sábado, 30 de novembro de 2013

Proto AC Nissan luso francês é o segundo líder após seis horas de prova

A equipa liderada por Mário Andrade está na frente das 24 Horas TT Vila de Fronteira quando está cumprido apenas um quarto de prova. A formação com mais vitórias no Terródromo ascendeu ao primeiro lugar praticamente ao passar da sexta hora de competição, com 29 voltas cumpridas. Até então, quem estava na frente era o BP Ultimate Vodafone Team que comandava desde o início.

 A estrutura de António Coimbra, José Pedro Fontes, Miguel Barbosa, Luís Silva e Nicolas Clerget saiu da pole-position e ficou na liderança durante mais de cinco horas e meia. Contudo, neste momento está em segundo, a menos de quatro minutos dos líderes. Em terceiro surge o BMC RR 2M do francês François Florentin. A melhor equipa totalmente portuguesa é a de João Rato que, com a Mazda BT-50, lidera o Desafio Mazda. 

A corrida começou às 13 horas, mas pouco depois de ter sido dada a partida, o “safety-car” teve de entrar em pista devido a um acidente que envolveu oito carros de competição. Muitos ficaram bastante mal tratados, o que obrigou as equipas técnicas a trabalhos extra logo no início desta maratona. Felizmente não houve feridos entre os pilotos e, com a extracção das viaturas acidentadas, a corrida pôde prosseguir normalmente.

Bruno Martins vence 3 Horas TT Vila de Fronteira no limite

Bruno Martins é o primeiro grande vencedor do fim-de-semana de festa em Fronteira com a vitória in extremis nas 3 Horas TT Vila de Fronteira, competição reservada aos Buggy/UTV. O piloto do Rage Comet R 1400 andou sempre nos lugares cimeiros mas só na derradeira volta é que conseguiu ultrapassar o campeão nacional, Nuno Tavares, em IPS RX 875, para cruzar a linha da meta na primeira posição com uma vantagem de 14,78s. O último lugar do pódio ficou para João Dias que colocou o segundo IPS RX 875 entre os três melhores classificados.

 Numa corrida extremamente exigente para as mecânicas dos Buggy/UTV presentes, Bruno Martins não só foi rápido como contou com um carro extremamente fiável para sair vitorioso. “Foi difícil porque senti algumas dificuldades a meio da corrida, mas depois recuperei, consegui imprimir um ritmo forte e alcancei o primeiro lugar mesmo no limite”, afirmou o vencedor.

 Apesar de ter apenas 20 anos, o campeão nacional, Nuno Tavares, demonstrou uma enorme maturidade e esteve muito perto de ganhar. “Na última volta, quando olhei para o espelho e vi que vinha um Rage sabia que não tinha hipótese de segurar o primeiro lugar porque esses carros são muito mais rápidos em recta e adaptam-se melhor às características do circuito”, lamentou o piloto que assim não conseguiu juntar ao título nacional e ao triunfo na Baja Portalegre 500 a conquista das 3 Horas TT Vila de Fronteira.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Etelvino Carvalho lidera Desafio Total Mazda em Fronteira

Com tudo por decidir na competição organizada pela Mazda e pela Total, a caravana das Mazda BT-50 apresentou-se em força neste dia em que se disputaram os treinos cronometrados que resultam no alinhamento da grelha de partida para as 24 Horas de Fronteira. Com três equipas em liça pelo primeiro lugar do Desafio 2013 esta última prova da temporada tem tudo para ser disputada do principio ao fim, mesmo estando em causa duas pontuações (às 12 Horas e às 24 Horas). A verdade é que só pelas 13 horas de Domingo, se saberá qual o vencedor da competição, uma vez que as pontuações a atribuir às 12 horas de prova não serão suficientes para que seja encontrado o “campeão”.

 O piloto mais rápido nesta fria tarde de sexta-feira em Fronteira foi Etelvino Carvalho, líder do Desafio, ele que está apostado em fazer valer a vantagem pontual (3 pontos) que tem para João Oliveira. O piloto de Portalegre, que faz equipa com Francisco Gil, Bruno Pinhão e Micael Cassiano realizou a sua melhor volta em 11m12,16, marca que lhe garantiu o 16º lugar em termos de geral.

 O segundo mais lesto foi João Rato, que faz equipa com os irmãos Paulo e Carlos Pinto e ainda com Filipe Serra, sendo que o piloto também oriundo de Portalegre sabe que está obrigado a ganhar às 12 e às 24 Horas para poder alimentar a esperança de revalidar o título. Rato foi o 19º melhor na prova, com o tempo de 11m15,83s.

 Bruno Oliveira é, de entre os quatro pilotos em prova aquele que já não conseguirá repetir os títulos que conquistou em 2007 e 2008. Acompanhado por Rui Neves, Rui Lopes e José Carvalho, Oliveira fez a sua volta em 11m20,28s, tempo que lhe valeu o 21º lugar na grelha de partida.

 Vencedor do Desafio Total Mazda na Baja de Idanha-a-Nova, João Oliveira, que fez este ano a sua estreia no Desafio Total Mazda, foi o quarto mais rápido, 46º da geral, ele que nesta prova está na luta directa pelo título. Oliveira, que faz equipa com Tiago Avelar, Miguel Santos e Paulo Cardoso fez a sua melhor volta em 12m12,22s.

 A prova arranca amanhã pelas 13 horas.

Treinos cronometrados valem recorde no Terródromo de Fronteira

A 16ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira já fica para a história com a equipa BP Ultimate Vodafone a bater o recorde do circuito. José Pedro Fontes, piloto que já em 2010 tinha atingido um feito semelhante, voltou a ser rapidíssimo e retirou quase quatro segundos ao anterior recorde. O piloto que partilha a condução do JMS BMC-EV2 com Miguel Barbosa, António Coimbra, Luís Silva e Nicolas Clerget, estabeleceu o tempo de 9m38,42s e garantiu a “pole-position” para a corrida que começa amanhã às 13 horas.

 A segunda equipa mais rápida nos treinos cronometrados foi a de Hervé Lhoste, no Cazé Nissan, que ficou a uns distantes 47,82s dos mais rápidos. Esta diferença é enganadora na medida em que a formação terceira classificada, do DRV-Nissan DRV 2 de Marc Demota, ficou a apenas 2,88s dos segundos classificados, e a quarta equipa mais rápida, do Proto A.C. Nissan de Mário Andrade, não conseguiu um lugar entre os três primeiros por 17 centésimos (!!!).

 Com quase uma centena de viaturas em pista, os melhores tempos foram alcançados logo no início da sessão e o da equipa que vai sair da “pole-position” não foi excepção. “A estratégia resultou e conseguimos sair para o circuito com poucos carros. Fiz uma volta o mais limpa possível e apesar de não ser um objectivo prioritário, é sempre bom bater o recorde porque não só é uma marca importante como dá ainda mais visibilidade à equipa”, explicou José Pedro Fontes, o piloto que estabeleceu o registo da tarde.

 Com o segundo tempo, a equipa de Hervé Lhoste, está muito satisfeita e igualmente surpreendida. “Este carro é totalmente novo para nós. Comprámo-lo a outra equipa e estamos a correr com ele pela primeira vez. Foi muito bom acabar com este registo. Agora vamos com calma para a prova porque é importante ser consistente. Foi assim que no ano passado ficámos em terceiro”, afirmou o team manager da formação francesa, Remi Seclier.

 Entre os concorrentes do Desafio Mazda, competição que se decidirá nas 24 Horas TT Vila de Fronteira, a equipa de Etelvino Carvalho foi a mais lesta, com o 16º registo absoluto. O melhor tempo entre os T2 foi estabelecido pela equipa de Victor Conceição.

 No final do dia, as equipas tiveram, ainda, a oportunidade de rodar no circuito para testar as luzes e se ambientarem à condução à noite. Amanhã, as 24 Horas TT Vila de Fronteira têm início às 13 horas.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Vice-campeão da Taça do Mundo compete em Fronteira

Rómulo Branco na grande festa do todo-o-terreno 

Depois de recentemente se ter sagrado vice-campeão na Classe T2 da edição de 2013 da Taça do Mundo, o piloto Rómulo Branco vai estar no próximo fim-de-semana na vila alentejana de Fronteira para disputar as famosas 24 H TT, competição internacional onde participam quase uma centena de equipas.

 Nas 24 Horas TT Vila de Fronteira, uma longa e dura maratona de todo-o-terreno, que é simultaneamente um enorme desafio para homens e máquinas, o piloto luso-angolano irá competir aos comandos de um Mitsubishi Pajero, cujo volante irá partilhar com o seu irmão Gonçalo Branco e ainda com Jorge Silva e Rui Farinha.

 Na prova de Fronteira, vila onde são esperados entre 30 a 40 mil espectadores, vão estar a competir cerca de 400 pilotos numa competição à qual regressam este ano as transmissões televisivas em direto .

 Para Rómulo Branco esta é “uma prova completamente diferente daquelas que disputámos ao longo da temporada. É uma corrida que é simultaneamente uma enorme festa e uma muito exigente competição desportiva. A nossa intenção é sermos muito fortes em ambas as frentes. Queremos estar associados á festa, darmos espetáculo e divertirmo-nos. Por outro lado, tudo faremos, com muito rigor e espirito de entrega, para conseguir um bom resultado final”.

Decisão do título do Desafio Total Mazda 2013 repete-se no Alentejo

1º Etelvino Carvalho, 61 pontos; 2º João Oliveira, 58; 3º João Rato, 35; 4º Bruno Oliveira, 15; 5ºs Miguel Paião e Rui Lopes, 12.

 É este o escalonamento pontual do Desafio Total Mazda 2013, iniciativa co-organizada entre a Mazda Motor de Portugal e a Cepsa Portuguesa (Total), à entrada da última prova da temporada, as 24 Horas TT Vila de Fronteira, com o título final totalmente em aberto. Um evento que se prevê, por isso, muito disputado, valendo nada menos do que duas pontuações, sendo que cada pontuação máxima atribui 25 pontos, pelo que até mesmo os menos pontuados poderiam chegar ao ceptro. Mas, na ausência dos dois últimos, este cenário não se coloca.

 Assim, a jornada de encerramento do Desafio Total Mazda 2013 e da própria temporada nacional do todo-o-terreno é esperada uma luta acesa pelos lugares do pódio entre os quatro primeiros classificados, que se irão perfilar num primeiro escalonamento de forças às 12 horas de prova e, mais tarde, num segundo no final do evento.

 Naturalmente que Etelvino Carvalho e João Oliveira têm uma vantagem pontual importante sobre os demais, resultado das vitórias recentemente conquistadas por ambos respectivamente em Portalegre e Idanha-a-Nova. A gestão do andamento dos adversários deverá fazer, também, parte do seu léxico, e até mesmo entre eles, pois apenas 3 magros pontos os separam. Para ajudar Etelvino Carvalho no seu ambicioso objectivo, a sua Mazda BT-50 (nº 65 nas portas) apoiada pelo concessionário Elpídio & Horácio será, também, conduzida por Francisco Gil, Bruno Pinhão e Micael Cassiano. Já a pick-up de João Oliveira (nº 92), inscrita pelo concessionário Santogal, contará com a experiência adicional de Paulo Cardoso, Miguel Santos e Tiago Avelar para o assalto ao título.

 Separado por 26 pontos do actual líder do Desafio e com 20 de avanço sobre Bruno Oliveira, João Rato, o detentor dos títulos de Campeão de 2012 e 2011, terá a ajudá-lo Filipe Serra e os irmãos Carlos e Paulo Pinto. Com a Mazda BT-50 (nº 70), apoiada pelo concessionário Hydraplan, não é de descartar um resultado de relevo para o experiente piloto alentejano, se bem que em termos de título ele dependerá muito do que façam os seus adversários. 

Finalmente, Bruno Oliveira, na Mazda BT-50 da Hydraplan (nº11), é o que, em teoria, se encontra com maiores dificuldades em chegar ao ceptro, dada a grande diferença pontual para o actual líder. Ele e os seus companheiros de condução – José Ramalho e Rui Neves e RUI Gomes Lopes – terão, obrigatoriamente de ultrapassar as primeiras 12 horas no 1º lugar entre os seus pares e chegar ao final da prova na mesma posição.

 Nesta prova que será, por tudo o acima, muito quente em emoções, mas muito fria na temperatura esperada no próximo fim-de-semana no interior alentejano, a estrutura assenta no Terródromo de Fronteira, circuito com a extensão de cerca de 16 km, desenhado nos arredores desta vila do distrito de Portalegre. Na 6ªF (29 Novembro) realizam-se as sessões de treinos livres (09h00 às 11h00) e cronometradas (14h00 às 17h00), disputando-se as 24 Horas TT Vila de Fronteira entre as 13h00 de Sábado (30 Novembro) e a mesma hora de Domingo (1 Dezembro).

Açores em destaque em Portalegre e Fronteira

• Vitória no prólogo … e destaque no Padock 

• Açores promovidos em dois grandes eventos internacionais 

A dupla açoriana Bruno Oliveira/ Vânia Paim esteve recentemente em destaque na Baja 500 Portalegre onde a equipa do Açores TT Team se deslocou para participar naquela que foi a derradeira jornada da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno e do Campeonato de Portugal.

 A equipa açoriana, que centra sempre as suas participações desportivas na preocupação em criar momentos para a divulagação nacional e internacional do arquipélago dos Açores, conquistou a vitória na primeira etapa da prova, tanto na categoria Evento Nacional, como ainda no Desafio Total/Mazda, competição na qual o piloto dos Açores já se sagrou campeão em 2008.

 Aos comandos de uma Mazda BT 50, a equipa do Açores TT Team, que conta com o apoio da Hydraplan, novo concessionário Mazda, apresentou-se ainda no Padock, localizado nas instalações da NERPOR em Portalegre com uma nova parceira, a da equipa de assistência açoriana acbracing.net que irá também acompanhar a participação do piloto nas próximas 24 Horas TT Vila de Fronteira, a derradeira jornada do Desafio Total/Mazda, onde irá partilhar o volantes com Rui Neves, José Carvalho e Rui Gomes Lopes.

  “Ao ganharmos a primeira etapa da Baja de forma convincente quisemos posicionarmo-nos bem para uma corrida que depois de alguma chuva que tinha caído na semana anterior já mostrava pistas a levantarem muito pó o que torna sempre difícil a progressão e obriga a ultrapassagens que são sempre arriscadas. Infelizmente, numa fase da corrida em que estávamos a imprimir um excelente ritmo, tivémos um problema com o turbo da nossa Mazda que nos forçou a abandonar a prova. Sinto todavia que foi uma presença muito importante porque nos proporcionaou excelentes momentos de divulgação dos Açores não só aos milhares de espectadores que estavam a ver a prova como aos pilotos, seus acompanhantes e jornalistas vindos particularmente dos países de leste e que são muito recepetivos aos prospectos informativos sobre os Açores que lhes entregamos. Agora em Fronteira iremos voltar com a mesma postura para uma prova que é a grande festa do desporto motorizado em Portugal”, explica Bruno Oliveira

Xuxas Team Sport e João Rato em Fronteira

Na 16ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira, João Rato carimba a sua 10ª participação na prova alentejana na qual participou pela primeira vez em 2003.

 Depois de uma época de altos e baixos, com uma vitória no Ervideira Rali TT, uma penalização de 49 minutos em Idanha-a-Nova e uma desistência na Baja Portalegre, para a última prova do Desafio Total/Mazda 2013 o piloto de Portalegre, em conjunto com a equipa Xuxas Team Sport, preparam a Mazda BT-50 para enfrentar as 24 horas de prova.

 Ao lado do navegador Filipe Serra, do ex-companheiro de equipa Carlos Pinto e do manager da equipa Paulo Pinto, João Rato ambiciona vencer entre as Mazdas para terminar a época com uma vitória.

  “Esta época as coisas não correram como tínhamos planeado e vamos para as 24 Horas no 3º lugar da classificação do Desafio Mazda. Sei que neste momento não dependo só de mim, mas vou em conjunto com a minha equipa fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para conquistar um bom resultado. Conto com o Filipe Serra, o Carlos Pinto e o Paulo Pinto para enfrentar as 24 Horas de prova e todos sabemos que temos que gerir da melhor forma a mecânica do carro para minimizarmos os problemas mecânicos que habitualmente surgem numa prova com esta duração.”

Ao longo de 16 edições, as 24 Horas TT Vila de Fronteira têm cativado cada vez mais público e são muitos os fãs da modalidade de que deslocam à vila alentejana. Assim, João Rato e a equipa Xuxas Team Sport decidiram juntar uma causa solidária à sua participação e angariar fundos para entregar à família do ex-piloto de motocross, Henrique Venda.

 As 24 Horas TT Vila de Fronteira realizam-se entre os dias 29 de Novembro e 1 de Dezembro. Agradecimentos especiais à Kraftwerk Portugal, Xuxas Team Sport e Manrepauto.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Mário Patrão satisfeito com a temporada de 2013

“Chegar ao fim do ano e poder relembrar com satisfação todo o meu percurso é sempre um motivo de grande orgulho”

 Mário Patrão cumpriu mais uma época desportiva com distinção no panorama nacional. O piloto de Seia, recordista de títulos de Motociclismo Todo-o-Terreno em Portugal, mostra-se satisfeito com o percurso traçado em 2013 e que se iniciou na Argentina à partida para a sua primeira participação no “gigante” Rali Dakar.

 Em território luso, Patrão foi uma vez mais uma presença de destaque nas competições nacionais de Enduro e Todo-o-Terreno, sagrando-se Vice-Campeão na primeira e Campeão Absoluto pela sexta vez consecutiva na segunda disciplina.

 Satisfação resume os sentimentos do “Mr. Baja” na análise à temporada. “Apesar de todas as adversidades que enfrentei durante este ano, tenho em mim a sensação de dever cumprido e a satisfação por ter uma vez mais conquistado com muito trabalho e dedicação os bons resultados que dignificam a aposta de toda a equipa e de todos os patrocinadores. Chegar ao fim do ano e poder relembrar com satisfação todo o meu percurso é sempre um motivo de grande orgulho para mim”, comentou o piloto da RR Motos, Suzuki e Crédito Agrícola.

 Em jeito de balanço, Mário Patrão entrega ainda o sucesso e as suas conquistas à “família” que o acompanhou em mais um percurso desportivo. “Nunca estamos sós quando queremos chegar longe e eu só posso agradecer uma vez mais por todo o apoio que tive ao longo de 2013 por parte de todos os meus patrocinadores, sem exceção, que me permitiram reunir as melhores condições para poder estar ao melhor nível. Nunca é demais relembrar também todo o apoio incondicional dos meus familiares e amigos e ainda de todos os meus apoiantes de norte a sul do país, a quem quero igualmente agradecer por toda a força”, concluiu o piloto senense.

 Encerrada a temporada nacional de 2013, Mário Patrão está já de olhos postos naquela que é a sua segunda participação no Rali Dakar, com início a 5 de Janeiro de 2014 na Argentina e término no dia 18 do mesmo mês no Chile.

Scuderia Goldentrans/DURA procura vencer em Fronteira

Terminado o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, a Scuderia Goldentrans/DURA estará agora presente nas 24 Horas de Fronteira, grande festa do TT Nacional e onde a equipa vai procurar repetir a vitória na Categoria T2, obtida na edição do ano passado.

 Sendo esta uma prova de vinte e quatro horas, a equipa alenquerense contará agora com um line-up diferente, uma vez que o piloto Alexandre Franco vai partilhar o volante da Nissan Navara preparada e assistida pela Prolama com mais três pilotos. O seu irmão Rui Franco regressa um ano depois aos comandos da Nissan, enquanto o alentejano Pedro Ruivo se junta à equipa para esta prova, depois de também ele ter sido presença assídua no Campeonato de Portugal de Todo o Terreno com uma Nissan da categoria T2. Menos experiente mas igualmente motivado, Alexandre Mota é um estreante no volante, mas é um ‘habitué’ entre os amigos que acompanham a equipa do longo do ano e que agora em Fronteira vai sentir por dentro as emoções da competição.

 Em jeito de antevisão sobre a prova, Alexandre Franco foi dizendo que “as 24 Horas são a grande festa do Todo o Terreno nacional e são uma prova onde conseguimos mais facilmente colocar os nossos amigos e os nossos parceiros de projecto ‘dentro’ da própria corrida. Apesar de ser uma prova com um espirito mais tranquilo e com uma convivência maior com o público, não deixa de ser uma competição e onde sabemos que podemos voltar a conseguir um bom resultado. Vencemos o T2 no ano passado e chegámos a ser a melhor equipa portuguesa em prova, pelo que partimos apostados em nos divertirmos ao máximo, mas também com ambição de obtermos o melhor resultado possível e procurar repetir a vitória no T2, depois de em Portalegre já termos tido a felicidade de conseguir o triunfo”.

 Falando sobre o line-up de pilotos, Alexandre Franco contou que “o meu irmão Rui, para além de ser o meu navegador, foi também piloto de ralis no inicio de carreira e já conta com experiência da prova em edições anteriores. O Pedro Ruivo é um estreante na prova, mas conta já com grande experiência no TT, pois é presença habitual no campeonato e com uma Navara igual à nossa. Estreia absoluta em competição é para o nosso amigo Alexandre Mota, que muito nos acompanhou ao longo do ano e a quem endereçámos o convite para estar connosco nesta aventura. Em boa hora o aceitou, o que me deixa convicto que temos uma equipa muito interessante para esta prova e acima de tudo, muito bem disposta!”

 As 24 Horas de Fronteira começam na 5ªFeira com as habituais verificações, para na sexta-feira terem lugar os treinos livres e a qualificação. A prova em si terá o seu inicio já no sábado dia 30 pelas 14 Horas, terminando no domingo.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Festa de final de época do TT em Fronteira com 94 equipas inscritas

24 Horas TT Vila de Fronteira 2013 com uma das maiores listas de inscritos de sempre.

 O ACP divulgou hoje aquela que é uma das maiores listas de inscritos da história das 24 Horas TT Vila de Fronteira 2013. A 16ª edição da mítica prova que assinala todos os anos, desde 1998, o final da época do Todo-o-Terreno nacional e que conta sempre com grande afluência de formações estrangeiras, conta com um total de 94 equipas inscritas.

 Com um total de 362 pilotos, o embate no Terródromo de Fronteira promete ser, uma vez mais, absolutamente emocionante dentro e fora de pista. No que toca à competição, nomes como Cédric Duplé, Paulo Marques, Mário Andrade, José Pedro Fontes e António Coimbra, para referir apenas alguns, vão fazer tudo por não deixar os créditos por mãos alheias, não fossem tivessem eles já vencido a prova no passado, alguns deles por mais que uma vez.

 Mas outros há que também merecem destaque e que devem estar no centro das atenções, como são os casos do hexa-Campeão Nacional de TT Miguel Barbosa, que vai em busca do primeiro triunfo na prova, a família Manfrinato, terceira em 2011, com Antonio, Michele e Giovani, ou dos lituanos Igors Skoks, Rudolfs Skoks e Arvis Pikis, quartos classificados no ano passado e presença assídua em Fronteira, entre outros.

 Já no que respeita às 3 Horas TT Vila de Fronteira 2013, prova reservada em exclusivo aos Buggy/UTV e a disputar na manhã de sábado 30 de Novembro, o número de inscritos cresceu de forma significativa, com esta segunda edição a contar com mais sete formações que no ano passado. Das 24 equipas inscritas, o que se traduz num total de 33 pilotos, duas delas são estrangeiras, o que também atesta à fama que a prova já está a conseguir granjear além fronteiras.

 Rui Serpa, vencedor do ano passado, volta a marcar presença, desta feita em dupla com Mário Ferreira, enquanto o terceiro classificado António Ferreira vai participar em conjunto com Hélder Barbosa e tentar melhor prestação. Mas não é apenas sobre estes nomes que as atenções deverão recair, já que Nuno Tavares, Campeão Nacional desta temporada, também vai marcar presença, o que deverá contribuir para uma corrida de emoções fortes de início a fim.

 Entretanto, no que concerne ao que se vai passar fora de pista são também muitos os motivos de interesse desta 16ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira. Resultado de uma parceria entre o ACP e a HELPO – ONG que promove o desenvolvimento em Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe através do investimento na qualidade de vida das crianças e no meio educativo – o Terródromo de Fronteira vai ser servir de palco a espectáculo nocturno de pirotecnia levado a cabo pela Lusopirotecnica, à meia-noite, bem como a baptismos em balão de ar quente.

 São assim muitos os factores que fazem com que não possa perder as míticas 24 Horas TT Vila de Fronteira 2013.

Lista de Inscritos

domingo, 24 de novembro de 2013

Campeões! Lucas Moraes e Kaique Bentivóglio vencem a Mitsubishi Cup na categoria Triton ER Máster

Em seu 2º ano competindo na Mitsubishi Cup, Lucas Moraes mostra que sua evolução é merecedora do título 2013 e que a parceria com Kaique foi certeira. Juntos, eles agora comemoram o título de uma temporada conquistada com muita garra em meio a um grid de excelentes pilotos e navegadores

 Em 2012, Lucas Moraes chegou a Cup querendo descobrir os segredos de um rally onde a estratégia é acelerar cada vez mais e melhor. O garoto que há menos de um ano havia chegado as pistas nacionais após trocar o motocross americano pelos rallys brasileiros entendeu que era hora de deixar de lado as estratégias das tradicionais provas cross country e investir em um outro estilo, ainda mais ousado em se tratando de superar limites. Naquela 1ª temporada o objetivo era apenas chegar ao pódio. Entrou e saiu sem subir no topo dele. Frustrante? Um pouco. Mas, por outro lado, instigante!

 Em 2013 o objetivo era outro: vencer uma etapa. Depois duas, depois o campeonato. E isso cercado de gente boa, talentosa e super competitiva. Deu certo! Neste sábado, Lucas Moraes e Kaique Bentivólglio venceram todas as especiais do dia, e faturaram a etapa final e o Campeonato!

  3 centésimos, 12 e 4 segundos

Essa foi a margem de vantagem que Lucas teve em cada especial de hoje sobre o 2º colocado. Ao seu lado, Kaique cantava o ritmo que levaria a vitória, e assim a dupla embalou forte e concentrada em cada curva, reta, desnível e retomada na pista de 34km. Colado neles, seu maior concorrente na Cup: Zé Hélio. Campeão sempre, seja competindo de moto, carro e ou carrinho de rolimã. Ele é um dos mais talentosos pilotos do Brasil e ter um cara desse na sua cola e impor seu tempo, não é tarefa fácil.

  "Eu sei apenas que precisava ganhar e ganhei. Era o nosso objetivo. Era a nossa missão! O resto era distração", brinca Lucas, que complementa," Esse é um ano incrível, onde fica cada vez mais nítido que quando estamos dispostos a aprender e nos esforçar colhemos só coisas boas. A parceria com o Kaique é excelente! Juntos estamos chegando ao nosso objetivo e só tenho agradecer ao meu navegador pela parceria, ao meu pai, que é o meu maior incentivador, aos meus patrocinadores, a MegaMit e Dunas, e a Mitsubishi que nos proporciona um campeonato sensacional".

  Agora é hora de comemorar! 

Por que dia 14 de dezembro Lucas terá outra prova de fogo, a final do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. E por lá, a regra é a mesma, para ser campeão será preciso vencer ou vencer! Que venha o próximo desafio!

sábado, 23 de novembro de 2013

X-Raid leva 12 carros para a América do Sul

• The line-up comprises 11 MINI ALL4 Racing and a BMW X3 CC 

• International driver pairings from three continents 

X-raid is going to contest the 2014 Dakar held in Argentina, Bolivia and Chile with the biggest driver line-up in its history. In addition to the four Monster Energy X-raid Team drivers – Stéphane Peterhansel, Nani Roma, Krzysztof Holowczyc and Orlando Terranova and the recently announced Nasser al Attiyah – who all will race a MINI ALL4 Racing, the service park will feature another six MINI ALL4 Racing and a BMW X3 CC.

 The South American motor-racing enthusiasts may be particularly happy. Altogether, the continent will be represented by four drivers. Apart from Terranova, the two pairings Federico Villagra / Jorge Perez Companc (MINI ALL4 Racing) and Adrian Yacopini / Marco Scopinaro (BMW X3 CC) are also Argentinean. Villagra mainly has got World Rally Championship experience under his belt, to date, but in October, in the Morocco Rally, he succeeded in attracting a lot of attention. There, he demonstrated that he is quick and safe also in the dunes. While Yacopini already demonstrated that he has got what it takes to drive the BMW X3 CC consistently and without taking unnecessary risks.

 The fourth South American driver is Chile’s Boris Garafulic who is going to once again race the Dakar with his French co-driver Gilles Picard. In the previous two Dakar Rally editions –Garafulic also started for X-raid – the Chilean proved that he is a top-15 driver. He once again will race the MINI ALL4 Racing in the Chilean colours.

 With Poland’s Martin Kaczmarski, the X-raid Team line-up also comprises a Dakar rookie. The 23-year old has been contesting off-road and cross-county rallies for just two years, now. In his appearances to date he impressed with his pace. In the passenger seat of his MINI ALL4 Racing, the experienced Portuguese co-driver Filipe Palmeiro will be responsible for the navigation.

 Russia’s Vladimir Vasilyev and his Ukrainian co-driver Vitaly Yevtyekhov are well-known faces in the off-road rally fraternity. Vasilyev already raced a MINI ALL4 Racing in the 2012 Baja Portalegre. Now he wants to also go for it with X-raid in the Dakar Rally. He secured the fine third place in the Morocco Rally and in addition he won a special stage. Further, he finished runner-up in the Silk way Rally and secured the title in the Russian Off Road Championship.

 Meanwhile, Zhou Yong is the first Chinese driver to race with X-raid. He already has got the experience of six Dakar appearances under his belt and finished 19th in the 2012 and 2013 editions of the legendary desert rally. And this October he won the China Grand Rally. He also will race a MINI ALL4 Racing, in the 2014 Dakar.

 The German pairing Stephan Schott / Holm Schmidt also is going to race again the 2014 Dakar with a MINI ALL4 Racing. It’s the sixth Dakar for Schott and his second with the MINI ALL4 Racing. This year, he attracted particular attention with his impressive seventh place in the Abu Dhabi Desert Challenge.

  “We can rely on a competitive team, in the Dakar”, says X-raid Team Manager Sven Quandt. “Our line-up comprises several faces that are well-known from the previous Dakar Rallies but some newcomers, too. I’m convinced that some of them could be good for a surprise. Certainly a lot of people will keep an eye on Zhou Yong, the first Chinese driver in a top car. The 12-vehicle line-up also represents a major logistic challenge for us. In this area, our experiences gathered in the past years will prove to be helpful.”

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Equipe Mitsubishi Petrobras terá dois ASX Racing disputando o Rally Dakar

Guilherme Spinelli / Youssef Haddad e Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmin vestem as cores do Brasil e partem para o maior rali do planeta

 O Brasil terá duas duplas no Rally Dakar 2014. A Equipe Mitsubishi Petrobras parte para o maior desafio do off-road mundial com grandes novidades e a estreia de Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin ao lado de Guilherme Spinelli e Youssef Haddad.

  "É excelente poder ter mais um carro na equipe, já que permitirá mais diversidade de estratégias e, com isso, buscar melhores resultados. O Reinaldo, sem dúvida, é hoje um piloto muito experiente também em provas internacionais, além de ser rápido. Tenho certeza que vai contribuir muito para a equipe, fiquei muito satisfeito com a escolha dessa forte dupla", comenta Guiga, que vai para o seu sexto Dakar.

 A prova começa no dia 4 de janeiro em Rosario, na Argentina, e termina na cidade de Valparaíso, no Chile, no dia 18. Serão quase mais de 9.000 quilômetros pelas estradas, desertos e montanhas da Argentina e Chile. "Será um rali muito mais desgastante do que nos últimos anos e vai exigir bastante do carro, da equipe e das duplas", prevê Guiga.

 O experiente piloto Reinaldo Varela estreia na Equipe Mitsubishi Petrobras, mas carrega no currículo cinco participações no Rally Dakar. Ao lado do navegador Gustavo Gugelmin, foi campeão Mundial de Rally Cross-country em 2012 na categoria T2 (carros originais) com um Pajero Full, além de inúmeros títulos conquistados em mais 337 provas disputadas no Brasil e no mundo.

"É uma satisfação muito grande estar correndo em uma equipe oficial e com uma grande estrutura. Desde o ano passado, quando ganhamos o Mundial, estou me preparando muito para andar bem e quero fazer uma ótima prova no Rally Dakar", empolga-se Varela. "Em um rali, o que mais favorece para um piloto é a sua experiência. Quanto mais provas, mais tranquilo se consegue andar. Agora é hora de colocar em prática tudo o que aprendi em todas essas provas ao redor do mundo."

 Gustavo Gugelmin é estreante no Rally Dakar, mas a experiência ao lado de Varela traz tranquilidade ao navegador. "É um grande sonho participar do Dakar e já começar com uma grande equipe e um carro de grande potencial, o ASX Racing. Vamos com mais confiança por ter participado do campeonato Mundial, medimos força com os outros competidores e vemos que podemos brigar por boas posições. A navegação e os equipamentos utilizados pelo Dakar também são bem similares aqueles que usamos em várias provas, então não terei dificuldade com isso", afirma Gugelmin.

 Este será o segundo Rally Dakar do ASX Racing, desenvolvido para enfrentar os grandes desafios que a prova impõem. Com ele, Guiga e Youssef foram campeões do Dakar Series, no Peru, e conquistaram a vice colocação no Rally dos Sertões, a segunda maior prova off-road do mundo. "Trabalhamos muito neste ano, fizemos provas de deserto importantes em Abu Dhabi e no Peru e estamos conseguindo evoluir o carro em desempenho e durabilidade", comemora Guiga.

 A Equipe Mitsubishi Petrobras é chefiada pelo renomado Thierry Viardot, que esteve presente nas doze vitórias da Mitsubishi Motors no Rally Dakar.

  Percurso longo e ainda mais difícil

A edição 2014 do Rally Dakar, que começa no dia 4 de janeiro, será uma das mais desafiadoras dos últimos tempos. "O rali está com um dia a menos. Serão 13 etapas e um dia de descanso. Mas, mesmo assim, será muito difícil, pois os dias são extremamente longos. Segundo o que a organização nos passou, será uma prova mais mista do que nos últimos anos, ou seja, mesclando mais estradas com deserto. E teremos novamente a dificuldade da altitude, nas especiais pelos Andes", descreve Guiga.

 Os carros terão a maior quilometragem da prova, com 9.374 quilômetros, sendo a maior parte de trechos cronometrados, 5.522 km. O dia mais longo será entre Chilecito e Tucumán, onde as duplas enfrentarão 911 quilômetros.

  "Desde 2005 o Dakar não tem especial tão longa e nesta edição teremos uma com 657 km. Mas, por outro lado, as etapas devem ter ser bem velozes. Mesmo assim, as equipes terão pouco tempo para manutenção nos carros e nós, menos tempo para descansar de um dia para outro e nos recuperarmos. Temos que ter cabeça para preservar o carro e a nós mesmos durante todo o rali", comenta o navegador Youssef Haddad.

 Outro grande desafio para a Equipe Mitsubishi Petrobras será a etapa maratona, onde não é permitido ter manutenção das equipes. Somadas as duas etapas, os veículos andarão 1.464 quilômetros sem qualquer apoio, sendo 958 km de especiais. "A característica da região entre San Rafael e Chilecito é de muitas pedras. Teremos que ter um cuidado redobrado para não furarmos os pneus", explica Youssef.

  "Estamos nos esforçando na preparação, mas temos consciência que este é o rali mais difícil do mundo e enfrentamos os melhores do mundo. Teremos adversários com muita experiência nesse tipo de prova e novos competidores chegando com boas chances. A prova terá um grid ainda maior com duplas e equipes do mais alto nível", disse Guiga.

Rómulo Branco e João Serôdio com temporada fabulosa

- Dupla luso-angolana terminou todas as sete provas do mundial de TT 

- Piloto participa nas 24 H TT e estuda projetos para 2014

 A dupla Rómulo Branco/João Serôdio encerrou, na Baja 500 Portalegre, um ciclo verdadeiramente extraordinário. Envolvidos pela primeira vez no circuito mundial de todo-o-terreno piloto e navegador disputaram sete provas e em todas elas levaram a sua máquina até ao final da corrida. Estrearam-se em competições disputadas no deserto e também aí foram capazes de superar todas as dificuldades. Levaram a disputa do título até à derradeira etapa da Taça do Mundo e sagraram-se vice-campeões de todo-o-Terreno na Classe T2.

 O mundial de TT arrancou em Itália onde Rómulo Branco se estreou aos comandos de um Mitsubishi Pajero. “Vamos continuar a apostar nas provas internacionais de todo-o-terreno, onde temos evoluído bastante e conseguido algumas boas prestações. No ano passado já aqui estivemos e temos por isso a vantagem de o traçado desta Italian Baja, muito típico, já não ser uma novidade para nós. Queremos aproveitar esse conhecimento para suprir a novidade de estarmos aos comandos de uma máquina diferente”, salientou na altura Rómulo Branco que viria a alcançar um magnífico 2º lugar na Baja Itália.

 Seguiu-se outra estreia, a de participações em provas de deserto. No Abu Dhabi Desert Challenge o piloto, que foi sempre acompanhado de João Serôdio, utilizou então um Nissan Patrol alugado a uma equipa local e terminou numa excelente 4ª posição.

  “Estou muito satisfeito com a nossa prestação. Aprendemos muito com esta prova e é magnífico levarmos daqui um resultado tão bom. Fomos muito rigorosos na forma como fomos encarando cada etapa, já que o nosso grande objetivo era terminar a corrida sem falhar nenhum controle. A ponta final da prova foi todavia dramática, com um problema elétrico na nossa máquina que lhe retirava grande parte da potência e que nos obrigou a evitar o derradeiro cordão de dunas e sofrer por isso uma penalização. Felizmente, isso não alterou a nossa posição na classificação”, salientou Rómulo Branco no final do Abu Dhabi Desert Challenge.

 A segunda experiência de deserto teve lugar no Sealine Cross Country Rally uma competição disputada no Qatar onde a equipa voltou a utilizar o mesmo Nissan Patrol com que participara no Abu Dhabi Desert Challenge.

  “Esta prova foi muitíssimo interessante. Aqui tivemos a verdadeira noção de navegação no deserto onde o João foi exímio. Mas, foi uma prova muito completa que nos fez crescer muitíssimo. Foi pena termos tido alguns problemas mecânicos porque poderíamos sem isso ter feito um resultado muito melhor”, explicou Rómulo Branco no final da prova.

 A equipa chegou a ocupar o 3º lugar entre os T2 à partida para a derradeira etapa onde ocupava ainda um lugar no Top 10 absoluto da prova. Com os problemas mecânicos ocorridos na derradeira etapa o par Rómulo Branco/João Serôdio caiu para o 6 º lugar resultado que, mesmo assim, permitiu à equipa ascender ao segundo lugar na Taça do Mundo atrás do piloto russo Alexander Baranenko.

 De regresso à Europa e de novo aos comandos do Mitsubishi Pajero inscrito pela Raliart Itália, o piloto conquistou a sua primeira vitória em provas do mundial de TT ao triunfar na Baja España Aragon que dominou de início até ao fim.

  “Estou muito satisfeito. É uma vitória muito importante para o nosso projeto e representa muito para mim. Acho que fizemos tudo bem e mesmo com um furo, já nos últimos quilómetros, fomos capazes de vencer. Este é o meu primeiro triunfo numa prova da Taça do Mundo e também o de um piloto angolano. Estou muito empenhado em levar um título mundial para Angola, país onde o desporto motorizado está a renascer com muito entusiasmo”, salientou de forma naturalmente emocionada Rómulo Branco no final da prova espanhola, a mais antiga competição de todo-o-terreno que se disputa na Europa.

 Um triunfo que a dupla Rómulo Branco/João Serôdio viria a repetir um mês depois na Hungria e que colocou piloto e navegador na liderança da Taça do Mundo.

  “Estou muito satisfeito pelo modo como este ano as coisas nos têm estado a correr, em particular nas provas tipo baja. São de facto corridas que me agradam bastante onde me sinto muito à vontade e onde o Mitsubishi Pajero tem tido um comportamento exemplar. Claro que gostaria muito de acrescentar ainda mais um triunfo e ampliar a vantagem na Taça do Mundo mas, o mais importante é não cometer erros e não fazer nada que nos possa levar à desistência. Temos de ser muito rigorosos na abordagem a cada troço e na gestão da mecânica tendo em conta que estamos a pilotar uma máquina próxima dos carros de série”, referia Rómulo Branco fazendo um balanço da sua participação na Taça do Mundo e preparando a deslocação à Polónia que teve lugar 15 dias depois. 

Infelizmente, na Baja da Polónia, quando o piloto apostava em reforçar a liderança, problemas mecânicos obrigaram-no a arrastar-se até ao final da prova tentando minimizar as percas. Todavia, divergências na interpretação dos regulamentos entre a direção da prova e o colégio de comissários, levou a que Rómulo Branco não pontuasse na prova polaca e, com isso, partisse para Portalegre em desvantagem face a Alexander Baranenko que viria a conquistar o título.

  “Estou naturalmente muito desapontado. Tivemos um grande infortúnio no prólogo, mas não baixámos os braços e lutámos muito por minimizar o prejuízo. Para orientar a nossa corrida, face aos problemas mecânicos que nos estavam a afetar e porque tínhamos algumas dúvidas a respeito do regulamento, fomos junto da direção da prova que nos esclareceu. Fizemos tudo conforme a direção nos indicou e, por isso, foi com naturalidade que vimos o nosso nome na ordem de partida para a derradeira etapa que cumprimos com as devidas cautelas. Parámos a meio do troço para aferir o nível de óleo do motor e com o nosso Mitsubishi em versão atmosférica rolámos cautelosamente até ao fim. Esta decisão do colégio de comissários é muito penalizadora para nós e até bastante injusta. A juntar a tudo isto surge ainda a anulação do Rali dos Faraós onde poderíamos recuperar os pontos aqui perdidos. Assim, a decisão final terá lugar em Portalegre onde acreditamos poder ainda inverter esta situação”, exprimiu Rómulo Branco, com natural amargura, no desfecho da Baja da Polónia.

 Se o encerramento da temporada estava agendado para Portalegre, antes da prova portuguesa a Taça do Mundo deveria ter ido ainda a África para a realização, no Egipto, do Rallye dos Faraós. Todavia, a instabilidade política e social no país levaram a organização da prova a cancelar o evento. A mítica prova portuguesa passava a ser a derradeira hipótese de a dupla luso-angolana reassumir a liderança da Taça do Mundo e conquistar o título mundial. Teria que, para isso, lutar pela vitória na prova e ver mais três equipas colocarem-se à frente do piloto russo na classificação final T2.

 A primeira boa indicação dada pela prova portuguesa, organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, teve a ver com a lista de inscritos onde se apresentaram nada menos que uma dúzia de equipas na Classe T2, a maior participação de entre todas as provas de 2013.

  “Estou muito motivado para esta derradeira prova da Taça do Mundo. Tem sido uma temporada fantástica embora com alguns percalços. O facto de a luta pelo título ter lugar em Portugal é claramente uma mais-valia para nós, mas sei que vou ter que lutar muito e ser muito rigoroso para conseguir chegar à vitória entre os T2, até porque são mais de uma dezena de equipas que estão inscritas e todas elas com muita capacidade de fazer um bom resultado. Inclusive na prova anterior do campeonato português foi um T2 que ficou em 2º lugar da classificação geral. Gostava de ter chegado até aqui noutra posição, o que teria acontecido não fora a absoluta injustiça que ocorreu na Polónia depois de termos cumprido na íntegra as indicações dadas pela direção da prova”, salientava Rómulo Branco antes da prova portuguesa onde o piloto sabia que podia contar com o apoio dos muitos milhares de espectadores que, faça chuva ou sol, não faltam à mais importante competição de todo-o-terreno que se disputa na Europa.

  “Sei que vou contar com o apoio do público português que, aos milhares, irá acompanhar como sempre a prova alentejana, é uma sensação única nas provas do mundial de TT. Tradicionalmente as provas de todo-o-terreno não têm muitos espectadores, seja porque se desenrolam em locais afastados dos grandes centros, seja porque o percurso se estende por dezenas ou centenas de quilómetros, mas em Portalegre é impressionante a quantidade de espectadores que se junta ao longo de quase todo o percurso que dá para sentir verdadeiramente quando nos estão a apoiar”.

 A Baja 500 Portalegre começou com o tradicional prólogo onde o piloto luso angolano viu a sua participação penalizada pela prestação do seu adversário direto, Alexander Baranenko tendo, ainda assim, conseguido classificar-se a apenas 11s do mais rápido entre os T2. O piloto russo que arrancou para o prólogo imediatamente antes de Rómulo Branco despistou-se, danificou uma roda dianteira e furou. O Mitsbubishi Pajero da dupla Rómulo Branco/João Serôdio, viria a apanhar o Toyota da equipa russa a meio do prólogo, mas a ultrapassagem só se consumou já perto do final, na passagem de água.

 No dia seguinte, cedo a dupla Rómulo Branco/João Serôdio mostrou ao que vinha e no primeiro controle de passagem ocupava a 1ª posição entre os T2 enquanto o russo Alexander Baranenko, penalizado pela sua prestação no prólogo, não ia além do 10º lugar.

 Infelizmente, um acidente de percurso ao quilómetro 170 viria a comprometer a conquista do título mundial.

“Começámos a prova com um bom andamento, com um ritmo muito certinho, sem arriscar muito, mas ao quilómetro 170, aparentemente sem explicação, batemos numa árvore, o que também parece ter acontecido com outros colegas. Parecia um desvio de uma árvore muito simples, mas toquei no travão e o carro acabou por bater na árvore”, lamentava no final da corrida Rómulo Branco, que acrescentava: “Ainda conseguimos ser puxados até ao final do percurso, recuperámos o carro e penalizámos cerca de 25 minutos. O carro ficou com alguns problemas, aqueceu muito e tivemos de seguir a um ritmo muito lento para o trazer até ao fim… E não foi, infelizmente, possível fazer mais do que isto”.

 Apesar do sucedido nesta Baja 500 Portalegre, Rómulo Branco não deixou de fazer um balanço extremamente positivo da temporada 2013:

 “Fizemos tudo para conseguir o título. Lutámos sempre muito, mas não foi possível lá chegar. Esta foi a primeira vez que eu e o João fizemos um campeonato mundial do princípio ao fim. Posso dizer que aprendi muito com esta experiência. Aprendemos muito nas areias no Dubai e nas do Qatar. Nas Bajas andámos sempre muito bem e fomos, por norma, os mais rápidos. Tivemos azar na Polónia por causa dos problemas mecânicos e da decisão a meu ver injusta do colégio de comissários desportivos, mas o balanço é claramente muito positivo. O título de vice-campeões não é, de facto, aquilo que chegámos a ambicionar, mas é um resultado notável e uma conquista muito importante”.

 E numa época de muitos sucessos Rómulo Branco não se esquece daqueles que muito contribuíram para a sua conquista: “Quero agradecer, em primeiro lugar, ao João que para além de ser uma magnífico companheiro foi um navegador exímio e um co-piloto brilhante e extremamente rigoroso. Também a Newspeed e o Gonçalo Ferreira foram peças fundamentais deste projeto. Em provas disputadas em locais tão diferentes, com logísticas por vezes muito complicadas tudo foi feito para que nos pudéssemos, acima de tudo, concentrar nas corridas o que foi magnífico. Uma palavra de agradecimento também à Ralliart Itália que colocou à nossa disposição uma excelente máquina e uma equipa que trabalhou sempre de forma muito profissional e empenhada”.

 Tal como Rómulo Branco também João Serôdio se sagrou vice-campeão da Taça do Mundo FIA, na classe T2, um sucesso que o enche de alegria e orgulho: “Acompanho desde há alguns anos o Rómulo Branco. Já tínhamos feito algumas provas internacionais mas a experiência vivida este ano superou tudo aquilo que já tinha vivido até ao momento. O triunfo em Espanha foi naturalmente o que mais me marcou. Vencer numa prova da Taça do Mundo é um momento único que repetimos logo de seguida. Gostaríamos de ter vencido na Baja de Portalegre, mas tal não foi possível. Marcou-me também muito as provas de deserto. Foi uma experiência fabulosa. De dia para dia tentávamos fazer melhor com o que tínhamos aprendido na véspera. Preparei-me da forma que me pareceu mais indicada mas a maior aprendizagem é no terreno e saber que estávamos a conseguir superar todas as dificuldades e a crescer de etapa para etapa foi indiscritível”, salienta João Serôdio.

 Para o final deste mês de Novembro está agendada a participação de Rómulo Branco na tradicional corrida de resistência das 24 Horas TT Vila de Fronteira, mas o piloto estuda já projetos para a temporada de 2014.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Team HRC presente na apresentação do Dakar 2014

The French capital today witnessed the official race presentation of the Dakar Rally 2014 which gets underway in Rosario, Argentina in just forty-five days time. TEAM HRC riders Paulo Gonçalves, Joan Barreda and Hélder Rodrigues were all present.

 It was Paris, the city which most often has been the official race start of the Rally Dakar –the world’s toughest race- that played host to the 2014 race presentation, alongside its most emblematic sights, the Champs Elysees and the Arc de Triomphe.

 Étienne Lavigne, race director and David Castera, sporting director, were there to disclose some of the until now unknown details of the race that sets out from Rosario, Argentina, on the 5th January 2014. Awaiting us are over 8,700 kilometres of which 5,228 are against the clock. The rest day is due to take place in Salta, Argentina, before the race enters the unchartered territory of Bolivia, before coming to a close in the Chilean city of Valparaíso.

 Joan Barreda, Hélder Rodrigues and Paulo Gonçalves were there to represent the official TEAM HRC, and the bike on which Paulo Gonçalves took the World Championship prize in the most recent edition of the Moroccan rally. It was the bike that again stole the limelight.

 Meanwhile some 6,864 kilometres away in the Japanese capital’s Tokio Motor Show, the Honda CRF450 RALLY was also the centre of spectator’s attention together with the MotoGP world champion bike, as well as other new Honda goodies for 2014. 

Tomorrow the French port of Le Havre sees the embarking of all European vehicles due to participate in the Rally Dakar. They will get to the South American continent in just over a month.

Paulo Gonçalves esteve hoje em Paris na apresentação oficial do Rali Dakar 2014

Prova inicia em Janeiro e o português é candidato à vitória

 A capital francesa testemunhou hoje a apresentação oficial da próxima edição do Rali Dakar, cujo início está marcado para 5 de Janeiro na cidade argentina de Rosário. O piloto português Paulo Gonçalves marcou presença na cerimónia de apresentação da maior prova de Todo-o-Terreno do mundo, juntamente com os seus colegas de equipa da Honda HRC, o português Hélder Rodrigues e o espanhol Joan Barreda. 

Em Paris, cidade que durante anos assistiu à largada da prova rumo a Dakar, em África, sob um cenário composto pelos emblemáticos Campos Elíseos e pelo Arco do Triunfo, Étienne Lavigne, diretor de corrida, e David Castera, diretor desportivo, divulgaram alguns dos detalhes até agora desconhecidos da corrida que “viaja” de Rosário, na Argentina, a 5 de Janeiro de 2014, por mais de 8.700 quilómetros, dos quais 5.228 a contra-relógio, para terminar no dia 18 na cidade chilena de Valparaíso.

 Presente na apresentação da 36.ª edição do Rali Dakar esteve a moto com que Paulo Gonçalves conquistou o título de Campeão do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno, no passado mês de Outubro no Rali de Marrocos, e que acabou por “roubar” uma vez mais a atenção dos holofotes.

  “Estivemos aqui na apresentação do próximo Dakar 2014, já prevíamos aquilo que foi aqui dito, que vamos ter um Dakar muito difícil, mais difícil que o anterior. Temos a novidade que é a introdução de um novo país, a Bolívia, será uma passagem com algumas dificuldades por ser uma etapa ‘maratona’, atravessaremos o gigantesco Salar sem assistência, para além disso temos todas as outras dificuldades normais do Rali e temos de estar preparados, o Dakar nunca é fácil e este não será uma exceção, será tão ou mais difícil que os anteriores, temos que estar obviamente preparados para todos esses desafios e esperar que possamos alcançar um bom resultado”, salientou Paulo Gonçalves.

 Amanhã, no porto francês de Le Havre, está marcado o início do embarque de todos os veículos europeus rumo ao continente sul-americano.

João Rato e Xuxas Team Sport apoiam causa por Henrique Venda

Em contagem decrescente para o final da época 2013, João Rato prepara a participação nas 24 Horas TT Vila de Fronteira. Para celebrar a sua 10ª participação nesta que é uma das provas mais aguardadas de toda a época o Portalegrense decidiu, tal como no ano passado, aliar uma causa à sua participação e ajudar quem mais precisa.

 Este ano o objectivo será angariar donativos para entregar à família do ex-piloto de motocross Henrique Venda. O Henrique Venda é um jovem com 28 anos, que praticou motocross desde tenra de idade, tendo alcançado grande visibilidade entre os fãs deste desporto. Foi durante vários anos piloto oficial Kawasaki e representou Portugal em diversas provas internacionais.

 Em Outubro 2010, numa prova do campeonato europeu de supercross em Marselha, o Henrique foi vítima de um grave acidente que lhe provocou um traumatismo craniano grave. O Henrique permaneceu em coma durante 2 meses e só quando a sua situação clinica estava estável foi possível transferir o Henrique para Portugal.

 Depois de regressar a Portugal o Henrique esteve internado no Centro de Medicina e Reabilitação de São Brás de Alportel e mais recentemente encontra-se em casa onde realiza tratamentos de fisioterapia. 

O Henrique necessita de um constante apoio por parte da família porque apresenta diversas dificuldades ao nível motor, estando grande parte do corpo paralisado, não fala e comunica através de uma tabela de comunicação (com símbolos e letras) e quando lhe são feitas perguntas de resposta “sim” ou “não” o Henrique consegue responder por gestos.

  “Conheci o Henrique no meio que ambos partilhávamos, as pistas de motocross, sendo as motas e este desporto uma paixão comum. Representámos a mesma marca em 2007 e apesar de não ser dos pilotos com quem treinava ou mais convivia, devido á distância que nos separava, era um jovem que todos conheciam e que revelava sempre um talento natural visível a todos. 

 Soube do acidente do Henrique e nunca deixei de acompanhar as notícias que iam saindo sobre ele e tentei acompanhar a situação. Foi um acidente me impressionou bem como a todos os que gostam deste desporto e que conheciam e acompanhavam a carreira do Henrique. Neste último verão, estava de férias no Algarve e decidi visitá-lo, por forma a transmitir-lhe que não o esquecemos e que continuamos a apoiá-lo e queremos que não desista de lutar. Em conversa com os pais do Henrique pude constatar que tudo têm feito para lhe proporcionar a melhor qualidade de vida possível e que são a maior força do Henrique, acreditam que se pode fazer mais e melhor e nunca deixarão de lutar pelo Henrique. Depois desta visita não deixei de pensar no Henrique e no que poderia eu fazer para ajudar… Assim surgiu esta ideia! No ano passado em conjunto com a minha equipa, Xuxas Team Sport, ajudámos um jovem com paralisia cerebral a angariar fundos para comprar uma cadeira de rodas. 

 Este ano pretendo difundir esta causa e faze-la chegar o mais longe possível! Acredito que todos juntos, pelo Henrique, um jovem que tinha no desporto e no motocross a sua maior paixão, podemos ajudar a sua família a proporcionar-lhe a qualidade de vida que ele merece.”

 Durante os dias das 24 Horas TT Vila de Fronteira na assistência da Equipa Xuxas Team Sport todos poderão deixar o seu contributo para esta causa.

Nasser Al-Attiyah com a X-Raid no Dakar 2014

• New asset to Team X-raid just before Dakar 2014 

 • Nasser Al-Attiyah to race his MINI ALL4 Racing with co-driver Lucas Cruz

 Just before the 2014 Dakar Rally that starts in January, 2014, X-raid succeeded in adding another major asset to its driver line-up: with Qatar’s Nasser Al-Attiyah, the Trebur based team successfully signed the experienced and extremely fast 2011 Dakar winner! Together with his long-term co-driver, Spaniard Lucas Cruz, Al-Attiyah will contest the event with a MINI ALL4 Racing.

 Al-Attiyah already raced for X-raid from 2005 to 2009 and in 2008, he secured the FIA Cross-Country Rally World Cup title with the BMW X3 CC. In 2011 he won the Dakar Rally. In addition to his involvement in off-road rallying, the Arab also contests WRC events. Furthermore, Al-Attiyah also is a successful sportsman besides motor racing and he was the skeet-shooting bronze medalist in the 2012 Olympics.

  “I’m just delighted with returning to X-raid after so many years,” said Nasser Al Attiyah. “With the Dakar wins in 2012 and 2013, X-raid proved that their MINI ALL4 Racing is a competitive and reliable vehicle. It was an easy decision and I really look forward to cooperating with the team, in the coming years.” 

“We always kept an eye on each other,” revealed X-raid Team Manager Sven Quandt, “And when his project got into problems we decided to offer him the opportunity of racing a MINI ALL4 Racing. The competition in the Dakar gets tougher year by year, with the buggies in particular getting more and more competitive due to the advantages granted them by the regulations. To have the chance of prevailing with a four-wheel driven car we need a powerful team. And with Stéphane, Nani and Nasser as well as Orly, Krzysztof or Vladimir we have a very good line-up.”

sábado, 16 de novembro de 2013

Kurt Caselli perde a vida em acidente na Baja 100

O piloto de motos norte americado Kurt Casseli faleceu na noite passada quando disputava a edição da lendária Baja 1000 no México. Não é ainda claro o que aconteceu, mas as informações que surgiram em muitos locais logo após o acidente davam conta de que a queda do piloto teria sido causada por uma das infâmes "booby traps" (armadilhas) , que o público local costuma colocar na pista.

 Caselli, piloto de fábrica da KTM e com 30 anos de idade terá tido o acidente aproximadamente ás 5 da tarde no horário local. Foi transportado para o hospital com ferimentos graves na cabeça, e segundo as informações que mais tarde viriam a surgir terá falecido durante a noite.

 Recordemo-nos que Kurt Caselli não era um "simples piloto". Tratava-se de um grande campeão, muito experiente neste tipo de provas. Foi triplo campeão do Hare & Hounds, participante assíduo do Dakar e vencedor do Desafio Ruta 40 disputado na Argentina. No momento do seu acidente era um dos líderes da Baja, ou mesmo o líder absoluto.

 Nesta altura ainda é prematuro tirar conclusões ou fazer acusações, mas a verdade é que as "Booby traps" são muito comuns na Baja. O público local é conhecido pela grande paixão por esta prova, mas também por estas perigosas e potencialmente mortais armadilhas. Costumam fazer buracos, construir rampas ou colocar outro tipo de obstáculos na pista. Na verdade não são construídas com o simples objectivo de provocar danos. Pelo contrário, em quase todos os casos destinam-se a criar algum tipo de acção na pista e aumentar o espectáculo que os pilotos dão. No entanto são construídas sem qualquer respeito pela segurança dos pilotos e até do próprio público, causando em muitos casos acidentes que acabam por colocar os pilotos fora de prova.

 Será muito difícil a organização impedir que nas próximas edições o público volte a colocar "booby traps" na pista. Na verdade, só o conseguirá a 100% de desistir de realizar a lendária a Baja. São de esperar obviamente reacções caso se confirme que o acidente foi realmente causado por uma destas armadilhas, mas por agora isso ainda não foi confirmado nem se sabe de quaisquer suspeitos que tenham sido detidos e acusados de qualquer tipo de crime.

 Espera-se que a qualquer momento a organização da prova e a própria KTM emitam os seus comunicados, que poderão trazer alguma espécie de esclarecimento sobre o que realmente terá causado este trágico acidente.

 Paz á alma de Kurt Casseli.

 Fonte: todoterreno.pt

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Parceria entre X-Raid e Leonid Novitskiy manter-se-á

“We regret travelling to South America without Leonid"

 Following the sensational third place he secured in the Dakar 2013, Russia’s Leonid Novitskiy wants to spend more time with his family, this year. After a total of four successful appearances in the legendary desert rally, he opted for doing without contesting next Dakar. While X-raid will hit the road to South America short before Christmas, it’s all about the family for Novitskiy on the Christmas days and New Year’s Eve. Nonetheless, this doesn’t mean that he retires from off-road rallying. The Muscovite wants to again go for it in 2014.

 Novitskiy has been racing for X-raid since 2008 and contributed a great deal to the successful history of the Trebur based team. In 2010 and 2011, he secured the FIA Cross County Rally World Cup title and in the 2012 Dakar he finished fourth with his MINI ALL4 Racing, thanks to an extremely consistent performance. To even up the ante in the following year and surprising the off-road rallying scene by finishing third.

  “We regret travelling to South America without Leonid,” underlined Team Manager Sven Quandt. “But I can really understand that he wants to spend more time with his family, this year. I’m convinced that he will cross his fingers for us and is going to follow our progress on TV.”

  “To not contest the Dakar after four years feels somewhat strange,” admitted Leonid Novitskiy.” But I never was at home on New Year’s Eve, in the past years, and on Christmas, my thoughts already were in South America. In addition, I had a rather tight business schedule, this year and therefore, I want to spend more time with my family, now. Next year I’m going to go for it, again. My fitness level is really high and when it comes to driving, nothing has changed. I wish X-raid all the best and a successful Dakar!”

terça-feira, 12 de novembro de 2013

BPinhão Racing Team conquista Vice-Campeonato T8 de 2013

Foi no passado fim-de-semana de 1 e 2 de Novembro que a BPinhão Racing Team, equipa Bejense, assegurou o vice-campeonato T8 na 27ª Baja Portalegre 500, a mais importante e mediática prova do Campeonato de Portugal de Todo-Terreno e integrada no calendário internacional de ralis Todo-o-Terreno.
Apesar de não ter sido uma temporada fácil para a BPinhão Racing Team, pelos problemas sentidos no carro fruto da juventude do desenvolvimento do mesmo, este vice-campeonato acabou por ser um prémio bastante honroso para esta equipa, “estou feliz com o resultado, apesar ter sabido a pouco. Temos consciência que somos competitivos e temos andamento para ambicionar mais e melhor, mas às vezes nestas coisas também é necessária sorte.” disse Bruno Pinhão no final da prova e acrescentou “Para 2014 vamos repensar toda a estrutura do projecto, houve coisas que funcionaram menos bem e outras que foram positivas, outra questão são os encargos que acarreta disputar este campeonato, em 2013 trabalhámos com um orçamento mínimo e neste momento não é fácil encontrar patrocinadores, ainda assim sem o apoio dos sponsors que tivemos este ano teria sido completamente impossível e aos quais não quero deixar de agradecer, nomeadamente à Inogás, à RNM, ao Vale da Rosa, à Escola Condução Vitória, Meca Motorsport, à Adega Cooperativa da Vidigueira Cuba e Alvito e à Easy Pneus o importador da Maxxis Tyres, mas vamos ver que o futuro nos reserva”.

 Recorde-se que a BPinhão Racing Team foi vencedora da classe Promoção em 2012 numa Nissan Navara e em 2013, com um novo carro também uma Nissan Navara Proto alcançou o vice-campeonato T8.

sábado, 9 de novembro de 2013

Inscrições para as 24 Horas TT Vila de Fronteira quase esgotadas

A edição de 2013 das míticas 24 Horas TT Vila de Fronteira prometem ser um verdadeiro sucesso, com uma das mais preenchidas grelhas dos últimos anos, de tal forma que o pit lane do Terródromo de Fronteira está praticamente esgotado. À hora de encerramento das inscrições a preço reduzido, pelas 18 horas desta sexta-feira 8 de Novembro, a prova do ACP Motorsport tem já garantida a participação de 88 formações, das quais 31 são estrangeiras, entre elas equipas provenientes de França, Bélgica, Itália, Letónia e Angola. 

Atendendo ao facto de se estar prestes a atingir o limite de inscritos para a prova, solicita-se a todos os interessados em marcar presença que, antes de se inscreverem, entrem em contacto com o ACP Motorsport para o telefone número 219429187, ou para o mail acpmotorsport@acp.pt.

 Também a decorrer muito bem estão as inscrições para as 3 Horas Buggy Vila de Fronteira, com a lista neste momento a contar já com perto de 20 formações, o que significa que o final de época do TT tem tudo para ser uma verdadeira festa a não perder.

24horastt.com

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Monster Energy X-raid Team: 4 duplas no Dakar!

• Peterhansel: long-term partnership with X-raid 

 • Orlando Terranova’s first Dakar appearance for the Monster Energy X-raid Team

 Just 57 more days to go until the defending Dakar champions, Stéphane Peterhansel (FRA) and Jean-Paul Cottret (FRA), will cross the start podium at Rosario, Argentina, with their MINI ALL4 Racing. With months of planning and preparations being completed, things will get serious for the Monster Energy X-raid Team, on 04th January. Just as it was the case in the past two years, the Trebur based team will contest the prestigious event with four MINI ALL4 Racing that will be raced by extremely competitive pairings. In addition to Peterhansel and Cottret, the pairings Nani Roma (ESP) / Michel Périn (FRA) and Krzysztof Holowczyc (POL) / Konstantin Zhiltsov (RUS) also are going to once again represent the Monster Energy X-raid Team colours. While Argentinean Orlando Terranova and his co-driver Paulo Fiúza are a new addition to the team’s line-up.

 With 11 Dakar wins under his belt, Peterhansel definitely is one of the top favourites for the coming Dakar. In the past two editions of the legendary desert rally, the Frenchman and his MINI ALL4 Racing proved to be a class of their own. With consistency and reliability, they defeated the competition. But the fans will have to accustom to a new colour scheme: Peterhansel will race a black MINI ALL4 Racing, in 2014!

 For Holowczyc, the 2013 season ended last weekend on a high: with the title triumph in the FIA Cross Country Rally World Cup. Courtesy of him and his German co-driver Andreas Schulz, Team X-Raid celebrated its sixth consecutive World Cup title! In the 2013 Dakar he made for a major moment of shock when suffering back injuries due to an accident. But Holowczyc recovered quickly and was back behind the wheel of his MINI ALL4 Racing as early as in March. He will contest the 2014 Dakar with a red MINI ALL4 Racing.

 Nani Roma enjoyed a true wave of success, this year: four events contested – four wins secured! Consequently, he is going to travel to South America for the 2014 Dakar with massively boosted confidence in himself and his MINI ALL4 Racing.

 Terranova already contested the 2013 Dakar with a MINI ALL4 Racing entered by the X-raid Team and became the first South American ever to have secured a car-category special stage win. He will race the orange MINI ALL4 Racing he already won the Morocco Rally, with. 

In addition, the Monster Energy X-raid Team is delighted with having the opportunity to announce the partnership with Akrapovič. The MINI ALL4 Racing will contest the 2014 Dakar with a new exhaust system that was designed together with the Slovenian company.

 Monster Energy X-raid Team Manager Sven Quandt: “I’m looking forward to once again contesting the Dakar with such a competitive line up. In the past months, we worked hard on the MINI ALL4 Racing and I’m convinced that our four drivers will make maximum use of the car’s potential. We already have set the course for the years to come and extended the contract with Stéphane so that he is going to start also at the 2015 Dakar for X-raid.”

 Stéphane Peterhansel: “This year, the regulations once again won’t make it easy for us to prevail against the fast buggies. But as it was the case in the past years, we just will have to deliver on a consistent level and without encountering any problems. Then, we will have a good chance of making it once again.” 

Nani Roma: “The past season was really sensational. We could win every event we contested and did so on different terrain. The MINI ALL4 Racing never let us down and worked reliably all the time. Should we continue this way in the Dakar we will be able to become a factor in the battle for the win.” 

Krzysztof Holowczyc: “To be forced into retirement due to an injury in the 2013 Dakar after just a few days was really bitter! But I just refused to let this incident drag me down and was back in the MINI ALL4 Racing as fast as possible. And just a few months later, we won the World Cup title – achieving more is virtually impossible. Therefore, I also am going to race the coming Dakar with a good feeling. In addition, I am also really happy that my MINI ALL4 Racing is red, now. Together with its white roof it now really comes close to the colour scheme of the Polish flag.” 

Orlando Terranova: “It’s a new challenge to now race the Dakar for the Monster Energy X-raid Team. But I think that I demonstrated with my special-stage win and by coming fifth in the overall rankings of the 2013 Dakar that I’m able to drive fast and consitent. Now I just can’t wait for January when the Dakar will start in my home country Argentina.” 

Uroš Rosa, CEO Akrapovič d.d.: “We are very pleased and excited to team-up with X-raid in its endeavours to succeed in which is probably regarded as one of the most demanding and challenging motorsport race series globally – the FIA Cross Country Rally World Cup and the Rally Dakar. Entering the rally sport also means for Akrapovič crafting an entire new, innovative and tailored exhaust system, meeting and surpassing the incredibly high demands of rallying in the most difficult conditions – both for the crew and their material.”

Paulo Gonçalves é “estrela” no 71.º Salão Internacional do Motociclo, em Itália

Campeão do Mundo de Motociclismo Todo-o-Terreno e a sua Honda CRF450 Rally são um dos principais centros de atenções do certame 

A apresentação dos novos modelos de 2014 da Honda contou com a presença de duas “estrelas” convidadas: a nova Honda CRF450 Rally e o novo Campeão do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno, o português Paulo Gonçalves.

 Na conferência de imprensa da marca no 71.º Salão Internacional do Motociclo - EICMA 2013 - o construtor japonês revelou ao mundo os novos modelos de 2014 e dos quais faz parte a moto com que Paulo Gonçalves conquistou o título de Campeão do Mundo com a recente vitória no Rali de Marrocos.

 O piloto de Esposende, que agora integra a equipa oficial da Honda Racing Corporation, tem sido um dos principais motivos de atração do certame, com diversas conferências de imprensa a centenas de jornalistas e autógrafos e fotografias aos milhares de fãs que circulam pelos corredores do salão instalado na cidade italiana de Milão.

  “Têm sido dias absolutamente fantásticos, ser reconhecido por um feito que no seio da iniciativa deste salão é uma marca de extrema importância é muito importante para mim e para toda a estrutura da Honda, uma “casa” que tem um peso gigante a nível mundial”, declarou Paulo Gonçalves.

 O salão EICMA está de portas abertas ao público em geral até ao próximo dia 10 de novembro de 2013. A moto de Paulo Gonçalves está exposta no stand da Honda, o H54, sediado no pavilhão N.º 4 da Feira de Milão.

Vinhos Ervideira Rali TT 2014 já está em marcha

• Competição alentejana vai já na sua 26ª edição 

• Rali TT pontuável para ambos os campeonatos e aberto a motos, quads, buggy/UTV e auto

Ciente da importância que exige para o seu sucesso uma preparação atempada e programada de uma prova pontuável para os Campeonatos Nacional e de Portugal de Todo-o-Terreno Moto e Auto, a Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense está já a preparar a edição de 2014 do Vinhos Ervideira Rali TT.

 Com a apresentação que hoje tem lugar, o objectivo é, em primeiro lugar, dar conta da continuação do importante apoio da Ervideira a esta competição, que vai já na sua 26ª edição e por outro lado proporcionar a todos aqueles que possam estar interessados em participar nesta prova, um conhecimento antecipado da mesma, para uma programação do seu plano desportivo para 2014.

 A jornada de 2014 terá lugar no fim-de-semana de final de Abril sendo o esquema da prova idêntico ao dos anos anteriores com um prólogo na 6ª feira e um troço selectivo com cerca de 150 quilómetros, a disputar no Sábado. Os automóveis farão uma dupla passagem por este troço cronometrado enquanto para motos, quads e buggy/UTV está reservada uma passagem a que acresce cerca de metade deste troço. 

Algumas partes novas serão incluídas no percurso tradicional desta corrida, delineada com muito empenho pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Fausto Mota em destaque na Baja 500 Portalegre

Regresso do piloto ao Nacional de TT com um 6º lugar  

Apesar das ausências forçadas de Luís Ferreira e Ruben Faria, a equipa KTM / Motobrioso Racing Team não deixou de estar presente na Baja 500 Portalegre onde Fausto Mota alcançou um excelente 6º lugar.

Depois de três vitórias absolutas alcançadas pela equipa KTM / Motobrioso Racing Team ao longo desta temporada do CNTT de 2013, onde desenvolveu um excelente trabalho juntamente com a KTM, a equipa beirã não podia deixar de estar presente na mítica Baja 500 Portalegre para a qual, em boa hora desafiou, Fausto Mota.

 Aos comandos da KTM SX 505, Fausto Mota, que subiu ao pódio na edição de 2011, voltou a ter um excelente desempenho. Nono no prólogo, o experiente piloto partiu da terceira linha para a corrida onde primou pela regularidade para superar com sucesso toda a dureza dos quase 400 quilómetros de corrida.

  Vitória absoluta de André Carita e Motobrioso nos Quad

 Mas foi nos Quad onde o nome da Motobrioso esteve em grande destaque nesta 27ª edição da Baja 500 Portalegre. O piloto de Niza André Carita levou o seu Suzuki à vitória absoluta após uma jornada verdadeiramente notável que superou as suas melhores expectativas: “Ataquei desde início, ultrapassei pilotos que partiram à minha frente e sabia que iria ficar bem classificado. Não estava à espera de vencer, mas dei o meu melhor e sinto que estive bem”.

 Também os pilotos da equipa Motobrioso/KTM estiveram em bom plano. Pedro Vargas foi 2º classificado na Classe Veteranos e Salvador Vargas ocupou idêntica posição na Classe Promoção. A Motobrioso esteve também na Baja 500 Portalegre a apoiar os seus clientes que participaram com motos de preparação Motobrioso, como foi o caso de André Carita, mas também de Nuno Comprido e Pedro Caldeira nas duas rodas e de Miguel Nina, José Carreira e Rui Terenas nos Quad.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

João Rato obrigado a desistir em casa

Para a 27ª Baja Portalegre 500 João Rato tinha definido como objectivo vencer entre as Mazdas BT 50 e assim marcar com uma vitória a sua 16ª participação na mítica prova do Todo Terreno em Portugal.

 Na sexta-feira, a dupla João Rato/José Motaco realizaram um prólogo isento de erros sendo os 4º melhores no evento nacional e conseguindo o 3º melhor tempo entre os concorrentes do desafio monomarca.

 No dia de sábado, o piloto de Portalegre realizou apenas 5 quilómetros em perfeitas condições uma vez, que nesta fase a Mazda da equipa Xuxas Team Sport partiu um amortecedor dianteiro, fazendo com que a equipa perdesse muito tempo e tivesse que gerir a partir desse momento a mecânica do automóvel de modo a conseguir chegar à assistência.

 Porém, ao quilómetro 150 depois da passagem pelo terródromo de Fronteira a dupla alentejana viu a Mazda desligar-se e não conseguiu que a mesma voltasse a trabalhar. Uma avaria no motor e no turbo ditaram a desistência do actual bi-campeão do Desafio Mazda.

  “No início da época propus-me voltar a participar no Desafio Total/Mazda e o objectivo era renovar o título de campeão. Tínhamos quatro provas para o fazer, sendo que as 24 horas valem por duas classificações, fazendo um total de 5 provas. Venci a primeira prova, no Ervideira Rali TT e fui para Idanha-a-Nova com o mesmo objectivo no entanto, depois de uma prova onde apesar dos diversos problemas mecânicos consegui terminar em primeiro lugar entre as Mazdas quando cheguei ao fim fomos informados que não tínhamos respeitado um controle de velocidade e fui penalizado em 49 minutos. 

 Vim para a Baja Portalegre no 3º lugar do Desafio e com uma desvantagem pontual pequena por isso, tinha como único objectivo vencer e manter-me na luta pelo título. Começámos praticamente desde início com um amortecedor partido mas não desistimos de lutar pelo objectivo de vencer, mas não tivemos a sorte do nosso lado e ao quilómetro 150 a carrinha desligou-se e não voltou a trabalhar. 

Foi muito gratificante voltar a ter o José Motaco como meu navegado, lamento não ter conseguido chegar ao fim, mas contra a mecânica pouco podíamos fazer. Sabemos que as contas ficam mais complicadas mas até ao final das 24 Horas tudo pode acontecer e eu vou lutar até ao fim.”

 As 24 Horas TT Vila de Fronteira realizam-se entre os dias 29 de Novembro e 1 de Dezembro. 

Agradecimentos especiais à Kraftwerk Portugal, Xuxas Team Sport e Manrepauto.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Equipa vai contestar penalização de Maio

Piloto da Yamaha venceu e convenceu no terreno

 A penalização atribuída no final da Baja 500 Portalegre a António Maio, depois de o piloto, aos comandos de uma Yamaha YZ 450F inscrita pela Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy ter sido o mais rápido no final dos 352,19 quilómetros da derradeira etapa da prova, está a ser analisada pela equipa, tendo em vista a sua contestação nos locais adequados.

 De salientar que os cinco minutos de penalização foram atribuídos ao piloto pelo colégio de comissários desportivos, por alegadamente António Maio não ter parado num dos três controles de passagem existentes ao longo do percurso de acordo com indicações nesse sentido dadas pelos controlados de posto. O diretor de prova informou ainda o piloto que, de acordo com as indicações que lhe tinham sido fornecidas, o piloto teria passado entre dois pilotos parados no referido controle, o nº59 e o nº 83, pondo ainda em causa a integridade física do controlador. Situação que o piloto refuta perentoriamente:

  “Ao contrário do que foi afirmado no relatório não só parei como senti o toque no ombro por parte do controlador como é habitual nestas circunstâncias e foi com muito espanto que cheguei ao final da corrida e fui confrontado com uma afirmação dessa natureza. Em pista fui o mais rápido como toda a gente viu e venci com inteira justiça. É de lamentar que a corrida e o título sejam decididos nas secretaria mas vamos tentar por todos os meios que estiverem ao nosso alcance que a verdade seja reposta porque está também em causa o meu bom nome e o da equipa”, salientou António Maio.

 De salientar que a penalização fez com que António Maio perdesse não só a vitória alcançada em pista, como também o título nacional que esse triunfo lhe permitiria obter. Na 27ª edição da prova alentejana o magnífico trabalho da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy, sob orientação de Fernando Pinhel, permitiu que todos os seis pilotos inscritos terminassem a prova ultrapassando a reconhecida dureza desta que é a mais importante competição europeia da modalidade.

  Frederico Fino, que tem estado a testar o modelo de 2014 da Yamaha, terminou no Top 10.

  “A minha estratégia para esta corrida passava por ser mais cautelosos na face inicial do percurso para atacar na zona do Gavião e de Ponte de Sor. Infelizmente tive uma queda algo violenta. A moto foi contra uma vedação e capotou. Ainda estive alguns minutos parados para me recompor e quando regressei à corrida ia naturalmente sem ritmo. Consegui melhorar o meu andamento para o final e foi excelente ter conseguido terminar na medida em que estamos a testar diversas evoluções na moto de 2014 e foi muito bom ela ter mostrado uma grande fiabilidade” salientou no final da corrida o piloto que em conjunto com Fernando Pinhel é um dos responsáveis da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy.

 Já Rui Porto Nunes cumpriu com sucesso o seu sonho de terminar a prova disputada “em casa” que disputou pela primeira vez depois de neste ano de 2013 ter conseguido ainda fazer o pleno de uma época inteira de TT.

  “Competir e terminar a Baja de Portalegre era um sonho de há muitos anos. É a prova da minha terra que sempre me habituei a acompanhar desde pequenino. Consegui cumprir a estratégia delineada e terminar sem percalços a prova” salientou no final da prova o jovem ator, que se classificou em 8º lugar na classe promoção de entre mais de duas dezenas de concorrentes à partida.

 A formação apoiada pela Yamaha contou ainda com a participação de Rui Ventura e Miguel Guerra que terminaram a prova, respectivamente, na 42ª e 43ª posição, entre a quase centena de pilotos que se apresentou à partida para esta 27ª edição da Baja 500 Portalegre. De salientar que um problema no prólogo obrigou Rui Ventura a partir para a corrida de uma das últimas linhas, tendo por isso sido forçado a fazer muitas ultrapassagens até chegar onde chegou no final do derradeiro dia de corrida.