quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

QUINTA DA ARRIÇA: VINHOS DE QUALIDADE PARA SABOREAR NA “EXPEDIÇÃO”

- Prova de Vinhos da Quinta da Arriça faz parte do programa da 3ª Expedição ao Montado

- Inovação e qualidade são os principais traços deste parceiro.

 Apreciado há milhares de anos, o vinho é um dos elementos que faz parte da cultura do povo Português, e logicamente do Concelho de Coruche. A sua introdução no nosso território não tem data exatamente definida, mas foi certamente muito anterior à conquista do nosso território por parte dos cristãos.

 Bastante apreciado pelos nossos povos, o vinho ocupou por direito o seu espaço não só na alimentação dos povos como nos rituais e celebrações ao longo dos séculos. Também como atividade económica a produção de vinho ganhou relevo há já muito tempo, com os vinhos Portugueses a ocuparem o um lugar de destaque não só em Portugal, um pouco por todo mundo.

 Juntamente com o vinho, um dos produtos emblemáticos do nosso país é a cortiça, que é utilizada quase em exclusivo para fechar e dar qualidade aos vinhos Portugueses. Assim, para além da convivência na mesma região, a pequena e modesta rolha de cortiça torna-se num elo fundamental entre a vinha e o montado, ainda que nada tenha a ver diretamente com o vinho propriamente dito ou com a sua produção. No entanto desempenha um papel decisivo na conservação, ao mesmo tempo que é para muitos parte integrante e indissociável da imagem de marca dos vinhos de qualidade, não existindo outros produtos de origem natural, em que a qualidade de um influencie tanto a qualidade do outro.

 Por todos os motivos que atrás enumeramos, a 3ª Expedição ao Montado conta uma vez mais no seu leque de parceiros com uma quinta produtora de vinhos de qualidade: A Quinta da Arriça.

 Situada na zona sul do concelho de Coruche, numa zona dominada pelos sobreiros, a Quinta da Arriça nasceu do empenho de dois enófilos, um restaurador de carros antigos e um médico colecionador de carros antigos. Foi durante o restauro de um Rolls-Royce de 1937 que nasceu uma grande amizade entre estes dois homens, ambos discípulos de Epicur, fiéis fervorosos de Baco e inspirados pela filosofia do “Novo Mundo”, que decidiram no ano 2000 iniciar a produção de vinhos. Para o efeito adquiriram a Quinta por trás da oficina onde se dedicavam aos restauro dos carros antigos, onde para além da proximidade geográfica, beneficiam de terrenos e clima bastante adaptados à produção de vinho.

 Assessoraram-se dos melhores técnicos, e seguindo os seus conselhos plantaram as castas mais adequadas ao microclima das encostas da Arriça, nomeadamente Chardonay, Sauvignon Blanc, Verdelho, Moscatel Graúdo, Cabernet-Sauvignon, Touriga Nacional, Pinot-Noir, Alicante Bouchet, Sousão e Syrah.

 O passo seguinte no caminho da qualidade passava por dispor de instalações e equipamentos modernos, tendo sido construída uma adega equipada com tecnologia de ponta, e com uma capacidade de vinificação de 100 toneladas de uva.

 Assim, estes dois amigos lançaram-se numa aventura sem empirismos, com prazer, dedicação, e com o objetivo de pequenas produções e de grande qualidade.

 No próximo dia 13 de Abril iremos ter durante a nossa viagem a oportunidade de parar para experimentar os vinhos produzidos pela Quinta da Arriça. Este será um dos momentos mais interessantes da viagem e que irá certamente deixar os apreciadores de vinhos de qualidade bastante satisfeitos.

 A 3ª Expedição ao Montado é um passeio TT de dificuldade baixa, acessível a SUV 4x2 e 4x4, bem como aos tradicionais veículos 4x4. Podem também participar nesta 3ª Expedição motos de trail e grande trail e ainda buggies de lazer. No entanto, são excluídas as viaturas de competição.

 A "Expedição" irá seguir um percurso de mais de 150 quilómetros desenhado na zona sul do concelho de Coruche. Os participantes irão levar a bordo das suas viaturas um roadbook que lhes irá indicar quais os caminhos a seguir, mas também pontos de perigo que requeiram mais atenção. Em alguns locais o Roadbook terá também alguma informação de interesse turístico-cultural. Não existirão quaisquer marcações com fitas ou sinais na pista, nem será divulgado antecipadamente o percurso.

 A Expedição ao Montado é um evento organizado pela X-Adventure em parceria com o Todoterreno.pt, contando com o apoio da Quinta da Arriça, do Município de Coruche, do Coruche Inspira, do Museu Municipal de Coruche, do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, da Freguesia de Santana do Mato, da União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra, da Herdade da Torrinha, do Monte das Gamas, do "Água na Boca", do Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra, da Associação Cultural de Coruche Conta-Cenas. 

O "Media Oficial" da Expedição é o site www.todoterreno.pt, e os "Media Partner Oficiais" são a revista Offroad 4x4, e os sitios de internet 16Válvulas e MaisTT.

 O site oficial da Expedição está acessível em www.todoterreno.pt/expedicao2014 , enquanto a página oficial do evento no facebook está acessível em https://www.facebook.com/events/217731641746626/?fref=ts