sábado, 31 de agosto de 2013

Em dia extremo, Marcos Moraes e Fábio Pedroso vencem na Polônia

O Campeonato Mundial está fervendo na Baja Polônia, no 1º dia de especiais, os brasileiros garantiram o melhor tempo na categoria T2 e 15º na geral. Com esse resultado eles apimentam a disputa pelo título

 A Polônia já anunciava: seria seletiva. Marcos Moraes e Fábio Pedroso chegaram lá com a missão de ir para o tudo ou nada, e no 1º dia de especiais, deu Brasil no topo!

  "Esta foi uma das especiais mais difíceis que já fiz. O terreno arenoso se tornou tão pesado que os russos atolaram em uma subida e ficaram para trás. A prova aconteceu dentro de um campo militar com muitos caminhões velhos, tanques de guerra e alvos para treino de tiro, que nos fizeram sentir até um pouco alvo também. Bastava olhar pro piso, parecia até um campo minado, cheio de buracos e facões antes das curvas, conhecidas como "breack bamping" elas acabam virando buracos secos e exigem controle total do carro para conseguirmos manter o ritmo. Na 2ª volta, principalmente, a atenção precisava ser total. Largamos para ir buscar a vitória do dia e sacudir a pontuação do mundial. Objetivo conquistado, agora é nos prepararmos para amanhã. Serão mais 136km e a vitória será fundamental para garantir nossas chances de virada no mundial", explica Marcos Moraes que segue em 3º lugar no campeonato.

  Resumo do dia 

Neste sábado foram 330 Km de off road extremo. Nos primeiros 165km, Marcos e Fábio cravaram o tempo de 2h28min57seg, foram 14 minutos e 40 segundos mais rápidos que os russos, Alexander Baranenko e Roman Elagin, e garantiram a vitória da 1ª especial.

 No trecho seguinte, os mesmos 165km ganharam outro nível de dificuldade. Após a primeira passagem de todos os veículos, ao repetir o percurso, o piso arenoso da especial se tornou um capítulo à parte, com facões mais profundos a areia ficou ainda mais pesada.

 Os tempos comprovaram o nível de dificuldade da 2ª especial e foram mais altos que os da primeira passagem. Na 2ª volta, Marcos e Fábio cravaram 2h40min19seg e garantiram a vitória do dia na T2. Os portugueses, até então líderes do mundial na categoria, largaram mas não conseguiram um bom resultado. Extra-oficialmente eles constam como desclassificados do dia, mas a organização não informou detalhes.

 Na geral, a liderança segue nas mãos da dupla polonesa Holowczyc/Schulz, com o tempo acumulado de 4h19min14seg.

  Resultado - Categoria T2 

1º Marcos Moraes/Fábio Pedroso - BRA - 5h22min46seg
2º Alexander Baranenko/Roman Elagin - RUS - 5h49min40seg
3º Sebestyen Sándor/ Bognar József - HUN - 6h13min46seg

Rómulo Branco luta para terminar Baja Polónia

• Motor e turbo muito debilitados obrigam Rómulo a estratégia de sobrevivência 

• Piloto e equipa vão fazer tudo para terminar a prova

 Infelizmente para a dupla Rómulo Branco/João Serôdio as suspeitas de que o tubo de óleo roto no prólogo poderia ter danificado a mecânica do seu Mitsubishi Pajero confirmaram-se e a equipa que lidera a Taça do Mundo na Categoria T2 está de momento limitada a fazer todos os seus esforços por conseguir levar a sua máquina até ao final da Baja da Polónia para perder o menor número de pontos possível para o seu direto adversário.

 O piloto luso angolano conseguiu cumprir o primeiro dos dois setores seletivos depois de na ligação inicial ter sido forçado a prescindir do turbo e rodou muito cautelosamente para efetuar o mínimo exigido pelo regulamento para se manter na classificação desta sexta etapa da Taça do Mundo.

 O polaco Krzysztof Hołowczyc, aos comandos de um Mini All 4 Racing da equipa X-Raid lidera a classificação geral absoluta com o tempo total de 4h19m14s tendo uma vantagem de 1m03s sobre a dupla russa Zheludov/Rudnicki em Toyota Hilux Overdrive equipa que foi a mais rápida no primeiro setor seletivo. Na terceira posição está a dupla venezuelana Coffaro/Meneses, também em Toyota, a 2m09s.

 Entre os T2 o mais rápido no dia de hoje foi Marcos Moraes, aos comandos de um Mitsubishi Pajero que, tal como o de Rómulo Branco, é assistido e inscrito pela Ralliart Itália. O piloto brasileiro tem agora uma vantagem de 26m54s sobre o russo Baranenko, em Toyota Land Cruiser, piloto que, na Taça do Mundo, está a apenas 4 pontos do piloto luso angolano e portanto com perspetivas de regressar à liderança.

  “Como ontem não houve tempo para testar o carro após o prólogo, saímos do parque fechado preparados para a eventualidade de o turbo não estar em condições e de termos de ser nós a fazer as operações necessárias para posteriormente cumprimos a etapa com o motor em modo atmosférico já que pelo facto de estarmos inscritos em T2 isso impede-nos de o substituirmos”, salientou Rómulo Branco que acrescentou:

  “Com o tempo perdido acabámos por arrancar para o setor seletivo com alguns minutos de atraso e sabendo que teríamos de cumprir mais de centena e meia de quilómetros de um duro e complicado setor seletivo em condições muito precárias mas que teríamos de dar o tudo por tudo para o conseguir. Felizmente que conseguimos, mas ainda temos de amanhã repetir a dose”.

Rómulo Branco terminou o dia fortemente penalizado, mas em 6º lugar entre os T2. Amanhã os concorrentes terão pela frente uma dupla passagem por um setor seletivo de 79,05 km, sendo que o piloto luso angolano e o seu navegador terão de, no mínimo, completar a primeira passagem e chegar até à meta para conseguirem terminar classificados.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Brasileiros tem a melhor performance do dia e largam na frente dos concorrentes russos e portugueses

Marcos Moraes e Fábio Pedroso encararam mais de 11km de prólogo e conquistaram o melhor tempo na T2. Resultado importante, que coloca os brasileiros a frente de seus principais concorrentes no Baja Polônia e promete esquentar ainda mais a briga por pontos decisivos para o título 2013

 O Baja Polonia começou mostrando que está será um prova de guerra! Nesta sexta-feira o prólogo foi realizado em um campo do exército, com um terreno que surpreendeu a todos os competidores.

  "Foram pouco mais de 11 km, mas muito difíceis. Para complicar ainda mais, todos os carros da T2 largaram fechando o grid, que tem veículos competindo tanto nas categorias do mundial quanto nas do campeonato polonês. O piso era arenoso, e rapidamente facões com até um metro de profundidade passaram a ser parte de um trajeto que além de sinuoso e técnico também surpreendia com uma parte dele em piso de concreto, com retas onde podíamos alcançar altas velocidades. E isso era só a tomada de tempo para a largada!! Imagina amanhã"!! Comenta Marcos Moraes, que ao lado de Fábio Pedroso, cravou o tempo de 13min30 seg.

  Resultado

Os brasileiros conquistaram o melhor tempo do dia na categoria T2 e o 21º na geral. Na briga pelo título mundial, os líderes do campeonato, os portugueses Romulo Branco e João Serodio tiveram problemas e não concluíram o prólogo, já os russos Alexander Baranenko e Roman Elagin, que estão em 2º na tabela do campeonato, ficaram 12 segundos atrás de Marcos e Fábio no tempo do dia. Com isso, Marcos Moraes e Fábio Pedroso largam amanhã em 1º na categoria, e devem encarar uma batalha que promete ser desafiadora, já que só a vitória interessa a eles.

 Na geral do dia, a vitória foi da casa com o melhor tempo da dupla Holowczyc/Schulz, com 11min 02seg.

  E batalha continua neste sábado 

Neste sábado todos os competidores partem para o primeiro dia de especiais, e elas serão implacáveis com todos. Serão duas especiais com 165km com as mesmas características apresentadas no prólogo de hoje. E mais, as duas especiais acontecem no mesmo trecho, ou seja, o piso será, sem dúvidas o grande obstáculo a ser vencido. Estão presentes no Baja Polônia os principais nomes e times do of road mundial.

Tubo de óleo roto atrasou Rómulo Branco

• Piloto luso angolano apostado em terminar a prova 

• Liderança da Taça do Mundo em jogo

 Não foi nada feliz o arranque da participação do piloto luso angolano Rómulo Branco na Baja da Polónia, que esta tarde se iniciou em Szczecin. O líder da Taça do Mundo na Categoria T2 viu o seu Mitsubishi Pajero ser afetado por um problema no tubo de óleo, logo no início dos 11,42 kms de prólogo e foi a muito custo que conseguiu levar o carro até ao final do troço, perdendo muitos minutos.

 O polaco Krzysztof Hołowczyc, aos comandos de um Mini All 4 Racing da equipa X-Raid foi o mais rápido neste primeiro setor seletivo da prova, com o tempo de 11m02s, marca que foi igualada pelo argentino Federico Villagra, um piloto que vem dos ralis sul-americanos e que dispõe de uma máquina idêntica.

 Acompanhado de João Serôdio, Rómulo Branco gastou 43m45s, uma boa parte dos quais parado, a tentar remediar a avaria, de modo a conseguir levar a sua máquina até ao final do prólogo, onde estava instalada a sua assistência. Esta situação vai obrigar a equipa inscrita pela Ralliart Itália a alterar a sua estratégia para esta prova, tendo em conta os eventuais danos que poderão ter sido causados por este incidente.

  “Infelizmente esta corrida na Polónia não começou da melhor forma. Estou em crer que foi uma pedra que terá provocado esta situação. O certo é que pouco depois do primeiro quilómetro começámos a ver muito fumo a sair do capot e parámos para ver o que se estava a passar. Fomos com muito cuidado até ao final do troço, mas tenho algum receio que o motor tenha sofrido com esta situação”, salientou Rómulo Branco que acrescentou:

  “Na assistência os mecânicos fizeram o seu melhor para reparar a avaria, mas o pouco tempo que nos sobrava para colocar o carro em parque fechado, não permitir fazer qualquer tipo de teste, para aferir o estado do motor. Só amanhã, na ligação da primeira etapa, é que vou poder ter uma noção mais exata do estado do carro e em função disso decidir que estratégia adotar, mas o objetivo será seguramente, mais do que nunca, tentar chegar ao final da prova, para marcar pontos e minorar os danos em termos de classificação”.

 Entretanto, foi anunciado o adiamento para 2014 do Rali dos Faraós, a prova que se seguia da Taça do Mundo pelo que, tudo indica, a próxima e derradeira etapa da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno será a Baja 500 Portalegre.

  Classificação da Taça do Mundo - Pilotos T2 (após 5 provas) 

1º Rómulo Branco (POR), 108 pontos;
2º Alexander Baranenko (RUS), 104;
3º Marcos Moraes (BRA), 72;
4º Denis Berezovskiy (KAZ), 50;
 5º Ahmed Al Shegawi (SAU), 50.

Pedro Grancha de regresso à competição

• Dupla Pedro Grancha/Inês Ponte aponta ao pódio 

• Piloto de Cascais ocupa 3º lugar no Campeonato

 Depois de um interregno de quase dois meses e meio o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno está de regresso e ruma agora à Beira Interior onde, no próximo fim-de-semana, a dupla Pedro Grancha/Inês Ponte, aos comandos do BMW Evo X1 inscrito pela equipa PMG Motorsport, disputa a Baja TT Proença-Oleiros.

 O piloto de Cascais, que no campeonato ocupa o 3º lugar da classificação absoluta, aposta em lutar por um dos lugares de pódio na corrida organizada pela Escuderia de Castelo Branco.

  “Aproveitámos este interregno para fazer algumas melhorias no nosso BMW e fizemos inclusive um teste muito positivo no passado fim-de-semana, pelo que partimos bastante confiantes para este regresso à competição. A nossa aposta continua a ser lutar por um lugar no pódio em cada uma das corridas que disputamos e esta não foge a essa regra”, salienta Pedro Grancha.

 A Baja TT Proença-Oleiros arranca no Sábado com uma dupla passagem por uma super-especial com 10,06 km de extensão para, no Domingo, ser disputado por duas vezes, um sector seletivo com uma distância de 143,01kms.

Rómulo Branco já verificou na Baja da Polónia

• Piloto luso angolano disputa esta tarde o prólogo 

• Dupla Rómulo Branco/João Serôdio lidera da Taça do Mundo 

A Baja da Polónia, sexta etapa da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, arranca esta tarde em Szczecin, no norte da Polónia, despois de cumpridas as habituais verificações administrativas e técnicas. O piloto luso angolano Rómulo Branco e o seu navegador João Serôdio já verificaram o Mitsubishi Pajero inscrito pela equipa Ralliart Itália e que irá ostentar o nº 31. Esta dupla lidera a Taça do Mundo na Categoria T2 depois de na edição deste ano ter já averbado duas vitórias e um segundo lugar.

 O prólogo, que se disputa a pouco mais de 100 quilómetros de Berlim, terá 11,42 quilómetros de extensão e arranca para o primeiro concorrente, o polaco Krzysztof Hołowczyc aos comandos de um Mini All 4 Racing da equipa X-Raid, às 17h50m (hora local). Rómulo Branco parte para a prova polaca na liderança da classificação destinada aos concorrentes T2 da Taça do Mundo, depois do recente triunfo na Hungarian Baja o ter colocado quatro pontos à frente do piloto russo Alexander Baranenko.

  “As verificações foram bastante demoradas, cerca de quatro horas, mas está tudo ok e estamos prontos para mais este desafio. É a primeira vez que estou na liderança da Taça do Mundo mas não sinto grande pressão por isso. Vamos continuar a pautar o nosso andamento da mesma forma que o fizemos em provas anteriores mantendo sempre uma boa margem de segurança”, salientou Rómulo Branco em Szczecin, na Polónia.

  Classificação da Taça do Mundo - Pilotos T2 (após 5 provas) 

1º Rómulo Branco (POR), 108 pontos;
2º Alexander Baranenko (RUS), 104;
3º Marcos Moraes (BRA), 72;
4º Denis Berezovskiy (KAZ), 50;
5º Ahmed Al Shegawi (SAU), 50.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Baja Polónia: Krzysztof Holowczyc corre em casa

• Martin Kaczmarski in a MINI ALL4 Racing 

 • Argentina’s Federico Villagra to race a third MINI ALL4 Racing

 This weekend (29th August to 01st September), two weeks after the win in Hungary, X-raid is going to contest the Baja Poland with three MINI ALL4 Racing. The event at Szczecin, some 150 kilometres from Berlin, is a particularly important one for Poland’s Krzysztof Holowczyc: Krzysztof is one of Poland’s most famous sportsmen and with a great result, he also can make a crucial step forward in the battle for the FIA World Cup title by stealing the lead from Jean Louis Schlesser.

 But Holowczyc’s car isn’t the only MINI ALL4 Racing entered by the Trebur based team for this year’s Baja Poland. New in the MINI ALL4 RACING cockpit but already well-known in the off-road rallying scene is the young Pole Martin Kaczmarski. It’s the first event he and his co-pilot Bartłomiej Boba will race with an X-raid MINI. To date, Kaczmarski was able to secure several respectable results and due to his switch to X-raid, he now is even closer to his mentor Holowczyc. The experienced Pole has been accompanying Martin Kaczmarski since the beginning of the season and supports him with valuable advice for his off-road-rallying career.

 Also new in an X-raid vehicle are the two Argentineans Federico Villagra and Jorge Perez Companc who also are going to race a MINI ALL4 Racing. The two South Americans contested the 2012 WRC season and secured several top-10 positions. In addition, Villagra has won the Argentinean rally Championship several times. 

The Baja Poland will be kicked off on Friday, 30th August, with an 11.42-kilometre ‘Super Special’ not far from the service park. On Saturday, the competitors will have to cope with two 165.30-kilometre special stages and the two special stages on Sunday feature a distance of 68.78 kilometres each.

  “We are delighted with Martin driving with us,” says X-raid Team Manager Sven Quandt. “He delivered in convincing style, in the previous rallies. For Krzysztof, the Baja Poland is a season highlight and he has god chances of taking the overall lead in the FIA World Cup.” 

FIA World Cup standings after five rounds: 

 Drivers Ranking

 1st Jean-Louis Schlesser 126
2nd Nani Roma 120
3rd Krzysztof Holowczyc 116

  Team Ranking

1st Monster Energy X-raid 183
2nd Sonangol Schlesser 126
3rd Overdrive Racing 100

Começa a reta final do Campeonato Mundial de Rally Cross Country

Com a etapa do Egito cancelada, encurtaram a reta final onde restam apenas a Baja Polônia e a Baja Portalegre para decidir o título de 2013

 Das três etapas previstas para fechar o campeonato, a penúltima, do Egito, foi cancelada em virtude dos últimos acontecimentos políticos que ocorrem no país. Assim é que as Baja Polônia e Portalegre (em Portugal) vão decidir, entre os três primeiros colocados, quem leva a taça de Campeão do Mundo.

 E sabe como é rally, tudo pode sempre acontecer. Marcos Moraes está em terceiro lugar no mundial (72 pontos - Mitsubishi Pajero DI-D), e como ele sabe que desistir não faz parte do roteiro, vai para a Polônia enfrentar o português Romulo Branco (Mitsubishi Pajero DI-D) e o russo Alexander Beranenko (Toyota Land Cruiser 200) que vão em 1º e 2º na disputa, com respectivamente 108 e 104 pontos. 

Nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, o brasileiro embarcou para a Polônia e leva na mala o sonho de buscar o título apostando na aritmética.

  "Eu sei que é bem difícil virar o jogo, mas nada é impossível. Em cada etapa, qualquer infortúnio, de quem quer que seja, mexerá com minhas chances. E como nós ainda temos chances, vamos levar o Brasil a manter-se na elite do rally cross country internacional", explica Marcos. "Afinal de contas, eles dois ainda não abandonaram nenhuma das etapas e eu, depois de vencer na Itália, não pontuei na etapa espanhola." concluiu.

  Mudança no Cockpit

Para esta etapa, Marcos Moraes terá ao seu lado um novo navegador. Fábio Pedroso fará sua estreia em provas internacionais, ele que a convite de Marcos, assume o lugar de Du Sachs. E quem comenta é o próprio Du. "Eu acho super válido o Fábio poder vivenciar a experiência de uma etapa do mundial, não só ele, mas muitos de nossos talentos nacionais têm capacidade de sobra para fazer bonito internacionalmente. E como o Marcos está em terceiro lugar na classificação geral entre os pilotos e eu em sétimo entre os navegadores, não haverá nenhum problema em optar pela mudança", finaliza Sachs.

  Baja Polônia

Três dias em uma província polonesa de enorme diversidade de paisagem, na região da Pomerânia do Oeste e que inclui terra, areia, lama, floresta e um campo de treinamento do exército polonês. Um rally rápido que parte da cidade de Szczecin, um porto no Mar Báltico, e que segue em direção ao sudeste do país. A previsão do tempo é boa com apenas pequenas chances de chuva durante o sábado e temperaturas que variam da máxima de 24º para a mínima de 8º, e apenas uma pequena ameaça de chuvas no sábado.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Rómulo Branco: líder da Taça do Mundo na Baja da Polónia

• Piloto luso angolano na liderança da Taça do Mundo com 4 pontos de vantagem 

• Dupla Rómulo Branco/João Serôdio estreia-se na prova polaca

 Depois das vitórias recentemente alcançadas na Baja de Aragon, em Espanha e na Hungarian Baja, o piloto luso angolano Rómulo Branco e o seu navegador João Serôdio disputam no próximo fim-de-semana a Baja da Polónia, sexta etapa da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, na qual ocupam a liderança na classificação destinada aos concorrentes T2, embora separados por apenas quatro pontos face à equipa russa Alexander Baranenko/Roma Elagin.

 A prova polaca que arranca a 29 de Agosto, com as habituais verificações administrativas e técnicas, disputa-se em Szczecin, no norte da Polónia a pouco mais de 100 quilómetros de Berlim e terá uma estrutura em tudo idêntica à prova húngara recentemente cumprida, diferindo apenas na quilometragem. O prólogo terá 11,42 quilómetros e os sectores seletivos serão de 165,3 kms + 68,78 kms, respetivamente para SS2/3 e SS4/5.

 Em 2012 a Baja Polónia teve como vencedor o piloto local Krzysztof Hołowczyc navegado pelo português Filipe Palmeiro, triunfo alcançado aos comandos de um Mini All 4 Racing da equipa X-Raid. O piloto polaco irá por isso ostentar o nº 1 na sua máquina e terá como principais adversários os muitos pilotos que se inscrevem aos comandos das muito competitivas Toyota Hilux Overdrive.

 Rómulo Branco mantem-se fiel ao Mitsubishi Pajero, mais uma vez inscrito pela Ralliart Itália e com o qual soma já duas vitórias e um segundo lugar na Categoria T2 nas três provas que disputou aos seus comandos. 

A dupla luso-angolana irá tentar em mais uma prova de Baja manter o domínio que tem exercido neste tipo de provas e com isso reforçar a sua posição na liderança da Taça do Mundo.

  “Estou muito satisfeito pelo modo como este ano as coisas nos têm corrido bem, em particular nas provas tipo baja. São de facto corridas que me agradam bastante onde me sinto muito à vontade e onde o Mitsubishi Pajero tem tido um comportamento exemplar”, salientou Rómulo Branco que acrescentou: “Claro que gostaria muito de acrescentar mais um triunfo e ampliar a vantagem na Taça do Mundo mas o mais importante é não cometer erros e não fazer nada que nos possa levar à desistência. Temos de ser muito rigorosos na abordagem a cada troço e na gestão da mecânica tendo em conta que estamos a pilotar uma máquina próxima dos carros de série”.

  Classificação da Taça do Mundo - Pilotos T2 (após 5 provas) 

1º Rómulo Branco (POR), 108 pontos;
2º Alexander Baranenko (RUS), 104;
3º Marcos Moraes (BRA), 72;
4º Denis Berezovskiy (KAZ), 50;
5º Ahmed Al Shegawi (SAU), 50.

domingo, 18 de agosto de 2013

Monster Energy X-raid Team nas duas primeiras posições na Hungria

• Nani Roma wins the Baja Hungary with his MINI ALL4 Racing 

 • Krzysztof Holowczyc finishes second 

It couldn’t have come any better, for the Monster Energy X-raid Team: with their MINI ALL4 racing, the Spanish-French pairing Nani Roma / Michel Périn celebrated the fourth consecutive win. And their team-mates Krzysztof Holowczyc (POL) / Andreas Schulz (GER) completed the Trebur based team’s success by taking their MINI ALL4 Racing to second place. As Jean-Louis Schlesser didn’t contest the event, both Roma and Holowcycz gained valuable ground in the battle for the FIA Cross Country Rally World Cup title.

With three days contested and more than 400 kilometres covered, the gap between Roma and Holowczyc amounted to just 42 seconds. All the four special stages and the super special stage at the beginning of the rally were won by one of them. Holowczyc won three stages with Roma setting only two fastest times. But Roma gained such a big lead over his Polish team-mate in SS1 that it was enough for successfully defending his lead up to the finish line.

 Nani Roma: “I’m absolutely delighted. The Baja was very demanding – high grass, many rocks and trees. The risk of damaging the car was extremely high. The battle between me and Krzysztof was very close throughout the event and in the end, a few seconds proved to be crucial.” 

Overall results - Hungarian Baja:

 1. N. Roma (ESP) / M. Périn (FRA) MINI ALL4 Racing – 4h 01m 49s
2. K. Holowczyc (POL) / A. Schulz (GER) MINI ALL4 Racing – 4h 02m 31s
3. N. Coffaro (VEN) / D. Meneses (VEN) Toyota – 4h 24m 17s
4. M. Zapletal (CZE) / M. Marton (POL) H3 – 4h 27m 45s
5. P. Lonyai (HUN) / R. Nyeste (HUN) BMW – 4h 40m 59s

Baja Hungria: Marcos Moraes e Du Sachs terminam em 3º na T2 e 9º na geral

A dupla brasileira cumpriu sua expectativa de impor um ritmo de prova mais forte, ganhou duas posições na classificação geral e já visa a próxima etapa do mundial, na Polônia.

 Com 196km de trecho entre florestas e estradinhas estreitas e sinuosas, neste domingo, o Baja Hungria lembrou muito algumas provas brasileiras. Marcos Moraes e Du Sachs conseguiram impor um melhor ritmo de competição, andando na frente de seus principais adversários, mesmo assim o bom desempenho não foi suficiente para virar o jogo. Na T2, a vitória dos portugueses Romulo Branco e João Serodio tira a liderança do mundial das mãos dos russos, Alexander Baranenko e Roman Elagin. Os brasileiros seguem em terceiro no campeonato e preparam-se para as etapas finais de 2013.

  " Hoje foi gratificante andar forte e frustrante ficar a apenas 55 segundos do 2º lugar. A especial mais técnica que a de ontem foi mais exigente e nos gostamos de situações mais desafiadoras. Continuamos na disputa e agora nossa expectativa é buscar a vitória na Polônia, e saber se a prova do Egito será mantida ou cancelada. Ela é fundamental para a decisão do campeonato por ser peso dois", comenta Marcos Moraes.

  Resultado Baja Hungria

A vitória na geral foi do espanhol Nani Roma, com 4h01min49seg, seguido do polonês Krzysztof Holowczyc, que terminou a prova a apenas 42 segundos do espanhol.

Na T2, o resultado ficou assim:

 1º Romulo Branco/João Serodio - POR - 04:53:26
2º Alexander Baranenko/ Roman Elagin - RUS - 04:57:58
3º Marcos Moraes/ Du Sachs - BRA - 04:58:53

Rómulo Branco vence T2 e é o novo líder da Taça do Mundo

• Piloto luso angolano terminou com uma vantagem de 4m32s para o 2º T2 

• Taça do Mundo prossegue na Polónia dentro de duas semanas

 O piloto luso angolano Rómulo Branco, acompanhado pelo seu habitual navegador João Serôdio, impôs-se entre os concorrentes inscritos na Categoria T2 na Hungarian Baja, a quinta etapa da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno. Com este resultado Rómulo Branco é o novo líder da Taça do Mundo com quatro pontos de vantagem sobre Alexander Baranenko, piloto que, com uma diferença de 4m32s, terminou na 2ª posição entre os T2.

 Em termos absolutos o vencedor da Hungarian Baja foi o espanhol Nani Roma em Mini que terminou a corrida com uma vantagem de 42s para o polaco Krzysztof Holowczyc em máquina idêntica.

 A etapa de hoje compreendia uma dupla passagem por um setor seletivo com 98 quilómetros, disputado nos arredores de Pápa, na Hungria, mas que acabou por ver a sua distância reduzida em duas dezenas de quilómetros, por uma questão de segurança já que havia uma ameaça de fogo, numa zona do percurso. 

Entre os T2, Alexander Baranenko, aos comandos de um Toyota Land Cruiser, foi o mais rápido na primeira passagem ganhando 14s ao Mitsubishi Pajero pilotado por Rómulo Branco. O luso angolano atacou na segunda passagem e ganhou 1m14s ao seu direto adversário, o piloto russo que entrou para esta prova na liderança a Taça do Mundo.

 Na terceira posição terminou o brasileiro Marcos Moraes, tal como Rómulo Branco inscrito pela Ralliart Itália e aos comandos de um Mitsubishi Pajero.

 Na classificação absoluta Krzysztof Holowczyc foi o mais rápido na primeira passagem do dia, situação que se inverteu da parte da tarde, com o melhor tempo a pertencer a Joan Roma. No cômputo geral o piloto espanhol somou 4h01m49s, menos 42s que o seu companheiro de equipa. O terceiro classificado foi o venezuelano Nunzio Coffaro, aos comandos de uma Toyota Overdrive, já a uma apreciável distância de 22m28s para o vencedor. Na classificação geral a dupla Rómulo Branco/João Serôdio alcançou ainda um magnífico 7º lugar absoluto a 51m37s de Nani Roma.

 Com mais esta magnífica vitória, que se vem juntar ao triunfo recentemente obtido na Baja Espanha Aragón, o piloto luso angolano Rómulo Branco passou para a liderança da Taça do Mundo com quatro pontos de vantagem sobre Alexander Baranenko.

  “Estou naturalmente muito satisfeito por ter alcançado uma nova vitória, resultado que me permite passar para a liderança da Taça do Mundo”, salientou no final da corrida Rómulo Branco, que acrescentou: “O troço de hoje era bastante diferente do de ontem. Mais rápido, com menos saltos, mas sempre em pistas estreitas e muitas vezes entre árvores. Gostei bem mais deste do que do anterior. Na primeira passagem joguei um pouco à defesa, mas o meu mais direto adversário ganhou apenas poucos segundos e na segunda passagem, com a noção já mais precisa de onde podiam estar os perigos, forçámos o andamento e ampliámos a nossa vantagem”.

  Classificação Final da Baja Hungria 

1º Nani Roma/Michel Perin (Mini), em 4h01m49s;
2º Krzysztof Holowczyc/Andreas Schulz (Mini) , a 42s;
3º Nunzio Coffaro/Daniel Meneses (Toyota), a 22m28s;
4º Miroslav Zapletal/Maciej Marton (H3), a 25m56s;
5º Pal Lonyal/Robert Nyeste (BMW), a 39m10s;

7º Rómulo Branco/João Serôdio (Mitsubishi), 1º T2, a 51m37s;
8º Alexander Baranenko /Roman Elagin (Toyota), 2º T2, a 56m09s.

Enfim, a vitória!

Lucas Moraes e Kaique Bentivóglio vencem a Mitsubishi Cup e assumem a liderança do campeonato

 Ela demorou, mas chegou. Em seu segundo ano competindo na Mitsubishi Cup, o atual líder do campeonato brasileiro de rally cross country ainda não tinha em seu currículo a vitória na prova monomarca. Isso, até hoje! Neste sábado, Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio venceram duas das três baterias em jogo, e fecharam o dia com um 2º lugar na terceira volta. A soma dos resultados não poderia ser outra: vitória!!

  E eles contam 

"Hoje a prova foi muito boa porque mais uma vez prevaleceu o ritmo forte e de extrema competitividade. A vitória foi suada, vencemos a 1ª bateria por apenas 1 segundo de vantagem, a 2ª por 20 segundos e na terceira ficamos com a 2ª posição. Essa é uma vitória perseguida faz tempo, desde o ano passado, na minha estreia. E o melhor, assumimos a liderança do campeonato na categoria. Podemos dizer que, sem dúvidas, foi um dia incrível, que merece ser comemorado, mas sem perder de vista os outros desafios que ainda teremos pela frente", avalia Lucas Moraes.

  "Sem dúvidas, foi um dia para ficar em nossa memória, mas ainda temos mais 4 etapas pela frente e nossa expectativa é de buscar mais vitórias. O Lucas e eu estamos cientes que precisamos de muito empenho para a conquista do campeonato. Nossos concorrentes são muito bons e cada etapa é uma verdadeira batalha. No mais agradeço aos nossos patrocinadores, a MegaMit e a Dunas, que acreditam e investem no esporte e nos proporcionam conquistas como a de hoje", finaliza Kaique, que ao lado de Lucas, compete na categoria L200 ER Máster.

  Sobre a etapa

A 3ª etapa da Mitsubishi Cup aconteceu em meio a plantações de cana de açúcar na fazenda El Bagual, localizada entre as cidades de Analândia e Pirassununga, em São Paulo. Foram 90 quilômetros, divididos em três baterias de aproximadamente 30 quilômetros cada. No piso prevaleceu a terra batida, lisa, onde os competidores alternaram um início de trecho travado a retas onde foi possível ultrapassar os 140km/h.

Baja Hungria: brasileiros fecham o sábado em 11º na geral e 4º na categoria

Em uma das provas mais disputadas do mundial 2013, Pápa, na Hungria, ferve em competitividade em um rally que reune os melhores do mundo.

 O Baja Hungria teve um primeiro dia super disputado, e a categoria que merece destaque é a T2, onde os brasileiros Marcos Moraes e Du Sachs competem. Em meio a 240km de trecho cronometrado o piso foi o grande obstáculo do dia com buracos, pedras e muita poeira.

  Aspas 

"Aqui não há trechos mais técnicos ou navegação mais exigente, são grandes retas, com curvas de 90 graus, trechos estreitos dentro de florestas e a dificuldade está no piso, que na medida em que o utilizamos ele fica ainda mais seletivo. A planilha por sua vez pede uma leitura muito própria, onde alguns pontos com uma cureca valem três! Como é nossa estreia húngara, podemos dizer que a segunda especial já nos deu um ritmo melhor de prova", conta Du

  "Na primeira especial não conseguimos ir bem, além da planilha não estar confiável nosso carro não estava bem adaptado para o tipo de piso, mas realmente os ponteiros estão andando muito bem, num ritmo bem forte e está sendo difícil acompanhá-los. Baixamos nosso tempo em 3 minutos da 1ª para a 2ª especial, mesmo assim ficamos em 4º lugar. Eu sabia que eles também baixariam seus tempos, mas não imaginei que manteriam a diferença igual a da 1ª volta. Para amanhã vamos manter o ritmo forte para buscar uma melhor classificação", explica Marcos

E neste domingo

Amanhã o dia será ainda mais disputado, já que o resultado final, com a soma dos dois dias de prova, é que vale pontuação para o mundial. Um vacilo qualquer e até os pontos de hoje podem ficar pelo caminho. Serão 196km com o mesmo piso desta 1ª etapa.

  Na geral

Somadas as duas especiais do dia, hoje, a vitória na geral foi do espanhol Nani Roma, com 2h38min58seg, seguido do polonês Krzysztof Holowczyc, com 2h39min38seg.

Na T2, o resultado ficou assim:

 1º Romulo Branco/João Serodio - POR - 03:11:36
2º Alessandro Bellini/ Paolo Bellini - ITA - 03:14:13
3º Alexander Baranenko/ Roman Elagin - RUS - 03:15:08
4º Marcos Moraes/ Du Sachs - BRA - 03:17:02

sábado, 17 de agosto de 2013

Rómulo Branco na liderança da categoria T2

• Piloto luso angolano tem uma vantagem de 2m37s para o 2º T2 

• A manter-se este resultado Rómulo Branco assume a liderança da Taça do Mundo 

Uma dupla passagem por um setor seletivo com 120 quilómetros, disputado nos arredores de Pápa, na Hungria, colocou esta tarde o piloto luso angolano Rómulo Branco na liderança da categoria T2 da Hungarian Baja, a quinta etapa da Taça do Mundo de Todo-o-terreno. Em termos absolutos o mais rápido na etapa de hoje foi o espanhol Nani Roma em Mini que está na frente da corrida com uma vantagem de 40 s para o polaco Krzysztof Holowczyc em máquina idêntica.

 Rómulo Branco, acompanhado pelo seu habitual navegador João Serôdio impôs-se entre os T2 em ambas as passagens, conseguindo melhorar o seu tempo em quase três minutos da primeira para a segunda (1h34m36s – 1h31m41s). Terminada a etapa o piloto do Mitsubishi Pajero, inscrito pela Ralliart Itália tem agora uma vantagem de 2m37s para o seu companheiro de equipa Alessandro Bellini e ainda 3m32s para o 3º classificado entre os T2, o piloto russo Alexander Baranenko que, aos comandos de um Toyota Land Cruiser, entrou para esta prova na liderança a Taça do Mundo de Todo-o-Terreno. Na 4ª posição está o brasileiro Marcos Moraes, também em Mitsubishi Pajero que já tem uma desvantagem de 5m26s para Rómulo Branco.

 Na classificação absoluta Joan Roma foi o mais rápido na primeira passagem do dia situação que se inverteu da parte da tarde com o melhor tempo a pertencer a Krzysztof Holowczyc. No computo geral Nani Roma soma 2h38m58s e tem o seu companheiro de equipa a apenas 40s. O terceiro classificado continua a ser venezuelano Nunzio Coffaro aos comandos de uma Toyota Overdrive. Na classificação geral a dupla Rómulo Branco/João Serôdio ocupa ainda um magnífico 7º lugar absoluto a 32m38s do líder da corrida. 

Para Rómulo Branco a manter-se este resultado o piloto luso angolano passaria a ocupar a liderança da Taça do Mundo. O piloto está todavia focado em terminar a corrida não deixando de assumir que a vantagem conquista é um excelente trunfo para a etapa de amanhã a derradeira desta baja húngara.

  “Os troços desta Baja da Hungria são muito duros, em pistas estreitas e onde andamos com o carro sempre a saltar. É necessário fazer uma boa gestão da mecânica para não ter problemas”, salientou Rómulo Branco que acrescentou: “Face ao muito pó a organização colocou o dez primeiros a partir separados por três minutos, o que foi muito importante para a nossa corrida já que, mesmo assim, em cada uma das passagens terminamos bem perto do piloto russo que partiu à nossa frente. Neste derradeiro troço, onde forçamos um pouco o andamento, perdemos inclusive algum tempo na parte final por causa do pó. Estou satisfeito, o carro está impecável. Já na parte final do troço partiu-se o suporte do intercooler mas isso não retirou potência e terminámos sem problemas”.

  Classificação da Baja Hungria (após 2ª etapa)

1º Nani Roma/Michel Perin (Mini), em 2h38m58s;
2º Krzysztof Holowczyc/Andreas Schulz (Mini) , a 40s;
3º Nunzio Coffaro/Daniel Meneses (Toyota), a 12m32s;
4º Miroslav Zapletal/Maciej Marton (H3), a 18m02s;
5º Pal Lonyal/Robert Nyeste (BMW), a 25m28s;

7º Rómulo Branco/João Serôdio (Mitsubishi), 1º T2, a 32m38s;
8º Alessandro Bellini/Paolo Bellini (Mitsubishi), 2º T2, a 35m15s.

 Amanhã, Domingo, disputa-se a derradeira etapa desta 10ª edição da Hungarian Baja e os concorrentes terão pela frente uma dupla passagem por um troço de 98 quilómetros.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Baja Hungria: Moraes e Sachs largam na 13ª posição

A dupla brasileira participou nesta sexta-feira do prólogo que define a ordem de largada para o primeiro dia de especiais cronometradas, que acontece neste sábado. E os brasileiros vão largar de olho na concorrência, é hora de virar o jogo.

 O Baja Hungria será decisivo para Marcos Moraes e Du Sachs. Na pista os principais concorrentes ao título na categoria T2 estarão disputando cada "km" húngaro como se fosse ouro! É que o mundial começa a entrar em sua fase decisiva. Os brasileiros estão atrás dos portugueses e dos russos na classificação geral, e as três duplas estão no grid. Nesta sexta-feira o prólogo definiu a ordem de largada.

  "O circuto de hoje com seus 7.5km era de terra mais batida, sem pedras, com boas retas e curvas de 90 graus. Porém, nossos concorrentes diretos acabaram favorecidos pela ordem de largada, onde os 10 primeiros carros largaram com intervalo de 2 minutos cada, pegaram menos poeira e o circuito menos cavado, consequentemente obtiveram melhores tempos. Enquanto nós, e o restante do grid, largamos com apenas 1 minuto de intervalo, o que gera mais poeira e prejudica o ritmo. Para amanhã serão 240km de trecho cronometrado, com duas especiais de 120, do mesmo tipo de piso e também com muita poeira. Teremos que buscar posições e é o que vamos fazer", explica Marcos Moraes, que largará em 13º na geral e 3º na categoria, a T2.

  A boa briga

Os russos Alexander Baranenko/ Roman Elagin, largarão em 7º na geral, seguidos de perto pelos portugueses, Romulo Branco/ João Serodio, em 8º, e claro, eles também querem vencer. Melhor para o Baja Hungria que será o palco de uma batalha digna de campeões. Na geral, a briga parece que será entre o minis do polonês Krzyaztof Holowczyc e seu navegador Andrea Schulz, versus os espanhóis Nani Roma e Michel Perin. Que venha o 1º dia!

Depois do Sertões, é tempo de Mitsubishi Cup

Lucas Moraes está pronto para acelerar e, ao lado Kaique Bentivoglio, reforçar o grid da Mitsubishi Cup neste final de semana em São Paulo.

 Terreno arenoso, cascalho e terra vermelha, dificuldades capazes de provar o mais experiente dos pilotos. E seguindo a linha do quanto pior, melhor, essa é a receita que a Mitsubishi Cup prepara para a sua 3ª etapa de 2013. Por lá, todos são convidados a desbravar um percurso com pisos e relevos variados em meio a plantações de cana de açúcar na fazenda El Bagual, localizada entre as cidades de Analândia e Pirassununga. E a receita para voar baixo em circuitos como esse, é simples:

  "As provas são sempre surpreendentes. Então, nos preparamos para todos os obstáculos e características típicas da CUP, sempre buscando desempenho diante daquilo que é imprevisível", avisa Kaique, o navegador.

  E mais

A terceira edição da Mitsubichi Cup terá um percurso total de 90 quilômetros, dividido em três baterias de aproximadamente 30 quilômetros cada. Além do terreno variado, os pilotos vão encontrar vegetação alta, o que pode atrapalhar a visão. Por estar no período de colheita, o tamanho da cana vai variar, deixando o caminho ainda mais desafiador, cobrando de Lucas e Kaique ritmo intenso, onde cada km vale tudo ou nada.

  "Estar de volta a Cup é sempre muito estimulante, principalmente após ter participado do Rally dos Sertões, uma prova longa e com características completamente diferentes. O que há de comum entre as duas? Sem dúvidas, o alto nível dos competidores, que exige que cada dupla busque sua performance máxima para garantir presença no pódio. É o que vamos fazer, entrar para buscar nossa melhor performance.", afirma.

Rómulo Branco foi 2º T2 no prólogo

• Liderança da Taça do Mundo em jogo 

• Piloto luso angolano gastou mais 2s que Alexander Baranenko

 Disputou-se esta tarde, nos arredores de Pápa, cidade situada 160 quilómetros a oeste de Budapeste, o prólogo da Hungarian Baja quinta etapa da Taça do Mundo de Todo-o-terreno. O 2º melhor tempo entre os T2 foi para o piloto luso angolano Rómulo Branco que, aos comandos de um Mitsubishi Pajero, registou ainda o 8º tempo absoluto. Vitória neste troço inicial, com 7,5 quilómetros, para o polaco Krzysztof Holowczyc, que teve a seu cargo a condução de um dos dois Mini oficiais inscritos pela equipa X-Raid para esta prova.

 O mais rápido entre os T2 foi Alexander Baranenko, aos comandos de um Toyota Land Cruiser, que gastou menos dois segundos que Rómulo Branco. De salientar que o piloto russo lidera a Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, na classificação destinada aos concorrentes T2, com uma ínfima vantagem de três pontos sobre o piloto luso angolano. O 3º tempo no prólogo desta categoria pertenceu ao companheiro de equipa de Rómulo Branco, o brasileiro Marcos Moraes, que gastou mais 23 segundos que Baranenko.

 Na classificação absoluta Holowczyc, que registou o tempo de 4m26s, foi 10s mais rápido que o seu companheiro de equipa Joan Roma. O terceiro tempo foi obtido pelo venezuelano Nunzio Coffaro aos comandos de uma Toyota Overdrive.

 Para Rómulo Branco que, tal como aconteceu nas quatro anteriores etapas da Taça do Mundo foi navegado por João Serôdio, o resultado deste prólogo abre boas perspetivas para os 240 quilómetros da 2ª etapa que amanhã terá lugar.

  “Foi um prólogo disputado num percurso secreto e portanto sem reconhecimento. Estou naturalmente satisfeito por ter realizado o 2º lugar entre os T2 e oitavo à geral. Tive a meu favor o facto de ter partido entre os dez primeiros e por isso separado de dois minutos do concorrente que partiu à nossa frente. Foi bastante benéfico tendo em conta o muito pó que a pista levantava”, salientou Rómulo Branco que acrescentou: “Amanhã vamos partir para a etapa numa boa posição e de novo entre os dez primeiros. Vamos tentar andar rápido, mas sempre com a preocupação de não cometer erros nem massacrar a mecânica porque, para nós, é muito importante terminar esta corrida e averbar mais pontos para a disputa da Taça do Mundo”.

 Na etapa de amanhã, Sábado, os concorrentes terão pela frente uma dupla passagem por um troço de 120 quilómetros, enquanto para Domingo está reservado um novo setor seletivo de 98 quilómetros, que também ele deverá ser percorrido por duas vezes.

André Mendes um jovem em destaque no nacional de TT /Quads

• Aos 23 anos é o atual vice-campeão nacional 

• Piloto albicastrense venceu recentemente em Alcoutim 

• Já triunfou em Itália e esteve perto de se sagrar campeão europeu

 Aos 23 anos, que recentemente celebrou, André Mendes é um dos jovens em destaque no Campeonato Nacional de TT, modalidade que continua a formar, em Portugal, vários pilotos que se estão a destacar na alta-roda do desporto mundial.

 Em paralelo com o curso de Engenharia Mecatrónica, que frequenta na Universidade de Évora, André Mendes aposta nas competições nacionais de todo-o-terreno, na disciplina de Quads, onde o nível competitivo é extremamente elevado. São vários os pilotos que disputam as primeiras posições de uma disciplina que, por diversas vezes, se impõe ao cronómetro face aos automóveis e motos.

 Nas quatro corridas já disputadas este ano o piloto de Castelo Branco subiu por três vezes ao pódio. Soma 54 pontos no campeonato nacional, fruto de dois segundos lugares e da recente vitória na Baja TT Terras de Alcoutim. Falhou na corrida de abertura onde foi forçado a abandonar, depois de uma vedação de arame farpado se ter enrolado à volta de uma das rodas do seu Quad Speedfreak, marca que já o acompanha desde 2009.

 Nas provas seguintes o jovem albicastrense esteve em grande nível pelo que, podendo pelo regulamento abdicar do seu pior resultado, a sua diferença para o líder fica reduzida a apenas seis pontos. As duas provas que se seguem serão disputadas “em casa”. De facto no mês de Setembro disputam-se a baja TT Proença Oleiros, a 7 e 8 de Setembro e no derradeiro fim-de-semana a Baja TT Idanha-a-Nova.

 André Mendes tem todavia consciência da difícil tarefa que tem pela frente e aposta num registo cauteloso e ponderado:

  “Tenho um adversário fortíssimo que tem ganho quase todas as corridas nos últimos anos. Com a minha vitória em Alcoutim interrompi uma sucessão de onze triunfos. Vou continuar em cada prova a dar o melhor de mim e estar suficientemente próximo para poder aproveitar qualquer deslize ou falha. Mas nessa altura tenho também de ser muito rigoroso de modo a não cometer erros, salienta André Mendes que acrescenta:

  “Gosto muito das duas provas que se seguem até porque sendo perto de casa posso contar com o forte apoio dos meus amigos que estão sempre a incentivar-me o que é também uma ajuda preciosa. Se não conseguir chegar ao título, o que vai ser muito difícil, quero pelo menos revalidar o de vice-campeão o que seria magnífico.

 De salientar que André Mendes estreou-se no Campeonato Nacional de TT em 2009 ano em que se sagrou Campeão Nacional de Promoção. Em 2011, a convite de uma equipa Italiana da Yamaha, participou no Campeonato Europeu de Bajas. Apesar de ter tido uma enorme dificuldade em se adaptar à nova mota com a qual só tinha contacto nos dias das provas, venceu a Italian Baja sendo o primeiro estrangeiro a vence-la em 16 anos, e o primeiro português a conseguir esse sucesso.

 A prova seguinte foi disputada na Hungria onde alcançou o segundo lugar apesar de inúmeras dificuldades para acabar a corrida devido a “experiências” da equipa na mota a que se juntaram penalizações nos controles de velocidade.

 A anulação da 3ª prova, agendada para Espanha levou a discussão do título para Portugal onde necessitava apenas de terminar à frente do piloto que seguia na liderança do campeonato. Infelizmente um motor partido deitou por terra o sonho de se sagrar campeão europeu, numa altura em que desportivamente já controlava de forma clara a disputa pelo título.

  Classificação do Campeonato Nacional de TT / Quads (após quatro provas) 

1º Beto Borrego, 68 pontos;
2º André Mendes, 54;
3º Luís Engeitado, 47;
4º Ruben Alexandre, 43;
5º Rui Cascalho, 42.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Rómulo Branco verifica hoje na Hungarian Baja

• Amanhã terá lugar a Super Especial 

• Piloto luso angolano a 3 pontos da liderança da Taça do Mundo

 Separados por apenas três pontos da liderança da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, na classificação destinada aos concorrentes T2, o piloto luso angolano Rómulo Branco e o seu navegador João Serôdio iniciam hoje a sua participação na 10ª edição da Hungarian Baja.

 A equipa volta a dispor, para esta que é a quinta etapa da Taça do Mundo, do muito competitivo Mitsubishi Pajero, inscrito e assistido pela Ralliart Itália, que recentemente lhe proporcionou a vitória em T2 na Baja Espanha Aragón e com o qual já tinha averbado um segundo lugar na prova de estreia disputada em Itália.

 O dia de hoje em Pápa, 160 quilómetros a oeste de Budapeste está reservado para as verificações administrativas e técnicas sendo que desportivamente a prova húngara arranca amanhã 6ª feira, dia 16, com um prólogo de 7,5 quilómetros disputado a partir das 17 horas (hora local). Nos dois dias seguintes os concorrentes terão pela frente uma dupla passagem por um troço de 120 quilómetros (Sábado) e 98 quilómetros (Domingo).

 Em 2012 o piloto russo Boris Gadasin levou o seu G Force Proto à vitória na prova húngara, seguido pelo BMW da dupla local Fazekas/Horn e do bem conhecido dos portugueses Hummer H3 Evo do checo Miroslav Zapletal, piloto que viria no final da temporada a vencer a Baja 500 Portalegre. O vencedor entre os T2 foi o italiano Alessandro Bellini em Mitsubishi Pajero e agora companheiro de equipa de Rómulo Branco na equipa da Ralliart Itália.

 Neste arranque da segunda metade da Taça do Mundo de 2013, Rómulo Branco e João Serôdio ocupam destacados a 2ª posição desta competição da FIA, tendo pela frente, a apenas três pontos, a equipa russa Alexander Baranenko/Roma Elagin podendo, em caso de sucesso, vir a assumir a liderança no final desta corrida.

  “É certo que chegamos aqui embalados pela vitória recentemente conseguida em Espanha, mas cada corrida tem a sua história e as suas próprias dificuldades. O nosso principal objetivo é, primeiro que tudo, terminar esta Baja da Hungria”, salientou Rómulo Branco que acrescentou: “Só depois disso vem a preocupação com a classificação. Iremos lutar naturalmente por um bom resultado. Se esse bom resultado for a vitória melhor ainda, mas temos de ser acima de tudo muito cautelosos e rigorosos no modo em como devemos encarar esta participação”.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Monster Energy X-raid Team: dois carros na Hungria

• Krzysztof Holowczyc and Nani Roma to race the Hungarian Baja

 This weekend, the Monster Energy X-raid Team will go for it in the Baja Hungary, the fifth FIA Cross-Country Rally World Cup round, with a two-vehicle line-up. Spain’s Nani Roma will contest the event together with his French co-driver Michel Périn in their MINI ALL4 Racing. In the past three months, the pairing secured three consecutive rally wins! The second MINI ALL4 Racing will be raced by Krzysztof Holowczyc (POL) and his navigator Andreas Schulz (GER). 

The three-day event will be started with a 7.5-kilometre ‘Super Special’. On Saturday, the competitors will have to cope with two 120-kilometre special stages and on Sunday, there are another two 98-kilometre special stages waiting for the field. All the stages will be contested in the environment of the Hungarian city of Pápa, some 150 kilometres from Hungary’s capital Budapest.

 Team manager Sven Quandt: “With Nani and Krzysztof, we have got two spearheads in the battle for the FIA World Cup title. Currently, we are holding the lead in the team ranking and we are determined to extend his lead. At first glance, the Bajas don’t look too demanding but usually, the paths are really narrow and the trees extremely close. So, a puncture or a damaged car can occur quickly if a driver isn’t fully focused.” 

FIA Cross-Country Rally World Cup standings after five events: 

 Drivers’ ranking 

1. Jean-Louis Schlesser 126
2. Krzysztof Holowczyc 95
3. Nani Roma 90
...

  Team ranking

1. Monster Energy X-raid 153
2. Sonangol Schlesser 126
3. Overdrive Racing 84
...

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Baja Hungria é o próximo desafio de Marcos Moraes e Du Sachs

Das 8 provas previstas para 2013, 4 já aconteceram: Itália, Abu Dhabi, Qatar e Espanha. Em 3º lugar no Mundial de Rally Cross Country, Marcos Moraes sabe que é tempo de buscar pontos que definirão a temporada. A concorrência é acirrada, mas o talento nacional está pronto para a briga

 Marcos e Du embarcam nesta terça-feira, as 18:00h, rumo a Hungria. Por lá, de 15 a 18 de agosto, o Baja Hungria reunirá seus melhores pilotos nacionais e as estrelas mundiais do esporte. A dupla brasileira, após não completar a etapa passada, na Espanha, devido a um acidente, precisa fazer uma prova limpa, que garanta uma boa colocação para galgar pontos e posições no mundial.

  "Ainda dá tempo de uma virada na pontuação. A questão é que daqui para frente temos que buscar nosso rendimento máximo. Sofremos um bocado nas etapas de deserto, não conseguimos concluir na Espanha e agora é ir pra cima, buscar o resultado que precisamos", diz Marcos.

 Ao todo serão 443,5 km de trechos cronometrados de 601 totais. A programação inclui: um super prime de 7,5km + duas especiais de 120km no sábado + duas especiais de 98kms no domingo.

  Contextualizando

O Mundial de Rally Cross Country é composto por 8 etapas, 4 já foram realizadas e as próximas 4 podem confirmar ou mudar a história desta temporada. As etapas que vem pela frente são Hungria, Polônia, Egito e Portugal, destas, as em solo europeu costumam reunir os mais importantes times e competidores do mundo, e são tratadas como grandes eventos em suas cidades sedes. Com pisos que tendem a ser parecidos e especiais mais curtas, que na maioria das vezes se repetem, por lá o rally se torna um jogo de disputa onde o limite de cada competidor ditará seu desempenho. Bom para os mais ousados e para quem tem um bom suporte técnico. Já o Egito, com seu cenário político inquieto, leva os competidores de volta a areia e a áreas mais desérticas, e propõe elevar o conceito velocidade + aventura.

  "O mundial está fervendo, e os nuances de cada competição são por vezes dignos de uma novela, com desertos e areias peculiares, lama e trial, piçarra e erosões, acidentes e imagens incríveis. A idéia é essa mesmo, testar competidores e veículos em todo e qualquer tipo de terreno", explica Du Sachs.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Rómulo Branco nas “bajas” da Hungria e Polónia

• Piloto luso angolano a 3 pontos da liderança da Taça do Mundo 

• Dupla Rómulo Branco/João Serôdio continua de Mitsubishi Pajero

 Disputada que foi com enorme sucesso a Baja Espanha Aragón e com a temporada de 2013 da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno a meio do seu percurso, o piloto luso angolano Rómulo Branco e o seu navegador João Serôdio ocupam destacados a 2ª posição, apenas a três pontos da equipa russa Alexander Baranenko/Roma Elagin que se mantém na liderança desde o triunfo na prova do Qatar.

 Mantendo-se aos comandos do Mitsubishi Pajero, inscrito pela Ralliart Itália e utilizado nas duas Bajas europeias já disputadas a dupla tem agora pela frente, separadas por pouco mais de uma dezena de dias, mais duas provas com estas características. A primeira terá lugar na Hungria de 15 a 18 de Agosto. Com início a 29 de Agosto e terminando no Domingo do primeiro dia de Setembro será a vez de a Polónia organizar a sua prova desta Taça do Mundo .

 Desportivamente a prova húngara que celebra a sua 10ª edição e se realiza em Pápa, 160 quilómetros a oeste de Budapeste, começa com um prólogo de 7,5 quilómetros disputado na tarde de 6ª feira dia 16 de Agosto. Nos dois dias seguintes os concorrentes terão pela frente uma dupla passagem por um troço de 120 quilómetros (Sábado) e 98 quilómetros (Domingo).

 Em 2012 a prova húngara foi ganha, em termos absolutos, pela formação russa da G Force, liderada por Boris Gadasin, piloto que já tinha também triunfado em 2010.

 Já a prova polaca que se disputa em Szczecin, no norte da Polónia a pouco mais de 100 quilómetros de Berlim, terá uma estrutura em tudo idêntica à baja húngara, diferindo apenas na quilometragem: 11,33 quilómetros para o prólogo e 167 kms + 79 kms, respectivamente para SS2/3 e SS4/5. Em 2012 esta prova polaca teve um português no lugar mais alto do pódio. Filipe Palmeiro navegou o piloto local Krzysztof Hołowczyc até à vitória, alcançada aos comandos de um Mini All 4 Racing.

 Duas provas cujas características são teoricamente favoráveis à dupla luso-angolana no confronto directo com o par russo que lidera a Taça do Mundo e que ganhou vantagem nas provas de deserto disputadas no Médio Oriente (Abu Dhabi e Qatar).

  “Esta primeira metade da Taça do Mundo correu de forma excelente. Começámos com um 2º lugar na Baja Itália e depois conseguimos superar de forma muito positiva as duas provas de Rali Raid disputadas no deserto cujas caraterísticas eram inéditas para nós”, salientou Rómulo Branco que acrescentou: “A vitória na Baja Espanha foi excelente e abre excelentes perspetivas tendo em conta que teremos agora pela frente duas bajas onde estaremos mais à vontade que o piloto russo. Mais do que lutar pela vitória o importante será terminar bem classificado e tentar ganhar alguma vantagem tendo em conta que depois teremos pela frente um Rali dos Faraós no Egipto que será para nós mais um enorme desafio”.

  Classificação da Taça do Mundo - Pilotos T2 (após 4 provas) 

1º Alexander Baranenko (RUS), 86 pontos;
2º Rómulo Branco (POR), 83;
3º Marcos Moraes (BRA), 57;
4º Denis Berezovskiy (KAZ), 50;
5º Ahmed Al Shegawi (SAU), 50.

Mitsubishi chega na frente no Rally dos Sertões

Veículos da marca vencem quatro de cinco categorias da competição e são maioria entre os primeiros, provando sua força e resistência

 Provando mais uma vez a força e resistência de seus veículos, a Mitsubishi vence quatro das cinco categorias do Rally dos Sertões 2013. Os carros da marca também predominam entre os melhores: dos 39 que completaram a prova, 23 são Mitsubishi. Entre os 10 primeiros colocados, seis veículos são da marca e, entre os 20 primeiros, 13.

  "É um orgulho muito grande poder trabalhar com carros dessa qualidade", diz Guilherme Spinelli, piloto que já participou 13 vezes do Rally dos Sertões, tetracampeão da competição e diretor de Competições da Mitsubishi. "Estou muito satisfeito com esse ótimo resultado e muito feliz com o trabalho da Equipe Mitsubishi Brasil e das duplas."

 Os carros da marca dos três diamantes chegaram em primeiro nas categorias Protótipos T1, Super Production, Pró-Brasil e Production T2 - três dos vencedores fazem parte da Equipe Mitsubishi Brasil, como João Antonio Franciosi e Rafael Capoani, que a bordo de uma L200 Triton SR levaram o primeiro lugar da categoria Protótipos T1 e ficaram em terceiro na geral. "Rally dos sertões é uma superação muito grande", conta Franciosi. "Foi fantástico, este primeiro lugar para nós é como se tivéssemos ganhado o rali", conclui Capoani. Na sequência, em segundo, estão Romeu Franciosi e Rogerio Almeida, também pela Mitsubishi Brasil.

 Já na categoria Pró-Brasil, Marcos Cassol e Luís Felipe Eckel, com uma L200 Triton SR, garantiram a vitória e ficaram com o quarto lugar na geral. "Foi espetacular, melhor que o esperado", fala Luís Felipe. "É emocionante. Estamos muito satisfeitos, tivemos os melhores mecânicos, melhor equipe, profissionais ao extremo. Só tenho a agradecer à equipe da Mitsubishi", completa Cassol.

 Glauber Fontoura e Minae Miyauti, com uma L200 Triton ERS, subiram ao lugar mais alto do pódio na categoria Super Production. "Realizar um sonho era participar do Sertões. Esse primeiro lugar foi além de um sonho", disse Minae. Já na Production T2, Rodrigo Leis e Ronald Leis, que correram pela primeira vez o Sertões, garantiram a liderança na categoria a bordo de um Pajero TR4 ER (Niterói Rally Team).

  Sit&Drive

Seguindo o formato de sucesso usado no rali cross country de velocidade Mitsubishi Cup e na Lancer Cup, a Equipe Mitsubishi Brasil trabalha com o sistema sit&drive também no Rally dos Sertões. Os veículos para a competição são locados e toda preparação, manutenção, apoio e logística são feitos pela equipe de mecânicos e engenheiros da Mitsubishi. "A Equipe Mitsubishi Brasil tem carros com excelente performance e durabilidade para os melhores ralis cross country, além de toda estrutura para que a dupla só se preocupe em acelerar e navegar", explica Guilherme Spinelli.

domingo, 4 de agosto de 2013

Monster Energy X-raid Team vence no Brasil

• Stéphane Peterhansel and Jean-Paul Cottret prevail with their MINI ALL4 Racing 

 • The French pairing secures eight of ten stage wins.

 The Monster Energy X-raid Team continues its streak of success. Following the two successes of Nani Roma in Argentina’s Desafío Ruta 40 and the Baja Aragon in Spain, French pairing Stéphane Peterhansel and Jean-Paul Cottret now won the Brazilian Rally dos Sertões, with their MINI ALL4 Racing. In the end, they prevailed in eight of the event’s 10 stages and secured the overall win with a 1:49-hour lead over Mitsubishi‘s Guilherme Spinelli.

 The Rally dos Sertões is one of the toughest and most grueling events on the off-road rally calendar. Long stages featuring up to 514 special stage kilometres and a 911-kilometre marathon stage with a special-stage mileage of 650 kilometres. And all this on the most different terrains. With his MINI ALL4 Racing, Peterhansel coped with rocky path, river beds, sandy sections and narrow path through Brazil’s jungles and grasslands without encountering any major problems. Only in the prologue and the seventh stage – where he lost time due to a puncture – he didn’t finish first.

 Monster Energy X-raid Team Principal Sven Quandt: „We are really happy about his result. Apart from the puncture we had no problems whatsoever and that’s a really remarkable feat in such a challenging rally. The stages were extremely tough and demanding and represented a major challenge for everybody. Despite having been shorter than last year's edition, it was a just as exhausting and grueling event.”

  Overall results:

1. S. Peterhansel (FRA) / J.-P. Cottret (FRA) MINI ALL4 Racing – 28h 27m 12s
2. G. Spinelli (BRA) / Y. Haddad (BRA) Mitsubishi – 30h 16m 13s
3 . J. Franciosi (BRA) / R. Capoani (BRA) Mitsubishi - 30h 59m 31s
4. M. Cassol (BRA) / L. F. Eckel (BRA) Mitsubishi – 31h 21m 23s
5. J. Jorley do Amaral Jr (BRA) / M. Justo (BRA) Sherpa – 32h 28m 50s

Melhor brasileira, Equipe Mitsubishi Petrobras finaliza Rally dos Sertões com objetivo cumprido

Guiga Spinelli e Youssef Haddad confirmam segundo lugar e são a melhor dupla brasileira, atrás apenas dos franceses Peterhansel e Cottret 

Foram 10 dias, oito cidades e 4.115 quilômetros rodados entre os Estados de Goiás e Tocantins. A 21ª edição do Rally dos Sertões acaba neste sábado com a Equipe Mitsubishi Petrobras como a melhor brasileira entre os carros.

 A dupla formada por Guilherme Spinelli, piloto, e Youssef Haddad, navegador, ficou em segundo lugar, atrás apenas dos franceses Stéphane Peterhansel e Jean Paul Cottret. O piloto Peterhansel, uma lenda viva do esporte que soma 11 títulos do Rally Dakar, conquistou a vitória pelo segundo ano consecutivo.

  "Sem dúvida nenhuma completar o Sertões já é uma vitória. É um rali duríssimo, segundo mais difícil do mundo. Conseguir completar em segundo lugar, na estreia do ASX Racing, é com certeza um excelente resultado", conta Guiga Spinelli. "Ainda mais que a vitória ficou nas mãos de Peterhansel e Cottret, a melhor dupla da história do rali cross country."

 Com o resultado, a Equipe Mitsubishi Petrobras cumpre sua missão no maior desafio off-road do País e segundo maior do mundo, que contou 2.488 quilômetros de especiais cronometradas. "Nosso objetivo era brigar pela vitória, mas tivemos alguns problemas eletrônicos e 13 pneus furados, o que acabou nos deixando fora da briga pelo primeiro lugar", fala Youssef.

 Depois de três ralis de deserto, foi a estreia do ASX Racing em um rali de estradas de terra e a primeira vez do carro no Brasil. A explicação de tantas trocas de pneus foi um superaquecimento nos freios traseiros, que estava esquentando roda e pneu, fragilizando as válvulas.

  "A gente sabia que, por ser o primeiro rali de estradas do ASX, seria preciso trabalhar bastante no desenvolvimento do carro", conta Youssef. "Fizemos diferentes regulagens e aprendemos muito. Com certeza o ASX Racing termina o rali melhor do que começou", completa Guiga.

  Parceria vitoriosa

A parceria entre Guiga Spinelli e Youssef Haddad completou quatro anos em 2013. Sempre os melhores brasileiros nas competições internacionais que participaram, a dupla passou a defender as cores do Brasil e da Petrobras, o que deu origem à equipe Mitsubishi Petrobras.

  "A Equipe Mitsubishi Petrobras funcionou muito bem sempre. Andamos rápido o rali inteiro, apesar dos problemas que enfrentamos. A navegação do Youssef foi impecável, limpa, sem nenhum erro. E, mais uma vez, o ASX Racing demonstrou muita durabilidade, resistência e velocidade", exalta Guiga.

 Duas vezes campeão do Rally dos Sertões ao lado de Guiga, Youssef comemora a boa parceria. "Foi um bom resultado, estamos contentes pela prova e muito felizes com nosso entrosamento. Foi uma prova limpa tanto de navegação quanto de pilotagem, sem nenhum susto. Ano que vem estaremos aqui de novo, mais uma vez motivados para buscar a vitória", promete o navegador.

 A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, iCarros, URacer, Pro Tune e Axalta-Standox.

sábado, 3 de agosto de 2013

Coma termina Sertões em terceiro; Paulo Gonçalves é o grande vencedor

KTM factory rider Marc Coma on Saturday wrapped up the Dos Sertoes Rally in Brazil by winning the final Stage 10 just seven seconds ahead of rival and former teammate Cyril Despres. Coma finished third in the overall standings behind winner Paolo Goncalves of Portugal and Despres.

  Coma top three in 8 of 10 stages

Following the largely tactical prologue where riders jockey for favorable starting places, the Spanish rider had a win and three second places in the next four stages. But in the first half of the marathon stage, where riders are not permitted any mechanical assistance over two consecutive stages his wheel took a big impact during Stage 5. At the start of Stage 6 he noticed a crack in the wheel and had to nurse his damaged KTM 450 Rally bike home at a very careful pace. He finished back at 23rd and lost 42 minutes in the process, most of which he managed to make up in the remaining stages. Coma then registered two more stage wins and a second and third place, making him top three in eight of ten stages.

  Fourth overall for Kuba Przygonski

KTM factory teammate Jakub ‘Kuba’ Przygonski of Poland finished fourth in Stage 10 and fourth overall, having moved up one place each day in the second half of the rally. Ruben Faria, the third KTM factory rider had to retire after a wrist injury in the first half of the rally.

 Marc Coma: "There was not much more I could do today but I tried to finish well. It was a short stage with a very quick first part and then another mountain. I didn’t take too many risks but still tried to go as fast as possible That's all we could do. Generally the rally has been a good one. Losing more than 42 minutes then still being able to get on the podium means I should be more than happy. We also had three stage wins. Physically I felt good, we had a good pace and we know we are competitive. We also put in quite a few more miles and that is very important for our preparation. Now e have to continue the work.”

  Championship title chase hots up

Dos Sertoes was also the fifth leg of the FIM World Cross Country Rally Championships in which Coma is the points leader and is bidding to retain his world title. He and Goncalves are the main contenders and with one rally to go, the Pharaoh’s Rally in Egypt (September 28 to October 5, 2013), Coma maintains a slim 8 points lead in the title chase.

  Dos Sertoes Rally Stage 10

1, Marc Coma, Spain, KTM, 01:26.51
2, Cyril Despres, France, Yamaha, 01:26.57
3, Paolo Goncalves, Portugal, Speedbrain, 01:27.46
4, Kuba Przygonski, Poland, KTM, 01:28.55
5, Ricardo Martins, 01:29.29

  Overall After Stage 10

1, Goncalves, 30:27.38
2, Despres, at 25 minutes 00.7
3, Coma, at 36 minutes 24.4
4, Azevedo, at 1 hour 20 minutes 09.4
 5, Przygonski, at 1 hour 31 minutes 36.2

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Equipe Mitsubishi Petrobras é a melhor brasileira do Sertões

Guiga Spinelli e Youssef Haddad estão vice-liderança, atrás apenas de Peterhansel e Cottret

 Em uma etapa de navegação muito difícil, a Equipe Mitsubishi Petrobras faz segundo melhor tempo e confirma vice-liderança na competição, que acaba amanhã. Mesmo com mais duas trocas de pneus na penúltima especial, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad conseguiram fazer uma ótima prova.

  "Vínhamos na especial em um ritmo normal, muito parecido com ontem, mas faltando 40km resolveram tirar a gente da principal e colocar dentro de um verdadeiro labirinto, com trilhas no meio de pastos", conta o navegador Youssef.

 A navegação precisa fez a diferença, já que muitos se perderam. "Youssef fez uma fantástica navegação. Ele vem fazendo um trabalho sem nenhum erro, mas hoje, acima de todos os outros dias, a navegação foi realmente muito precisa, em um dia super importante", fala Guiga.

 Como já virou praxe, Guiga e Youssef precisaram trocar dois pneus. A equipe descobriu que um aquecimento excessivo nos freios traseiros está esquentando a roda e o pneu, fragilizando a válvula. "Como o ASX Racing ainda está em desenvolvimento e foi a primeira vez que disputamos um rali de estradas de terra com ele, ao longo da prova fizemos várias experiências e descobrimos melhorias. Todos os carros passam por essa fase, e no geral o carro está excelente, rápido e muito resistente", conta Guiga.

 Amanhã, sábado, é a última etapa da 21ª edição do Rally dos Sertões. A prova sai de Goianésia rumo a Goiânia, onde haverá a festa de premiação. "Vamos levar o ASX na ponta dos dedos, com carinho, até o fim. O ideal é sempre a vitória, mas se tratando de Peterhansel e Cottret em primeiro lugar, ficamos satisfeitos com a segunda posição", conta Guiga. "A ideia é manter a concentração. Esquecer que é o último dia e largar como se fosse o primeiro", completa Youssef.

  Décima etapa - Goianésia (GO) - Goiânia (GO)

Chegamos à última etapa do Rally dos Sertões 2013. Depois de várias etapas duríssimas, chega a hora de começar a desacelerar. A especial, com apenas 123km, começa por canaviais, com piso bom e muitas lombas, seguindo por trechos de serra e voltando para estradas de fazenda, com deps e pedras, até o fim.

Coma foi segundo na nona etapa

KTM multi Dakar winner Marc Coma came in second in the penultimate stage of the Dos Sertoes in Brazil and goes into tomorrow’s final stage placed third overall behind leader Paolo Goncalves of Portugal and Cyril Despres of France.

 It was the Spanish rider's fourth second place in the individual stages of this over 4000 km epic carving a big figure eight track through central Brazil. Friday’s stage took riders from Minaçu to Goianésia and the 666km stage included a 312 km timed special.

 Coma has taken a top three place in every stage so far except for a setback in the marathon stage when a wheel problem slowed him down to a cautious rate and cost him more than 42 minutes. He then bounced back to win the next stage and today also narrowed the gap between him and long time rival Despres. He trimmed the gap to the Frenchman by more than 15 minutes and now only 11 minutes 30 seconds separates them. Meanwhile there is a 37 minutes 19 seconds gap between Coma and the race leader Goncaves. Both riders are fighting for points in the World Cross Country Rallies Championship. Coma is the current leader and title-holder.

 KTM factory teammate Jakub “Kuba” Przygonski of Poland finished third behind Coma and moved from sixth to fifth in the overall standings. Both Coma and Przygonski are riding the KTM 450 Rally bike

 Marc Coma: "I started with a slow pace to be sure not to make any mistakes. We were again in mountains and the first half was a dusty Enduro-style section before we had to tackle a faster section that was more enjoyable to ride. Tomorrow is the last day of the rally and the stage will be shorter. The rally is almost over today but with one like this, anything can happen.”

 The final stage on Saturday takes riders over just 290 kilometers, including a timed special of just 123 km. 

Stage Nine Minaçu-Goianésia 666km with 312 km timed special (penultimate stage)

1, Paolo Goncalves, Portugal, Speedbrain 4:04.58
2, Marc Coma, Spain, KTM 3:23.04
3, Kuba Przygonski, Poland, KTM 3:30.04
4, Fausto Mota, Portugal, Yamaha, 3:30.42
5, Jean Azevedo, Brazil, Honda, 3:34.15
6, Ricardo Martins, 3:35.56
7, Michael Metge, France, 3:36.56
8, Cyril Despres, France, Yamaha 3.38.26
9, Leandro Silviera, Brazil, 3:40.53
10, Raul Lima, Brazil, 3:46.59

 Overall after Stage 9 

1, Goncalves, 28:59.52
2, Despres, at 25 minutes 49.2
3, Coma, at 37:19.5
4, Azevedo, at 01 hour 15:24.5
5, Przygonski at 1:30:26.9

Equipe Mitsubishi Petrobras segue na vice-liderança do Rally dos Sertões

A dois dias do fim da competição, Guiga Spinelli e Youssef Haddad fazem o terceiro melhor tempo e se mantêm na segunda colocação na geral 

A dupla da Equipe Mitsubishi Petrobras continua na vice-liderança do Rally dos Sertões. Em outra longa etapa, que somou mais de 600km - sendo 333km de especial - Guilherme Spinelli e Youssef Haddad fizeram o terceiro melhor tempo e confirmaram a segunda colocação na classificação geral, atrás apenas de Peterhansel e Cottret.

  "Foi uma especial longa, bem diversificada, prazerosa de pilotar. Teve trechos bem rápidos, sinuosos, e subidas e descidas de serra", fala Guiga. A dupla largou em primeiro, depois do bom resultado de ontem, mas foi ultrapassada pelos franceses. "Ainda seguimos o Peterhansel bem de perto por quase metade da especial", diz Youssef.

  "Viemos num ritmo muito bom até faltar 70km para acabar a especial. Aí, como tem sido de costume, começou a sequência de furos de pneus: foram três", conta o piloto Guiga. "Hoje, finalmente, conseguimos descobrir a causa da maioria dos furos, que é um problema nas válvulas." Ainda assim, a dupla completou a especial com o 3º melhor tempo. "Conseguimos continuar em segundo na geral, o que passa a ser nosso objetivo principal agora. Mas enquanto tiver rali, está valendo."

  Nona etapa - Minaçu (GO) - Goianésia (GO)

Com deslocamento inicial de 32km, a penúltima etapa do Rally dos Sertões também será completa. A especial terá 264km com subida de serra, deps, lombas, trechos rápidos e estradas de fazenda. Na parte final, velocidades mais altas, mas as lombas continuam. O deslocamento final será de 253km. "Teremos mais um dia difícil, que vai mesclar serra e média velocidade", explica Youssef.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Coma mantém-se em terceiro à geral

KTM Factory rider Marc Coma finished stage 8 of the Dos Sertoes Rally on Friday in third place to hold onto his third placed overall with just two stages to go.

 It was another very long day on the track between Palmas and Minaçu covering a total of 666 km
including 312 km timed special after which coma trails the leader Paolo Goncalves of Portugal by 34 minutes and six seconds. Cyril Despres is in second place.

 Coma was out first today aft winning the stage on Thursday the first part of the track was very fast before becoming very technical and with navigational challenges. He finished in four hours, 06.58 with Despres and coming in five minutes 43 seconds in front of him.

 Saturday is the penultimate stage of this near 4100 km journey through Brazil, with another long 549 km and a 264 km timed special between Minaçu and Goianésia Goianésia Minaçu. The rally ends back in the state capital of Goiania.

 Coma said he was happy with how the stage went on Friday given that he was tasked with opening the track for the other riders. “We have no technical problems and we managed the navigation. There are still two days but after tomorrow's stage, more than 260 kilometers, and we say that the rally is almost complete. However, anything can happen, especially in a rally as long as this.”

 Coma’s factory teammate Jakub Przgonski moved up from seventh to sixth in the overall standings after finishing eighth in the stage.

 Barring some major difficulties the podium should be decided between Goncalves, Despres and Coma. The KTM rider is looking to pick up decisive points to retain his World Cross Country World Championship title, having won the earlier rallies in the series. He currently has a 13-point lead over Goncalves and there is one rally left in the series – the Pharaoh’s Rally in Egypt (Sept 28- Oc. 5)

  Stage Eight: Palmas – Minaçu total 666 km
including 312 km timed special

1, Cyril Despres, France, Yamaha 4:01.15
2, Paolo Goncalves, Portugal, Speedbrain 4:04.58
3, Marc Coma, Spain, KTM 4:06.58
4, Michael Metge, France, 4:13.27
5, Ike Klaumann, Brazil, Honda, 4:14.30
6, Jean Azevedo, Brazil, Honda, 4:16.29
7, Kuba Przygonski, Poland, KTM 4:18.03
8, Fausto Mota, Portugal, Yamaha, 4:20.58
9, Ricardo Martins, 4:23.49
10, Raul Lima, Brazil, 4:35.38

  Overall after Stage 8

1, Goncalves, 25:42.37
2, Despres, at 7 minutes 13.7
3, Coma, at 34:05.9
4, Azevedo, at 59: 20.0
5, Klaumann at 1:01:47
6, Przygonski at 1:20:13.0

Equipe Mitsubishi Petrobras põe Brasil na frente no Rally dos Sertões

Na etapa mais longa e desafiadora, no temido deserto do Jalapão, Guiga Spinelli e Youssef Haddad fazem o melhor tempo e colocam Brasil na frente

 A Equipe Mitsubishi Petrobras vence a etapa mais desafiadora e longa da 21ª edição do Rally dos Sertões. Com 514km, passando pelo temido deserto do Jalapão, foi uma das especiais mais extensas da história da competição. Guilherme Spinelli e Youssef Haddad terminaram a prova em 05h28min20 e colocaram o Brasil na frente.

 Com o ótimo resultado, Guiga e Youssef voltam a ocupar a segunda posição na classificação geral, atrás apenas dos franceses Peterhansel e Cottret. "Enfim tivemos um dia positivo, muito bom, conseguimos vencer a etapa e subir na geral, o que era um dos nossos objetivos", comemora Guiga. "Saímos num ritmo seguro e conseguimos ultrapassar o Peterhansel, mantendo assim até o final", completa Youssef.

 A prova de hoje é considerada a mais difícil do rali. Em laço, com largada e chegada em Palmas, a etapa percorreu o deserto do Jalapão, conhecido pela dificuldade. "Foi uma especial muito longa, muito exigente, não só para piloto e navegador como também para o carro", conta Guiga. Mesmo em condições bastante difíceis, o ASX Racing teve ótimo desempenho e a dupla conseguiu fazer uma especial limpa - teve apenas um furo de pneu.

  "Foi uma das provas mais difíceis da história do Sertões, e teve de tudo um pouco. Mesclou o terreno muito arenoso e ondulado do Jalapão com estradas mais rápidas, outras sinuosas, subindo e descendo, e algumas zonas de trial", conta Guiga. "Sem dúvida foi a mais difícil de navegação, precisamos ficar o tempo todo atentos às metragens e ao GPS", diz Youssef.

 Agora, a dupla se prepara para mais uma etapa longa, com mais de 600km. "Faltam três dias de rali, vamos tentar continuar nesse ritmo, fazer mais bons dias e buscar o melhor resultado possível", finaliza Guiga.

  Oitava etapa - Palmas (TO) - Minaçu (GO)

"Amanhã é a última especial realmente pesada do rali e também deve ser cansativa, com deslocamento inicial longo e mais 333km de especial", conta Youssef. Depois de um deslocamento inicial de 312km, as duplas enfrentam a especial, que começa com piso de cascalho e segue para estradas menores, sinuosas, com deps, lombas, riachos e pedras. A prova fica rápida até chegar a uma região montanhosa, com subidas íngremes, trechos de trial e depois uma longa descida de serra. No fim, trecho travado, com pontes de tora, deps, trilhas e pedras.