Buhler segundo em TT1 ´

António Maio iniciou da melhor forma a sua participação na Baja Terras de Alcoutim, terceira jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno que se está a disputar na serra algarvia, ao triunfar esta tarde no prólogo, onde bateu o campeão nacional Mário Patrão, que gastou mais 12s a percorrer os 7350m que compõem o prólogo.

 António Maio, vencedor da edição 2013, está apostado em repetir a vitória então alcançada. “O meu objetivo era vencer o prólogo e foi o que fiz. Esta é uma competição rápida, com um percurso sinuoso, é uma prova muito ao meu jeito. Nos últimos anos tenho tido uma boa prestação nesta Baja, o que também é um fator importante, que me dá alguma confiança. Ao contrário do que sucedeu nas provas anteriores em que, devido à lesão, não consegui preparar-me convenientemente para a competição, para esta Baja treinei bastante. Estou satisfeito com o prólogo e sinto-me mais motivado para amanhã alcançar um bom resultado”.

 Para além do triunfo de Maio, a equipa Yamanha teve um excelente desempenho ao colocar os seus quatro pilotos que disputam esta Baja, nas oito primeiras posições.

 Luís Teixeira, piloto de Alcoutim, teve também uma prestação notável ao vencer o prólogo na classe TT3, onde se superiorizou face ao mais direto adversário, Fausto Mota. “A Super Especial estava a correr bem, mas tive uma queda no final, o que me prejudicou um pouco na classificação. Amanhã arranco em 3º lugar e vou tentar recuperar. O meu objetivo principal é conseguir um lugar de pódio e, claro está, vencer na classe”, refere Luís Teixeira.

 Em TT1, Sebastian Buhler mantém aceso o duelo com o atual campeão nacional desta classe, tendo averbado o 2º melhor tempo na Super Especial de hoje. “O piso estava escorregadio e, por isso, fui a rolar de forma regular sem correr grandes riscos. Ainda apanhei um susto ou outro, mas não quis arriscar muito. Amanhã, se vir que tenho andamento para conquistar a vitória não vou desperdiçar e vou atacar”, adianta o mais jovem elemento da equipa Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy no final da Super Especial de hoje.

 Frederico Fino fecha o leque da formação de que também é responsável com o 8º melhor tempo. “Hoje podia ter feito melhor, podia ter andado mais rápido, mas o piso estava muito escorregadio e talvez também não tenha decorado bem o prólogo, por isso não quis arriscar. Delineámos uma estratégia de equipa e estamos prontos para ir ao ataque e tentar conquistar a vitória em cada uma das classes”.

 Amanhã disputa-se o segundo dia de competição da Baja Terras de Alcoutim. Os concorrentes terão de percorrer um troço único com 224,34 km de extensão, cuja partida será dada no Pereiro, a cerca de 15 km de Alcoutim e a chegada terá lugar em Martim Longo.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Nacional de TT na Serra Algarvia

• Mário Patrão, Beto Borrego e Nuno Tavares na liderança 
 • Internacional Ruben Faria marca presença 
• Competição Buggy/UTV promete muita animação Campeões lideram classificação Moto, Quad e Buggy/UTV de 2014 

Com base em Alcoutim terá este fim-de-semana lugar a terceira jornada do campeonato promovido pela Federação de Motociclismo de Portugal. A Baja Terras de Alcoutim irá arrancar com os três campeões nacionais na liderança das respetivas disciplinas: Mário Patrão (Motos), Beto Borrego (Quads) e Nuno Tavares (Buggy/UTV) são por isso os pilotos que estarão na linha de mira dos seus mais diretos adversários. Na prova do ano passado nenhum dos três triunfou nesta jornada algarvia, que teve como vencedores António Maio (Motos), André Mendes (Quads) e João Lopes (Buggy/UTV).

  João Lopes recordista de vitórias no Algarve 

A vitória então alcançada por João Lopes foi o seu sexto triunfo na prova algarvia, um recorde absoluto de entre todas as disciplinas do TT. O seu primeiro sucesso remonta a 2004, tendo sido repetido em 2006, 2007, 2010 e 2011, sempre em Quad e apenas no ano passado aos comandos de um UTV Polaris. Também no ano passado a vitória de André Mendes nos Quads ficou para a história, pois quebrou um ciclo de 11 vitórias consecutivas de Beto Borrego. O piloto de Castelo Branco é todavia uma das ausências na competição Quad que regista a sua mais diminuta lista de inscritos de sempre, com apenas 13 concorrentes.

  Duelo renovado Patrão vs Maio nas duas rodas 

Numa temporada em que, nas duas rodas, o duelo Patrão vs Maio, tem estado condicionado pelas quedas e limitações físicas do piloto da Yamaha, tudo indica que, ultrapassada essa fase, este duelo vai ser o foco das atenções da prova algarvia nesta disciplina.

 Na Classe TT1, Sebastian Buhler (Yamaha) e o atual campeão Domingos Santos (Damotor) venceram as duas provas já disputadas com David Megre (KTM) a ser terceiro em ambas. Na Classe TT2, Mário Patrão lidera sem grande oposição, depois de Maio ter falhado uma prova mas nesta corrida contará ainda com o regresso do piloto oficial da KTM, Ruben Faria, a “jogar em casa”. Na Classe TT3 o domínio tem pertencido a Fausto Moto (KTM) que terá como mais direto adversário o piloto de Alcoutim, Luís Teixeira (Yamaha) e ainda o também algarvio Pedro Afonso (KTM).

  Beto Borrego domina nos Quad

Entre os Quad, Beto Borrego deverá continuar a dar espetáculo sem ter rival direto. Com André Mendes ausente e Ricardo Carvalho, que terminou em 2º nas duas provas já disputadas, lesionado, resta saber o que poderão fazer pilotos como Rui Cascalho, 3º na Ferraria, o campeão Stock Luís Engeitado e a jovem promessa Bruno Ferreira. Nesta disciplina está de regresso André Carita, o piloto alentejano que no final do ano venceu a Baja 500 Portalegre.

  Nos Buggy/UTV são muitos os candidatos à vitória 

Com uma excelente lista de 25 inscritos na competição destinada aos Buggy/UTV, são muitos os candidatos à vitória e são várias as novidades. Com o campeão Nuno Tavares a ter triunfado na prova inaugural, João Dias vencedor em Reguengos e João Lopes a querer repetir o sucesso de 2013, está encontrado o trio dos mais destacados candidatos à vitória. A estes três pilotos Polaris juntam-se os irmãos espanhóis Viñaras que estiveram ausentes em Reguengos, Jorge Monteiro que passa do CanAm para um Polaris 1000 e temos de uma assentada mais três sérios candidatos ao triunfo. Se os UTV têm dominado à geral, é todavia importante salientar a enorme evolução na Classe Buggy onde o destaque vai para António Ferreira (Rage) e António Estevão ( Xintiam Ciclone) que venceram as duas corridas até à data disputadas. Mas a prova algarvia conta ainda com os Rage Conet R de Bruno Martins e Pedro Perino, enquanto Pedro Santinho Mendes irá competir no JB 1300 Hayabusa estreado em Reguengos.

  Filho de Filipe Campos estreia-se no TT 

No que às novidades diz respeito a prova algarvia marcará a estreia de Tomás Vieira de Campos, filho de Filipe Campos, que irá competir aos comandos de um Polaris 900 tendo como navegador João Pedro Pais, piloto que já venceu do Desafio Mazda. Também se estreia Miguel Jordão, enquanto Pedro Antunes deixa o Articat para passar a competir de Polaris. De regresso às competições está Sérgio Silva piloto que já por diversas vezes venceu nesta disciplina. De destacar, como sempre, a presença feminina com duas equipa lideradas por Rita Oliveira e Dorothee Ferreira.

 A Baja Terras de Alcoutim inicia-se com um prólogo de 7350 metros de extensão, a disputar na tarde de Sábado dia 31 de Maio. Motos e Quads farão apenas uma passagem, enquanto os Buggy/UTV farão duas. No dia seguinte os concorrentes Moto e Quad irão enfrentar, a partir das 8 horas da manhã, um troço único com 224,34 km de extensão, cuja partida será dada no Pereiro, a cerca de 15 km de Alcoutim e a chegada terá lugar em Martim Longo. Para os Buggy/UTV, que arrancam quando as primeiras motos já tiverem chegado, está previsto um troço único com 194,75 km de extensão, cuja partida e chegada terá lugar em Martim Longo.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

João Lopes em busca da 7ª vitória

JL Racing apoia estreia de filho de Filipe Campos 

Recordista de triunfos na prova algarvia, João Lopes, vencedor em 2013, parte para mais uma edição da Baja Terras de Alcoutim com a firme disposição de acrescentar nova vitória ao seu palmarés. Aos comandos do Polaris RZR 1000 inscrito pela equipa JL Racing/Firststop/Pneudirecto, a dupla João Lopes/Bruno Santos irá enfrentar, a partir de Sábado, a terceira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2014.

 Com o apoio da JL Racing estreia-se entretanto, na prova algarvia, o jovem Tomás Vieira de Campos, filho do consagrado Filipe Campos, piloto que por diversas vezes foi campeão nacional de todo-o-terreno auto. Tomás Campos irá fazer a sua estreia nas competições de TT dispondo de um Polaris RZR 900 e terá como navegador João Pedro Pais, piloto que já venceu o Desafio Mazda. A JL Racing inscreve ainda Dinis Fortunato, na competição destinada aos Quad.

“Sempre me dei muito bem na prova algarvia. Seja no anterior formato, como no atual figurino, a prova tem sido sempre do meu agrado e tenho de facto conseguido bons resultados, particularmente nos Quad. Aos comandos de um Polaris vencemos aqui no ano passado, numa corrida que me deu muito gozo. Este ano temos uma nova máquina, mais evoluída, com a qual tenho treinado muito e já me sinto perfeitamente adaptado às suas características”, refere João Lopes, o piloto da JL Racing/Firststop/Pneudirecto.

 De referir que o primeiro triunfo de João Lopes na prova algarvia remonta a 2004, tendo sido repetido em 2006, 2007, 2010 e 2011 sempre em Quad e apenas no ano passado de UTV. Na jornada de 2013 de destacar que, no final da sua prova e em termos absolutos, João Lopes e o seu Polaris foram apenas superados pelo Mitsubishi pilotado pelo campeão Miguel Barbosa e pela margem mínima de 1m30s, tendo sido mais rápido que os BMW de Hélder Oliveira e de Pedro Grancha.

 A Baja Terras de Alcoutim inicia-se com uma dupla passagem por um prólogo de 7350 metros de extensão, a disputar na tarde de Sábado dia 31 de Maio. No dia seguinte os concorrentes irão enfrentar, um troço único com 194,75 km de extensão, cuja partida e chegada terá lugar em Martim Longo.

João Belo empenhado em terminar a Baja Terras de Alcoutim

Piloto e co-piloto não estão preocupados com a classificação 

João Belo e Lino Silva prepararam a Baja Terras de Alcoutim com o mesmo objectivo com que definiram a participação no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno deste ano, ou seja, divertirem-se em competição e tirarem o máximo prazer de uma modalidade que tanto gostam. A dupla do Opel Astra Proto quer concluir a segunda jornada da temporada e confirmar o potencial demonstrado na ronda inaugural da temporada.

  “Estamos prontos para começar a sério mas sem ambições competitivas definidas. Não temos qualquer objectivo em termos de classificação. Depois dos quilómetros que fizemos em Reguengos percebemos que estamos próximos do grupo da frente e queremos confirmar isso em corrida”, afirmou João Belo.

 O abandono no Vinhos Ervideira Rali TT já foi ultrapassado e João Belo e Lino Silva estão muito confiantes no potencial do Opel Astra Proto. “A equipa técnica fez um excelente trabalho. Optou por trocar o motor e percebemos, durante um teste que fizemos, que o carro está muito mais competitivo e com melhor rendimento. Partimos para uma prova com algum significado para nós. Foi aí que o Lino se magoou em 2009. Queremos, por isso, entrar bem e fazer uma corrida sem problemas. Acreditamos que se isso acontecer podemos sair muito satisfeitos do Algarve”, sublinhou o piloto da equipa.

 João Belo e Lino Silva aproveitaram uma sessão de preparação realizada perto de Portalegre para validarem algumas questões e recuperarem o ritmo competitivo. A dupla do Opel Astra Proto completou cerca de 90 quilómetros.

 A Baja Terras de Alcoutim realiza-se nos próximos dias 31 de Maio e 1 de Junho. No sábado terá lugar a super-especial a partir das 17 horas. Os inscritos terão de cumprir os primeiros 6,75 com o cronómetro a contar. No dia seguinte, o sector selectivo com 300 quilómetros começa às 11 horas. O vencedor da segunda jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno deverá ser conhecido por volta das 16 horas.

Nuno Matos ausente na Baja Terras de Alcoutim

Piloto decide não competir por questões técnicas

 Nuno Matos e Filipe Serra tomaram a decisão de não participar na segunda jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, a Baja Terras de Alcoutim. A dupla do Opel Mokka Proto não vai poder contribuir para o espectáculo que se espera na prova algarvia. “Infelizmente tivemos de tomar esta decisão. Na sessão de testes que realizámos esta semana detectámos um problema mecânico que, apesar dos nossos esforços, não conseguimos resolver em tempo útil para estarmos presentes em mais uma jornada do campeonato. Estamos tristes com mais este contratempo e ninguém mais do que nós lamenta que isso aconteça, mas não vamos baixar os braços e garantimos que tudo vamos fazer para continuar a merecer o apoio incondicional que nos têm dado, desde os adeptos aos nossos patrocinadores e a todos os elementos da nossa estrutura”, disse Nuno Matos.

 A equipa vai estar representada na Baja Terras de Alcoutim com a dupla João Belo/Lino Silva, ao volante do Opel Astra Proto. “Em Reguengos, o João mostrou que apesar de ter estado alguns anos parado, continua a ser rápido. Para além disso, adaptou-se muito bem ao carro e não tenho dúvidas que vai estar em bom plano na segunda corrida do ano”, sublinhou Nuno Matos.

 A Baja Terras de Alcoutim realiza-se este fim-de-semana, nos dias 31 de Maio e 1 de Junho. No sábado terá lugar a super-especial a partir das 17 horas. Os inscritos terão de cumprir os primeiros 6,75 com o cronómetro a contar. No dia seguinte, o sector selectivo com 300 quilómetros começa às 11 horas. O vencedor da segunda jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno deverá ser conhecido por volta das 16 horas.

Ruben Faria de regresso ao Algarve

Já com a azarada participação no Rally Sealine no Qatar ultrapassada o algarvio Ruben Faria regressa este fim-de-semana ás pistas do campeonato nacional de TT para participar na terceira prova da época, a Baja Terras de Alcoutim. Aos comandos da sua KTM o piloto de Olhão regressa não apenas ao campeonato nacional mas cumpre também um dos seus objectivos anuais, estar presente na ronda algarvia do nacional.

  ‘Desde sempre que a prova do Algarve é uma das minhas favoritas. Estou em casa, conheço o terreno e estou junto dos meus amigos e seguidores algarvios. É a ‘minha’ prova e por isso faço sempre todos os possíveis por estar presente ano após ano. Nos últimos anos a prova tem sofrido algumas alterações face a épocas anteriores, mas continua a ser uma das melhores provas do campeonato e aquela que me dá mais prazer.’

 Depois de ter estado ausente na segunda prova do campeonato Ruben Faria parte para este terceiro duelo da época sem qualquer pressão em termos de resultados e encara esta ronda algarvia do campeonato como um treino bem especial, pois o seu objectivo não são os títulos nacionais.

  ‘Não faz parte do meu plano desportivo discutir o título nacional, ainda por cima depois de ter falhado a segunda prova. As minhas participações no nacional são encaradas de uma forma mais ligeira, como treino competitivo, mas isso não significa que vou andar devagar. Dou sempre o meu melhor mas não arranco pressionado pelo objectivo de um bom resultado. A minha época desportiva são as provas internacionais com a equipa da KTM.’

 Ruben Faria tem no seu programa desportivo mais próximo o regresso à ilha da Sardenha depois de ter estado ausente do Rallye do Egipto após uma decisão comum ás equipas de fábrica devido à instabilidade que se vive no país. Este fim-de-semana percorre as pistas do Algarve, com a prova a ser realizada em dois dias, Sábado (31 de Maio) com um prólogo de 7,3 quilómetros e no Domingo (1 de Junho) os pilotos cumprem um sector selectivo com 224 quilómetros desenhado nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Tavira.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

António Maio quer repetir a vitória

Sebastian Buhler e Luís Teixeira apostados em vencer as respetivas classes 

A equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy disputa no próximo fim-de-semana a Baja Terras de Alcoutim, a terceira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Vencedor em 2013, António Maio assume que, ultrapassada a onda de lesões que o afetou nas duas primeiras provas, vai lutar por repetir o triunfo.

 Também candidatos às vitórias são os novos pilotos que entraram para a equipa em 2014. Sebastian Buhler, que já este ano venceu na Ferraria, aposta em nova vitória na classe TT1. Já Luís Teixeira, campeão nacional TT3 em 2012, quer estrear-se este ano a vencer a classe.

 Na prova algarvia a equipa liderada por Frederico Fino e Fernando Pinhel apresenta quatro pilotos, em lugar dos cinco habituais, na medida em que David Ferreira ainda está a recuperar da lesão no pulso sofrida no Vinhos Ervideira Rali TT.

 Para António Maio “a prova algarvia deu-me a minha primeira vitória em 2013 e estou apostado em conseguir, em 2014, renovar esse êxito. É uma prova que me agrada bastante, feita sem paragens, num único troço e disputado logo pela manhã. Estou felizmente recuperado e bem preparado para esta prova, ao contrário do que aconteceu nas duas primeiras jornadas da temporada. Sinto-me bem e com uma enorme vontade de iniciar a corrida e partir à procura da vitória. Tenho treinado bastante, a moto deste ano é excelente e está impecavelmente preparada e o que é um dos meus maiores trunfos”.

 Em destaque na etapa inaugural de temporada onde, para além da vitória na classe foi 2º da classificação geral, o mais jovem dos pilotos da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy também afina pelo mesmo diapasão: “Prefiro claramente uma prova sem paragens e sinto-me perfeitamente preparado para continuar a lutar pelas vitórias na classe. Tenho tido a felicidade de poder dispor de uma magnífica moto, excelente ao nível de suspensões como gosta um piloto que como eu veio do motocross e isso vale muito” refere Sebastian Buhler.

 A jogar em casa o piloto de Alcoutim, Luís Teixeira, soma dois segundos lugares nas provas já disputadas, mas a ambição é claramente vencer: “estou numa excelente equipa, tenho uma moto que tem vindo a ser muito bem desenvolvida, vou disputar uma prova na minha região, onde seguramente vou ter muita gente a apoiar-me, pelo que vou dar tudo o que me for possível para conseguir chegar à vitória” refere o piloto.

 No seu habitual duplo papel de piloto e chefe de equipa, Frederico Fino destaca “os bons resultados que a equipa tem conseguido apesar de não termos tido o António Maio a 100% na última corrida. Ter colocado três pilotos entre os seis primeiros no Vinhos Ervideira Rali TT foi um resultado global excelente. Esta prova tem a particularidade de termos um piloto da casa e um patrocinador a Ray Just Energy que está sediada no Alagarve. Queremos que isso também jogue a nosso favor. Pela minha parte e ultrapassadas que estão algumas limitações nas duas primeiras provas desta temporada, estou apostado em melhorar a minha performance numa corrida que tem um figurino que é muito do meu agrado”.

 A Baja Terras de Alcoutim inicia-se com um prólogo de 7350 metros de extensão, a disputar na tarde de Sábado dia 31 de Maio. No dia seguinte os concorrentes irão enfrentar, a partir das 8 horas da manhã, um troço único com 224,34 km de extensão, cuja partida será dada no Pereiro, a cerca de 15 km de Alcoutim e a chegada terá lugar em Martim Longo.

Rómulo Branco compete na serra algarvia

- Piloto luso angolano teve uma excelente estreia no CPTT 

 - Prova algarvia com boas memórias 

Rómulo Branco, acompanhado pelo seu navegador João Serôdio, vai disputar, no próximo fim-de-semana, a Baja Terras de Alcoutim, segunda jornada do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. O piloto luso-angolano que foi segundo classificado na prova de abertura, disputada no Alentejo, tem agora pela frente uma competição que se irá desenrolar em troços sinuosos da serra algarvia.

 Na prova alentejana Rómulo Branco estreou em Portugal, com inegável sucesso, a Toyota Hilux com a qual está apostado em fazer uma abordagem mais ambiciosa à modalidade, competindo agora em T1, a classe rainha do Todo-o-Terreno.

 Embora só a tenha disputado por uma vez o atual vice-campeão T2 da Taça FIA de Todo-o-Terreno, guarda da prova algarvia boas recordações. Em 2009, quando a competição organizada pelo Clube Automóvel do Algarve dividia o seu percurso entre Portugal e Espanha, Rómulo Branco, então a fazer a sua segunda experiência na modalidade, alcançou a vitória entre os T8 e um muito interessante 5º lugar à geral.

  “Lembro-me bem dessa prova. Foi de facto a minha segunda corrida no TT. Foi disputada num traçado que nada tem a ver com o que agora vamos enfrentar. Foi uma prova que me correu bem e terminei bastante entusiasmado. Mas o desafio agora é muito diferente e vamos ter pela frente uma prova totalmente desconhecida e seguramente muito trabalhosa. O objetivo mantém-se todavia inalterado. Estamos numa fase de evolução e vamos querer abordar a corrida com muito rigor, tentando tirar o maior partido possível da nossa máquina. Queremos continuar a amealhar o máximo de pontos possíveis neste campeonato e evitar acima de tudo cometer erros”, salienta o piloto luso angolano Rómulo Branco.

 A Baja Terras de Alcoutim inicia-se com um prólogo, a disputar na tarde de Sábado dia 31 de Maio, que consta de uma dupla passagem por um troço de 7350 metros. No dia seguinte os concorrentes irão enfrentar um troço único com 284,35 km de extensão, cuja partida será dada em Martim Longo e a chegada terá lugar em Pereiro, a cerca de 15 km de Alcoutim.

Alexandre Franco procura bom resultado em Alcoutim

Depois do segundo lugar na jornada de abertura do Campeonato Nacional de Todo o Terreno e do primeiro pódio em provas além-fronteiras, Alexandre e Rui Franco pretendem agora no Algarve prosseguir com os bons resultados.

 A dupla de Alenquer chega á Baja Terras de Alcoutim no segundo posto do Campeonato de T2 e vai procurar mais um bom resultado na prova do Clube Automóvel do Algarve. Na temporada passada a dupla da Nissan Navara esteve uma boa parte da prova na liderança do Agrupamento, mas os vários furos fizeram-nos cair na classificação.

 Para este ano, o objectivo da dupla volta a passar por somar bons pontos para o campeonato, contando para tal com a boa preparação e assistência da Nissan Navara que está sob os cuidados técnicos da Prolama Competição e que tão boa conta de si tem dado nos desafios que a equipa tem encontrado.

 Em antevisão á prova algarvia, Alexandre Franco começou por dizer que “depois de quase termos alcançado a vitória na primeira prova do campeonato e depois do bom resultado alcançado em Espanha, a nossa motivação é muito grande, assim como a sede de obtermos em Alcoutim a primeira vitória no campeonato. É uma prova que tem um traçado que nos agrada bastante, apesar de ser importante dosear o andamento para evitar furos, que na edição do ano passado nos fizeram perder muito tempo”.

 O piloto alenquerense que conta com os apoios da Goldentrans, DURA Automotive Systems e Eni diz que “se conseguirmos evitar problemas e mantermos um ritmo forte, só podermos ter a vitória no Agrupamento como objectivo. Espero que à imagem de Reguengos uma concorrência bastante forte o que nos motiva ainda mais. Vamos já com bons pontos amealhados para esta prova e consequentemente livres de pressão, pelo que queremos voltar a somar bons pontos, o que passa pelo menos por igualarmos o resultado do ano passado, o que só se conseguirá com o empenho e a dedicação de toda a equipa. Num ano em disputamos dois campeonatos em simultâneo, resta-me agradecer o apoio dos nossos patrocinadores e garantir a entrega total para que no fim todos se orgulhem do nosso desempenho”.

 A Baja Terras de Alcoutim vai para a estrada já no próximo sábado dia 31 de Maio com a dupla passagem pela Super Especial de Martim Longo, para no domingo se disputar um sector selectivo com cerca de trezentos quilómetros.

Ricardo Porém aposta em nova subida ao pódio no Algarve

Animado pelo resultado obtido em Reguengos e na comprovada fiabilidade e preparação do seu BMW Serie 1 Proto, o piloto de Leiria volta a apostar num bom resultado para a prova do CAA.

 Disputa-se no próximo fim-de-semana no Algarve a Baja Terras de Alcoutim, da responsabilidade do Clube Automóvel do Algarve, e à semelhança da estreia há cerca de um mês na prova de Reguengos, está tudo a postos na estrutura de Ricardo Porém para enfrentar esta segunda jornada do Campeonato de Nacional de Todo-o-Terreno.

 A fiabilidade do BMW Serie 1 Proto que, no Vinhos Ervideira Rali TT, lhe permitiu alcançar um excelente 3º lugar absoluto no ‘ranking’ final da prova, deu um ânimo extra à formação de Leiria em vésperas da prova algarvia. “O resultado de Reguengos deu-nos a confiança que precisávamos para atacar cada prova com a máxima força e concentração. A equipa vai, por isso, encarar a Baja Terras de Alcoutim com uma enorme motivação. Estamos bem preparados e temos como objectivo subir a um dos lugares do pódio” refere Ricardo Porém.

 Acrescente-se que devido a uma ausência pontual do navegador Hugo Magalhães, derivada de um compromisso ao nível do WRC, desta feita, no Algarve, será Luis Marques a ‘cantar’ as notas no interior do BMW Serie 1 Proto. “Apesar desta alteração pontual, os objectivos mantêm-se, quer para a prova algarvia, quer em termos da discussão do título nacional absoluto em que apostamos para este ano, sendo a experiência do Luis Marques uma mais-valia para a equipa,” reforçou o piloto.

 A Baja Terras de Alcoutim corre-se de 31 de Maio a 1 de Junho. Em termos cronometrados, integra um prólogo de 6,75 km, a disputar por duas vezes a partir das 17h00 do primeiro dia. Ligando as localidades de Martim Longo e Pereiro, o Sector Selectivo de 300 km sai para a estrada pelas 11h00 de Domingo. Integra uma única Zona de Assistência estabelecida logo aos 91,27 km, significando uma segunda parte bem mais extensa e, naturalmente, mais dura, já que representa dois terços da corrida e deverá correr-se sob tempo seco. A fiabilidade será, por isso, determinante para os objectivos definidos!

terça-feira, 27 de maio de 2014

Tudo a postos para a Baja Terras de Alcoutim 2014

Os Campeonatos Nacionais de Todo o Terreno voltam ao Algarve, com a realização da Baja Terras de Alcoutim, com a presença de automóveis, motos, quads e buggys, a 31 de maio e 1 de Junho.

 Mantendo um esquema prático e funcional, o traçado algarvio colocará à prova a destreza e a estratégias dos concorrentes. É uma baja que reúne diferentes configurações, com zonas de bons pisos, planos e rápidos, intercalando com percursos duros e traçados sinuosos com maior grau de dificuldade. Contando com uma viatura competitiva e fiável, Miguel Barbosa, surge como natural favorito à vitória nos automóveis. A estratégia de atacar no prólogo e posteriormente controlar o andamento dos adversários é frutífera, e a comprová-lo os seis títulos nacionais onde se incluem 4 vitórias na prova algarvia. A oposição directa virá de Rómulo Branco que adaptado à Toyota Overdrive, conta com a sua competitividade para colmatar o desconhecimento do traçado. Deixando bons indicadores na primeira prova, Ricardo Porém também tem uma palavra a dizer pelos lugares cimeiros, contando com o BMW Serie 1 Proto. Nuno Matos no Opel Mokka, João Ramos no RAV4, André Amaral no Mercedes e Rui Sousa no Evoque Cattiva ambicionam os lugares de topo.

 Nas motos é esperada mais uma reedição do duelo entre Mário Patrão, que chega com mais um título nacional e mantém a aposta na Suzuki RMZ, e António Maio que quer deixar para trás os azares das primeiras provas, onde as quedas afastaram-no de lutar pelas vitórias. Jogando em casa, Ruben Faria e Luís Teixeira são candidatos a um lugar do pódio. Os resultados nas primeiras provas antecipam um duelo entre Sebastian Buhler e Domingos Santos na classe TT1. “Beto” Borrego espera continuar com o domínio exercido nos Quads, e vê Rui Cascalho e António Moreia à espreita de um desaire do piloto da Yamaha YZF. Os Buggys/UTV são uma classe em ascensão e deixam a sua marca no TT nacional. O campeão Nuno Tavares aposta na Polaris IRX para somar a segunda vitória da temporada, mas tem pela frente a oposição de João Dias, Roberto Vinaras e João Lopes, desta vez a solo.

 A baja começa com o prólogo no Sábado à tarde, que será percorrido por duas vezes pelos concorrentes com automóveis e buggys/UTV, próximo de Martim Longo. Para domingo está reservado um percurso seletivo, com aproximadamente 300 quilómetros para carros, e 230 quilómetros para o restante pelotão. A competição tem como referências as aldeias do Pereiro e de Martim Longo, decorrendo aqui as partidas, chegadas e zonas de assistência. O Parque de Partida e o Parque Fechado são no Cais do Guadiana, o secretariado e o Gabinete de Imprensa são acolhidos no Centro Náutico em Alcoutim.

 Página oficial: http://clubeautomovelalgarve.pt/docs/Baja14/baja14.html

Guia de Prova: http://clubeautomovelalgarve.pt/docs/Baja14/GuiaAlcoutim14.pdf

 Organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, a Baja Terras de Alcoutim conta com o patrocínio de Solverde-Casinos do Algarve e o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim

Mário Patrão navegou pelos trilhos do norte com “cheiro” a Dakar

Piloto senense aprimorou durante dois dias a navegação por roadbook a par com dezenas de aventureiros 

Mário Patrão participou nos passados dias 24 e 25 de Maio naquela que foi a segunda edição do R3 - Roadbook Rally Raid, uma prova portuguesa de navegação por roadbook levada a cabo nos trilhos do norte e com centro nevrálgico na cidade de Valongo.

 A prova, aberta a todos os amantes do verdadeiro espírito de orientação, foi dividida em duas etapas, sendo que a primeira, “desenhada” no dia de Sábado, compreendeu um total de 155 quilómetros de navegação. Já a segunda, cumprida na manhã de Domingo, juntou mais 60 quilómetros de pura aventura.

  “Fiquei muito satisfeito pela oportunidade de poder participar nesta prova. Foram dois dias muito interessantes, de intensa navegação, mas sempre aliados a um enorme convívio entre participantes e organização. Foi uma grande experiência onde pudemos não só relembrar como treinar aquilo que se faz maioritariamente numa prova como o grande Dakar”, disse o piloto português do Crédito Agrícola, RR-Motos e Suzuki.

 Líder invicto, Mário Patrão cumprirá a terceira jornada da presente temporada do “Nacional” de Todo-o-Terreno, a Baja Terras de Alcoutim, entre os próximos dias 31 de Maio e 1 de Junho no Algarve.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Rui Sousa de Evoque…

Alexandre Franco quer vencer T2 ; e Jorge Cardoso continuar a evoluir

 A Prolama Competição apresenta-se na Baja de Alcoutim, com novidades de peso. Rui Sousa vai pilotar o Evoque Cattiva, viatura que João Cardoso levou ao 5º lugar final em Reguengos, e não será acompanhado pelo seu navegador habitual, mas sim por João Santos, o navegador de Paulo Sousa, com quem se sagrou campeão nacional T8 em 2011. No agrupamento T2 a equipa apresenta em competição os dois primeiros classificados do campeonato, Jorge Cardoso na Isuzu D-Max, e Alexandre Franco com a Navara da Scuderia Goldentrans/Dura.

 Rui Sousa e João Santos, são desta forma uma das surpresas desta edição da Baja que o Clube Automóvel do Algarve organiza na região sul do País, e vão defender a Equipa Prolama/Cepsa com uma motivação dupla, conforme referiu Rui Sousa; “…vamos com o objectivo claro de trabalhar no desenvolvimento deste carro, que este ano está a ser utilizado pelo João Cardoso. A Equipa tem desenvolvido algumas soluções novas no Evoque de forma a torna-lo mais competitivo, e a melhor forma de confirmar se estamos no caminho certo, é participar nesta prova. Por isso vamos disfrutar da prova e ao mesmo tempo somar quilómetros com estas afinações para que ver onde nos situamos…” concluiu.

 Jorge Cardoso volta a ter Paulo Torres ao lado, e vai ao Algarve fazer a sua 2ª participação em provas de Automóvel, embora com um desempenho impossível de melhorar, uma vez que venceu na estreia em Reguengos. Consciente do seu papel, o piloto da Servilegumes/Hortas do Ribatejo referiu; “…vou continuar a percorrer o meu caminho na modalidade. Estou em fase de aprendizagem e quero continuar e evoluir sem qualquer pressão. O resultado do Ervideira é motivador, mas não mais do que isso. Conto com o Paulo Torres para um bom resultado final numa corrida longa e difícil…”

 Os irmãos Alexandre e Rui Franco, depois da internacionalização em Espanha, e de um resultado moralizador, vão alinhar com a Navara revista e pronta para a luta do agrupamento; “…vamos ao Algarve com a intensão de lutar pela vitória. Vamos entrar num ritmo forte de forma a conseguir nesta prova o resultado que nos fugiu em Reguengos depois de um furo. Acredito num fim-de-semana animado e com muita luta com todos os nossos adversários…” conclui Alexandre Franco. O agrupamento T2 está bem animado e recomenda-se, com muita luta e competitividade.

 Com os principais candidatos à vitória no máximo das suas capacidades a Baja Terras de Alcoutim 2014, vai para as pistas do sul no dia 31 de Maio, com a disputa de uma dupla passagem pelo Prólogo de 7 quilómetros na zona de Martim Longo, local onde será dada a partida para os 300 quilómetros do sector selectivo de dia 1 de Junho.

 A zona de Assistência, e local onde a caravana do TT nacional estará sediada é na povoação do Pereiro, a cerca de 15 quilómetros de Alcoutim, local do parque fechado.

Paulo Gonçalves eleito “Atleta do Ano” pela Associação dos Jornalistas de Desporto

Piloto português, Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno em 2013, foi um dos distinguidos nos prémios CNID 2014 

O percurso desportivo de Paulo Gonçalves foi uma vez mais distinguido por mérito, desta feita por ocasião dos prémios CNID 2014, a cargo da Direção da Associação dos Jornalistas de Desporto.

 O piloto português, Campeão do Mundo de Motociclismo Todo-o-Terreno no ano de 2013, recebeu esta segunda-feira, no Teatro Tivoli, em Lisboa, na Gala dos Prémios CNID 2014, a distinção de “Atleta do Ano” ao lado de atletas como o futebolista Cristiano Ronaldo, o tenista João Sousa, a maratonista Jéssica Augusto, entre outras meritórias figuras do desporto nacional.

  “É, uma vez mais, uma grande honra, para mim, receber uma distinção de mérito pelo meu percurso desportivo. O reconhecimento do nosso trabalho é sempre um motivo de grande orgulho e ao longo da minha carreira, em particular estes dois últimos anos, a atenção da imprensa foi seguramente uma grande rampa de lançamento para uma maior notoriedade. Não posso deixar de estar agradecido a todos os jornalistas e a todos os órgãos de comunicação social pelo trabalho feito em redor da minha carreira, bem como a todos aqueles que direta ou indiretamente têm contribuído para o meu sucesso”, salientou Paulo “Speedy” Gonçalves.

 Em 2014 Paulo Gonçalves ocupa provisoriamente o terceiro lugar na tabela classificativa do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno, somente a quatro pontos da revalidação do título mundial.

domingo, 25 de maio de 2014

Yazeed Al-Rajhi alcança vitória crucial no Pharoans Rally

· Rear drive shaft breakage costs Dabrowski a podium finish in second Toyota 

· Al-Rajhi’s Overdrive Racing Toyota in contention for FIA World Cup title

 At the helm of an Overdrive Racing Toyota Hilux, Saudi Arabian driver Yazeed Al-Rajhi and German navigator Timo Gottschalk produced a stunning performance to win the six-day Pharoans Rally in Egypt and boost their chances of winning the 2014 FIA World Cup for Cross-Country Rallies.

 The Toyota crew began the final selective section of the event that started in El Gouna and finished in Cairo on Saturday, May 24th with a lead of 8min 22sec and held off a fierce challenge from Qatar’s Nasser Saleh Al-Attiyah to seal the win and climb to second in the FIA World Cup standings behind the Russian driver Vladimir Vasilyev after five rounds.

  “It has been a fantastic rally and what a result,” said a delighted Al-Rajhi. “My team helped me a lot and Timo did a great job. I don’t have a big experience of cross-country rallying and beating a former Dakar winner in Nasser makes it extra special.”

 Polish driver Marek Dabrowski and fellow Polish navigator Jacek Czachor produced a consistent performance in the second of the Overdrive Racing Toyotas and held third overall until they lost three hours on the final stage with a rear drive shaft failure. They still remain in contention for the FIA World Cup title after finishing seventh overall.

  “I am delighted for Yazeed, this was a terrific result for him and one that moved him into a great position to challenge for the FIA World Cup,” said Overdrive team director Jean-Marc Fortin. “It was disappointing for Marek, but that can happen sometimes. I would like to dedicate this famous victory to my mother.”

 Al-Rajhi defied strong winds and shifting sand to finish second on the opening El Gouna super special stage, the Saudi completing the special three seconds behind Nasser Saleh Al-Attiyah. Dabrowski was a further four seconds behind in third overall.

 Teams then headed into the first of the desert selective sections between El Gouna and Luxor last Tuesday. Tricky navigation was part of the ordeal in temperatures exceeding 45 degrees Centigrade and Al-Rajhi kept his cool to win the stage by almost 13 minutes to take the outright lead, once Al-Attiyah made a navigational mistake and passed through an incorrect valley en route to Luxor. Dabrowski completed the stage in seventh position after electrical problems and held a similar position in the overall standings.

  “It was a perfect strategy to choose the fifth starting position,” said Al-Rajhi, who beat Vasilyev by 3min 44sec. “We passed Marek and then I made more than 100km in the dist behind Vladimir Vasilyev. Then I managed to overtake him and realised, at the finish that Nasser had not arrived.

The second 362.76km desert selective section headed across the Egyptian desert towards Dakhla and crossed a variety of tracks and small dunes that connect Upper Egypt with the Western Oasis.

 Two punctures hampered Al-Rajhi’s progress, but the Saudi retained the lead in the overall standings, despite ceding the stage win to Al-Attiyah. “It was a good day, but it was not easy to open the road,” said Al-Rajhi. “We had two punctures and only two spare wheels and that was worrying. After the first puncture, Vasilyev passed us and we swapped positions five or six times and ended the stage in front of him.”

 The route then headed north towards the Libyque desert and crossed sandstone and limestone trails en route to the bivouac in Baharia on Thursday. Al-Rajhi maintained his advantage after finishing second on the special and Dabrowski was fourth to hold third overall.

 Held in slightly cooler conditions, the fourth selective section was a loop stage around the Baharia oasis on May 23rd and Al-Rajhi was in superb form to win the stage and beat Al-Attiyah by 43 seconds, with Dabrowski again slotting into fourth position

 It meant that the Overdrive Toyota duo began the final stage between Baharia and Cairo in first and third overall. Al-Rajhi would open the road on the final stage with a lead of 8min 22sec. Al-Attiyah attacked from the outset and overtook the Saudi after 50km, but Al-Rajhi drove a measured stage in the Qatari’s dust and shadowed the former champion to the finish to claim a famous win by the margin of 5min 26sec.

 Dabrowski lost out on third position when he broke a rear drive shaft and lost three hours and any chance of a podium finish.

  2014 Pharoans Rally – overall positions after SS5

1. Yazeed Al-Rajhi (SAU)/Timo Gottschalk (DEU) Toyota Hilux 14hr 07min 09sec
2. Nasser Saleh Al-Attiyah (QAT)/Matthieu Baumel (FRA) Mini All4 Racing 14hr 12min 35sec
3. Erik van Loon (NLD)/Wouter Rosegaar (NLD) Mini All4 Racing 15hr 38min 25sec
4. Vladimir Vasilyev (RUS)/Konstantin Zhiltsov (RUS) Mini All4 Racing 16hr 11min 24sec
5. Miroslav Zapletal (CZE)/Maciej Marton (POL) Hummer H3 Evo 16hr 36min 36sec
7. Marek Dabrowski (POL)/Jacek Czachor (POL) Toyota Hilux 18hr 39min 38sec

 FIA World Cup for Cross-Country Rallies – positions after round 5 (unofficial):

1. Vladimir Vasilyev (RUS) 159 pts
 2. Yazeed Al-Rajhi (SAU) 120 pts
 3. Nasser Saleh Al-Attiyah (QAT) 102 pts
 4. Marek Dabrowski (POL) 82 pts
 5. Miroslav Zapletal (CZE) 68 pts
 6. Adam Malysz (POL) 66 pts
 7. Reinaldo Varela (BRA) 46 pts
 8. Erik van Loon (NLD) 32 pts, etc

sábado, 24 de maio de 2014

Vladimir Vasilyev mantém a liderança na Taça do Mundo FIA

• Al-Attiyah secures three stage wins in Egypt to finish runner-up 

 • Van Loon and Vasilyev come third and fourth respectively 

Egypt’s Pharaons Rally is over and Vladimir Vasilyev / Konstantin Zhiltsov still hold the FIA Cross County Rally World Cup lead, with their MINI ALL4 Racing. At the end of the five stages, featuring a total special-stage mileage of 1800 kilometres, the two Russians finished fourth. Nasser Al-Attiyah (QAT) and Mathieu (FRA) Baumel took their MINI ALL4 Racing to three stage wins and finished second behind Saudi Arabia’s Toyota driver Yazeed Al-Rahji, in the end. While the Dutch MINI ALL4 Racing pairing, Erik van Loon / Wouter Rosegaar, came third.

 With his three stage wins, Al-Attiyah was among the fastest drivers contesting the Egyptian rally but unfortunately, he encountered a difficult start into the event. Due to a navigation mistake in stage one he lost some 13 minutes and crossed the finish line in fourth position. On the following days, however, he worked his way up step by step and even outpaced the fast Toyotas. At the end of the fifth and final stage, the fast driver from Qatar held second place and had reduced the lead of Al-Rahji to some five minutes.

 Van Loon particularly convinced with his consistency in Egypt. Apart from stage two, he finished third in every stage. On day two a v-belt problem and the following repair works cost the Dutchman nearly an hour. 

By finishing fourth, Vasilyev succeeded in adding further important points to his FIA World Cup Rally tally. The Russian started into the fifth World Cup round in fine style by finishing runner-up in the first and second special stages but on day three, he was hampered by a broken suspension-arm bolt. Repairing the damage took him nearly an hour. And this wasn’t the end of the Russian’s bad luck. In the fourth special stage, he got stuck in the sand and later, the turbo stopped working. In the final stage, Vasilyev finished fourth, thus also securing fourth position in the overall standings.

  “We are happy that all our three MINI ALL4 racing vehicles made it to the finish line,” said Team Manager Sven Quandt. “The rally was extremely fast and as I see it, it was even too fast, with its average speed of more than 100kph. Furthermore, it was shown that the Toyotas can be really fast when raced by the right driver.” 

In about two months (18th to 20th July), the FIA Cross Country Rally World Cup will be continued with the Baja Aragon, the sixth round on the World Cup calendar.

  Overall Results after 5 Stages:

1. Y. Al-Rahji (SAU) / T. Gottschalk (GER) Toyota – 14h 07m 09s
2. N. Al-Attiyah (QAT) / M. Baumel (FRA) MINI ALL4 Racing – 14h 12m 35s
3. E. van Loon (NDL) / W. Rosegaar (NDL) MINI ALL4 Racing – 15h 38m 25s
4. V. Vasilyev (RUS) / K. Zhiltsov (RUS) MINI ALL4 Racing – 16h 11m 24s
5. M. Zapletal (CZE) / M. Marton (CZE) Hummer – 16h 36m 30s

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Nasser Al-Attiyah conquista a segunda de três etapas

• Nasser wins two stages, in Egypt 

 • All three MINI ALL4 Racing vehicles hold top-five positions 

The first days of Egypt’s Pharaons Rally proved to be a period of mixed emotions for Team X-raid. Nasser Al-Attiyah (QAT) and his French co-driver Mathieu Baumel currently hold second position behind Saudi Arabia’s Yazeed Al-Rajhi. The current FIA Cross Country Rally World Cup leaders, the Russians Vladimir Vasilyev and Konstantin Zhiltsov, are fourth with their MINI ALL4 Racing, followed by the third MINI ALL4 Racing pairing, Dutchmen Erik van Loon and Wouter Rosegaar, in fifth place.

 Following his success in the prologue, Al-Attiyah encountered a difficult start into the rally. In the first stage, he lost his way and consequently, he crossed the finish line some 13 minutes behind the leaders. On the following day he suffered three punctures but won the stage, nevertheless – to repeat this success in today’s third stage.

 Vasilyev finished runner-up in the first two stages and also held second place in the overall standings. The third day, however, didn’t run as scheduled, for him: a suspension-arm bolt broke and the Russians were forced to stop. They were able to repair the damage on site but lost an hour, compared to the leaders. Dutchman van Loon also had to cope with two good days and a difficult one. In the first and third stages he finished third but on day two, he lost about an hour due to v-belt problems.

  “On the one hand the Toyotas are extremely fast, here,” said Team Manager Sven Quandt, “And on the other, we weren’t exactly what you would call lucky, on the past days. Now, there still are another two days to go and we have to deliver in fine style without encountering new problems. Vladimir in particular is in a promising position for gaining a position in the overall rankings to add more points to his FIA World Cup tally.”

  Results Stage 3: 

1. N. Al-Attiyah (QAT) / M. Baumel (FRA) MINI ALL4 Racing – 2h 41m 46s
2. Y. Al-Rahji (SAU) / T. Gottschalk (GER) Toyota – 2h 43m 06s
3. E. van Loon (NDL) / W. Rosegaar (NDL) MINI ALL4 Racing – 2h 51m 03s
4. M. Dabrowski (POL) / J. Czachor (POL) Toyota – 2h 51m 37m
5. M. Zapletal (CZE) / M. Marton (CZE) Hummer – 3h 00m 30s
...
7. V. Vasilyev (RUS) / K. Zhiltsov (RUS) MINI ALL4 Racing – 3h 39m 04s

domingo, 18 de maio de 2014

Paulo Gonçalves ausente do “Mundial” no Egipto por razões de segurança

Piloto português, Campeão do Mundo em 2013, competiu em Itália para preparar a prova da Sardenha, em Junho 

Paulo Gonçalves não fará parte da terceira prova da edição de 2014 do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno, que terá lugar no Egipto por entre os dias 18 e 25 do corrente mês de Maio, uma opção de segurança tomada por parte das equipas oficiais inscritas na competição. Paulo Gonçalves e a equipa oficial Honda HRC continuam a temporada mundial na Sardenha de 7 a 12 de Junho de 2014.

  “Foi uma decisão unânime entre as principais equipas oficiais e pilotos derivado à instabilidade vivida no país. A ausência desta prova em nada influenciava a luta pelo título, por isso todos abdicámos de estar presentes e regressar ao ativo na prova da Sardenha”, explicou Paulo “Speedy” Gonçalves.

 Ausente da prova egípcia, o piloto português, Campeão do Mundo em 2013, aproveitou para marcar presença na quarta ronda do Campeonato Italiano de Todo-o-Terreno por forma a preparar-se para o Rali da Sardenha, prova que carece de um tipo de navegação e moto algo diferente das rondas anteriores.

  “Optei por vir a Itália para me ambientar um pouco melhor ao estilo de navegação e moto que vou utilizar em breve na Sardenha, foi uma prova bastante agradável, não arrisquei, mantive-me sempre próximo da liderança e no final os testes desenvolvidos com esta versão mais ‘leve’ da CRF 450 foram muito gratificantes”, referiu.

 Cumpridas as duas primeiras jornadas, Paulo Gonçalves ocupa o terceiro lugar na tabela classificativa provisória do “Mundial” de TT a somente quatro pontos do líder e colega de equipa Joan Barreda Bort.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

X-raid Team e Vladimir Vasilyev continuam "à caça" de pontos

• X-raid travels to Egypt with three MINI ALL4 Racing vehicles 

• Vasilyev wants to extend his World-Cup lead 

With the Abu Dhabi Desert Challenge and the Sealine Cross Country Rally in Qatar contested, the FIA Cross Country Rally World Cup calendar will take the teams to Egypt for the next desert rally: the Pharaons Rally, held from 18th to 24th May, 2014. The X-raid Team is going to contest the event with three MINI ALL4 Racing vehicles, one of them raced by the pairing Vladimir Vasilyev / Konstantin Zhiltsov. The two Russians (135 points) who currently hold a 65-point lead over second-placed Czech Marek Dabrowski want to keep on extending their World-Cup lead.

 Having won in Qatar, Nasser Al-Attiyah (QAT) and Mathieu Baumel (FRA) also are determined to once again go for it. And the same applies to Dutch pairing Erik van Loon / Wouter Roosegaar. They contest their second rally with the MINI ALL4 Racing, finished sixth in the first and want to up the ante, in Egypt.

 The rally will be started in El Gouna, a seaside town at the Red Sea. From there, the event will take the competitors via Luxor, Dakhla and Baharia to the finish located in Cairo. On Monday, 19th May, a five-kilometre special-stage will determine the starting order. Over the course of the following five stages, the teams will cover a total distance of 2304 kilometres, with 1800 of them representing the special-stage distance.

 For the MINI ALL4 Racing of Vasilyev, the Pharaons Rally represents the end of a long-haul trip. In mid-March, X-raid shipped the car by truck and ship to Abu Dhabi. From there, another ship took it to Qatar and after the Sealine Rally it was loaded on another freighter. Destination: Egypt! But after the Pharaons Rally, the vehicle may return home to the workshop in Trebur, Germany.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

‘Bang Bang' Barreda, estrela na apresentação do Dakar em Espanha

Team HRC rider Joan Barreda, currently leading the World Cross-Country Rally Championship, and winner of the most stages in the last Dakar, was once again in the limelight. This time the rider was in the glare of the cameras and media for the presentation of the 2015 edition of the Dakar held in the magic mountain of Montjuïc of the Catalan capital. Likewise, his Honda CRF450 RALLY was grabbing almost as much attention as the rider from Torreblanca himself.

 Team HRC is taking time off from its programme of World Rally Raids to attend some of the most important events in the build-up to the main challenge: the Dakar. The Spanish presentation is one of the key dates in the ASO, just days ahead of the opening of the race’s registration period.

 The presentation of the Dakar 2015 edition was in the hands of Xavier Gavory, head of participants service at the Rally Dakar, who outlined the key aspects of the race. Since last March’s previous presentation in Paris, the stages have now been defined, as well as other important aspects including the marathon stage, the differences of route for bikes and cars, and the motorcycle rest-day, which unlike that of the other vehicles, will take place in Iquique, Chile.

 Joan Barreda: We are hoping that it will be a Dakar in line with those of recent years. We start out in Argentina and we’ll quickly find ourselves in the Andes mountain range, with some very high and extreme stages. You can be sure that they will be looking to take things to the limit, even more so than last year. The race will be back in Bolivia which was a big success last year, with some stages at high altitude. They will be looking for dunes in the Atacama desert in Chile, which will be a first. I’m sure that it will be a very complete Dakar. Finally, to finish there will be some routes in Argentina, very similar to the ones that we have seen in the World Rally Championship, but always with some new challenges.

Rómulo Branco promete animar nacional de TT

Piloto luso-angolano esteve próximo da vitória na sua estreia em T1 

Rómulo Branco, piloto luso-angolano que em 2013 se destacou na luta pelo título mundial da categoria T2, está este ano apostado em ser um dos protagonistas e animadores da temporada portuguesa de todo-o-terreno.

Numa modalidade e num campeonato que se tem destacado internacionalmente seja pela qualidade das suas provas, como pelo excelente rol de boas máquinas e pilotos que nelas participam, Rómulo Branco, que tem como navegador João Serôdio, mostrou no Vinhos Ervideira Rali TT que é um sério candidato a lutar pelas vitórias em cada uma das corridas.

 Tendo como principal desvantagem o facto de nunca ter disputado um campeonato inteiro em Portugal, onde alguns dos seus principais adversários já competem há largos anos, Rómulo Branco aposta na excelente qualidade da sua Toyota Hilux, para este ano de estreia em T1, a classe rainha do Todo-o-Terreno.

“Esta vai ser seguramente uma temporada diferente na minha curta carreira desportiva. Nos últimos dois anos apostei nas provas internacionais, competindo na Classe T2 que utiliza máquinas cuja mecânica é bastante próxima dos TT de série. Fiz bons resultados, aprendi a gerir bem as corridas, porque era imperioso poupar a mecânica e evoluí muito ao nível de pilotagem. Agora tudo é diferente. A máquina é extremamente competitiva e que nos desafia muito. As provas do Campeonato de Portugal também são diferentes, em algumas nunca participei, são mais do tipo rali sprint, o que promete ser um enorme desafio. Deu para perceber que, não só por mim, mas também por outros pilotos que se mostraram muito competitivos, a luta pelas primeiras posições vai ser muito interessante de seguir e seguramente vai proporcionar provas mais disputadas. Vou preparar-me para este grande desafio com a principal preocupação de não cometer erros ou pelo menos de não cometer erros graves e acima de tudo tentar terminar todas as corridas amealhando pontos”, salienta o piloto luso angolano Rómulo Branco.

 De salientar que, no Vinhos Ervideira Rali TT, a dupla Rómulo Branco/João Serôdio rubricou uma excelente prestação. A equipa terminou a corrida na 2ª posição, a apenas 2m56s do campeão nacional Miguel Barbosa depois de, durante boa parte da prova, o duelo entre ambos ter sido extremamente renhido e disputado quase ao segundo.

 A Baja TT Terras de Alcoutim, que se disputa a 31 de Maio e 1 de Junho, é a etapa que se segue do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

Yazeed Al-Rajhi e Marek Dabrowski representam Overdrive Racing no Rally Pharoans

· Overdrive Racing Toyota Hiluxes for Saudi and Polish drivers

 · Five-day rally starts in El Gouna and finishes in Egyptian capital Cairo 


Saudi Arabian driver Yazeed Al-Rajhi and Pole Marek Dabrowski will drive a pair of Overdrive Racing Toyota Hiluxes in the Pharoans Rally, round five of the 2014 FIA World Cup for Cross-Country Rallies, which takes place between El Gouna and Cairo in Egypt on May 19-24.

 The pair currently hold fourth and second in the FIA World Cup points’ standings and realise the importance of collecting vital championship points at the third of the long-distance marathon-type rounds of the prestigious FIA series.

 Partnered by German co-driver Timo Gottschalk, Al-Rajhi began his challenge for a first ever FIA World Cup title in devastating style by winning both the shorter Russian and Italian Baja rounds of the championship. But the decision not to drive a Toyota in Abu Dhabi was a costly one and a series of punctures and a rear axle problem sidelined the Riyadh driver in Qatar. He has now recovered from a health scare at a recent special stage rally in Jordan and is relishing the challenge of kick-starting his title push. 

Dabrowski and fellow Polish navigator Jacek Czachor have been the model of consistency this season in their Team Orlen Toyota Hilux. The pair were third in Italy and Qatar, fifth in Russia and seventh in Abu Dhabi. They trial the Russian championship leader Vladimir Vasilyev by 65 points and know that a podium finish in Egypt would boost their challenge for the title.

  “Our team has started the season well and we are well-placed in the FIA World Cup with four drivers in second, third, fourth and seventh places in the championship standings,” said Overdrive team director Jean-Marc Fortin. “Yazeed has been given the all clear to return to racing after being taken ill in Jordan and being forced to miss the Rally of Argentina. He knows the importance of a top three finish in Egypt. Marek also needs to continue adding to his points tally. It is not an easy rally and there is sure to be strong competition.”

 After scrutineering and administration at the Red Sea town of El Gouna and a super special stage on Monday, May 19th, the challenging five-day rally leaves the eastern Egyptian town on May 20th en route to the southerly historic city of Luxor on the banks of the Nile, via a series of spectacular tracks over ancient camel caravan trails.

 From there, on May 21st, the route heads southwest across the desert to an overnight bivouac in Dahkla, initially via tracks that connect Upper Egypt with the Western Oasis. The terrain becomes rockier, with plateau crossings and teams will experience the first of the dunes. The route then turns north towards the Libyque desert and crosses sandstone and limestone trails en route to the bivouac in Baharia, on May 22nd. 

The fourth selective section is a loop stage around the Baharia oasis on May 23rd and uses ancient trails once used to transport gold and salt from Chad and Sudan for sale in Egypt and numerous sandy tracks and dune crossings.

 The fifth and final section takes teams from Baharia to a finish in Cairo at the Pyramids in Giza on Saturday, May 24th. The stage leaves the depressions of the Libyque desert and crosses the Giza plateau to return to the Nile valley.

  FIA World Cup for Cross-Country Rallies – positions after round 4: 

1. Vladimir Vasilyev (RUS) 135 pts
2. Marek Dabrowski (POL) 70 pts
 3. Adam Malysz (POL) 66 pts
 4. Yazeed Al-Rajhi (SAU) 60 pts
 4. Nasser Saleh Al-Attiyah (QAT) 60 pts
 6. Miroslav Zapletal (CZE) 48 pts
 7. Reinaldo Varela (BRA) 46 pts
 8. Boris Gadasin (RUS) 27 pts
9. Yayha Al-Helai (ARE) 24 pts
10. Martin Kaczmarski (POL) 22 pts, etc

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Elisabete Jacinto participou na Feira Viver Saudável

O piloto de todo-o-terreno Elisabete Jacinto esteve presente na Feira Viver Saudável, evento que se realizou este fim-de-semana na Exponor, no Porto. O certame, que se cumpriu pela primeira vez este ano em associação à Expo Cosmética, teve como objetivo principal divulgar marcas e serviços que promovam a saúde e o bem-estar dos consumidores.

 Por ser uma figura de destaque no mundo do desporto, Elisabete Jacinto quis dar o seu contributo em mais uma iniciativa que privilegia a adoção de práticas de vida saudável. Embaixadora da OLEOBAN® há já sete anos, esteve no stand da marca que promove a saúde da pele, para algumas sessões de autógrafos. 

Elisabete Jacinto inaugurou ainda, neste certame, uma nova exposição de fotografias alusiva ao "Rali Africa Eco Race" partilhando assim os momentos mais marcantes vividos num dos maiores ralis de todo-o-terreno do mundo. O MAN de competição da equipa OLEOBAN® também esteve em destaque na Feira Viver Saudável.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Elisabete Jacinto comemorou Dia Europeu da Segurança Rodoviária

A piloto portuguesa Elisabete Jacinto marcou presença no evento de comemoração do Dia Europeu da Segurança Rodoviária que foi hoje promovido pela Divisão de Trânsito da Policia de Segurança Pública de Lisboa. A iniciativa tem lugar no Centro Comercial Colombo, durante todo o fim-de-semana entre as 9:30 e as 23:30, e conta com a realização de ações de sensibilização junto dos mais novos. Elisabete Jacinto, sendo um piloto de renome nacional e internacional, deu assim o seu contributo às comemorações deste dia, que é promovido todos os anos desde 2007 pela Comissão Europeia, ao apadrinhar o evento.

Açores TT Team em destaque na abertura do Nacional de TT

Nova Mazda Proto alvo de rasgados elogios 

Apresentando-se aos comandos de uma máquina totalmente remodelada, a dupla Bruno Oliveira/Vânia Paim do Açores TT Team esteve em destaque na prova de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno que se disputou em Reguengos de Monsaraz.

 A formação açoriana apresentou-se aos comandos de um Mazda Proto que suscitou as atenções gerais, seja pela novidade das suas formas, seja por esta estreia ter sido mantida em segredo até ao arranque da corrida. Desportivamente a equipa esteve muito bem, conquistando a primeira posição do Desafio Total Mazda após ter sido disputado o primeiro troço cronometrado do Vinhos Ervideira Rali TT, para terminar em segundo lugar da classificação final, apesar de ter realizado o melhor tempo naquela competição monomarca.

  “O nosso grande objetivo era chegar ao fim e perceber todas as potencialidades do carro. Consegui-lo foi a nossa primeira vitória. O projeto é novo e durante a prova foi necessário afinar alguns detalhes. Foi isso que nos levou a perder algum tempo na assistência e a sofrer uma penalização que nos retirou a vitória, mas mesmo assim deu para ver que estamos no bom caminho. A outra grande alegria de que nos podemos regozijar nesta jornada de arranque do Nacional de TT, teve a ver com a quantidade de elogios de que a nossa Mazda Proto foi alvo. Estamos agora a aguardar respostas de patrocinadores, pelo que ainda não sabemos como será o resto da temporada“ salienta o piloto do Açores TT Team, Bruno Oliveira.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Elisabete Jacinto marca presença na Feira Viver Saudável

A piloto de todo-o-terreno Elisabete Jacinto vai estar na Feira Viver Saudável, evento que se realiza na Exponor, no Porto, entre os dias 10 e 12 de Maio.

 Elisabete Jacinto associou-se a esta iniciativa por ser uma figura pública que defende os hábitos de vida saudável, nomeadamente, através da adoção de uma boa alimentação e da prática regular de exercício físico. O certame tem como objetivo mostrar marcas e serviços que permitam aos consumidores ter uma vida mais sã.

 Enquanto embaixadora da marca OLEOBAN, que promove a saúde da pele, Elisabete Jacinto vai dar autógrafos nos dias 10 e 11 de Maio no stand reservado à marca entre as 15:30 e as 17:30. O camião de competição da equipa OLEOBAN, que esteve recentemente no Africa Eco Race 2014, também estará em exibição nos dois dias em que decorre a Feira Viver Saudável.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Suzuki “dakariana” de Mário Patrão foi centro de atenções na Ovibeja

Campeão Nacional de Todo-o-Terreno juntou-se ao Crédito Agrícola em exposição na maior feira do setor agrícola 

A mota com que Mário Patrão disputou em Janeiro de 2014 a sua segunda participação no emblemático Rali Dakar, na América do Sul, voltou a fazer parte integrante da Ovibeja, a maior feira do setor primário do Alentejo realizada em Beja de 30 de Abril a 4 de Maio.

 O Crédito Agrícola, patrocinador principal da carreira desportiva de Mário Patrão, foi uma vez mais o main sponsor da 31.ª edição da Ovibeja e, no seu stand, os visitantes tiveram, para além da oportunidade de conhecer a ampla oferta de produtos e serviços da única instituição financeira cooperativa em Portugal, a possibilidade de admirar a Suzuki RM-Z 450 Rally patrocinada.

  “É claramente um grande orgulho para mim poder fazer parte deste certame que reúne milhares de visitantes, ainda para mais estando a convite daquele que é o meu principal patrocinador na competição há vários anos, o Crédito Agrícola, uma “família” a quem deixo desde já o meu maior agradecimento pela confiança e por todo o apoio prestado ao longo desta década de parceria”, comentou o piloto de Seia.

 Mário Patrão regressa à atividade desportiva no próximo dia 18 de Maio com o “Nacional” de Enduro em Castelo Branco.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Aposta arrojada com enormes progressos

No mais competitivo campeonato europeu da disciplina 

A dupla lusa moçambicana, Pedro Perino e Nuno Martins lançou-se este ano numa arrojada aposta. Os dois pilotos partilham, alternadamente, os comandos de um Rage Conet R no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2014 onde rivalizam com as melhores máquinas, os melhores pilotos e disputam as mais interessantes provas que, para a disciplina Buggy & UTV, são organizadas na Europa.

 A excelente máquina do construtor inglês, inscrita nas provas do campeonato português pela SpeedRage Portugal e Rangel Racing Team tem proporcionado aos dois pilotos um andamento bastante vivo e entre os primeiros classificados da classe Buggy. “Estamos numa fase de aprendizagem mas, tanto eu como o Nuno, nos sentimos cada vez mais adaptados à sua condução. É uma máquina extremamente competitiva e que dá um enorme prazer de conduzir” salienta Pedro Perino.

  “No Raid TT da Ferraria, que decorreu sob condições meteorológicas muito adversas, conseguimos superar todas as dificuldades mas acabámos por ter uma saída de estrada que nos colocou fora de prova” explica Nuno Martins. Para esta segunda corrida, que voltou a ter lugar no Alentejo, mas já disputada com tempo seco, o nosso andamento evoluiu significativamente. O nosso tempo no prólogo deu para entrar no Top 10 absoluto” refere Pedro Perino que colocou o Rage logo atrás do piloto que viria a vencer a prova e à frente do atual campeão de Portugal.

 No dia seguinte, a corrida estava a correr bastante bem para a dupla Pedro Perino e Nuno Martins que ocupava o 2º lugar da classe quando “começámos a ter problemas ao nível da caixa de velocidades, ainda antes da zona de assistência. Foi muito complicado levar o carro até lá e decidimos que não se justificava continuar em prova. Estamos seguros de que à terceira será de vez e muito satisfeitos com a nossa evolução num campeonato e numa modalidade extremamente competitiva” acrescenta Nuno Martins.

 A próxima jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, a Baja TT Terras de Alcoutim, está já marcada para se disputar entre 31 de Maio e 1 de Junho na serra algarvia.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Patrão, Borrego e Dias vencem em Reguengos

• Campeões de Motos e Quads repetem triunfos 

• Corrida muito animada nos Buggy/UTV 

Foi em clima de grande festa que Reguengos de Monsaraz recebeu mais uma edição do Vinhos Ervideira Rali TT. Se em termos de Campeonato esta era a segunda jornada para as disciplinas de moto, quad e buggy/utv, o facto de a corrida alentejana ser realizada em conjunto com os automóveis - e para estes ser a prova de abertura da temporada – trouxe, naturalmente, um acréscimo de animação a um evento que aproveitou o feriado do 25 de Abril para se iniciar a uma sexta-feira.

 Em termos desportivos as principais novidades para esta temporada de 2014 da competição organizada pela FMP já tinham sido apresentadas no Gavião. Em Reguengos não faltaram à chamada os principais intervenientes e candidatos aos títulos nacionais. De recordar que foram precisamente os atuais campeões nacionais, Mário Patrão nas motos e Roberto Borrego nos Quad e Nuno Tavares nos Buggy UTV que triunfaram na jornada de abertura.

 Ausências esperadas de Hélder Rodrigues e Ruben Faria que, na mesma data, estavam no Qatar a disputar uma prova do Campeonato do Mundo. Entre as, justificadamente, poucas novidades de notar a presença de Paulino Cruz, ex- campeão de Quad agora a correr de duas rodas.

  Mário Patrão com triunfo claro à frente de Domingos Santos (1º TT1) 

De regresso à competição, embora um pouco limitado, estava António Maio depois da queda aparatosa sofrida no Raid TT da Ferraria. Mas, foi este mesmo piloto que venceu o prólogo, disputado como vem sendo habitual, junto à adega Vinhos Ervideira, no lugar de Herdadinha. O piloto da equipa Yamaha Pinhel Works Ray Just Energy gastou 4m40s97 a percorrer os 5,5 km de traçado muito escorregadio e enrolado desta super especial.

 Fiel à sua Suzuki o atual campeão nacional Mário Patrão gastou mais 1,7s que o seu adversário direto na luta pelo título. Um resultado conveniente para a abordagem à corrida que iria ser feita no dia seguinte. O terceiro melhor tempo foi para Luís Teixeira, colega de equipa de Maio na Yamaha, que foi também o mais rápido da Classe TT3. Já a 6s de Maio ficou Fausto Mota numa KTM que foi o 2º entre os TT3.

 Pedro Cachola, que está de regresso às competições depois de alguns anos de paragem, fez um magnífico 5º tempo aos comandos de uma Husqvarna da classe TT2. A 6ª posição foi para Pedro Afonso que este ano está apostado em fazer a totalidade do campeonato e não apenas a Baja500 Portalegre onde é sempre um dos mais rápidos em prova.

 O primeiro entre os pilotos da classe TT1, a de cilindrada mais baixa, foi o algarvio João Lourenço aos comandos de uma KTM. A escassos 0,15s ficou o jovem Sebastian Buhler que aos comandos de uma Yamaha foi o brilhante vencedor da Ferraria nesta classe TT1. O top 10 deste prólogo seria completado com mais 2 pilotos da classe TT1. O atual campeão Domingos Santos foi 9º e terminou à frente de David Megre, o seu grande adversário na pretérita temporada.

 A 2ª etapa do Vinhos Ervideira Rali TT era composta por uma passagem inicial por um troço de 74 km terminando com outro setor seletivo, desta feita, com 147 km.

 Tal como se esperava Mário Patrão fez uma corrida sem adversário direto. Foi muito eficaz e cauteloso quanto baste até porque já tinha no currículo uma queda forte na sua primeira participação nesta prova. Terminou o 1º SS com uma vantagem de 1m11s para o 2º classificado a qual se alargou para 5m15s no final da corrida.

 Tal como já acontecera na Ferraria, o 2º lugar absoluto foi ocupado pelo vencedor da classe TT1. O feito coube desta vez ao atual campeão TT1, Domingos Santos que, aos comandos da sua Damotor House Proto, desde muito cedo ocupou esta posição.

 A prova de António Maio, já de si previsivelmente complicada de gerir, ficou ainda mais difícil com nova queda do piloto logo nos quilómetros iniciais, pequena e sem consequências significativas. Caindo para o 6º lugar, o piloto da Yamaha ainda recuperou, mas por apenas 43s não conseguiu chegar ao tão ambicionado 2º lugar.

 Depois da 2ª posição absoluta no Gavião, Sebastian Buhler, colega de equipa de Maio na Yamaha, voltou a estar em destaque terminando em 4º lugar e 2º na classe TT1.

 Tal como no Gavião Fausto Mota, o piloto inscrito pela Motobrioso, levou a sua KTM a vencer a classe TT3 sendo ainda o 5º classificado absoluto à frente do piloto de Alcoutim, Luís Teixeira, piloto da Yamaha que mais uma vez o secundou na classe.

 O 7º lugar foi ocupado por David Megre, em KTM, e 3º TT1 com esta classe a ser até aqui a mais representada na classificação geral final da prova.

 O 8º lugar foi para Jorge Peixoto, o 1º de entre os cada vez mais veteranos que disputam a competição destinada as moto, que ficou à frente de Frederico Fino que é também responsável da Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy formação que colocou 4 pilotos no Top 10.

 Destaque para o 15º lugar de mais um veterano, desta feita, Rodolfo Sampaio piloto que está há vários anos afastado da modalidade onde já foi protagonista de primeiro plano. Em KTM Salvador Vargas foi 18º da geral e triunfou na Classe Promoção.

  Beto Borrego repete vitória mas Ricardo Carvalho está mais perto 

Crónico vencedor na competição destinada aos Quad, Beto Borrego, o atual campeão, era o grande favorito, sendo o mais rápido no prólogo aos comandos da Yamaha inscrita pela equipa Racepunk. O 2º melhor tempo foi para Ricardo Carvalho. O antigo campeão da modalidade, gastou mais 5m68s que Beto Borrego.

 A 3ª melhor marca foi para Ricardo Sousa, o atual campeão de Quad Cross agora rendido ao Todo-o-Terreno e na 4ª posição terminou Rui Cascalho, o piloto da Sormotos. O domínio da Yamaha foi apenas quebrado, entre os 9 primeiros, pela KTM de Fábio Vilhena que realizou o 5º tempo à frente do mais novo de todos os participantes, Bruno Ferreira. O piloto da Pamoto foi o mais rápido de entre os pilotos da Classe Promoção.

 O 7º tempo foi para Luís Engeitado, o atual campeão Stock, à frente de António Veigas que venceu essa classe no Prologo do Vinhos Ervideira Rali TT. O 9º tempo absoluto coube ao veterano António Moreira e a fechar o Top 10 ficou Fábio Ferreira em Suzuki LTR.

 Confirmando-se como grande favorito Beto Borrego repetiu o triunfo na prova disputada no dia seguinte. Mas a corrida do atual campeão não atingiu a superioridade que seria de esperar.

Com apenas 25s de vantagem no final de SS1 o piloto da Yamaha inscrita pela Racepunk viria a terminar a prova 1m54s à frente do 2º classificado. Tal como na Ferraria, Ricardo Carvalho foi 2º classificado mostrando, nesta prova, evidentes sinais de evolução o que confirma que a breve prazo se poderá aproximar mais do atual campeão.

 Com apenas 1m50s de desvantagem para o 2º classificado terminou Luís Engeitado (Yamaha) no terceiro posto. Em luta pelo pódio, até muito perto do final da prova, esteve também Rui Cascalho piloto da Sormotos e, tal como os 3 primeiros, aos comandos de uma Yamaha da classe Open. Também piloto da Sormotos, António Veigas terminou na 5ª posição e venceu a classe Promoção Quad deste Vinhos Ervideira Rali TT.

 António Moreira foi 6º da classificação geral e venceu entre os veteranos. O 7º lugar foi para o campeão de Quad Cross Ricardo Sousa que terminou à frente de Bruno Ferreira que triunfou na classe Stock. O domínio da Yamaha é apenas quebrado com a 9ª posição de Fábio Ferreira, aos comandos de uma Suzuki, que em Reguengos quebrou o enguiço que o perseguia há oito provas conseguindo, desta vez, terminar uma corrida.

 Terminando na 14ª posição Vera Anselmo superou, mais uma vez, todas as dificuldades de uma competição do nacional de TT e venceu Taça das Senhoras.

  João Dias sucede a Nuno Tavares na vitória absoluta. Bruno Martins vence entre os Buggy

 Na competição destinada aos Buggy & UTV as novidades iam para a presença de um segundo Rage Conet do piloto que representa o construtor britânico em Portugal, Bruno Martins e para a estreia do JB 1300, com motorização Hayabuza, para ser pilotado por Pedro Mendes, sobrinho do consagradíssimo Santinho Mendes. De Moçambique para Portugal deslocam-se, a cada uma das provas do nacional de TT, Pedro Perino e Nuno Martins que repartem entre si os comandos da máquina da Speedrage Rangel Racing Team.

 O domínio no prólogo pertenceu a António Ferreira no seu espetacular Rage Sport. O 2º melhor tempo pertenceu ao Polaris da Speedfreak, pilotado por Vítor Santos, a 2m7s do vencedor. Também de Polaris 1000, o campeão 2012 João Lopes da equipa JLRacing/ First Stop/Pneudirecto fez o 3º tempo. Na 4ª posição no prólogo ficou Bruno Martins, a estrear-se num Rage Conet, à frente do CanAm da equipa Formula95 RacePunk, pilotado por Jorge Monteiro.

 Com diferenças relativamente pequenas entre eles ficaram nas posições seguintes Carlos Miranda, aos comandos de um dos novos Polaris 1000 enquanto Pedro Mendes se estreava de forma muito positiva pilotando um buggy proto com motor Hayabuza 1300 construído em Portugal pela JB Racing.

 No 8º lugar ficou a dupla João Dias/João Filipe aos comandos do Polaris da Diabolicc/RacePunk/Novodia café. Pedro Perino, aos comandos do Rage da Rangel Racing Team, realizou o 9º tempo à frente do Polaris de Avelino Luís que encerrou o Top 10.

 De destacar que o campeão Nuno Tavares não foi além do 14º tempo aos comandos do seu Polaris 900, situação que não o impedia de se assumir como candidato à vitória no dia seguinte. Entre as senhoras a mais rápida foi Dorothee Ferreira que registou o tempo imediatamente a seguir a Nuno Tavares.

 Partindo do 8º lugar para o 2º dia de prova o Polaris da dupla João Dias/João Filipe averbou o melhor tempo no final de SS1, onde dispunha de uma vantagem de 1m16s sobre o 2º classificado. A luta pela vitória até final foi muito renhida, mas completados os 227 quilómetros o piloto da Diabolicc/RacePunk/Novodia café confirmava o triunfo.

 Apesar de ter partido da 14ª posição o campeão Nuno Tavares surgia já na 2ª posição após os primeiros 74 km da 2ª etapa. Um furo a meio da prova obrigou-o a perder tempo e a mudar a roda na assistência numa altura em que a diferença para o 1º lugar seria mínima. Terminou com uma desvantagem de 2m43s mas manteve a liderança do campeonato.

 Outro protagonista da luta pela vitória foi Vítor Santos que terminou em 3º lugar. Partindo para a pista da 2ª posição, cedo ultrapassou o Rage de António Ferreira mas, durante esta operação, uma colisão entre ambos danificou um tirante e o amortecedor traseiro. Esteve para não partir porque não tinha amortecedor suplente, mas superada a situação prosseguiu a abrir a pista e estaria, eventualmente, com o melhor tempo não fosse uma pedra lançada por um Quad que lhe furou o radiador.

 Na 4ª posição Jorge Monteiro, o campeão de 2010 e aos comandos de um CanAm, foi o primeiro a quebrar a hegemonia dos Polaris e terminou a escasso 1m8s do pódio. O vencedor da classe Buggy foi Bruno Martins na sua estreia aos comandos de um Rage Conet que terminou em 5º lugar.

 Nas posições seguintes a classificação geral regista a presença de mais quatro Polaris, sendo dois 1000 e dois 900. Na 6ª posição surge Carlos Miranda enquanto a dupla campeã de 2012, João Lopes/Bruno Santos, que no final de SS1 estava na luta pelas primeiras posições, caiu para o 7º posto.

 No 8º lugar terminou o par José Denis/Jorge Ferreira à frente da dupla Avelino Luís /Dinis Carmo que, devido a um furo, se atrasou bastante na fase inicial da corrida tendo passado em 21º lugar em CP1. António Estevão levou o seu Xintiam até ao final da corrida onde terminou em 2º lugar entre os Buggy. Na 3ª posição da competição destinada à classe Buggy ficou António Ferreira, piloto que vencera o prólogo. 

Destaque ainda para o facto de a estreante Rita Oliveira ter triunfado entre as senhoras numa corrida onde a dupla Dorothee Ferreira/Bernardette Vanderschelden perdeu muito tempo para mudar a correia do variador do seu Polaris quando ocupava a 8ª posição da geral.

 A próxima jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, a Baja TT Terras de Alcoutim, está já marcada para se disputar entre 31 de Maio e 1 de Junho na serra algarvia.