sábado, 29 de setembro de 2012

Demonstrações de força dos favoritos

Realizou-se hoje o segundo e decisivo dia da terceira edição da Baja TT Idanha-a-Nova e depois da chuva constante que marcou a jornada de ontem, o dia de hoje mostrou-se solarengo e com temperaturas mais agradáveis para os pilotos que marcaram presença na edição 2012 da Baja TT Idanha-a-Nova, a penúltima prova do campeonato nacional. Com dois sectores seletivos desenhados pela Escuderia de Castelo Branco, os pilotos das motos, moto e buggys partiram ás primeiras horas da manhã de Monfortinho para cumprirem o seu programa do dia. Com o piso a mostrar-se nas melhores condições, especialmente no primeiro sector, o mais longo da jornada com poucos mais de 167 quilómetros de extensão, sendo o segundo sector mais curto, com pouco mais de seis dezenas de quilómetros.

PATRÃO CONFIRMA

Apostado em conseguir desde cedo uma margem que o colocasse a salvo dos ataques dos seus principais adversários, especialmente Luís Ferreira com quem luta pelo título 2012, Mário Patrão conseguiu no final do primeiro sector uma vantagem superior a três minutos face a Luís Ferreira, com Ruben Faria a ser o terceiro mais veloz no final do primeiro duelo do dia aos comandos da KTM Rallye 450 com que costuma participar nas longas maratonas a nível internacional. Entre os azarados do primeiro confronto estava António Maio, que ficou sem gasolina e se atrasou irremediavelmente, enquanto que Luís Portela de Morais era vitima de uma queda que o colocou igualmente fora de prova.

No segundo sector selectivo mais problemas surgiram para os homens da frente, com Ruben Faria a ser uma das vitimas devido a falta de colaboração da sua KTM, abrindo o piloto algarvio caminho para que outros pudessem emergir na classificação. Mário Patrão imprimiu uma toada mais calma e mesmo sendo apenas o terceiro no segundo sector selectivo conseguiu a vitória fruto do bom trabalho efectuado no troço matinal.

‘Depois da vantagem que consegui de manhã não fazia sentido atacar. Eles que o fizessem. Vim num ritmo mais cauteloso depois de andar forte no troço grande. De manhã o piso estava fantástico e tirei vantagem disso mesmo. Agora é pensar em Portalegre e na luta pelo título.’

O mais veloz no troço da tarde foi António Maio, mas para ele a corrida estava estragada desde manhã e ficou para o alentejano o conforto de saber que rapidez não lhe falta para lutar pela primeira posição em Portalegre e no final da prova Luís Ferreira era o segundo depois de ganhar algum tempo a Mário Patrão no derradeiro sector seletivo.

‘De manhã o piso estava excelente para a moto dele, mais potente que a minha 250. A minha perdia algo nas saídas porque o piso estava ainda demasiado encharcado, mas de tarde andei bem e consegui ser veloz. Tudo se decide na última prova.’ Com os dois primeiros do campeonato no topo da tabela classificativa o terceiro lugar sería para Hélder Rodrigues, a pensar no Rallye de Marrocos e a encarar esta prova como treino, ficando Paulo Felícia no quarto posto na frente de David Megre, o quinto classificado no final desta jornada do campeonato nacional TT 2012.

BORREGO E MONTEIRO VENCEM

Nos moto 4 foi sem surpresa que se assistiu a mais uma vitória de Roberto Borrego, a quinta do ano, mantendo assim a sua invencibilidade no campeonato. O piloto da Yamaha terminou a prova com mais de quatro minutos e meio de vantagem para André Mendes, com Miguel Rocha a ganhar duas posições face ao prólogo do dia anterior para encerrar o pódio em Idanha-a-Nova. O quarto posto foi para David Jacinto, com Filipe Martins a ser o quinto.

Entre os Buggys foi Jorge Monteiro a fazer a diferença perante a concorrência. O piloto do Polaris garantiu mais uma vitória no campeonato e no encerramentos das contas da prova da Escuderia Castelo Branco ficou com mais de dois minutos e vinte de vantagem para João Lopes, o líder do campeonato. O degrau mais baixo do pódio foi para Nuno Tavares, também ele aos comandos de um Polaris RzR XP 900, ficando António Estevao na quarta posição com o Can Am por si desenvolvido. A fechar o lote dos cinco primeiros ficou Jorge Branco, numa prova onde pela primeira na história do campeonato nacional de TT a caravana de pilotos dos Buggys e UTV foi superior à dos moto 4.

Miguel Barbosa / Pedro Velosa vencem e são os novos Campeões de Portugal de TT

Miguel Barbosa e Pedro Velosa, foram os vencedores da Baja TT Idanha 2012, prova a contar para o CPTT, que assim reconheceu também nesta dupla, os novos Campeões de Portugal de TT. Uma prova emocionante e muito bem organizada pela Escuderia Castelo Branco.

Depois de ter dominado a super-especial, a dupla do Mitsubishi Racing Lancer foi sempre a mais rápida em pista, isto apesar de um ligeiro problema no seletor da caixa de velocidades que os limitou um pouco, frente aos seus adversários. No final, o piloto comentaria desta forma a sua prova:

“Objetivo cumprido! Queríamos ganhar e conseguimo-lo e, com isso, os títulos de todo-o-terreno de 2012”, referiu Miguel Barbosa à chegada ao final do sector seletivo de cerca de 330 km. “Não foi uma Baja fácil, já que em algumas zonas do percurso o nosso carro revelou-se menos eficaz. De qualquer modo foi uma excelente prova e toda a equipa está de parabéns. Não posso deixar de agradecer aos meus patrocinadores, sem os quais nada isto seria possível, e sublinhar o fantástico trabalho desenvolvido pela Sports&You, Vaison Sport e pela JMS Systems ao longo de toda a temporada.”

Nas posições seguintes colocaram-se Ricardo Porém e Nuno Matos, que assim garantiram a manutenção da luta pelo vice-campeonato de TT e na quarta posição aparece João Rato, que vence o Desafio Total Mazda, garantindo igualmente a melhor classificação absoluta de um Mazda no CPTT, marca que conseguiu terminar com todos os carros com que alinhou à partida para a prova.

Nas restantes categorias, de referir os triunfos de Francisco Gil (Nissan Navara) entre os T2, Vitor Caeiro foi o mais rápido entre os T8 e nos TT Classic Bruno Pinhão confirmou a sua prestação na Super-Especial, mas foi Joaquim Calado (4º) que garantiu o título absoluto, já nesta prova.

Terminou assim mais uma fantástica jornada de Todo-o-Terreno, uma vez mais com a Escuderia Castelo Branco a merecer as felicitações por parte de TODOS os participantes, pela excelente organização e essencialmente pela forma digna e correta com que recebeu todos os participantes, que por certo terão toda a vontade de regressar a terras raianas para mais participações em eventos organizados pelo Clube Albicastrense.

FOTO: JOSÉ NOGUEIRA – FOTO XTROD

Jorge Monteiro (Polaris) repete triunfo

- Cinco pilotos passaram pelo comando

- Luís Caseiro (Polaris) já conquistou o título no Troféu Nacional

Jorge Monteiro, aos comandos de um Polaris RZR 900 XP, foi o vencedor da Baja TT Idanha-a-Nova, a quinta e penúltima etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, mais uma jornada organizada pela Escuderia de Castelo Branco. O piloto inscrito pela Formula 95 JL Racing, que há três semanas vencera a Baja TT Oleiros Proença, gastou 3h24m52,4s para percorrer os 238,02 quilómetros disputados ao cronómetro, tendo terminado a corrida com uma vantagem de 2m21s sobre a dupla líder do campeonato, João Lopes/Bruno Santos (Polaris).

A prova beirã teve cinco comandantes entre os Buggy/UTV. Depois da inequívoca vitória do campeão nacional Rui Serpa (Rage) na 1ª etapa, os primeiros quilómetros da 2ª etapa registavam o Polaris de João Dias na liderança, com escassos 3s de vantagem sobre o futuro vencedor desta corrida. A liderança passou depois para João Lopes, que a perdeu quando teve de parar para mudar uma roda que tinha furado. A meio da prova (km 125) a liderança pertencia a outro Polaris, o de Nuno Tavares, que nessa altura dispunha de 26s de vantagem sobre João Dias. Já perto do final do 1º Sector Selectivo da 2ª etapa, uma fita arrancada pelos Quad levou João Lopes a perder-se juntamente com Nuno Tavares, permitindo que Jorge Monteiro assumisse o comando até ao final da prova.

A prova beirã, bastante rápida, possibilitou que o vencedor realizasse uma média superior a 70 km/h sendo ainda de destacar que o derradeiro sector seletivo foi ganho por Vítor Santos (Polaris) que gastou menos 17s que João Dias. De entre as 23 equipas que se apresentaram à partida apenas 10 terminaram a prova, com Luís Caseiro (Polaris) a vencer entre os concorrentes do Troféu e a conquistar antecipadamente o título de 2012.

Objectivos cumpridos em toda a linha

A dupla Ricardo e Manuel Porém garantiu o segundo lugar absoluto na Baja TT Baja TT Idanha-a-Nova, reforçando assim a sua candidatura ao vice-campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, que terá o desfecho final no início do mês de Novembro em Portalegre…

A prova de Idanha-a-Nova não era a mais adequada para o BOMCAR Serie 2 Proto, já que o percurso “rolante” penalizava um pouco os desempenhos de um carro que é mais eficaz nas pistas sinuosas, mas mesmo assim a equipa queria tentar lutar pela vitória, ou pelo menos por um lugar no pódio, garantindo assim a manutenção das suas hipóteses em termos de CPTT:

Ontem tínhamos decidido não andar a fundo na segunda passagem pela super-especial, para conseguirmos partir na terceira posição, conseguindo assim controlar o andamento dos adversários que nos precediam e que acabavam por ser aqueles que mais nos davam luta em termos de campeonato. Pouco depois de partirmos encontrámos o primeiro com um furo, passando a rodar em segundo lugar na pista e seguimos sem grandes problemas no nosso andamento, controlando a nossa posição. Verificámos que não poderíamos apanhar o primeiro, e não atacámos a partir dessa altura, cumprindo um percurso até final apenas com um pequeno susto, já que o motor ainda se calou cerca de 1m30, na parte final da prova.

Quero agradecer aos patrocinadores e à equipa técnica, que me entregaram um carro fantástico, para disputar mais esta prova e também ao meu navegador, que uma vez mais esteve impecável durante toda a prova.

Foi um excelente resultado, que nos colocou isolados no segundo lugar do CPTT, pelo que agora partimos para Portalegre com muita motivação e a acreditar que será possível cumprir os nossos objetivos finais.”

A próxima prova do BOMCAR Série 1 Proto, do PRF BOMCAR racing team, que conta com os apoios da PRF, BOMCAR, CASTROL, FEDIMA, SPIKE, HRV e TERMOCOMPO, serão portanto os 500 Km de Portalegre, que se disputam de 1 a 3 de Novembro, nos terrenos circundantes à capital do Alto Alentejo.

Classificação Final: 1º Miguel Barbosa / Miguel Velosa (Mitsubishi Racing Lancer)4m47,39s ; 2º PRF BOMCAR racing team – Ricardo Porém / Manuel Porém (BOMCAR Serie 1 Proto) a 2m30,30s; 3º Nuno Matos / Filipe Serra (Astra Proto) a 5m22,1s…

CAMPEONATO ABSOLUTO: 1º Miguel Barbosa/Pedro Velosa, 100; 2º Ricardo Porém / Manuel Porém, 61; Nuno Matos / Filipe Serra, 58…

Team Bianchi Prata KIA / Vodafone vence na Baja TT Idanha-a-Nova 2012

- Pedro Bianchi Prata – Campeão Europeu de Bajas 2012

- Luís Ferreira – Campeão Nacional de TT1

- Luís Teixeira – Campeão Nacional de TT3

Realizou-se dias 28 e 29 de Setembro a Baja TT Idanha-a-Nova 2012, quinta prova do Nacional de TT 2012 e última prova do Campeonato Europeu de Bajas 2012.

O trajeto da prova contou com duas etapas: uma Super Especial e dois Setores Seletivos.

A Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone esteve presente na competição com os pilotos Pedro Bianchi Prata (B1), Luís Teixeira (TT3), Paulo Felícia (TT2) e Luís Ferreira (TT1).

No primeiro dia de prova, efetuou-se uma Super Especial de 8,5kms para todos os pilotos nos diferentes campeonatos. Os pilotos do Team Bianchi Prata KIA / Vodafone destacaram-se no Prólogo com Pedro Bianchi Prata e Luís Ferreira a alcançarem o primeiro lugar, nas suas respetivas classes.

No segundo dia de competição, os pilotos enfrentaram uma etapa com um total de 277 kms de extensão. Os objetivos da equipa concretizaram-se neste dia, com três dos quatro pilotos a sagrarem-se campeões.

O piloto de Alcoutim, Luís Teixeira, tem todos os motivos para se orgulhar ao se sagrar Campeão Nacional de Todo o Terreno na classe TT3: “ A prova correu muito bem! Os objetivos a que me propus, a vitória na classe, foram alcançados. Toda a equipa está de parabéns pelo trabalho que tem realizado até agora. Queria agradecer ao Pedro, ao Município de Alcoutim e ao meu pai que tanto me ajudou. A próxima prova, será feita com mais calma ainda assim, vou arriscar para obter um bom lugar. “

Paulo Felícia delineou, juntamente com a Equipa, uma estratégia que lhe permitiu obter bons resultados gerais - 3º na classe TT2 e 4º na classificação geral: “ A prova correu bastante bem. A diferente estratégia utilizada, em não arriscar muito no Prólogo, deu os seus frutos e basta apenas olhar para o resultado para verificar isso. “.

Luís Ferreira conquistou pelo segundo ano consecutivo, com as cores do Team Bianchi Prata KIA / Vodafone, o título de Campeão Nacional de TT1. O piloto pensa agora na vitória na classificação geral, onde se encontra em 2º lugar: “ A prova correu dentro do esperado; garanti a vitória na TT1, que era o meu principal objetivo. Na geral, tudo se mantém em aberto até Portalegre, onde vou tentar ganhar. Esta prova foi uma das mais importantes da época devido ao que mencionei anteriormente.

A competir no Europeu de Bajas´12, Pedro Bianchi Prata obteve hoje o resultado do esforço e treino realizado desde o início do ano 2012, venceu o Campeonato Europeu de Bajas. Como piloto e team manager, Pedro Bianchi Prata não poderia estar mais satisfeito: “Melhor é quase impossível! Num fim-de-semana ganhar 2 campeonatos nacionais e 2 europeus (Geral e Classe) é muito bom, fruto de muito trabalho e dedicação. Toda a equipa está de parabéns e o meu muito obrigado a todos os patrocinadores pelo apoio dado e por acreditarem no nosso projeto. A nível pessoal estou muito contente com a conquista deste título de campeão Europeu de Bajas, dedico a vitória da Geral à Sandra por toda a ajuda e paciência nesta provas em vários locais da europa e a vitória da classe ao Renato e ao Sr. Elias pela dedicação e trabalho que fizeram estas vitórias possíveis. Claro que não posso esquecer o Andrea Brunod que sofreu um acidente fatal na segunda prova do Campeonato. Obrigado a todos que acreditam no projeto Bianchi Prata.”

A próxima prova da Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone será dias 13 e 14 de Outubro, última prova do Nacional de Enduro em Ourém.

Açores TT Team no pódio da Baja TT Idanha

- 2º lugar no Desafio Total / Mazda

- Excelente 5º lugar absoluto

Depois de ter brilhado na 1ª etapa da Baja TT Idanha-a-Nova a equipa do Açores TT Team voltou a estar em destaque na etapa de hoje desta prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. A dupla Bruno Oliveira / Vânia Paim, aos comandos de uma Mazda BT 50 terminou a corrida em 2º lugar entre os concorrentes que disputam o Desafio Total Mazda, depois de ter dominado durante grande parte dos 334 quilómetros de mais uma excelente jornada de TT.

“A chuva que caiu durante o dia de ontem permitiu que hoje as pistas se apresentassem com um aspecto magnífico e o sol acabou por brilhar ao longo de toda esta jornada. A nossa corrida teve duas partes distintas. Até perto do final da 1ª volta tudo correu de forma magnífica e fomos progressivamente alargando a vantagem para o nosso mais directo adversário. Depois, um problema na caixa de velocidades impedia a utilização da 3ª velocidade e mais para o final da prova também da 2ª e da 4ª, pelo que não nos foi possível segurar a primeira posição, mas conseguimos levar o carro até ao fim e terminar no 5º lugar absoluto, o que é um resultado fantástico. Estou muito satisfeito e mais uma vez muito contente por poder promover os Açores através desta montra magnífica que é o Todo-o-Terreno”, salientou Bruno Oliveira no final da prova.

O Campeonato Nacional termina com a disputa da mítica Baja 500 Portalegre que se realiza no primeiro fim-de-semana de Novembro.

João Rato regressa às vitórias em Idanha junto com o ‘motard’ Paulo Marques

João Rato sagrou-se vencedor do Baja TT Idanha-a-Nova, regressando às vitórias no Desafio Total/Mazda 2012, jornada que foi a terceira da temporada da ímpar iniciativa da Mazda no todo-o-terreno nacional. O feito foi dignamente comemorado no pódio com o seu navegador para esta prova, o conceituado ‘motard’ Paulo Marques, que trocou a sua habitual montada de duas rodas por um lugar de co-piloto na BT-50 com o número 8 nas portas. Um resultado que permite a João Rato regressar à liderança na tabela de pontos desta iniciativa monomarca.

Foi intensa a luta entre João Rato e Bruno Oliveira ao longo da segunda metade dos cerca de 330 km da prova organizada pela Escuderia Castelo Branco. No final da primeira volta ao percurso e acumulando com os resultados da Super Especial de ontem, a diferença cifrava-se em 4m02s, com vantagem para o piloto açoriano, mas na segunda volta ao traçado, Oliveira viu a caixa de velocidades da sua viatura pregar-lhe nova partida, impedindo-o de manter a vantagem conquistada e, pior do que isso, a ter de entregar a vitória ao seu adversário quase com a meta à vista.

“Regressámos às vitórias, numa prova muito difícil”, referiu João Rato, visivelmente satisfeito na passagem na Assistência. “Foi algo complicado consegui-lo, dado que o carro entrou em modo segurança uma série de vezes, mas o que interessa é este resultado final que quero partilhar com o meu navegador, Paulo Marques”. Registe-se, igualmente, o excelente 4º posto absoluto desta dupla com a Mazda BT-50 do Xuxas Team Sport, apenas batida nesta prova por três protótipos mais desenvolvidos.

“Foi uma pena esta situação com a caixa de velocidades porque a prova estava a correr muito bem, estavamos a divertir-nos imenso e uma vitória seria fantástico”, referiu Bruno Oliveira no final. “Não aconteceu, mas ainda assim alcançámos um excelente pódio”.

Etelvino Carvalho conquistou o derradeiro lugar do pódio, subindo uma posição face ao resultado obtido em Fafe: “Foi claramente um bom resultado, numa prova sem grandes crises a não ser algumas dificuldades nas ultrapassagens. Hoje tudo correu bem e este resultado é espelho disso. Ontem sim, tivemos um problema com o filtro do gasóleo que entupia a baixas rotações, mas que foi resolvido”, referiu no pódio de chegada.

Para a iniciativa da Mazda, pontuaram ainda Carlos Pinto, piloto que num último esforço conseguiu ultrapassar Miguel Paião, e também Rui Lopes e Durval Costa, embora este tenha acabado muito atrasado, a braços com um problema ainda não identificado na sua pick-up, a acumular com a penalização na Super Especial de ontem.

De destacar o facto da Mazda ter obtido, um excelente resultado de conjunto, ao colocar quatro BT-50 no ‘top-10’ geral da Baja TT Idanha-a-Nova 2012: João Rato e Bruno Oliveira foram, respectivamente, 4º e 5º classificados, Etelvino Carvalho foi 6º e Carlos Pinto alcançou o 10º lugar absoluto!

O Sector Selectivo em resumo

A primeira volta ao traçado viu apenas Bruno Oliveira à frente das Mazda BT-50, enquanto atrás de si João Rato e Durval Costa garantiam os 2º e 3ºs melhores ‘cronos’ à passagem de CPH1, CPH2 e CPH3, se bem que Costa estivesse bastante atrasado em termos de classificação, fruto do atraso e penalização da véspera, na Super Especial. Invariavelmente, Oliveira e Rato garantiram quase sempre os 4º e 5º melhores tempos absolutos à geral, demonstrando a robustez das pick-ups da marca japonesa, sendo apenas batidos pelos protótipos mais desenvolvidos.

Atrás deles, assistia-se à recuperação de Etelvino Carvalho face a Miguel Paião e Carlos Pinto, enquanto Rui Lopes tentava recuperar algum do tempo também perdido no dia anterior. A meio da prova, à passagem na Assistência, Oliveira tinha 4m02s de vantagem sobre Rato, enquanto Carvalho surgia 33 segundos à frente de Paião, mas já a mais de três minutos e meio de Rato.

A segunda volta viu João Rato iniciar o seu ataque à primeira posição nas Mazda BT-50, pertença de Bruno Oliveira, o que veio a conseguir já dentro dos últimos 40 km de prova, quando os problemas deste último faziam decrescer a margem entretanto construída. À entrada do último sector, o seu avanço de mais de quatro minutos diluia-se quase por completo, retirando-lhes uma vitória quase certa!

O próximo encontro do Desafio Total/Mazda 2012 será a Baja Portalegre 500, a disputar de 1 a 3 de Novembro, ficando depois apenas a faltar a jornada das 24 Horas de Fronteira (que vale uma pontuação dupla) no final desse mês.

DESAFIO TOTAL/MAZDA – Baja TT Idanha-a-Nova 2012

Classificação Geral:

1º João Rato/Paulo Marques 4h37m16,9s

2º Bruno Oliveira/Vania Paim a 5m58,0s

3º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves a 9m49,0s

4º Carlos Pinto/Jorge Amaral a 20m48,3s

5º Miguel Paião/Gil Brito a 23m12,7s

6º Rui Lopes/Rui Fernandes a 33m36,2s

7º Durval Costa/José Motaco a 1h54m56,0s

DESAFIO TOTAL/MAZDA 2012 – Após 3 provas

Pilotos:
1º João Rato, 50 pontos; 2º Miguel Paião, 43; 3º Etelvino Carvalho, 40; 4º Durval Costa, 39; 5º Carlos Pinto, 36; 6ºs Pedro Barroco e Bruno Oliveira, 18; 8º Rui Lopes, 8.

Navegadores: 1º Gil Brito, 43 pontos; 2º Nuno Gonçalves, 40; 3º José Motaco 39; 4º Jorge Amaral, 36; 5ºs Paulo Torres e Paulo Marques, 25; 7ºs Luís Ferreira e Vania Paim, 18; 9º Rui Fernandes, 8.

Nuno Matos e Filipe Serra garantem terceiro pódio da época no final da Baja TT Idanha-a-Nova

- Terceiro lugar final foi o resultado possível em face do tempo perdido com um furo logo nos quilómetros iniciais da etapa de hoje

- Apesar de subida de ritmo na segunda metade do percurso, piloto de Portalegre já não conseguiu anular desvantagem para o grupo da frente

- Luta pelo vice-campeonato vai decidir-se na última prova do Campeonato de Portugal de TT, a disputar em Portalegre entre os dias 1 a 3 de novembro

Após a vitória na jornada algarvia que abriu a competição e o segundo lugar conquistado na anterior prova do calendário, Nuno Matos e Filipe Serra subiram este sábado ao degrau do pódio que lhes faltava ainda pisar este ano no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT), concluindo a Baja TT Idanha-a-Nova o terceiro lugar da classificação geral, a 5m22s da dupla vencedora.

Ocupando a vice-liderança da prova no final da chuvosa etapa de ontem, a apenas 21 segundos da liderança, a dupla de Portalegre até começou da melhor maneira o longo Setor Seletivo proposto pela Escuderia de Castelo Branco, impondo um ritmo bastante forte nos quilómetros iniciais, aproveitando um piso completamente seco.

Contudo, uma pedra escondida no interior de uma curva, logo ao km 20, acabaria por condicionar em definitivo a prova de Nuno Matos, com o piloto a perder mais de três minutos para substituir um pneu furado em resultado desta armadilha.

“Tivemos o azar de pisar uma pedra logo na fase inicial da corrida… E foi o que bastou! Com a paragem para substituir o pneu furado, perdemos não só o contacto com os primeiros como também o ritmo forte que vínhamos imprimindo desde início. A partir daí, não foi nada fácil recuperar animicamente. Na verdade, só na segunda volta e após a paragem na Assistência para troca do pneu suplente é que conseguimos forçar novamente o andamento. Mas aí já era tarde para conseguir recuperar a segunda posição”, recordou Nuno Matos no final dos 344 km cumpridos esta tarde.

“Enfim, foi o resultado possível numa prova em pagámos muito caro um erro logo na fase inicial. Mas as corridas são mesmo assim e agora o importante é levantar a moral e concentrarmo-nos na Baja de Portalegre, já que esta será decisiva para a atribuição do vice-campeonato”, acrescentou ainda o piloto do Astra Proto, agora obrigado a recuperar um atraso de três pontos para o jovem Ricardo Porém.

“Os meus parabéns ao Ricardo pela excelente prova que realizou hoje, mas também ao Miguel Barbosa e ao Pedro Velosa que à vitória juntaram a conquista antecipada do título absoluto”, felicitou ainda Nuno Matos com o seu habitual fair play.

A clássica Baja de Portalegre 500, já na sua 26ª edição, encerrará, como habitualmente, o calendário do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, entre os dias 1 a 3 de novembro.

Triunfo que vale o penta-campeonato

Com a vitória hoje obtida na Baja TT Idanha-a-Nova, Miguel Barbosa sagrou-se Penta-Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, um resultado inédito no panorama do todo-o-terreno nacional.

Numa prova disputada sob tempo seco, depois da muita lama na Super Especial de ontem, sector onde também foram os mais rápidos, a dupla do Mitsubishi Racing Lancer com as cores da BP Ultimate e da Vodafone viu cumpridos grande parte os objectivos a que se tinham propostos para a presente temporada, já que, em simultâneo, tal prestação garantiu o primeiro título ao seu navegador Pedro Velosa. Falta apenas o ceptro por equipas que também já está mais perto.

“Objectivo cumprido! Queriamos ganhar e conseguimo-lo e, com isso, os títulos de todo-o-terreno de 2012”, referiu Miguel Barbosa à chegada ao final do sector selectivo de cerca de 330 km. “Não foi uma baja fácil, já que em algumas zonas do percurso o nosso carro revelou-se menos eficaz. De qualquer modo foi uma excelente prova e toda a equipa está de parabéns. Não posso deixar de agradecer aos meus patrocinadores, sem os quais nada isto seria possível, e sublinhar o fantástico trabalho desenvolvido pela Sports&You, Vaison Sport e pela JMS Systems ao longo de toda a temporada.”

Já sem a pressão dos títulos, o BP Ultimate Vodafone Team poderá enfrentar com outro espírito a derradeira jornada do Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno, a Baja Portalegre 500, a correr-se no início de Novembro, buscando nova vitória na conceituada jornada alentejana.

Classificação Geral:

1º BP Ultimate Vodafone Team Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Mitsubishi) 4h47m39,6s

2º Ricardo Porém/Manuel Porém (BMW) a 2m30,3s

3º Nuno Matos/Filipe Serra (Opel) a 5m22,1s

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Rui Serpa (Rage) vence prólogo

- Campeão nacional foi claramente o mais rápido

- Estreia de três novas máquinas

O campeão nacional Rui Serpa aos comandos de um Rage impôs-se de forma categórica na etapa de abertura da Baja TT Idanha-a-Nova, a quinta e penúltima jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno da disciplina de Buggy/UTV, que está ter lugar na região beirã.

O piloto inscrito pela Rage Motorsport gastou 7m40,3s para efectuar os 9,04 quilómetros do traçado escolhido pela Escuderia de Castelo Branco para a Super Especial que ditou a ordem de partida para a 2ª etapa que hoje se realiza, menos 12 s que o Polaris pilotado pelo jovem João Dias. Na 3ª posição a 16s do vencedor ficou outro Polaris RZR XP 900, o de Jorge Monteiro que recentemente venceu a Baja TT Oleiros Proença. A dupla João Lopes/Bruno Santos lider do campeonato registou o 5º tempo atrás de Vitor Santos ambos em Polaris. Entre os concorrentes do Troféu Nacional de Promoção os dois primeiros classificados Luís Caseiro em Polaris e Sérgio Brás num FBF gastaram exactamente o mesmo tempo: 9m09,7s.

De entre as 23 equipas que se apresentaram à partida para esta corrida de destacar a estreia de três novas máquinas: o Artic Cat, pilotado por Carlos Esteves, o Semog Hawc, que tem aos comandos o piloto angolano João Macedo e ainda o novo Megakart Dazon, desenvolvido e pilotado João Carvalho.

Bruno Oliveira foi o mais rápido das BT-50 do Desafio Total/Mazda

Bruno Oliveira destacou-se entre os concorrentes do Desafio Total/Mazda 2012 no âmbito da Baja TT Idanha-a-Nova, que hoje teve o seu primeiro dia competitivo. Acompanhado por Vânia Paim, o piloto açoriano foi o mais rápido no conjunto da dupla passagem pela Super Especial desenhada na Sra do Almortão.

Oliveira cumpriu os 18 km competitivos em 17 minutos e 55,9 segundos, numa especial bastante ensopada e com algumas rasteiras, fruto da chuva que teima em assolar a região desde a noite da véspera, deixando João Rato a 27 segundos e Miguel Paião a 1 minuto e 11,7 segundos, no acumulado das duas voltas ao traçado.

“O terreno está como eu gosto, divertimo-nos imenso no prólogo sem pensarmos no cronómetro e, afinal, acabou por ser um excelente resultado”, referiu Bruno Oliveira no final deste primeiro aperitivo, para a verdadeira prova de força, a correr-se amanhã, uma dupla passagem pelos cerca de 330 km do único Sector Selectivo.

Segundo mais rápido, João Rato afirmou “que se não fosse pela saída de estrada na segunda passagem poderia estar muito mais perto, ou mesmo à frente do Bruno”, referindo-se ao percurso como “um verdadeiro lamaçal”.

Miguel Paião, o terceiro piloto do Desafio Total/Mazda amanhã na estrada, refere ter tido “imensas difculdades na primeira passagem, dado nunca tinha guiado a BT-50 nestas condições. Na segunda volta, adaptámo-nos melhor, embora tenhamos piorado o ‘crono’, à semelhança de todos os demais pilotos”.

O restante escalonamento entre as pick-ups Mazda BT-50 fez-se com Carlos Pinto, que sai a cerca de 10 segundos de Paião, e Etelvino Carvalho, a cerca de um minuto e meio dos mais rápidos. Rui Lopes será o 5º piloto Mazda em pista, ele que se viu afectado por problemas na primeira volta. Mas ainda assim melhor do que Durval Costa, que perdeu muito tempo na segunda volta, atascado num morro que delimitava o troço-espectáculo desta prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco.

Registe-se a presença de três Mazda BT-50 no top-10 desta Super Especial, ocupando respectivamente os 4º, 6º e 10º lugares da classificação geral.

A dupla Super Especial em resumo

Na primeira volta ao bastante molhado e escorregadio percurso da Super Especial, Bruno Oliveira foi o mais rápido (com o 4º tempo da geral absoluta, com 8m51,6s), deixando João Rato a 3,0s e Durval Costa a 6,2s. Seguiu-se-lhes o grupo composto por Carlos Pinto (a 28,9s), Etelvino Carvalho (a 36,1s) e Miguel Paião (a 38,2s). Rui Lopes fechou o pelotão das Mazda BT-50 nesta SSS1, fazendo um tempo quase dois minutos mais lento do que o de Oliveira, depois de, no regresso à pista depois de uma ligeira saída de estrada, ter levado uma pancada do concorrente seguinte na estrada, que ‘escorregou’ no mesmo local.

Fruto da muita água que se acumulou e da lama gerada, a segunda passagem mostrou-se um pouco mais lenta para todos pilotos, sendo que nesta volta os mais prejudicados foram Durval Costa (que ficou ‘preso’ num morro) e João Rato (saiu de estrada e bateu de lado numa árvore, partindo o vidro do seu navegador, o ‘motard’ Paulo Marques). Bruno Oliveira voltou a ser o mais rápido, deixando João Rato a 24,0s e Miguel Paião a 33,5s. Carlos Pinto e Etelvino Carvalho fizeram esta segunda volta com apenas cinco décimas de diferença entre eles, com vantagem para este último. Rui Lopes e Durval Costa foram o 6º e o 7º classificados nesta SSS2.

Açores TT Team vence Super Especial

- Vitória clara para o Desafio Total / Mazda

- Magnífico 4º lugar absoluto

A equipa do Açores TT Team iniciou hoje da melhor forma a sua participação na Baja TT Idanha-a-Nova, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. A dupla Bruno Oliveira / Vânia Paim, aos comandos de uma Mazda BT 50 foi a mais rápida na 1ª etapa esta tarde realizada, entre os concorrentes que disputam o Desafio Total Mazda, tendo ainda averbado um magnífico 4º lugar da classificação geral absoluta.

Bruno Oliveira, piloto que se tem distinguido pela promoção dos Açores através das suas participações nas competições de desporto motorizado e que foi o primeiro campeão desta competição monomarca, conseguiu superar da melhor forma as dificuldades apresentadas por um percurso bastante escorregadio.

“A chuva que começou a cair nos últimos dias e que se intensificou hoje, tornou o traçado escolhido para esta Super Especial bastante escorregadio, mas mesmo assim bastante rápido”, salienta Bruno Oliveira que acrescenta:

“Com muita concentração conseguimos ser rápidos e não permitir nunca que a nossa Mazda escorregasse demasido e com isso ganhar alguma vantagem sobre os nossos mais directos adversários. Foi um bom início de corrida que nos motiva bastante para a etapa de amanhã”.

Na 2ª etapa da Baja TT Idanha-a-Nova os concorrentes terão pela frente uma dupla passagem por um sector selectivo que os fará percorrer 340 quilómetros cronometrados.

Miguel Barbosa vence Super Especial e sai novamente na frente

Miguel Barbosa e Pedro Velosa souberam gerir muito bem o difícil estado do percurso, repleto de água e muita lama acumulada, da Super Especial da Baja TT Idanha-a-Nova, quinta do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2012, pelo que saem amanhã à frente do pelotão da prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco.

Apostado em conquistar nova vitória, de modo a facilitar a sua contabilidade para alcançar novo título de Campeão Nacional de TT, Miguel Barbosa comentou assim este primeiro dia: “Correu tudo bem embora a pista estivesse bastante enlameada, nomeadamente na segunda passagem em que o piso estava muito pior, embora tenhamos enfrentado o percurso com muita confiança ”.

Quanto à estratégia para a prova de amanhã, o piloto apresenta como táctica “andar no ritmo que conseguirmos impor, algo que dependerá muito das condições atmosféricas. Esperamos que melhore significativamente, ou a prova poderá ser ainda mais dura do que a super-especial de hoje, fruto das armadilhas que a lama poderá esconder, e estamos a falar de mais de 300 km”, antecipa.

Amanhã (sábado) o Mitsubishi Racing Lancer do BP Ultimate Vodafone Team inicia o Sector Selectivo 13h00, enfrentando um percurso de 167,59 km, a percorrer por duas vezes (total de 335,18 km) sem qualquer intervalo e integrando o tempo gasto na paragem na assistência, que contará para o resultado final.

3º lugar cumpre objectivos tácticos da equipa

Ricardo e Manuel Porém aos comandos do BMW Serie 1 Proto, garantiram o terceiro lugar absoluto na Super – Especial da Baja Idanha-a-Nova 2012, cumprindo assim os objetivos tácticos que tinham desenhado no início da baja, tendo ainda assim provado que conseguiam fazer um tempo mais baixo, como é possível verificar pelo crono realizado na primeira passagem.

Segundo Ricardo Porém “tudo nos correu bem e depois da primeira passagem pela super-especial, verificámos que talvez fosse melhor deixar alguns dos nossos adversários partirem à frente, pelo que fomos menos aplicados na segunda passagem, tendo como meta, conseguir o terceiro lugar. Tudo saiu como planeado e o carro parece-nos estar fantástico, pelo que partimos “de bancada” para uma prova que nos parece poder vir a ser bastante complicada, por causa da instabilidade atmosférica que se antevê para amanhã.

De qualquer forma não estamos sob pressão, pelo que vamos fazer a nossa prova, tentar garantir um lugar no pódio e mais alguns pontos que nos mantenham na luta pelo Vice-Campeonato de Portugal de TT 2012, já que o título muito dificilmente não ficará decidido depois da prova de amanhã.”

A prova prossegue amanhã, com um percurso de mais de 330 Km, num setor seletivo a cumprir por duas vezes, com uma assistência a meio, a contar para o tempo final.

Classificação da Super-Especial: 1º Miguel Barbosa (Mitsubishi) 16m13,6s; 2º Nuno Matos (Opel) a 21,10s; 3º PRF BOMCAR racing team (Bomcar Serie 1 proto) a 27,30s…

Nuno Matos e Filipe Serra terminam primeiro dia na vice-liderança da Baja TT Idanha-a-Nova

- Dupla passagem por uma Super Especial de 9 km definiu o primeiro escalonamento da quinta e penúltima do ano pontuável para o Campeonato de Portugal de TT, para já marcada pela chuva e pelas difíceis condições da pista

- Pensando já na ordem de saída para a decisiva etapa de amanhã, piloto de Portalegre não ficou totalmente satisfeito com o segundo lugar

De regresso à Beira Baixa e à prova onde se estraram a vencer há um ano, Nuno Matos e Filipe Serra iniciaram esta tarde, de forma muito tática e cautelosa, a sua participação na Baja TT Idanha-a-Nova, a quinta e penúltima prova inscrita no calendário do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2012.

Composta por duas passagens por uma Super Especial com 9 km de extensão, num percurso muito semelhante ao do ano passado, a primeira etapa da baja organizada pela Escuderia de Castelo Branco ficou indubitavelmente marcada pelas adversas condições meteorológicas em que se disputou, uma vez que a chuva dificultou sobremaneira a progressão dos pilotos em pista.

Embora com um início bastante cauteloso, Nuno Matos registou o terceiro melhor tempo na primeira passagem, a escassos 3 segundos do mais rápido, ascendendo depois à vice-liderança após estabelecer o segundo melhor registo na última passagem do dia.

“Não foi o resultado final que mais ambicionávamos”, confessou o piloto no final de uma etapa em que a ordem de partida para o dia seguinte estava já na mente de todos.

“Apesar das condições da pista terem melhorado substancialmente na segunda passagem, a verdade é que todos optaram por um andamento mais conservador, procurando fugir deliberadamente às primeiras posições, já que a classificação de hoje determina a ordem de saída para a etapa seguinte. Como o piso está muito traiçoeiro e escorregadio, a equipa que amanhã abrir a estrada terá, em teoria, uma missão mais complicada, enquanto as seguintes poderão já beneficiar de trajetórias mais bem definidas”, explicou Nuno Matos.

Nesse contexto, o objetivo do atual vice-líder do Campeonato não foi totalmente cumprido após esta etapa inaugural: “Preferia ter terminado o dia em terceiro lugar para melhor poder controlar a corrida amanhã. Mesmo fazendo mais 26 segundos que na primeira passagem, acabei por subir um lugar na na geral. Ou seja: fomos mais devagar, mas não o suficiente”…

Em todo o caso, menos de meio minuto separa os três primeiros classificados da Baja TT Idanha-a-Nova, com Miguel Barbosa a assumir a posição de líder da prova, com 21,1s de vantagem face a Nuno Matos e 27,3s em relação a Ricardo Porém.

“É difícil prever o que vai acontecer amanhã, até porque a chuva deverá marcar presença novamente e a pista vai apresentar-se muito traiçoeira. Nessas condições, um pequeno deslize poderá ser fatal para as aspirações de qualquer piloto. Da nossa parte, vamos procurar adaptar o ritmo às condições do terreno e partir bastante concentrados. Mais do que nunca, o objetivo agora é garantir o vice-campeonato no final do ano”, revelou Nuno Matos, para já plenamente satisfeito como comportamento do seu Astra Proto.

Concentrada num único Setor Seletivo de 338 km, com assistência a meio e a contar para o tempo final, a segunda e decisiva etapa inicia-se a partir das 13h00 junto à Ermida de Nossa Senhora do Almortão, estando a chegada do primeiro concorrente ao final, no mesmo local, prevista para 18h00 deste sábado.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Buggys e UTVs com excelente lista de inscritos

- Duelo Polaris vs Rage com vários candidatos à vitória

- Estreia de três novas máquinas

Depois de no início deste mês de Setembro a Escuderia de Castelo Branco ter reiniciado o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno com a Baja TT Oleiros – Proença, as competições de TT voltam a ter lugar na região beirã com a realização, já a partir de hoje, da Baja TT Idanha-a-Nova, competição que se irá prolongar até sábado dia 29.

Na disciplina de Buggy/UTV, que conta com 24 equipas na lista de inscritos, a liderança do campeonato é assumida pela dupla João Lopes/Bruno Santos, com o ex-campeão nacional de Quads a ser um dos naturais favoritos à vitória numa lista onde se inclui também o campeão nacional Rui Serpa, que irá pilotar um Rage e ainda Jorge Monteiro que, aos comandos de um Polaris idêntico ao do líder do nacional, venceu há três semanas atrás.

De destacar a estreia na Baja TT Idanha-a-Nova de três novas máquinas. Estreia absoluta em Portugal do Artic Cat que será pilotado por Carlos Esteves e ainda do Semog Hawc que terá aos comandos o piloto angolano João Macedo. De regresso às competições está ainda o piloto de Barcelos João Carvalho, com um novo Megakart Dazon. Entre os concorrentes ao Troféu Nacional de Promoção a liderança pertence a Luís Caseiro, num Polaris. A prova beirã conta ainda, extracampeonato, com a participação de quatro viaturas inscritas no novo troféu Buggy X-Adventure.

Mário Patrão à procura do título em Idanha-a-Nova!

A penúltima etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno acontece este fim-de-semana em Idanha-a-Nova, uma vez mais a cargo da Escuderia de Castelo Branco. Mário Patrão parte novamente para o desafio à procura da renovação dos títulos nas categorias Absoluto e TT2, depois de vencidas quatro das cinco jornadas até então disputadas.

A Baja de Idanha-a-Nova eleva este ano o figurino com o encerramento do Campeonato Europeu de Bajas. Para Sexta-Feira à tarde está já agendado o Prólogo de lançamento à corrida final, que totaliza no Sábado dois troços de 167,5 e 61 quilómetros de perímetro.

O percurso engloba na sua essência o concelho de Idanha-a-Nova, com partida e chegada diante do edifício da sede da autarquia. O público é esperado em massa para mais um evento de renome a ilustrar a vila beirã.

À exceção do Raid da Ervideira, terceira jornada da temporada que vitimou Mário Patrão, o senense venceu este ano todas as corridas agendadas e mantém o mesmo objetivo para o penúltimo confronto. «Vai ser uma prova muito importante para mim, não só por fazer parte do Campeonato da Europa de Bajas, mas também por estarmos na reta final do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. É importante não perder pontos para continuar com o objetivo de reconquistar os títulos nas categorias Absoluto e TT2. Continuo a agradecer o apoio incondicional de todos os meus patrocinadores e demais apoiantes!» Comentou o piloto da RR Motos.

O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno completa assim a sua penúltima jornada a 28 e 29 de Setembro em Idanha-a-Nova, terminando de 1 a 3 de Novembro com a mítica Baja Portalege 500.

Açores TT Team promove arquipélago nas competições de Todo-o-Terreno

- Novo visual da Mazda BT 50 com bastante impacto

- Equipa aposta num bom resultado

A equipa do Açores TT Team, composta pelo piloto Bruno Oliveira e pela sua navegadora, a açoriana Vânia Paim, vai participar na Baja TT Idanha-a-Nova, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e para o Desafio Total Mazda, aos comandos de uma Mazda BT 50 cuja imagem gráfica visa a promoção do arquiélago dos Açores.

Bruno Oliveira, que foi o primeiro campeão desta competição monomarca, aposta em alcançar, na prova beirã, um bom resultado desportivo, mas salienta que a principal missão do projeto Açores TT Team continua a ser a divulgação deste destino turístico exclusivo, diferenciado, proporcionador de momentos e experiências únicas. .

“Desportivamente o nosso objectivo passa sempre por tentar ganhar. Já triunfámos em muitas outras ocasiões, sabemos que temos agora pela frente um vasto leque de excelentes adversários, mas iremos colocar no terreno todos os nossos melhores argumentos para alcançar um bom resultado”, salienta Bruno Oliveira que acrescenta:

“Quero mais uma vez destacar que o desporto e neste caso o motorizado, é um meio priveligiado de divulgação para as excelentes condições naturais e de infraestruturas e equipamentos para a prática de desporto e de atividades de turismo ativo dos Açores”.

A Baja TT Idanha-a-Nova arranca já amanhã com as verificações documentais e técnicas, seguidas da 1ª etapa onde os concorrentes terão pela frente uma dupla passagem pela Super Especial cuja classificação determinará a ordem de partida para os 340 quilómetros cronometrados do dia seguinte.

O título à distância de uma vitória

Com três vitórias em quatro provas realizadas, Miguel Barbosa chega à Baja TT Idanha-a-Nova com muito fortes possibilidades de revalidar do título, aliás algo que acontecer seria uma repetição do sucedido em 2012 em que o piloto da BP Ultimate/Vodafone Team garantiu a vitória no campeonato precisamente na Beira Baixa.

Esta é a segunda visita em menos de um mês àquela região do país, e o segundo evento com o cunho da Escuderia de Castelo Branco. Depois do triunfo alcançado em Proença-a-Nova o piloto do Mitsubishi Racing Lancer tem vindo a trabalhar arduamente para garantir todas a condições para lutar pelo triunfo nesta penúltima prova do ano.

No entanto, Miguel Barbosa reconhece as dificuldades, não só relacionadas com a prova, mas também as que se relacionam com o seus mais directos rivais. “Era muito bom assegurar antecipadamente o título. Esta fase do campeonato é crucial e a prova de Idanha-a-Nova pode ser-nos bastante favorável. Estou confiante num resultado positivo, apesar de reconhecer que os nossos adversários têm evidenciado um andamento forte e mostraram condições para nos causar dificuldades adicionais. Desta forma temos que encarar esta prova como todas as outras. O objectivo é ganhar, mas para tal temos que estar concentrados e com o carro nas melhores condições.”, afirma o piloto.

Desta vez, a prova da Escuderia de Castelo Branco terá um percurso em linha com cerca de 340 quilómteros, o que obriga a uma maior gestão dos pneus e da mecânica, algo que pode ditar um papel importante no apuramento final de resultados. Depois de uma ronda em Oleiros e Proença-a-Nova, desta vez a Escuderia de Castelo Branco coloca na estrada a Baja TT Idanha-a-Nova. Assim, os pilotos terão pela frente na tarde de sexta-feira dia 28 de Setembro duas passagens pela super-especial. No dia seguinte os pilotos “ganham” uma manhã de folga, pois o Sector Selectivo começa só à hora do almoço. Vão ser cerca de 340 quilómetros em linha, em que qualquer paragem na assistência será penalizada no relógio.

Team Bianchi Prata KIA / Vodafone na Baja TT Idanha-a-Nova 2012

A Baja TT Idanha-a-Nova 2012 vai-se disputar dias 28 e 29 de Setembro em Idanha-a-Nova, Castelo Branco. Pontuável para o Campeonato Nacional de TT, na sua penúltima prova, e para o Campeonato Europeu de Bajas com a última prova, Idanha-a-Nova será o palco de fortes emoções.

O percurso contará com 285,50kms totais divididos em duas etapas: a 1ª etapa com uma Super Especial de 8,50kms e a 2ª etapa com dois Setores Seletivos a culminarem em 277kms. O trajeto e distância do mesmo será idêntico para os diferentes campeonatos mencionados.

Na sexta, dia 28, serão efetuadas as verificações documentais e técnicas das 8h30 às 11h45. A partida para a Super Especial ocorrerá às 14h30 do mesmo dia. A segunda etapa terá início dia 29, com o primeiro Setor Seletivo às 7h30 e a segunda às 11h15.

A Equipa Bianchi Prata KIA / Vodafone estará em força nesta prova, onde todos os pilotos da equipa a competir lideram as respetivas classes; Pedro Bianchi Prata na classe B1, Luís Teixeira na classe TT3, Paulo Felícia na classe TT2 e Luís Ferreira na classe TT1.

Pedro Bianchi Prata pode sagrar-se campeão Europeu de Bajas nesta prova. O piloto lidera já o campeonato e o único objetivo é a vitória: “Tenho de fazer uma corrida sem erros e ao mesmo tempo andar rápido, preparei-me bem para esta prova e tenho tudo para que seja um sucesso “. Como team manager, Pedro Bianchi Prata declara o seguinte: “ Esta prova vai ser diferente das outras, pois vou estar do lado de dentro, mas sei que todos os pilotos estão motivados e os resultados vão ser bons. Podemos já sair desta prova com dois campeões nacionais antecipados e um campeão da europa, por isso vai ser um fim-de-semana muito importante para toda equipa e patrocinadores.“.

O piloto algarvio, Luís Teixeira, pretende também vencer a sua classe e alcançar a titularidade na mesma: “ Tenho já nesta prova a hipótese obter o título, vou dar o meu melhor nesse sentido. Tenho-me preparado, como habitualmente faço e espero ir para a Baja Portalegre mais tranquilo, isto é, com o título em mãos. “ Apesar dos azares decorridos nas últimas provas, Paulo Felícia permanece na frente da classe TT2.

O piloto transmontano tenciona, na Baja TT Idanha-a-Nova, manter o seu posto na classe em que compete: “ Na prova anterior [Baja TT Oleiros – Proença] tudo correu bem, não tive qualquer problema. Espero e vou tentar que nesta tudo corra pelo melhor. O meu objetivo é continuar na frente da TT2 e, se possível, avançar um pouco na geral. “

O líder da TT1 e da classificação geral, Luís Ferreira, expõe os seus objetivos para a penúltima prova do Nacional de TT´12: “ Os meus objetivos mantêm-se. Vou andar com cuidado na TT1 para garantir o título, relativamente à geral, pretendo deixar rolar até Portalegre [última prova do Nacional de TT´12]. “ A Escuderia Castelo Branco organiza estas duas provas que proporcionarão um grande espetáculo a todos os amantes do desporto off road.

João Rato quer regressar às vitórias

Depois de ter entrado da melhor forma no Campeonato Português de Todo-Terreno com um excelente resultado à geral na Baja Carmim (4º lugar absoluto e 3º lugar para o CPTT) e ter conquistado a vitória do Desafio Total/Mazda no Rali TT Ervideira, João Rato enfrentou alguns contratempos nas duas provas que se seguiram, com uma desistência no Rally Serras do Norte e com a obtenção de um 8º lugar da geral na Baja TT Proença-Oleiros, prova em que sofreu várias contrariedades.

Com estes dois desaires, João Rato não pontuou para o Desafio Total/Mazda na prova de Serras do Norte ficando, após a realização de duas provas, no 3º lugar da classificação a 8 pontos dos dois primeiros classificados.

No início da época João Rato tinha definido como objectivo lutar por um lugar no Top 5 e parte para a penúltima prova do CPTT no 7º lugar da geral (3º lugar T1). Para a prova deste fim-de-semana o piloto do Xuxas Team Sport terá como navegador o ex-motard Paulo Marques e a dupla tem como objectivos regressar às vitórias entre as Mazdas para assim continuar a lutar pela renovação do título alcançado no ano passado e alcançar um lugar entre o Top 5 do CPTT.

“Estou bastante motivado para esta prova, pois é uma corrida do meu agrado e onde no ano passado alcancei um excelente resultado. O carro foi alvo de uma revisão bastante rigorosa por parte dos técnicos do Xuxas Team Sport o que me deixa muito optimista. Para esta prova conto com uma motivação extra visto que vou fazer dupla com o Paulo Marques, pessoa que dispensa apresentações pelo palmarés que tem no todo-terreno. O espirito que irá existir dentro da nossa BT-50 será certamente muito forte e com vontade de vencer, pois esse é o verdadeiro espírito de dois ex-motards.”

A Baja TT Idanha‐a‐Nova a disputar nos dias 28 e 29 de Setembro e organizada pela Escuderia Castelo Branco, compreende um percurso de 355 km.

Agradecimentos especiais à equipa técnica, patrocinadores e parceiros Xuxas Team Sport.

Sete equipas partem à conquista da vitória na Baja TT Idanha-a-Nova

Passado o Verão é tempo de o Desafio Total/Mazda 2012 voltar às pistas empoeiradas do país, desta vez em prova a disputar na região da Beira Baixa. A Baja TT Idanha-a-Nova volta a colocar em confronto sete das oito equipas concorrentes da competição organizada pela Mazda Motor Portugal e pelo que se viu nas duas primeiras provas do ano – Reguengos e Fafe – a luta promete ser emocionante.

Depois dos ralis e de muitos anos afastado das competições motorizadas, Miguel Paião apostou este ano nesta iniciativa, mostrando-se, gradualmente, como uma das principais figuras. Se no Ervideira Rali TT viu a vitória (ou pelo menos o pódio) escapar-se-lhe devido a uma penalização por excesso de velocidade numa zona controlada, já em Guimarães, numa prova cujo terreno era muito ao jeito dos pilotos de ralis, não deu hipótese e venceu mesmo, assumindo o comando da iniciativa realizada com as Mazda BT-50. Por essa razão, é um dos grandes candidatos à vitória em Idanha-a-Nova.

Empatado com Paião na frente do campeonato está Durval Costa, piloto que tem feito da regularidade a sua principal arma. Com dois pódios conseguidos no arranque do ano – 3º lugar no Ervideira Rali TT e 2º posto no Rali TT Serras de Fafe – surge em boa posição, não só para sonhar com a vitória nesta jornada da Escuderia de Castelo Branco, como também em chegar ao título final, a atribuir no início de Dezembro.

Na abertura da temporada em Reguengos, João Rato fez valer os seus galões de campeão de 2011 e, depois de problemas vários ao longo da prova, logrou chegar à vitória depois de um sprint final emocionante. Ficou, no entanto, claro que a tarefa de revalidação do título por parte do portalegrense não seria tarefa fácil e mais difícil ficou com o seu abandono em Fafe. Agora, Rato precisa de vencer em Idanha ou, no mínimo, terminar no pódio, para não ficar ainda longe dos homens da frente.

Seguem-se na classificação os nomes de Etelvino Carvalho e Carlos Pinto, pilotos que actualmente ocupam o 4º e 5º postos desta iniciativa única no todo-o-terreno nacional, sendo que o primeiro deles já subiu ao pódio este ano, precisamente na última jornada de Fafe, pelo que poderá repetir o feito, objectivo que o seu adversário quererá também experimentar a curto prazo.

Cabe a Rui Lopes e a Bruno Oliveira fechar, neste momento, a contabilidade. Infelizmente ainda a ‘zeros’ pois na última prova, em que ambos se estreavam na presente temporada e apesar do andamento demonstrado, ambos se viram privados de obter um bom resultado. Irão, por isso, querer olhar para o futuro, demonstrando os seus verdadeiros pergaminhos, dotes que, num passado não muito distante desta iniciativa da Mazda e da Total, os levaram a discutir as vitórias.

Ausente desta 3ª prova do Desafio Total/Mazda 2012 estará Pedro Barroco, piloto que passou muito perto da vitória quer no Alentejo, quer depois em Fafe, embora no final não tenha conseguido traduzir os resultados em pontuações mais valiosas.

A Baja TT Idanha-a-Nova inicia-se na tarde de sexta-feira, 28 de Setembro, com duas passagens pela Super Especial de 8,5 km (agendadas para as 17h15 e 18h15 para o carro com o nº 1 nas portas). No sábado o Sector Selectivo inicia-se pelas 13h00 para o primeiro concorrente, com um percurso de 167,59 km, também a percorrer por duas vezes (total de 335,18 km) sem intervalo e integrando a paragem na assistência, tempo que contará para o crono final.

Em Idanha para defender o Vice-Campeonato

A dupla Ricardo e Manuel Porém vai à Baja TT Idanha-a-Nova, para tentar de novo um lugar no pódio e para defender a sua posição na luta pelo Vice-Campeonato Nacional de TT, espreitando a oportunidade da candidatura ao título, caso a mesma acabe por surgir…

As coisas não correram pelo melhor na última Baja Oleiros/Proença, mas mesmo assim a dupla de Leiria manteve-se na luta pelo título, apontando agora “baterias” ao Vice-Campeonato, ocupando nesta altura a segunda posição, com igualdade de pontos com o seu principal adversário. Em Oleiros, o Bomcar Serie 1 Proto andou na frente, mas a embraiagem atrasou a equipa, que ainda assim demonstrou uma vez mais todo o seu valor:

“Tivémos uma vez mais azar em Oleiros, onde andámos ao ataque desde o início, tendo mesmo ocupado o primeiro lugar, na passagem por CP1. Depois a embraiagem atrasou-nos e tentámos ainda assim acabar a corrida, recolhendo o maior número de pontos possível, o que nos garantiu mantermos as hipóteses de conquistar o vice-campeonato absoluto.

Vamos para Idanha, conscientes de que se trata de uma prova menos adaptada ao nosso carro do que a anterior, mas cheios de confiança e vontade de ficarmos no pódio e à frente do nosso principal adversário. No ano passado andámos na frente da corrida até um tubo de pressão se soltar e fomos forçados a desistir. Nesta edição queremos terminar e só espero que a sorte nos acompanhe, pois há muito que perdemos boas classificações por pequenos e contínuos azares.”

Quanto à prova organizada pela Escuderia Castelo Branco, o piloto do PRF Bomcar Racing team considera tratar-se de uma “Baja bastante longa – cerca de340 Km – com um percurso sempre contínuo, o que vai fazer com que tenhamos que adaptar o nosso andamento às circunstâncias, não colocando em causa a fiabilidade do carro e gerindo da melhor forma os pneus. Vai ser muito difícil, mas acredito, tal como o meu navegador, que a sorte pode mudar, já nesta prova.”

A próxima prova do BOMCAR Série 1 Proto, do PRF BOMCAR racing team, que conta com os apoios da PRF, BOMCAR, CASTROL, FEDIMA, SPIKE, HRV e TERMOCOMPO, vai iniciar-se pelas 16 horas da próxima sexta-feira (28 Setembro) com uma Super Especial, completando-se no dia seguinte (29 Setembro) a partir do meio dia, com uma dupla passagem por um percurso de mais de 160 km, sem paragem para assistência.

Nuno Matos e Filipe Serra apostam em nova subida ao pódio na Baja TT Idanha-a-Nova

- Após o inglório desfecho na Baja TT Oleiros-Proença, quando uma penalização no final a impediu de festejar a sua segunda vitória na presente temporada, dupla de Portalegre regressa novamente às pistas raianas, agora no cenário envolvente do concelho de Idanha-a-Nova

- Prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco é a quinta e penúltima etapa do calendário do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) e será disputada ao longo de dois dias, entre sexta-feira e sábado próximos

Um mês após o dramático final da Baja TT Oleiros-Proença, quando uma penalização de 1m os afastou ingloriamente daquele que seria o seu segundo triunfo na presenta temporada, Nuno Matos e Filipe Serra estão de regresso à Beira Baixa e à prova onde festejaram em 2011 a sua primeira vitória à geral no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT).

Mantendo a chancela organizativa da Escuderia de Castelo Branco, a Baja TT Idanha-a-Nova desenvolve-se ao longo de dois dias, entre sexta-feira e sábado próximos, constituindo a quinta e penúltima etapa do calendário, numa jornada que poderá já revelar-se decisiva para a atribuição do título nacional absoluto.

“Tal como a anterior baja disputada no início deste mês, esta é uma prova de que gostamos particularmente e que se adapta na perfeição às características do nosso carro e do nosso tipo de condução. Há precisamente um ano, conseguimos aqui a primeira vitória absoluta das nossas carreiras, num momento inesquecível para toda a equipa. Apesar de a concorrência ser cada vez mais forte, claro que gostaríamos muito de poder repetir esse resultado no próximo sábado, até pelas circunstâncias em que perdemos a última baja”, recorda Nuno Matos, o atual vice-líder do Campeonato de Portugal de TT.

“Ganhámos a prova na estrada por 3,1 segundos de diferença… E depois perdemo-la na secretaria devido a uma infracção de 4 km/h num Zona de Controle de Velocidade. Embora aceitando de imediato a penalização, a verdade é que este desfecho constituiu um verdadeiro balde de água fria após o tremendo esforço que realizámos nos últimos quilómetros da prova. Agora, há que olhar em frente e perseguir o objetivo que ainda podemos alcançar este ano: a conquista do vice-campeonato absoluto”.

Com apenas 10 pontos a separarem o segundo do sexto classificado, tudo permanece ainda em aberto em relação a este particular, tanto mais que Nuno Matos partilha, à entrada desta prova, a vice-liderança do CPTT com o jovem Ricardo Porém, somando ambos 43 pontos ao fim de quatro provas realizadas.

“Será mais um motivo de animação para esta reta final de temporada, mais agora que está praticamente decidido o novo Campeão. O Ricardo está num ótimo momento de forma e tem sido um piloto extremamente rápido, pelo que estou certo que vamos proporcionar um bom espetáculo em pista nestas duas provas que faltam disputar”, antevê o piloto de Portalegre, já com duas presenças no pódio este ano.

Com um percurso total de 355 km, a Baja TT Idanha-a-Nova terá o seu arranque oficial já na próxima tarde de sexta-feira, com uma etapa que incluiu as duas habituais passagens por uma Super Especial de 8,5 km, num percurso muito semelhante ao da última edição e coincidente com o final do Setor Seletivo de sábado, 29 de setembro.

Concentrada num único Setor Seletivo de 338 km, com Assistência a meio e a contar para o tempo final, a segunda e decisiva etapa inicia-se a partir das 13h00 junto à Ermida de Nossa Senhora do Almortão, estando a chegada do primeiro concorrente ao final, no mesmo local, prevista para 18h00 deste sábado.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

BPinhão Racing Team regressa com motivação elevada

A dupla Bruno Pinhão/José Caetano, regressam a mais uma prova do CPTT, desta feita a BAJA Idanha-a-Nova, com a moral em alta. Mesmo o 2ºlugar conseguido em Oleiros não desmotivou a equipa, nessa que seria a sua 4ª vitória consecutiva na classe em que concorrem, “Em Idanha, vamos lutar pelo 1ºlugar, já não conseguiremos o pleno de vitórias, mas o 2º lugar também foi muito honroso, tivemos azar com os furos e a nossa concorrência não se deixou distrair e aproveitou o nosso atraso”.

A equipa Bejense que participa pela primeira vez no CPTT, tem feito um brilhante campeonato até ao momento e assim os resultados se mantenham e apoio dos patrocinadores, esta equipa sonha já com um projecto mais ambicioso no futuro.

A BAJA Idanha-a-Nova, realiza-se já no próximo fim-de-semana nos dias 28 e 29 de Setembro e é organizada pela Escuderia Castelo Branco.

Troféu Honda XR reeditado em Portalegre

O Automóvel Club de Portugal (ACP) e a Honda Portugal reeditam nos próximos dias 1, 2 e 3 de Novembro, na 26ª edição da Baja Portalegre 500, o famoso “Troféu Honda XR”, organizado no nosso país pela marca nipónica nos anos 90.

Este Troféu estará inserido na prova “Classic Baja” e destina-se a motos Honda XR nos vários modelos existentes; 250, 400, 600 e 650 cc.

As motos que não se enquadrem no regulamento das “Classic Baja” serão aceites na competição “Troféu Honda XR”, embora não pontuem para a classificação das “Classic Baja”, contrariamente às restantes.

Do acordo entre as duas entidades - ACP e Honda Portugal - resultou um desconto de 50€ no valor de inscrição face ao valor das “Classic Baja”.

As inscrições terão um custo de 150€ e encerram a 19 de Outubro (conforme programa da prova). É obrigatória a licença desportiva. De chamar a atenção neste ponto que a licença desportiva regional para uma prova terá o valor de € 50 para as classes Classic Baja, Maxi Baja, Ladies Baja e Troféu Honda XR

Classes

Classes das Motos:

 Classe THXR 250 – motos até 250 cc

 Classe THXR 400 – motos 400 cc

 Classe THXR 600 – motos de 500 cc a 600 cc

 Classe THXR 650 – motos 650 cc

Para além do Troféu Honda XR, as motos anteriores a 1995 (inclusive) pontuam também para a classificação das “Classic Baja”. As motos posteriores a 1995 só pontuam para o Troféu Honda XR.

Taça do Mundo 2013 irá começar no Deserto

Embora ainda seja "cedo" para anúncios oficiais, já começam a circular notícias quanto ás datas da Taça do Mundo FIA de Ralis de Todo o Terreno para a temporada de 2013.

As provas que deverão integrar o calendário do próximo ano deverão ser as mesmas, mas muito provávelmente irão existir algumas alterações no que diz respeito ás datas de cada um dos eventos. Ao longos dos últimos anos tem sido a Baja Itália a prova que tem tido as honras de abertura da temporada, mas se o calendário em estudo vier a ser confirmado, a prova Italiana irá perder essa posição.

Assim, em primeiro lugar em 2013 deverá surgir o Rali do Quatar seguido do UAE Desert Challenge, trocando assim as pedras do leito do rio Tagliamento no norte de Itália pelas areias da Península Arábica do que diz respeito ao arranque da temporada. A prova Italiana deverá ser a primeira da ronda Europeia, com os concorrentes a visitarem depois a Espanha, a Hungria e a Polónia.

O campeonato irá depois regressar ao deserto, para a disputa do Rali dos Faraós no Egipto. O final da Taça do Mundo de 2013 irá ter novamente lugar em Portugal, com a disputa da Baja de Portalegre.

O eventual calendário está por agora definido da seguinte forma:

10 a 16 de Março - QAT Sealine Cross Country Rally

Data a definir - UAE Desert Challenge

Data a definir - Italian Baja

18 a 21 de Julho - Baja España

23 a 25 de Agosto - HunGarian Baja (ou em alternativa 16 a 18 de Agosto)

5 a 8 de Setembro - Baja Poland

28 de Setembro a 5 de Outubro - Rali dos Faraós

1 e 2 de Novembro - Baja de Portalegre (ou em alternativa 25 e 26 de Outubro)

Todas estas datas serão confirmadas ou corrigidas muito próximamente.

Fonte: todoterreno.pt

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Entrada directa para o Dakar 2013 em disputa no Atacama Rally

Na última prova do "Campeonato Nacional de Rally Cross Country de Chile" irá ser coroado o campeão Chileno da especialidade e será entregue o Premio Wild Card Dakar 2013 para a categoria Auto.

De 30 de Outubro a 4 de Novembro, irá ser disputado o evento desportivo organizado pelo "Atacama Cross Country Rally", que irá arrancar de Copiapó para percorrer mais de 1000 quilómetros.

A pouco mais de um mês para se fazerem ouvir os motores, as equipas, pilotos e amantes do todo o terreno já estão a preparar a sua participação na ultima prova que conta para o “Campeonato Nacional de Rally Cross Country 2012”, com o objectivo de conquistar o único lugar "grátis" para participar no Dakar 2013, e definir também os campeões Chilenos de todo o terreno, em autos e em motos.

A prova irá começar a 30 de outubro e terminará a 4 de novembro, sendo a última prova da temporada, onde uma das novidades mais importantes será sem dúvida o prémio Wild Card Dakar 2013, , entregue pela Federación de Automovilismo de Chile, que se destina a piloto e navegador na categoria auto para a participação no próximo Dakar. Juntamente com os pilotos Chilenos, estarão pilotos do Perú, Argentina, Bolivia e BRasil, para participar nesta prova, já que a mesma chamou a atenção pelo grande nível das suas pistas e pelos altos níveis de segurança que irá apresnetar.

A principal diferença face a anos anteriores, é que poderão concorrer ao prémio Wild Card Dakar 2013 todos os pilotos na categoria Auto, sem importar se já participaram ou não em edições anteriores do rali Dakar. Junto a isto, há que destacar que apenas poderão concorrer a este prémio, os pilotos federados Chilenos que participem nas categorias T1, T2, T3 ou T4.

No que diz respeito ao campeonato Chileno, nas diferentas provas do “Campeonato Nacional de Rally Cross Country de Chile”, os pilotos, tanto da categoria motos como da categoria auto auto, somarão pontos de forma indepente, e irá permitir nesta ultima prova ficar a conhecer quem será o campeão 2012.

"Fizémos disputar o campeonato nacional debaixo das mais rígidas normas de segurança internacional. Conseguimos fazê-lo sem excluir pistas atractivas e que ajudassem os pilotos a melhorar o seu rendimento e desenvolvimento profissional (...)," explicou Gerardo Fontaine, Director de Carrera de Atacama Cross Country Rally.

Fonte: todoterreno.pt

JMS Racing vence pela 2ª vez as 24 Horas TT de França

Disputou-se no passado fim de semana a 20ª edição das 24 Horas de TT de França, onde foi consagrada a JMS Racing de Jean Marc Schmidt. Com o EVO2 JMS que tem vindo a ser constantemente melhorado, o patrão da equipa que fez o "bi" nesta prova, pode desta vez juntar-se aos seus pilotos: Nicolas Clerget, Stéphane Barbry et Serge Finkelstein. Vencedor também no ano passado, Jean-Marc estava bastante satisfeito com o resultado e por o poder partilhar com o seu simpático trio de companheiros. O piloto fez o primeiro e o último turno de condução, e pode desta vez experimentar a corrida em três posições diferentes: construtor da viatura, director da equipa e piloto. " A diferença é que esta é a primeira vez que ganho as 24 horas ao volante. Tudo se desenrolou da forma ideal. Este grande prazer devo-o também aos nossos familiares, aos mecânicos, aos patrocinadores e a todos os que de perto ou de longe nos ajudaram. Não os esqueceremos. " Na frente, depois da noite de sábado, os detentores do titulo estavam imparáveis, e até ao fim da corrida não pararam de aumentar a sua vantagem. "Vencemos as 24 horas com zero problemas." resumiu Stéphane Barbry, que já conta com 8 vitórias em provas de 24 horas no seu palmares: "Chaillé, três vezes em Portugal, e quatro aqui." disse o piloto.

No circuito de Chevannes, debaixo do calor do sol, as equipas Sadev Propulsion (Jean-Claude Chervier, Sébastien e Bertrand Vincendeau, Eric Bernard) em Buggy Oryx e a Action (Bernard Boulet, Cédric et Stéphane Duplé, Gérard Dubois) em Renault Propulsion completaram o podio. Graças a este bom resultado, o Team ACtion de Bernard Boulet assegurou o titulo de campeão de França de 2012. Seguiu-se a equipa de Laurent Poletti, autor da pole position no sábado. A fechar o top 5 ficou a equipa de Yves Tartarin. Destaque ainda para a equipa 4'Zelles, uma equipa 100% feminina que terminou em 31º lugar. A equipa liderada por Nathalie Lepoultre esteve à altura do desafio, terminando muito melhor classificada do que muitas equipas só de rapazes, pois esta prova reuniu 90 equipas á partida.

Fonte: todoterreno.pt

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

10 anos de X-Raid - 10 anos de competição

• X-raid celebrates its 10th anniversary, today

• The Trebur based team looks back on 10 eventful years

The corks popped, colourful confetti was flying through the air, some 100 cheering team members – and Stéphane Peterhansel, the MINI ALL4 racing driver who just had won the 2012 Dakar Rally, in the thick of it. This was the moment when a dream came true. The dream Sven Quandt had founded X-raid for, back in 2002.

The podium at Lima was the finish line of a long journey Sven Quandt and his team had completed: not only of the 9,000 kilometres across the South American continent but also of 10 years of hard work, successes and setbacks.

10 years ago, the Japanese brands dominated the off-road sport. The perfect motivation for Sven Quandt to enter the sport with a German car and a German team – and to do so successfully. Quickly, he opted for the BMW X5 and a diesel engine.

The official starting signal for the X-raid GmbH was the registration in the trade registry on 19th September, 2002 and simultaneously, the team was working flat out on the BMW X5. Before long, the team celebrated its maiden win: in the Baja Germany, courtesy of Belgium’s Gregoire de Mévius. In 2003 and 2004, X-raid and Frenchman Luc Alphand won the Dakar Rally’s diesel ranking and secured top-10 results in the overall ranking “That was the beginning of the entire adventure,” recalls Luc Alphand. “10 years later, the team could win the Dakar Rally.”

In the following years, X-raid won the FIA World Cup title six times. At the same time, the private team established as toughest rival of the works teams. “With Mitsubishi and VW, we had to fight with two truly competitive opponents,” underlines Sven Quandt. “Therefore, we quickly had to work on an extremely professional level.” In 2005, X-raid switched from the X5 to the X3CC, with this move representing another major step forward. The X3CC secured numerous successes and has remained a very popular off-road rally vehicle until today. But a real stir was caused by Team X-raid with the launch of the MINI ALL4 Racing for the 2011 Dakar. In that year, just one MINI was standing in the bivouac but in the following year, the team entered five colourful MINI ALL4 Racing vehicles.

During the course of the years, the X-raid cars were raced by numerous well-known drivers: apart from Luc Alphand who was a key player in the early years of the team, there was – for instance – Jutta Kleinschmidt who contested the 2007 Dakar at the wheel of the BMW X3 CC. Or Colin McRae, who was an X-raid team-member for a few months and was supposed to represent the squad’s colours in the 2008 Dakar. But then, his death shocked the entire motor-racing world. “Colin was the first major cornerstone in our history,” recalls Sven Quandt. “In the three months Colin was working for us he helped us making a major step forward.” The next cornerstone was the signing of Stéphane Peterhansel. He made his debut for X-raid in the 2009 Baja Spain – and three years later, he gave X-raid their first Dakar triumph by winning the event for the 10th time.

Currently, the team is working in Trebur on the preparations for the 2013 Dakar Rally. After all, the success story is supposed to be continued…

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Um circuito nas praias... para começar!!

As pistas do deserto e as dunas da América do Sul aguardam a chegada dos participentes no Dakar 2013, mas antes dos concorrentes as poderem percorrer, serão as praias próximas da cidade de Lima que irão ser visitadas pela caravana. As verificações técnicas e administrativas irão ter lugar em Magdalena e em Chorrillos, que são banhadas pelas ondas do oceano Pacifico, e será onde irá ser instalado o podium de partida.

Os heróis do Dakar 2012 descobriam em Janeiro passado a Plaza de Armas, mesmo no centro histórico de Lima, e agora aqueles que irão participar no rali de 2013 terão outro encontro importante na capital peruana. Nos dias 2 a 5 de Janeiro próximo, o Dakar irá instalar-se no circuito da praia Eduardo Dibós na costa do Pacífico. Este circuito deve o seu nome ao presidente da camara que também competiu no automobilismo. Com um aroma Espanhol muito particular, o distrito de Magdalena irá ser o local onde serão festas as verificações tecnicas, onde será instalado o Parque Fechado e a Dakar Village. Neste local o publico poderá também ver de perto os seus ídolos e partilhar a atmosfera do rali. A 5 de Janeiro, irá ser realizada a cerimónia de partida em Chorrillos, depois de um desfile de 9kms desde Magdalena. Depois da cerimónia do podio, irá começar a aventura...

Mais informações em www.dakar.com

Fonte: todoterreno.pt

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Baja de Idanha a Nova pode ser decisiva

Com a realização da Baja TT Idanha-a-Nova, segunda prova do ano organizada pela Escuderia Castelo Branco, poderão ficar decididos alguns títulos nacionais de todo-o-terreno, bastando para isso que se conjuguem algumas situações, para que seja no cenário envolvente das pistas raianas que o champanhe seja aberto para festejar os títulos.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Baja Idanha-a-Nova, recebe a caravana do Europeu de Motos e Quads, uma competição que nos mostra a nata dos pilotos europeus nestas categorias, agora "invadida" pelos portugueses, que com toda a sua classe, estão sempre na luta pela vitória das respetivas categoria.

Em termos nacionais, tal como nas motos, os automóveis encontrarão em Idanha, o terreno mais propício para consagrar de novo Miguel Barbosa como Campeão de Portugal Absoluto, ou pelo contrário adiar a luta para a derradeira prova do CPTT 2012, o que obviamente não seria bom para a Escuderia, caso viesse a acontecer.

Em termos competitivos, a Escuderia adaptou-se às circunstâncias; Em tempo de crise, a prova das Motos / Quads, passou de três para dois dias apenas, encaixando-se de novo na competição auto, ao mesmo tempo que o percurso sofreu algumas alterações, tanto a nível de prólogo / super-especial, quer no que se refere aos setores principais, que viram a sua quilometragem aumentada, ao mesmo tempo que foi criada uma nova zona espetáculo fantástica, junto à povoação da Zebreira, que será por certo do agrado dos espetadores.

A Escuderia Castelo Branco apresenta para os automóveis, um percurso total de 355 Km, que inclui uma dupla passagem pela super-especial com cerca de 10 Km (20 km) e um sector seletivo único com 335 Km, com assistência a contar, a meio, junto à ermida da Sra. Almortão.

As Motos, Quads, UTV / Buggies terão dois sectores distintos, com 240 Kms, logo a seguir ao prólogo de 10 Km, sendo as partidas desfasadas das dos automóveis; As motos começam o primeiro setor seletivo junto a Monfortinho e os carros, depois de um compasso de espera, iniciam o seu percurso de mais de 335 Km, com partida e chegada à ermida de N. Sra. do Almortão.

O Prólogo / Super Especial, é semelhante ao do ano passado com final coincidente com o final do SS, ou seja a terminar junto á ermida da Sra. do Almortão, onde foi montada uma interessante zona espetáculo.A Baja TT Idanha-a-Nova, é uma organização da Escuderia Castelo Branco, só possível com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e o apoio de todos os parceiros que de novo garantiram um conjunto de facilidades que permitiu manter e mesmo incrementar o nível da prova.

O convite está feito; Venha ver uma grande prova!

Fonte: todoterreno.pt

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Africa Eco Race com 200 participantes...

... E os pilotos da Kamaz estão entre os inscritos.

Ao mesmo tempo que a organização já conta mais de 200 nomes na lista de inscritos, chegou recentemente mais uma boa notícia para este evento: A equipa Russa Kamaz irá particpar no próximo Sonangol Africa Race. Trata-se de um regresso a Africa, o que prova o aumento de interesse do Africa Race no mundo dos ralis de todo o terreno.

A director da equipa Kamaz Master, respondeu a algumas questões feitas pela organização, e que ajudam a perceber quais os motivos por trás da decisão de regressar ás antigas pistas africanas:

AR: O Sr. Está na base da longa história da Kamaz no que diz respeito á competição, com é possuidor de uma das maiores listas de premios de ralis de todo o terreno. Como se sente?

Semen YAKUBOV: "Eu ainda trabalha muito e ainda estou encarregado de inumeroas assuntos na equipa Kamaz Master. Alem disso, como certamente saberá, desde 2009 que organizo o Rali Rota da Seda, disputado na Rússia. Este evento tornou-se muito popular em todo o mundo. Já pudemos fazer o "debriefing" do Rota da Seda 2012, e já começámos a trabalhar na edição do próximo ano, que esperamos, venha a ter grandes pilotos e grandes equipas."

AR: A equipa Kamaz tem muitas páginas da sua história escritas em Africa. O que motivou o regresso participando no Sonangol Africa Race?

Semen YAKUBOV: "De alguma forma acabou por responder logo à questão. De facto temos boas recordações de Africa, mesmo que em algumas vezes não tenha sido fácil. Mas, a possibilidade de superar obstáculos em condições extremas, fazer uma viagem a territórios desconhecidos e a descoberta de novas culturas é o que constitui o verdadeiro valor dos ralis de todo o terreno. Africa, como os seus duros obstáculos e incrivelmente belas paisagens, e o espirito do rali Dakar, ficou definitivamente gravada na minha memória. Temos muitos amigos nesta disciplina. Todos os que participaram pelo menos uma vez no Africa Race falam unanimemente de uma atmosfera genuina e amigável, e da ajuda mutua e fraternidade neste evento. Tal como é dito numa canção: "No desperto há adversários, mas não há inimigos." Eu acredito que o fundador desta corrida, Jean Louis Schlesser, é quem deve ter o mérito. Actualmente ele ainda é um piloto, e sabe o que os participantes esperam, e sabe ainda o que é importante para manter o evento dificil e interessante ao mesmo tempo."

AR: Quem será os pilotos dos 2 camiões de corrida que irão participar na prova?

Semen YAKUBOV: "No plano desportivo o Africa Race é um rali muito complicado devido por um lado ás muitas dificuldades do terreno, e pelo outro pela presença de participantes muito bem sucedidos e experientes. Para nós irá ser um duro teste para os nossos dois jovens pilotos Anton Shibalov e Dmitry Sotnikov. Mas, para eles, a experiência irá ser preciosa."

AR: E quanto á comunicação social, estão a preparar algum plano de comunicação especifico, em particular na Televisão Russa?

Semen YAKUBOV: "Sim claro. Na Rússia, nós trabalhamos muito na promoção dos ralis de todo o terreno. Todas as competições em que a Kamaz Master participa, quer seja o Rota da Seda, o Dakar ou agora o Africa Race, gera-se sempre muito interesse entre os jornalistas e fãs dos desporto motorizado."

Fonte: todoterreno.pt