terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

QMMF anuncia Sealine Cross-Country Rally ainda mais duro

• Clerk of the course Pedro Almeida confirms extra day’s desert action 

• Organising team aims to build upon success of popular 2013 event 

This year’s Sealine Cross-Country Rally, organised by the Qatar Motor and Motorcycle Federation (QMMF), will be longer and tougher than ever before and a fitting challenge for competitors in both the FIA World Cup for Cross-Country Rallies and the FIM Cross-Country Rallies World Championship. It takes place on April 19-25th, 2014.

  “The main change that we have introduced is to extend the rally from four desert selective sections to five,” confirmed Portuguese clerk of the course Pedro Almeida. “We have an itinerary that includes 1,730km of competition. That is 15% more that in 2013. Motorcycles and cars will do exactly the same route.”

 Almeida also confirmed that there are over 500km of new tracks and most are in a totally new area of the Qatar desert. All five selective sections will finish at the Sealine bivouac and the third, fourth and fifth sections will also start from the camp. The rally control centre, rally headquarters and all media facilities will be situated at the bivouac for the second year during the five days of desert action.

 The FIM section for motorcycles and quads will run under clerk of the course Iain Black and deputy clerk of the course Rashid Abdullah Al-Sulaiti and acts as the second round of the 2014 FIM Cross-Country Rallies World Championship.

 Administrative checks and scrutineering will take place at the Losail circuit to the north of Doha on Saturday, April 19th and Sunday, April 20th. The start will also be centred around Losail on Monday, April 21st and will be followed by the first 160km-timed selective section.

  “We pay a special thanks to the continued support of The Emir His Highness Sheikh Tamim Bin Hamad Al-Thani and His Highness Sheikh Abdullah Bin Khalifa Al-Thani without whom this event would not have been possible. As a team we have tried to maintain many of the factors that made the 2013 Sealine Cross-Country Rally such a success,” added Nasser Khalifa Al-Attiyah, president of the Qatar Motor & Motorcycle Federation (QMMF) and FIA vice-president for sport in the MENA region.

  “We have mixed and challenging terrain, very hard navigation and a good high level of safety structure.”

 Supplementary regulations have now been issued for the Sealine event and entries opened last Thursday. Further information and the rally guide are available on www.qmmf.com. Entries close at a reduced rate on Thursday, March 13th, with the final entry cut-off set for Thursday, April 3rd.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Viaturas preparadas pela Equipa Portuguesa vencem três Campeonatos

• Portugal; Angola e Egipto na rota dos Títulos

 A Prolama Competição continua a exportar viaturas preparadas nas instalações de Vila Nova da Rainha para o panorama internacional, dando assim a conhecer as capacidades do trabalho realizado em Portugal no campo da preparação de viaturas para as competições de Todo-o-Terreno.

 Reconhecido o trabalho realizado para o seu fundador Rui Sousa, que com a Equipa conquistou o Campeonato Nacional Absoluto para a Nissan, e a Taça Fia de Bajas em 2008 já com a ISUZU D-Max, é agora tempo para a sua afirmação no plano internacional, com vitórias em Angola, Egipto e em Portugal através de Edgar Condenso/ Nuno Silva.

 A dupla da Consilcar, levou a ISUZU D-Max T2 ao lugar mais alto do pódio do Campeonato Nacional T2, cometendo ainda a proeza de colocar o carro preparado pela Prolama no 3º posto absoluto do Campeonato Nacional, resultado reforçado pela Nissan Navara T2 de Alexandre Franco/Rui Franco, vice-campeões do agrupamento T2, resultado histórico para os dois carros que terminaram todas as provas em 2013.

 Além fronteira, o Team Cargo de Angola venceu o Campeonato de Rali/Raid daquele País africano através da dupla Maló Almeida / João Paulo com a ultima das ISUZU construídas pela Prolama. A viatura desenvolvida e concebida pela estrutura técnica da Equipa, rapidamente venceu provas e conquistou os pontos necessários para que Maló Almeida ascendesse ao lugar mais alto do pódio.

 No Egipto, foi Mohamed El Antably, acompanhado por Hany Madbouly. que aos comandos da ISUZU Rodeo T2, venceram entre as viaturas desta categoria no campeonato local, depois de ter participado na Baja de Portalegre de 2012, e ter adquirido a primeira unidade construída pela Prolama, com que Rui Sousa foi vice-campeão T2 no nacional de 2006.

 Este leque de resultados coloca o ano de 2013 ao nível dos melhores anos da Prolama, que acrescenta estes títulos aos de 2003; 2004 e a Taça FIA Bajas 2008 com Rui Sousa, a 2005 com Filipe Campos, e ainda 2010 e 2011 com os Títulos de Paulo Sousa. Pelo meio a Prolama conquistou ainda a TAÇA NACIONAL DE EQUIPAS em 2005 e 2006, numa demonstração clara do profissionalismo e dedicação de todos os elementos da formação do Team PROLAMA/ELF.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

QUINTA DA ARRIÇA: VINHOS DE QUALIDADE PARA SABOREAR NA “EXPEDIÇÃO”

- Prova de Vinhos da Quinta da Arriça faz parte do programa da 3ª Expedição ao Montado

- Inovação e qualidade são os principais traços deste parceiro.

 Apreciado há milhares de anos, o vinho é um dos elementos que faz parte da cultura do povo Português, e logicamente do Concelho de Coruche. A sua introdução no nosso território não tem data exatamente definida, mas foi certamente muito anterior à conquista do nosso território por parte dos cristãos.

 Bastante apreciado pelos nossos povos, o vinho ocupou por direito o seu espaço não só na alimentação dos povos como nos rituais e celebrações ao longo dos séculos. Também como atividade económica a produção de vinho ganhou relevo há já muito tempo, com os vinhos Portugueses a ocuparem o um lugar de destaque não só em Portugal, um pouco por todo mundo.

 Juntamente com o vinho, um dos produtos emblemáticos do nosso país é a cortiça, que é utilizada quase em exclusivo para fechar e dar qualidade aos vinhos Portugueses. Assim, para além da convivência na mesma região, a pequena e modesta rolha de cortiça torna-se num elo fundamental entre a vinha e o montado, ainda que nada tenha a ver diretamente com o vinho propriamente dito ou com a sua produção. No entanto desempenha um papel decisivo na conservação, ao mesmo tempo que é para muitos parte integrante e indissociável da imagem de marca dos vinhos de qualidade, não existindo outros produtos de origem natural, em que a qualidade de um influencie tanto a qualidade do outro.

 Por todos os motivos que atrás enumeramos, a 3ª Expedição ao Montado conta uma vez mais no seu leque de parceiros com uma quinta produtora de vinhos de qualidade: A Quinta da Arriça.

 Situada na zona sul do concelho de Coruche, numa zona dominada pelos sobreiros, a Quinta da Arriça nasceu do empenho de dois enófilos, um restaurador de carros antigos e um médico colecionador de carros antigos. Foi durante o restauro de um Rolls-Royce de 1937 que nasceu uma grande amizade entre estes dois homens, ambos discípulos de Epicur, fiéis fervorosos de Baco e inspirados pela filosofia do “Novo Mundo”, que decidiram no ano 2000 iniciar a produção de vinhos. Para o efeito adquiriram a Quinta por trás da oficina onde se dedicavam aos restauro dos carros antigos, onde para além da proximidade geográfica, beneficiam de terrenos e clima bastante adaptados à produção de vinho.

 Assessoraram-se dos melhores técnicos, e seguindo os seus conselhos plantaram as castas mais adequadas ao microclima das encostas da Arriça, nomeadamente Chardonay, Sauvignon Blanc, Verdelho, Moscatel Graúdo, Cabernet-Sauvignon, Touriga Nacional, Pinot-Noir, Alicante Bouchet, Sousão e Syrah.

 O passo seguinte no caminho da qualidade passava por dispor de instalações e equipamentos modernos, tendo sido construída uma adega equipada com tecnologia de ponta, e com uma capacidade de vinificação de 100 toneladas de uva.

 Assim, estes dois amigos lançaram-se numa aventura sem empirismos, com prazer, dedicação, e com o objetivo de pequenas produções e de grande qualidade.

 No próximo dia 13 de Abril iremos ter durante a nossa viagem a oportunidade de parar para experimentar os vinhos produzidos pela Quinta da Arriça. Este será um dos momentos mais interessantes da viagem e que irá certamente deixar os apreciadores de vinhos de qualidade bastante satisfeitos.

 A 3ª Expedição ao Montado é um passeio TT de dificuldade baixa, acessível a SUV 4x2 e 4x4, bem como aos tradicionais veículos 4x4. Podem também participar nesta 3ª Expedição motos de trail e grande trail e ainda buggies de lazer. No entanto, são excluídas as viaturas de competição.

 A "Expedição" irá seguir um percurso de mais de 150 quilómetros desenhado na zona sul do concelho de Coruche. Os participantes irão levar a bordo das suas viaturas um roadbook que lhes irá indicar quais os caminhos a seguir, mas também pontos de perigo que requeiram mais atenção. Em alguns locais o Roadbook terá também alguma informação de interesse turístico-cultural. Não existirão quaisquer marcações com fitas ou sinais na pista, nem será divulgado antecipadamente o percurso.

 A Expedição ao Montado é um evento organizado pela X-Adventure em parceria com o Todoterreno.pt, contando com o apoio da Quinta da Arriça, do Município de Coruche, do Coruche Inspira, do Museu Municipal de Coruche, do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, da Freguesia de Santana do Mato, da União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra, da Herdade da Torrinha, do Monte das Gamas, do "Água na Boca", do Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra, da Associação Cultural de Coruche Conta-Cenas. 

O "Media Oficial" da Expedição é o site www.todoterreno.pt, e os "Media Partner Oficiais" são a revista Offroad 4x4, e os sitios de internet 16Válvulas e MaisTT.

 O site oficial da Expedição está acessível em www.todoterreno.pt/expedicao2014 , enquanto a página oficial do evento no facebook está acessível em https://www.facebook.com/events/217731641746626/?fref=ts

domingo, 16 de fevereiro de 2014

X-Raid bem sucedida no início de temporada

• Vladimir Vasilyev takes his MINI ALL4 Racing to second place 

• Martin Kaczmarski finishes fourth, thus being the best Polish driver

 Following the Dakar Rally in January, featuring heat and sand, X-raid had to cope with completely different conditions, in the FIA Cross Country Rally World Cup season opener in Russia: Ice, snow and even more ice and snow. In the Baja Russia Northern Forest, Russian pairing Vladimir Vasilyev / Konstantin Zhiltsov secured second place behind Toyota’s Yazeed Al-Rajhi, with their MINI ALL4 Racing. While young Pole Martin Kaczmarski and his Portuguese co-driver Filipe Palmeiro came fourth. Ruslan Misikov (RUS) and Vitaliy Yevtyekhov (UKR) in the first BMW X3 CC finished sixth, whith the Russians Andrey Dmitriev and Vladimir Demyanenko taking the second BMW X3 CC to 13th place.

 For the MINI ALL4 Racing, the Russian event represented the first kilometres on ice and snow. To be well prepared for the unfamiliar conditions, the vehicle was modified in several areas. For instance, it had to be made sure that engine, gearbox and differential maintained their working temperatures to be able to fully deliver in the cold. In addition, the cabin also had to be heated to keep drivers and co-drivers warm.

 In the prologue with its distance of just 6.5 kilometres, the drivers mainly focused on covering the distance without damaging their vehicles – to be well prepared for the things to come on the following days. Vasilyev entered the event as defending champion but in the first special stage on Saturday, he seemed to have signed a bad-luck deal. Twice he hit a rock and had to stop for changing a tyre. He nonetheless finished third but crossed the finish line some four minutes behind the leader, Al-Rajhi. For the second special stage, he opted for a more conservative approach, encountered no problems whatsoever – and finished runner-up, just a second behind the second fastest. In the final special stage on Sunday, Vasilyev pushed to the max and secured the special-stage win. He also succeeded in massively closing in on Al-Rajhi but in the end, this wasn’t enough for overtaking and defeating the driver from Saudi Arabia.

 For Kaczmarski, it was the first appearance in an ice-and-snow cross-country event – but the Pole delivered in fine style, nevertheless. He contested all the special stages without suffering punctures or encountering any other problems. By finishing fourth, he also proved to be the best Polish competitor. Meanwhile, the two pairings contesting the Russian Baja with BMW X3 CC vehicles also impressed with good results. Due to minor driving mistakes, Misikov and Dmitriev had their meetings with the Russian flora but succeeded in surviving these incidents without damaging their cars seriously and so, they finished sixth and twelfth respectively.

  “We are really happy with the result,” said X-raid Team Manager Sven Quandt. “For us and the MINI ALL4 Racing, it was the first event we had to contest in conditions as cold as here. The drivers delivered in great style and the MINI also convinced, thus demonstrating that we did a good preparation job and made the appropriate modifications. Nonetheless, I’m happy that the next events on the calendar will be held in warmer conditions.” 

The next event for X-raid will be the Baja Italy, the second round of the FIA Cross Country Rally World Cup 2014, held in mid-March.

  Overall result

1st Y. Al-Rajhi (KSA) / T. Gottschalk (GER) Toyota – 3h 36m 09s
2nd V. Vasilyev (RUS) / K. Zhiltsov (RUS) MINI ALL4 Racing – 3h 37m 57s
3rd R. Varela (BRA) / G. Gugelmin (BRA) Toyota – 3h 42m 25s
4th M. Kaczmarski (POL) / F. Palmeiro (POR) MINI ALL4 Racing – 3h 44m 39s
5th M. Dabrowski (POL) / J. Czachor (POL) Toyota – 3h 46m 18s
6th R. Misikov (RUS) / V. Yevtyekhov (UKR) BMW X3 CC – 3h 50m 07s
...
13th A. Dmitriev (RUS) / V. Demyanenko (RUS) BMW X3 CC – 4h 01m 56s

Yazeed Al-Rajhi e Overdrive Racing alcançam a vitória na Baja Russia Northern Forest 2014

• Brazilian Reinaldo Varela and Pole Marek Dabrowski finish third and fifth 

• Early FIA World Cup lead for Yazeed Al-Rajhi and Overdrive Racing

 Overdrive Racing’s Saudi Arabian driver Yazeed Al-Rajhi sealed a stunning victory in the Baja Russia Northern Forest ‘14, the opening round of the 2014 FIA World Cup for Cross-Country Rallies, which finished in Igora on Sunday.

 Partnered by the experienced German co-driver Timo Gottschalk, the Toyota Hilux driver overcame a mixture of icy, snowy and slushy winter conditions in Russia to beat his nearest rival by 1min 48sec and seal his second cross-country rally victory in the space of three weeks. He also takes the early outright lead in the FIA World Cup for Cross-Country Rallies.

 The Brazilian pairing of Reinaldo Varela and Gustavo Gugelmin steered the second Overdrive Toyota Hilux to a fine third overall, behind runner-up Vladimir Vasilyev, and the Polish duo of Marek Dabrowski and Jacek Czachor capped a superb weekend for the Belgian team with fifth position.

  “I am absolutely delighted to have three cars in the top five at the finish of this difficult event and to see Yazeed take such a strong victory,” said Overdrive team director Jean-Marc Fortin. “Reinaldo and Marek were also impressive with their split times on the stages. This is a great start to the FIA World Cup programme for both of them, especially considering that this was a snow rally. 

“We will have a strong team on rounds of the series all season and the next round in Italy is also a great opportunity for us to take a second successive victory.”

 A ceremonial start preceded a timed six-kilometre super special stage in the Priozerskiy area on Friday afternoon. Two timed selective sections then took teams through the northern Russian wilderness on Saturday and there was a third selective section on Sunday before the podium finish in Igora.

 Al-Rajhi started as he meant to go on by winning the 6.51km super special stage to edge into a two-second lead over Finland’s Tapio Suominen. Varela and Dabrowski held sixth and ninth.

 The Saudi continued to attack through the first of two 102.27km sections on Saturday. He lost the first by just one second to Suominen to maintain a tiny one-second lead heading into the repeat of the day’s timed test. The Toyota driver shaved around two and a half minutes off his morning time in the afternoon to head into the overnight halt with a lead of 1min 09sec over Suominen.

 Varela and Dabrowski were classified third and sixth through the second stage and sixth and seventh through SS3. They held fourth and sixth overall at the overnight halt.

 Vasilyev pipped fellow Russian Boris Gadasin by eight seconds to win the final 101.53km selective section on Sunday morning, but third position was sufficient for Al-Rajhi to claim outright victory by 1min 48sec. Varela and Dabrowski finished the stage in fifth and sixth and climbed to third and fifth in the overall standings when Suominen slipped out of contention after leaving the road near the finish.

Início de temporada "gelado" para a X-Raid

- Two MINI ALL4 Racing to contest the Baja Northern Forest 

 - Extreme conditions for team, drivers and vehicles 

X-raid has only just returned from the South American heat – and now it hits the road to snowy Russia. The Baja Northern Forest in Russia represents the 2014 FIA World Cup season kick-off and the competitors will have to cope with extreme sub-zero temperatures! Completely new conditions for the MINI ALL4 Racing that demonstrated its desert qualities with the one-two-three secured in the 2014 Dakar Rally. One of the MINI ALL4 Racing vehicles will be raced by the young Pole Martin Kaczmarski and his Portuguese co-driver Filipe Palmeiro. The pairing that will contest the event for the LOTTO X-raid Team secured an excellent ninth place in this year’s Dakar Rally.

 The second MINI All 4 Racing is the one of the Russian pairing Vladimir Vasilyev / Konstantin Zhiltsov who also convinced in the desert rally by finishing 10th. They will race for Team Nart Time that also is going to enter two BMW X3 CC prepared by the Trebur based workshop. These cars will be driven by Ruslan Misikov (RUS) / Vitaly Yevtyekhov (UKR) and Russian pairing Andrey Dmitriev / Vladimir Demyanenko respectively.

 For X-raid, the switch from sand to snow and ice results in an extraordinary level of preparations. After all, the MINI All4 Racing is a vehicle fully set up for heat. In the Dakar, for instance, cooling the components represents a top priority – while getting engine, gearbox and differential to working temperature represents one of the technical main challenges in the ‘Northern Forest’. And don’t forget the drivers who also have to be ‘warmed up’. In addition, the MINI will be shod with studded tyres for more grip and traction on ice and snow. Meanwhile, the mechanics will be provided with heated tents, allowing them to work on the cars in the best possible conditions.

 All the special stages will be contested in the ‘Igora’ ski resort, located some 50 kilometres from St Petersburg. On Friday, the competitors will race a six-kilometre prologue that will be followed by four special stages on Saturday and Sunday.

  “We arrived a few days earlier to get the chance of testing all the modifications,” reveals X-raid Team Manager Sven Quandt. “Defining a goal in these circumstances is anything but easy. We just can’t anticipate how the MINI ALL4 Racing will cope with these conditions. After all, it was designed and built for extreme heat and not for extreme cold.”

Rómulo Branco de Toyota Hilux no Campeonato de Portugal de TT

Depois de uma temporada de 2013 onde competiu na classe destinada às máquinas próximas das viaturas de série e que foi quase inteiramente dedicada à disputa da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, desafio que culminou com o título de vice-campeão da classe T2, o piloto luso angolano Rómulo Branco surge, em 2014, apostado em disputar o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno absoluto.

 Encerrado que foi este importante capítulo da sua carreira desportiva, Rómulo Branco entendeu que era chegada a altura de se lançar num projeto ainda mais ambicioso e para o qual vai dispor de uma Toyota Hilux de motorização a gasolina.

 Fabricada na Overdrive, a Toyota Hilux é uma excelente opção e que vai permitir ao piloto ter, em Portugal, uma abordagem competitiva diferente, agora aos comandos de uma máquina da classe rainha do TT, não deixando todavia de alargar o seu programa desportivo a algumas provas da Taça do Mundo onde, no ano passado, o piloto se mostrou particularmente eficaz.


  “É um passo importante na minha carreira. Vou dispor de uma máquina que internacionalmente tem dado provas de ser extremamente fiável e competitiva. Neste ano de 2014 vou pilotá-la em provas tipo Baja, onde me sinto mais à vontade e por isso será o terreno mais indicado para fazer a aprendizagem aos comandos de uma viatura da classe T1, bem mais competitiva e exigente. Todavia a intenção será posteriormente avançar para outro tipo de competições para as quais esta Toyota Hilux foi especialmente concebida”, salienta o piloto.

 Será no Vinhos Ervideira Rali TT, a prova de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, que terá lugar em Reguengos de Monsaraz a 25 e 26 de Abril, que Rómulo Branco se apresentará, pela primeira vez em Portugal, aos comandos desta nova Toyota Hilux.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

3ª EXPEDIÇÃO AO MONTADO VISITA UM DOS EX-LIBRIS DO VALE DO SORRAIA

- Monte das Gamas faz parte da rota da “Expedição” 

- O rico programa turístico começa em grande numa das mais belas herdades da região.

 No próximo dia 13 Abril, e depois de cumpridas as formalidades da 3ª Expedição ao Montado, a caravana que dará início á sua aventura partindo da Vila de Coruche, irá durante os momentos iniciais da viagem seguir o curso do Rio Sorraia percorrendo as estradas dos férteis campos do Vale do Sorraia em direção a oeste.

 Nesta fase inicial irá chegar ao primeiro ponto de paragem do dia: O Monte das Gamas - situado próximo da povoação de Fajarda, será nesta propriedade com uma lindíssima casa senhorial e uma vista magnífica sobre o rio e os seus campos, que os participantes da "Expedição" irão tomar o pequeno-almoço.

 Depois, nas proximidades do monte terá lugar a demonstração de falcoaria, em que teremos a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor esta "arte de caçar" cuja origem se perde nos tempos. Desde sempre que a falcoaria exerce um fascínio especial sobre muita gente, eventualmente pela beleza das aves utilizadas, ou talvez pela relação muitas vezes existente entre o domador e os seus animais. Neste dia iremos poder ficar a saber não só como se criam as águias e falcões e como se caça com eles, mas poderemos também poder assistir a alguns voos, que decerto serão uma fantástica oportunidade de ver e fotografar de perto estas aves em voo livre.

 O programa nesta herdade só ficará concluído com a visita ao apiário. Com as devidas cautelas, iremos poder ver como se trabalha com as abelhas e perceber qual a importância que estes pequenos insetos têm na vida do montado e dos seres humanos.

 Tanto os falcões e as suas presas, como as abelhas são elementos integrantes do montado, e a sua importância vai muito além daquilo que parece á primeira vista, pois servem inclusivamente como importantes indicadores do estado de conservação dos nossos campos e florestas.

  Herdade das Gamas e Fetal

 A origem do Monte das Gamas perde-se na memória do Tempo. Como espaço físico, foi o assento de lavoura de um outrora muito vasto conjunto de propriedades rurais, situadas nas províncias do Ribatejo e do Alentejo.

 Inserido na Herdade das Gamas e Fetal, o Monte das Gamas tem sido considerado um ex libris do Vale do Sorraia e do concelho de Coruche, no distrito de Santarém. Este local já figura, pelo menos, em cartas geográficas do séc. XVIII existentes no Palácio Real de Mafra.

 Sabe-se que a herdade foi adquirida pelo Conde de Moçâmedes ao Conde da Ponte (Saldanha da Gama) em meados do séc. XIX e arrendada, nos finais desse século, a António Feliciano Corrêa Branco, avô materno de D. Maria Celestina Branco Teixeira. Esta Senhora, nascida em Muge, na Casa Cadaval onde seu pai trabalhava, viria mais tarde a casar com António Alves de Meira, abastado lavrador e comerciante, a quem a referida “propriedade, seus gados e demais pertenças” foram legados por testamento de João de Souza Falcão, à data seu proprietário, ilustre alpiarcense contemporâneo de José Relvas e com quem ambos privavam.

 Viúva em 1938 e sem filhos, passou esta Senhora a administrar os seus bens, assessorada mais tarde pelo seu afilhado António Maria Joaquim, sua esposa e seus filhos, sendo estes os atuais herdeiros e proprietários deste Monte das Gamas.

  Monte das Gamas - Entre a floresta e o rio.

 Em pleno Ribatejo e com uma vista soberba sobre o vale do Sorraia, o Monte das Gamas alia as tradições agrícolas a momentos de lazer excecionais, desfrutando-se de paisagens naturais encantadoras e multifacetadas ao longo das estações do ano. Nele poderão realizar-se os mais variados eventos, em instalações e nos terrenos de que a herdade dispõe.

 O Monte das Gamas é uma quinta agrícola com cerca de 400 hectares em pleno funcionamento. A sua principal atividade centra-se no cultivo de cereais e na exploração florestal, mas dedica também especial atenção ao turismo, sob diversas vertentes.

 Esta especificidade permite-nos a flexibilidade de oferecer a quem nos visita desde a possibilidade de assistir e participar desde algumas atividades rurais, até programas cinegéticos, birdwatching, passeios a pé, em bicicleta ou a cavalo.

Nas albufeiras particulares, no pego das Gamas ou no rio Sorraia pode ainda pescar ou passear de barco... Ou simplesmente pernoitar e descansar alguns dias, usufruindo da experiência única de recuar no tempo alguns anos, vivendo a simplicidade confortável da Casa dos Avôs, da Casa do Maioral, da Casa do Guarda….

 Com espaços para reuniões e refeições, o Monte das Gamas pode ainda ser uma alternativa diferente para empresas que valorizem a originalidade e a beleza natural.

  Coudelaria Teixeira de Meira - O regresso da tradição

 Ultrapassado um período crítico, em que se viram despojados dos terrenos agrícolas, no início dos anos noventa os atuais proprietários da Herdade das Gamas e Fetal adquirem um grupo de éguas, com origens semelhantes às ancestrais existentes na herdade, ao Sr. António José da Veiga Teixeira, sobrinho de Maria Celestina Teixeira de Meira. Este obtivera-as de seu pai, com quem sua irmã permutaria reprodutores em algumas ocasiões conforme se pode ler em registos da época. Desde então, obtêm um grupo de éguas e garanhões de novo com o seu ferro e em cujas genealogias se encontram diversos equinos premiados das mais famosas coudelarias portuguesas: Andrade, Ervideira, Palha Blanco, Assunção Coimbra, Veiga, CN, etc.. Relançam, assim, uma nova fase desta Coudelaria, a que dão então o nome “Teixeira de Meira” em homenagem a quem os acarinhou, tendo sempre como base uma rigorosa seleção de reprodutores com as qualidades que são apanágio do Puro-sangue Lusitano.

  Caçar na Herdade das Gamas

 A Zona de Caça Turística da Herdade das Gamas e Fétal, situa-se na região do Ribatejo, concelho de Coruche, estende-se desde a povoação de Fajarda até próximo da povoação de Biscainho e engloba pouco mais de 400 ha, repartidos por montado, pinhal, terrenos de arrozal e de outras culturas de regadio. Aqui vivem coelhos em grande abundância, mas também lebres, perdizes, faisões, codornizes, patos, narcejas, tordos, pombos, rolas, javalis, gamos e um sem fim de outras espécies que poderá caçar ou, simplesmente, fotografar. A Caça aqui exercida pauta-se por ser aquela que mais respeita a Natureza e se aproxima da ancestral; falcoaria, caça com arco, jornadas de caça controlada com espingarda a diversas espécies migratórias e sedentárias, esperas em palanques aos javalis, treino de cães de caça, são algumas das opções que aqui pode praticar. Mas espere sentir dificuldades na captura pois aqui optamos por não introduzir caça, as peças são totalmente bravias, nascidas e criadas no terreno.

  A viagem de dia 13 de Abril promete ser inesquecível

 Estes são apenas alguns dos motivos pelos quais a 3ª Expedição ao Montado irá parar nesta propriedade, depois de já por duas edições ter passado pelos seus terrenos. Será um excelente início do programa da Expedição, que terá ainda muitos e espetaculares motivos de interesse durante a longa viagem pelas colinas e arneiros da charneca.

A 3ª Expedição ao Montado é um passeio TT de dificuldade baixa, acessível a SUV 4x2 e 4x4, bem como aos tradicionais veículos 4x4. Podem também participar nesta 3ª Expedição motos de trail e grande trail e ainda buggies de lazer. No entanto, são excluídas as viaturas de competição.

 A "Expedição" irá seguir um percurso de mais de 150 quilómetros desenhado na zona sul do concelho de Coruche. Os participantes irão levar a bordo das suas viaturas um roadbook que lhes irá indicar quais os caminhos a seguir, mas também pontos de perigo que requeiram mais atenção. Em alguns locais o Roadbook terá também alguma informação de interesse turístico-cultural. Não existirão quaisquer marcações com fitas ou sinais na pista, nem será divulgado antecipadamente o percurso. A Expedição ao Montado é um evento organizado pela X-Adventure em parceria com o Todoterreno.pt, contando com o apoio do Monte das Gamas, do Município de Coruche, do Coruche Inspira, do Museu Municipal de Coruche, do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, da Freguesia de Santana do Mato, da Herdade da Torrinha, da Quinta da Arriça, do "Água na Boca", da Fedima Tyres, da Associação Cultural de Coruche Conta-Cenas, do Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra.

 O "Media Oficial" da Expedição é o site www.todoterreno.pt, e os "Media Partner Oficiais" são a revista Offroad 4x4, e os sitios de internet 16Válvulas e MaisTT

 O site oficial da Expedição está acessível em http://www.todoterreno.pt/expedicao2014

 Visite a página do evento no facebook :https://www.facebook.com/events/217731641746626/?fref=ts

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Team HRC com o apoio da Honda para a temporada de 2014

Honda Motor Co., Ltd. today announced from the Aoyama Head offices, in Tokyo, its 2014 motorsports strategy and initiatives for expanding the popularity of motorsports with Cross-Country Rallies one of the key categories.

 In his annual global motorsports address today, which outlined all of Honda’s factory motorsport programmes for 2014, Honda President Takanobu Ito announced that Honda is determined to raise the commitment to the Rally Team.

 Honda Racing Corporation (HRC) will be active not only in top-level racing of this caliber but also in the promotion of commercially available racing machines. HRC plans to launch the CRF450 Rally from the Dakar by the end of this year. Through these actions, Honda aims to provide equivalent machines or near-twins of its factory team machines to more and more customers, as part of its efforts to further expand the popularity of motorcycle racing.

 The Team HRC factory team competed in the Dakar 2014 Argentina-Bolivia-Chile this January. Three of the five team riders arrived to the end of the toughest and most challenging off-road race in the World: Helder Rodrigues finished in 5th place, Joan Barreda in 7th place, and Javier Pizzolito in 23rd. Team HRC won 6 of the 13 stages of the race. For the 2015 rally, Honda’s racing strategy including its riders will be announced as soon as it is determined.

 Barreda and Rodrigues were present in Tokyo, appearing alongside Marc Marquez and Dani Pedrosa (MotoGP), Evgeni Bobryshev and Max Nagl (Motocross) and other Honda riders from different Japanese championships and drivers from IndyCar and World Touring Car Championships.

Hélder Rodrigues na apresentação mundial da Honda

A Honda Motor Co., Ltd. anunciou hoje no Japão a sua estratégia desportiva para 2014 na qual piloto português Hélder Rodrigues que recentemente conquistou o 5º lugar no Dakar 2014 continua a ser uma das apostas do construtor japonês para a tão ambicionada conquista da mais importante competição mundial de todo-o-Terreno.

 Juntamente com nomes como os de Marc Márquez e Daniel Pedrosa (Moto GP), Evgeni Bobryshev e Max Nagl (Motocross) Gabriele Taquini e Tiago Monteiro (WTCC), entre outros, Hélder Rodrigues e Joan Barreda estiveram presentes em representação da formação oficial do Team HRC que competiu no Dakar.

 No seu discurso em Tóquio, o Presidente da Honda, Takanobu Ito, anunciou que a marca está determinada em manter a sua aposta na equipa de Rally. A Honda Racing Corporation (HRC) não só se irá manter em competição ao mais alto nível, como também se propõe lançar no mercado, até o final deste ano, a CRF450 do Rally Dakar. Uma dinâmica que visa disponibilizar a clientes uma máquina praticamente idêntica à da equipa oficial, o que permitirá expandir ainda mais a popularidade do motociclismo.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

JORGE MONTEIRO VENCE A 2ª BUGGY RACE

• Caravana "Buggy" fez a festa em Coruche

• Mais de duas dezenas de participantes responderam á chamada do Moto Clube Sacho.

 No passado dia 2 de Fevereiro, o Concelho de Coruche voltou uma vez mais a viver um extraordinário dia de todo o terreno, desta vez dedicado apenas aos Buggies, com a realização da 2ª Buggy Race, o único evento realizado em Portugal exclusivamente para Buggies e UTV's.

 Apesar do local do evento ser o mesmo de 2013, a organização optou por modificar uma parte do traçado devido às condições do piso não serem as melhores. As chuvas dos últimos dias ensoparam literalmente o terreno, e assim os concorrentes utilizaram uma zona já conhecida do "Shakedown". A pista passou assim a contar com uma zona muito rápida, que introduziu um elemento diferente no traçado, pois apesar de parecer fácil é bastante exigente devido às velocidades elevadas é às curvas traiçoeiras.

 A 2ª Buggy Race começou com um curto período de pista aberta que serviu essencialmente para os pilotos se ambientarem às condições do terreno e ficarem a conhecer o circuito. Após este espaço de tempo, todos os pilotos realizaram uma volta a contar o tempo que serviu para ordenar a grelha de partida. O mais rápido nesta fase foi António Ferreira em Rage, seguido de Bernardo Mendes depois por Vítor Santos a completar o lugar mais baixo do pódio.

 Para a prova a organização preparou um esquema de 2 mangas, que inicialmente estava previsto terem durado 1 hora e meia cada, mas acabaram por durar apenas 1. António Ferreira apesar de ter saído em primeiro abandonou esta manga à sexta volta, enquanto Bernardo Mendes ficou logo pela terceira. Assim, com estes dois adversários fora do seu caminho, Vítor Santos assumiu a liderança e venceu a primeira manga com a magra vantagem de 5 segundos sobre Jorge Monteiro, que arrancou em quarto. O terceiro foi Sergio Silva.

 Após os primeiros 60 minutos de prova os participantes tiveram hora e meia para recuperar e atestar as suas máquinas para a manga seguinte. E enquanto as equipas buggy se preparavam para a fase seguinte, o público e convidados assistiu às várias passagens do espetacular Proto Vangest de Carlos Oliveira, que esteve presente em Coruche e deu várias voltas ao circuito com os convidados presentes, incluindo o Sr. Presidente da Camara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira.

 A segunda manga começou com a caravana um pouco mais curta, pois alguns dos 21 pilotos que arrancaram para a primeira não conseguiram recuperar as suas máquinas. Vítor Santos foi quase sempre o líder desta manga, embora sempre seguido de muito perto por Jorge Monteiro, com este ultimo a conseguir em algumas ocasiões ser mesmo mais rápido. A batalha entre estes dois terminou já na última volta, mas não na bandeira de xadrez.

Na verdade foi a correia do Polaris de Vítor Santos que pôs um ponto final á contenda quando se partiu e deixou o piloto parado na pista. Assim, Jorge Monteiro assumiu a liderança e bastou-lhe percorrer apenas uma curta distância para vencer esta segunda manga. O segundo classificado foi Sergio Silva, que melhorou assim em um lugar o resultado obtido na primeira manga. O terceiro classificado foi João Fidalgo que anteriormente tinha ficado pelo caminho, mas que desta vez conseguiu um lugar no top3.

 Na classificação geral final da 2ª Buggy Race, a vitória acaba por ficar para Jorge Monteiro, o segundo lugar fica para Sérgio Silva, enquanto o azarado Vítor Santos que viu fugir a vitória no final do evento se teve que contentar com o terceiro posto. No final do evento Luís Pirralho do Moto Clube Sacho era um homem bastante satisfeito:

"Em 2013 decidimos realizar um evento dedicado apenas a Buggies e UTV's que servisse de abertura da temporada. Sabíamos desde o início que era uma aposta arriscada, mas a adesão em massa dos participantes fez da 1ª Buggy Race um sucesso, mesmo apesar de ser ter realizado debaixo de condições climatéricas muito adversas” disse-nos o organizador depois do evento.

 “Em 2014 tentámos antecipar possíveis problemas e fizemos as modificações necessárias na pista para mesmo que chovesse muito a esta aguentasse até ao final. Outra modificação que fizemos foi dividir o tempo de duração do evento em duas mangas. Assim os pilotos acabaram por poder rodar mais tempo, pois apesar de alguns terem parado durante a primeira manga, quase todos voltaram a arrancar para a segunda. O resultado da nossa aposta está à vista, com mais uma excelente lista de participantes, onde figuram uma grande parte dos habituais dos CNTT e também alguns estreantes, como é o caso dos pilotos Franceses que vieram até nós neste fim-de-semana. A lista de pilotos participantes só não foi maior porque alguns deles ainda não têm as suas máquinas preparadas para a época de 2014. No entanto vários destes pilotos estiveram em Coruche a assistir ao evento, contribuindo assim para uma maior assistência. A Buggy Race afirmou-se como o grande evento de Buggies e UTV's da pré-época, e é com muito orgulho no trabalho feito e muita esperança no futuro que vamos começar já a pensar na próxima edição no início de 2015.

 Não queria deixar passar a oportunidade de agradecer a todas as pessoas e entidades que nos ajudaram a colocar no terreno este evento. Queria deixar um agradecimento muito especial á X-Adventure pelo apoio que nos deu na organização da Buggy Race, e agradecer também o apoio incondicional do Todoterreno.pt, do Municipio de Coruche, da União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra, da Fedima Tyres e da Red Bull. A todos eles e também a todos os pilotos e ao público muito obrigado" concluiu.

Overdrive Racing na Baja da Rússia com 3 Toyotas Hilux

· Saudi WRC star Yazeed Al-Rajhi rejoins Overdrive to target winter glory 

· Brazilian Reinaldo Varela and Pole Marek Dabrowski complete team line-up

 Belgium’s Overdrive Racing heads east next week with three Toyota Hiluxes to tackle Baja Russia Northern Forest ‘14, the opening round of the 2014 FIA World Cup for Cross-Country Rallies, Held across the icy and snowy wastelands of the Leningrad region of northern Russia, the event takes place on February 14-16th.

 Saudi WRC star Yazeed Al-Rajhi returns to the team to start his own FIA World Cup campaign alongside the experienced German co-driver Timo Gottschalk. Timo won two special stages alongside Carlos Sainz at the recent Dakar Rally.

 Al-Rajhi tackled the Rally Jeddah at the end of January before heading to Sweden for the second round of the FIA World Rally Championship. That experience in a conventional saloon-type rally car should pay dividends when he switches to the Toyota to master a similar type of terrain and equally wintry conditions in northern Russia.

 The Brazilian pairing of Reinaldo Varela and Gustavo Gugelmin won the Baja Italy outright with Overdrive Racing in 2013 and they return to the championship this year in a second Hilux.

 Poles Marek Dabrowski and Jacek Czachor switched from enduro riding to racing on four wheels last year and achieved a stunning seventh-placed finish in January’s Dakar Rally with their Team Orlen-backed Toyota. They crew the third Overdrive car in Russia.

  “I think we have an excellent team ready and raring to go at the start of the FIA World Cup in Russia,” said Overdrive team director Jean-Marc Fortin. “There has been very little time to re-gather our thoughts and prepare logistically since the Dakar, but we are all looking forward to this very different challenge.

  “The big contrast will be the weather conditions. On the Dakar, our team was working in temperatures of up to 40° Centigrade and, in Russia, those temperatures in the snow will drop to around 25° below zero.

  “Yazeed has worked with our team before with the Nissan and won the Ha’il International Rally in Saudi Arabia. He will head straight to Russia from Rally Sweden; that will be perfect training for him to play in the snow before Baja Russia.”

 Fortin also confirmed that Dabrowski and Varela are scheduled to tackle a full programme of FIA World Cup events with Overdrive Racing.

 With the rally headquarters – the Ice Palace - located 50km south of St. Petersburg at the popular ski resort of Igora, the main timetable of events at Baja Russia Northern Forest ‘14 starts with scrutineering and administration checks from 08.00hrs on Friday, February 14th.

 A ceremonial start at 15.15hrs precedes a timed six-kilometre super special stage in the Priozerskiy area from 16.20hrs.

 Two timed selective sections take teams through the northern Russian wilderness on Saturday, February 15th from 09.45hrs and 13.05hrs and the race reaches a conclusion with a fourth selective section on Sunday morning from 10.45hrs. The podium finish is scheduled for 15.00hrs in Igora.

 The Northern Forest event was included in the FIA championship calendar in 2009 and 2010 and ran as a candidate rally last season after a two-year break. Formerly a round of the smaller Baja series, this year’s event marks the first time that a round of the FIA World Cup will be held in Russia.

3ª EXPEDIÇÃO AO MONTADO REGRESSA À HERDADE DA TORRINHA

Em 2014 repete-se um dos momentos altos da edição anterior da "expedição".

 A 3ª Expedição ao Montado, que irá para a estrada no próximo dia 13 de Abril tem já por esta altura o seu programa muito próximo da conclusão, e assim, durante as próximas semanas irão sendo apresentados pouco a pouco e com o devido detalhe os parceiros do evento, bem como os pontos de visita que lhe dizem respeito. Hoje temos oportunidade de Vos apresentar aquele que será o segundo ponto de paragem previsto para o domingo do passeio.

 Depois do sucesso que foi em 2013 a passagem pela Herdade da Torrinha, a "expedição" irá este ano repetir esse ponto e levar uma vez mais os participantes a assistirem a um pouco daquilo que é a criação e lide das raças de gado autóctones. Voltaremos a esta herdade no extremo ocidental do Concelho de Coruche, onde são criados belos e imponentes exemplares de gado bravo, e também os mais dóceis Mertolengos, conhecidos como "cabrestos" e muitas vezes utilizados para ajudar na lide de outras raças. Os participantes da Expedição ao Montado irão poder ver estes animais de perto, ver como são tradicionalmente tratados e criados no seu habitat natural, bem como assistir ainda a um ajuntamento de cabrestos no picadeiro, momento particularmente interessante e que demonstra bem a proximidade existente entre homens e animais.

 Este será um dos primeiros pontos de paragem do dia, para tentar chegar a tempo do momento da alimentação do gado bravo, altura em que estão mais próximos do percurso da expedição, porque uma vez saciados a tendência é de se afastarem para locais mais sossegados no interior dos campos ou eventualmente á sombra de algum sobreiro.

 Esta visita irá muito provavelmente ter outros motivos de interesse, mas que por enquanto é prematuro revelar visto estarem ainda a ser objeto de negociação com os parceiros da "Expedição".

 A pastorícia e a criação de gado foram das primeiras atividades que o ser humano praticou como forma de se auto sustentar, procurando através dos animais suprimir não só as suas necessidades de carne, como também de peles e leite. Assim, esta ligação milenar entre homens e animais terá tanto ou mais tempo que a ocupação dos montados do Vale do Sorraia, tendo o gado sido uma presença constante na região ao longo de todos estes séculos. A sua existência até ao século passado era de uma importância vital para a região, sendo estes animais utilizados para quase tudo, desde força de tração para a agricultura, meio de transporte de pessoas e carga, e também para nas já referidas fonte de carne, leite e peles. Para além dos aspetos práticos do dia-a-dia, o gado bovino assumiu ainda uma importância tal que se tornou eventualmente no elemento mais marcante da cultura local, quer seja através da tauromaquia, ou nas inúmeras feiras de outrora e celebrações em que estes animais eram uma das figuras centrais.

 A Herdade da Torrinha é uma das casas agrícolas da região que ainda conserva toda a sua autenticidade, onde o tempo ainda passa um pouco mais devagar, seguindo o ritmo calmo e tranquilo da sequência das estações tal como era antigamente. Apesar da modernização imposta pelo evoluir da nossa própria civilização, aqui ainda muitas das atividades são realizadas tal e qual como eram há muitos anos atrás, e a criação do gado é uma delas, razão pela qual visitaremos uma vez mais esta herdade.

 A Expedição ao Montado é um passeio TT de grau de dificuldade baixo, destinado não só aos proprietários dos veículos 4x4 tradicionais, mas também aos proprietários dos modernos SUV 4x4 e 4x2. A "Expedição" é também aberta a motos, mas apenas do tipo Grande Trail. Não são admitidas motos de competição nem similares. Ainda no que diz respeito a veículos, em 2014 será permitida a inscrição de Buggies de lazer, no entanto tal como nas motos, viaturas de competição estão excluídas.

 Os participantes irão levar a bordo das suas viaturas um roadbook entregue pela organização, que servirá como "guia" para a sua viagem, indicando-lhes não só o caminho a seguir, como também dando algumas informações sobre os locais onde vão a passar. No próximo dia 13 de Abril, os participantes da 3ª Expedição ao Montado irão arrancar de Coruche ao inico da manhã, para percorrerem mais de 150 quilómetros de estradas e estradões do Concelho de Coruche, situado a menos de uma hora de Lisboa e que ainda assim passa algo despercebido, mantendo por isso ainda muitos segredos por revelar.

 Nesta terceira edição a aposta forte da organização será no conteúdo cultural, depois de nas duas edições anteriores ter dado a conhecer o montado em várias das suas vertentes.

 A Expedição ao Montado é um evento organizado pela X-Adventure em conjunto com o Todoterreno.pt, e que para já tem como parceiros o Município de Coruche, a Freguesia de Santana do Mato, o Monte das Gamas, a Herdade da Torrinha, o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, o Museu Municipal de Coruche, o Rancho Folclórico da Erra, a Associação Cultural de Coruche Conta-Cenas.

 O meio de comunicação oficial da Expedição ao Montado é o Todoterreno.pt e os parceiros media são a revista Offroad 4x4 e os sites 16 Válvulas e MaisTT.

Helder Rodrigues embaixador Wings for Life World Run

• Corrida solidária ocorre simultaneamente em todo o mundo

 O piloto português Hélder Rodrigues que conquistou recentemente o 5º lugar no Dakar 2014 é um dos o embaixadores do maior evento de corrida alguma vez realizado à escala global, a Wings for Life World Run, uma corrida que decorrerá simultaneamente em 35 países e que pretende apoiar a missão da Fundação Wings for Life: encontrar a cura para as lesões da espinal-medula.

 No dia 4 de Maio, às 10h (hora UTC) será dado o sinal de partida. Serão milhares de pessoas, de 35 países diferentes, espalhadas pelos seis continentes, a participar, a correr ao mesmo tempo por aqueles que não podem. Em Portugal o arranque dá-se às 11 da manhã (hora de Portugal Continental), enquanto na Califórnia (EUA) será às 3 da madrugada, na Alemanha ao meio dia e na Ilha Formosa às seis da tarde!

 A Wings for Life World Run é para corredores de todos os níveis, de estreantes e amadores apaixonados a atletas profissionais (maiores de 18 anos). Em Portugal, a aventura começará na costa alentejana e contará com um percurso extremamente acessível, seguindo quase sempre em plano. O ponto de partida é a praia da Comporta, seguindo para sul por Melides, Santo André, Sines, Porto Covo e Vila Nova de Milfontes. 

Na apresentação do evento que decorreu no estádio do Jamor, Hélder Rodrigues mostrou-se lisonjeado com convite para ser embaixador desta inédita iniciativa: “É, para mim, um privilégio e uma honra ser embaixador da Wings for Life World Run. O que mais me agrada no conceito é a ideia de se realizar, ao mesmo tempo e em todo o mundo, uma corrida e saber que naquela altura serão milhares de pessoas a correr em simultâneo por uma causa, o que é simplesmente notável. Farei os possíveis para estar poder participar no dia 4 de Maio e, somente uma incompatibilidade com o calendário do campeonato mundial, me poderá impedir de comparecer”, salientou o piloto.

 Para além de Hélder Rodrigues, outras personalidades do panorama nacional do desporto, cultura e entretenimento vão estar associadas ao evento como embaixadores da corrida: António Félix da Costa, Ruben Faria, Naide Gomes, Tomaz Morais, Telma Monteiro, Salvador Mendes de Almeida, Mário Pardo, Hugo Pinheiro, Pedro Ribeiro e Tiago Pires.

 Da equipa de embaixadores internacionais fazem parte o craque do Barcelona, Neymar, o Campeão do Mundo de Fórmula 1, Sebastian Vettel, os Campeões Olímpicos de Vela Roman Hagara e Hans Peter Steinacher, o maratonista italiano e tri-campeão mundial dos 100 km, Giorgio Calcaterra, o surfista profissional australiano e tri-campeão mundial, Mick Fanning, entre outros.

 A participar estarão não só caras anónimas, mas também outras de personalidades tão bem conhecidas no mundo do desporto como sejam o campeão de windsurf Robby Naish, o piloto do Dakar e antigo esquiador olímpico Luc Alphand, o antigo piloto de F1 David Coulthard, a referência do Iron Man, Marc Herremans, a ultra-maratonista Sabrina Mockenhaupt, entre outros.

 A totalidade das receitas provenientes das inscrições na corrida reverterá a favor da Fundação Wings for Life, uma entidade sem fins lucrativos, que dará o seu contributo ao juntar “pessoas que vão correr por aqueles que não podem”, abrindo caminho para apoiar investigações que ajudarão a encontrar a cura para as lesões da espinal-medula.

 As inscrições estão abertas até ao dia 20 de abril de 2014 no site oficial: www.wingsforlifeworldrun.com