sábado, 31 de outubro de 2009

Ricardo Leal dos Santos sobe ao pódio em Portalegre


Duelo ao segundo foi empolgante

O piloto Ricardo Leal dos Santos subiu hoje ao pódio da Baja Portalegre 500 derradeira jornada da Taça Internacional FIA de Bajas e do Campeonato de Portugal. Aos comandos do BMW X5 do Pioneer Desert Team Delta Q, o piloto imprimiu ao longo de toda a corrida um andamento notável e travou com Helder Oliveira uma luta emocionante pelo pódio, que lhe foi favorável por dois segundos de diferença.

“Há dois anos atrás perdi aqui um lugar no pódio por 6 segundos e deste vez fiz tudo o que estava ao meu alcance para que isso não voltasse a acontecer. Um pódio numa prova como Portalegre é sempre um marco na carreira de um piloto e este é o primeiro que consigo. Foi uma conquista extremamente dificil, mas a recompensa é bem grande”,
salienta Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: “Parti para o derradeiro troço com alguma vantagem, que vinha a tentar gerir da melhor forma possível até que, numa zona mais fechada, apanhámos à nossa frente um Buggy e uma densa nuvem de pó. Só o conseguimos passar à chegada a CP2 e nessa altura recebemos uma buzinadela da Nissan do Helder, que estava já bem perto e que nos superava na luta pela 3ª posição. Nos últimos quilómetros de corrida voámos, corremos alguns riscos, mas conseguímos alcançar o nosso objectivo”.

Esta prova foi a derradeira participação desportiva da equipa antes do Dakar, sendo que o programa de treinos para a prova que se vai realizar na América do Sul, no início de 2010, se vai intensificar nos próximos dias.

Helder Oliveira na liderança do “Memorial José Megre”


Piloto de Barcelos termina a 2 segundos do pódio

Helder Oliveira travou esta tarde um impressionante duelo com Ricardo Leal dos Santos, digno da mais emblemática prova nacional de todo o terreno, a Baja BP Ultimate Portalegre 500, derradeira jornada da Taça Internacional FIA de Bajas e do Campeonato de Portugal. Foi por apenas dois segundos que o Nissan Pathfinder da equipa Tecnosport (Nissan Itália), pilotado por Helder Oliveira e navegado por Filipe Palmeiro, não subiu ao pódio, mas este resultado permite ao piloto de Barcelos assumir a liderança do “Memorial José Megre”, depois do 2º lugar absoluto já este ano conquistado no Rali Transibérico.

“Foi de facto um duelo emocionante. Da parte da manhã nem tudo nos correu bem. Tivémos algumas ligeiras saídas de estrada, pelo que não posso dizer que perdi os dois segundos aqui ou ali. Perdi-os por diversas vezes, mas porque andei verdadeiramente muito depressa”, salientou o piloto de Barcelos que acrescenta: “Da parte da tarde, com pouco mais de um minuto de desvantagem, conseguimos chegar perto da traseira do BMW do Ricardo, que partiu dois minutos à nossa frente. Nessa altura o 3º lugar era nosso, mas nos derreiros quilómetros veio ao de cima a velocidade de ponta do carro do nosso adversário, que deve ser 20 ou 30 Km/h superior à nossa. Tenho pena de não ter podido juntar este pódio ao que já este ano alcancei no Transibérico, mas passei para a liderança do Memoral José Megre que era um dos objectivos à partida para esta corrida”.

O “Memorial José Megre”, de que fazem parte as três mais importantes competições portuguesas de todo o terreno, organizadas agora pelo ACP mas projectadas e desenvolvidas por José Megre, terá a sua derradeira jornada em finais de Novembro. A presença de Helder Oliveira está naturalmente a ser equacionada e nos próximos dias o piloto de Barcelos poderão ser divulgadas mais notícias a este respeito.

Pedro Grancha recuperou 30 posições


Piloto de Cascais foi sexto na 2ª etapa (3º do Campeonato)

Depois de uma primeira etapa madrasta para as justificadas ambições desportivas de Pedro Grancha, o piloto de Cascais, aos comandos de uma Nissan Navara Off Road, “trepou” hoje 30 posições na classificação geral da Baja BP Ultimate Portalegre 500, derradeira jornada da Taça Internacional FIA de Bajas e do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno. Acompanhado por Vitor Jesus, o piloto inscrito pela VR2 Motorsport, foi inclusive o 6º classificado na segunda etapa e o terceiro entre os que pontuaram para o Campeonato de Portugal.

“Foi muito duro partir de uma posição tão atrasada, em particular porque esta Baja de Portalegre teve quase caracteristicas de Verão, com muito calor e acima de tudo muito pó o que dificulta imenso as ultrapassagens. Apesar de todos os concorrentes terem instalado o “sentinel” nem todos respeitam as regras do jogo e perdi imenso tempo atrás de dois pilotos espanhóis. Foram dois sectores selectivos e uma etapa de muito sacrifício, mas fico satisfeito por, apesar de todas esta dificuldades acrescidas, termos conseguido um resultado tão bom”, salienta Pedro Grancha.

O resultado de Pedro Grancha na Baja Portalegre 500 permitiu-lhe ascender à 7ª posição absoluta do Campeonato de Portugal.

Bruno Oliveira mantém liderança


Peça defeituosa obriga piloto a abandonar


O piloto açoreano Bruno Oliveira, aos comandos da Mazda BT 50 do Mazda Açores TT Team, manteve a liderança no Desafio Elf Mazda apesar de ter sido forçado a abandonar na Baja BP Ultimate Portalegre 500, derradeira etapa de Taça Internacional FIA de Bajas e do Campeonato de Portugal, que hoje terminou. Uma transmissão que não aguentou o esforço, veio assim a interromper um ciclo vitorioso de oito corridas mas, a larga vantagem que o piloto tinha conseguido nas quatro primeiras jornadas deste ano, permite que Bruno Oliveira parta para a derredeira etapa, no comando daquela competição.

“A nossa máquina tem demonstrado uma enorme fiabilidade, tendo terminado todas as corridas do Desafio Elf Mazda em que a equipa participou no último ano e meio. Infelizmente, desta vez, uma transmissão nova que tinhamos acabado de colocar, deveria ter algum defeito já que cedeu sem outra explicação aparente”, salienta o piloto açoreano, que acrescenta: “Vamos às 24 Horas para ganhar e revalidar o título. Sabemos que vai ser difícil mas conto com a sempre importante colaboração da Lígia Albuquerque e dos irmãos Ferraz e de toda a nossa equipa, para ultrapassarmos as dificuldades em que esta prova é pródiga”.

Classificação do Desafio Elf Mazda 2009 após 4 provas
1º Bruno Oliveira, 40; 2º João Pais, 39; 3º António Teixeira; 23.

Baja BP Ultimate 500 Portalegre em festa


- Filipe Campos campeão nacional e ibérico
- Boris Gadasin vence Taça Internacional FIA de Bajas
- Jaume Collelldevall impõe-se no campeonato espanhol

Foram vários os vencedores nesta 23ª edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500. Do público, que compareceu aos milhares, às equipas participantes e, claro, aos pilotos consagrados. No final de dois dias de intensa competição na planície alentejana, Filipe Campos é o piloto com mais razões para sorrir, já que depois de ontem ter ajudado a confirmar a X-Raid GmBh como vencedora do campeonato por equipas, hoje, finalmente, juntou-lhe o terceiro título nacional e, prenda adicional, a vitória na Troféu Ibérico.

“Antes de mais, esta vitória é dedicada a José Megre, que faz muito falta à Baja Portalegre. Estou, obviamente, muito contente por estas vitórias, numa prova bastante atípica, debaixo de muito sol e calor. Consegui sempre um bom ritmo e uma boa afinação para o meu BMW e apenas hoje passei por um momento mais complicado, quando tive que ultrapassar alguns quads, tendo mesmo chegado a tocar um deles que se assustou quando me viu – aproveito para lhe pedir desculpa. Posto isto, é tempo de celebrar!”, declarou Campos, à sua chegada a Portalegre.

Conformado, Miguel Barbosa (BMW) acabou por conseguir o seu sexto pódio em Portalegre (3 vitórias, 2 segundos lugares e um 3º lugar), mas falhou o quarto título, embora tal objectivo se revelasse bastante difícil: “Tendo em conta as dificuldades pelas quais passei, com a deficiente afinação do BMW, este segundo lugar acaba por ser positivo. Parabéns ao Filipe pelo campeonato”.

Curiosamente, a luta pelo lugar mais baixo do pódio acabou por ser um dos grandes motivos de interesse do derradeiro dia de prova desta Baja BP Ultimate Portalegre 500. Ricardo Leal dos Santos e Hélder Oliveira, que partiram esta manhã na 3ª e 4ª posição, respectivamente, chegaram a trocar de posições entre os dois CP do Sector Selectivo 4, mas o piloto de Coimbra viria a terminar no degrau mais baixo do pódio, ainda que por apenas… dois segundos!

“Aqui há uns anos já tinha perdido um 3º lugar por um segundo! Na parte final ainda apanhei 3 quads atrasados e tive que levantar pé, mas o ritmo foi sempre forte e o novo motor colocado para esta prova funcionou na perfeição”.

Já Oliveira não deixou de reconhecer que “a competição é assim mesmo. Fiz uma parte final de especial bastante rápida, mas o BMW do Ricardo tinha vantagem em zonas mais rápidas. Foi inglório perder o 3º lugar já perto do fim, mas não deixa de ter sido uma prova positiva”.

Com Laszlo Palik (Nissan) a encerrar o Top 5, Bernardo Moniz da Maia, colega de equipa de Filipe Campos, terminou logo a seguir e conseguiu recuperar as duas posições perdidas na parte da manhã. Quanto ao T2, Nuno Matos conseguiu a tão almejada vitória frente ao seu público, obtendo a quinta vitória em oito provas depois de já ter confirmado o título na categoria: “Concretizei o sonho de ganhar frente às gentes da minha terra… mas não foi fácil. A 150 quilómetros do final o motor perdeu força em altas rotações e arrisquei muito, fazendo das curvas rectas! Felizmente, tudo correu bem e pude chegar ao final para festejar mais uma etapa numa ainda curta carreira”, recordou o piloto de Portalegre.

Com Jaume Collelldevall (Mitsubishi) a confirmar a vitória no campeonato espanhol, também o russo Boris Gadasin (Proto) saíu de Portugal com motivos de satisfação, já que se sagrou vencedor da Taça Internacional FIA de Bajas.

Classificação Final (Evento FIA)
Classificação Final (Evento Nacional)

bajaportalegre.com

Filipe Campos é campeão nacional de TT em 2009


Filipe Campos manteve a sua liderança na Baja BP Ultimate / Portalegre 500 ao longo dos 360 Km cronómetrados realizados no dia de hoje. O piloto do Porto apenas não venceu a super especial e o SS3, que foi ganho por Boris Gadasin e onde Campos foi 2º. Campos manteve-se na frente em todo o rali impondo-se a Miguel Barbosa, sendo mais rápido que ele em todos os sectores, excepto no Prólogo. Assim o piloto do BMW X3 confirmou a renovação do título e torna-se campeão Nacional pela segunda vez consecutiva.

Apesar dos esforços, Miguel Barbosa não conseguiu contrariar a superioridade de Filipe Campos e ficou-se pela segunda posição na Baja, a 5 minutos e 20 segundos do piloto da Yser.

Ricardo Leal dos Santos protagonizou uma excelente prova ao volante do seu BMW X5 e terminou o rali com um merecido 3º lugar. O piloto que mostrou um andamento sempre espectacular terminou a 7 minutos e 41s. Contudo a luta pelo último degrau do pódio foi renhida até aos últimos metros, pois Hélder Oliveira terminou a uns escassos 2 segundos de Leal do Santos, colocando assim o Nissan Pathfinder na 4ª posição.

Laszlo Palik fechou o Top5 e Nuno Matos confirmou a sua vitória entre os T2, esta com um sabor especial por ser "em casa".

Mais Informaçoes Brevemente...

Classificações

Bianchi Prata / CIN termina o Campeonato Nacional de TT 2009


A última prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno foi a Baja BP Ultimate Portalegre 500, nos dias 29, 30 e 31 de Outubro, segunda prova pontuável para o Memorial José Megre.

As verificações administrativas e técnicas, decorreram nas instalações da NERPOR, no dia 29 de Outubro. No dia 30 de Outubro, teve lugar a Super Especial (SS1) com cerca de 7 Km. No dia 31, houve um dia intenso de competição, com a SS2 com cerca 370 Km.

No primeiro dia de prova, o Team Bianchi Prata / CIN obteve o 2º lugar do prólogo, à geral e na classe TT2. O piloto BP ULtimate, Paulo Gonçalves, acabou a Super Especial (SS1) com o tempo de 4m 47.42 s, a apenas 1.65 s do 1º classificado. Filipe Santos, conseguiu o sexto tempo na classe TT3.

No segundo de prova, o piloto Paulo Gonçalves terminou em 6º lugar da geral e 5º lugar na classe TT2, o piloto ACP moto, Filipe Santos, desistiu no início da corrida devido a uma avaria mecânica. O piloto de Esposende Paulo Gonçalves, partiu a roda de trás antes da chegada à assistência, devido a uma pancada muito forte num buraco. Após concertar este incidente, demonstrou ser o piloto mais rápido em pista e recuperou muitos lugares, no entanto o tempo perdido e muito pó à mistura, dificultaram a corrida e ascensão a um lugar no pódio.

Os pilotos/ clientes Marco Cardoso e André Nunes, chegaram ao fim da Baja e sentiram-se bem aos comandos da BMW G 450 X.

Relativamente a Baja BP Ultimate 500, o piloto de Esposende, Paulo Gonçalves, comentou: “Esta corrida não correu bem, parti a roda de trás, em consequência deste incidente perdi muitos lugares. Faltando ainda 300 Km de corrida, dei o meu máximo e acelerei a fundo, ultrapassei muitos pilotos mas não consegui alcançar a vitória. Apesar de não ser a melhor forma de terminar o campeonato, consegui chegar ao fim da corrida.”

O chefe de equipa, Pedro Bianchi Prata, comentou: " Infelizmente não posso estar contente, o Paulo foi o piloto mais rápido na pista, provando que ele e a BMW G 450 X são um conjunto muito bom, mas mais uma vez não conseguimos provar isto com uma vitória. Quero dar os parabéns ao Paulo pelo seu esforço e por nunca ter desistido de lutar até ao final. Foi a última prova do nacional de TT, para o primeiro ano da equipa com a BMW posso dizer que foi um saldo positivo, mas ainda temos muito para trabalhar pois a única coisa que nos interessa são as vitórias.”

A próxima prova da equipa da ISUZU, será o Troféu Nacional Extreme – Enduro, nos dias 7 e 8 de Novembro.

Fotografias "MaisTT", Baja Portalegre 500




Fotografias tiradas por Luís Marques durante o Prólogo e SS2 da Baja Portalegre 500. Clique Aqui.

"Dia de altos e baixos"


Ricardo Porém cumpriu a primeira etapa da Baja BP Ultimate Portalegre 500 2009. O dia de hoje era composto por um pequeno Prólogo seguido de um 2º Sector Selectivo com cerca de 120 Km.

Ricardo Porém e Manuel Porém partiam muito motivados para cumprir os seus objectivos, que passavam por terminar a prova e lutar pelos primeiros lugares da promoção A. O dia começou mal para a dupla leiriense quando tiveram "um problema mecânico logo no prólogo que não nos permitiu fazer um tempo melhor". Este problema de aquecimento no mítico UMM levou a que a equipa fosse penalizada em 6 minutos à entrada da assistência após o prólogo, pois o carro teimava em não "pegar".

Com este problema resolvido Ricardo Porém partiu para o sector da tarde com vontade de recuperar o tempo perdido e durante os 120 Km "conseguimos impôr um bom ritmo mas sempre muito cauteloso", pois o piloto tem em mente que "ainda temos muitos Km’s de corrida pela frente e o nosso principal objectivo continua a ser o de terminar a prova". Ainda assim o resultado foi muito positivo e Ricardo Porém conseguiu mesmo vencer o sector, no que diz respeito à promoção A e ainda intrometer-se entre máquinas muito mais competitivas do Evento Nacional, classificação onde alcançou a 9ª posição. A penalização de 6 minutos relegou o piloto para a 11ª posição do Evento Nacional, mas ainda conseguiu manter a liderança entre a Promoção A, onde tem uma vantagem de 1 minuto e 39s sobre o segundo classificado, Paulo Monteiro, também num UMM.

Amanhã espera-se um dia duro com cerca de 360 Quilómetros cronómetrados, divididos em 2 sectores selectivos, com cerca de 240Km e 120Km. O jovem piloto quer continuar "com o ritmo de hoje à tarde e se necessário atacaremos no ultimo sector para defender a liderança da promoção A"

Classificação evento nacional - Após Etapa 1

1 Rómulo Branco Mitsubishi Pajero Evo T8 1:40:51.00
João Serôdio
2 Paulo Sousa Mitsubishi Pajero T8 4:01.00
João Santos
3 Luís Inácio Nissan Pick-Up T8 5:10.00
Nuno Coelho
4 Rui Marques Nissan Terrano T8 5:36.00
Fernando Tomé
5 Francisco Gil Nissan Terrano II T8 5:43.00
Filipe Rasteiro
6 João Pedro Martins Mitsubishi Pajero T8 5:54.00
Miguel Paião
7 Luis Carvalho Nissan Patrol GR T8 12:16.00
Pedro Cação
8 Henrique Menezes Nissan Navara Proto T8 13:22.00
José Carvalho
9 Paulo Ferreira Nissan Navara T8 14:07.00
Jorge Monteiro
10 José Manuel Barreto Mitsubishi Pajero T8 16:20.00
Rui Marques
11 Ricardo Porém UMM Alter Troféu A 18:52.00
Manuel Porém

12 Paulo Monteiro UMM Alter II Troféu A 20:31.00
Filipe Resende
13 João Cândido UMM Alter Turbo A 20:43.00
João Costa
14 Vitor Caeiro Opel Manta A 21:43.00
Francisco Jacinto
15 Gustavo Morais Mitsubishi Pajero T8 26:32.00
Leonor Sancho
16 Pedro Ruivo Suzuki Jimny A 29:28.00
José Porto
17 Joaquim Calado Nissan Terrano I T8 32:26.00
Sérgio Calado
18 Fernando Rodrigues Nissan Terrano I T8 32:43.00
Tiago Rodrigues
19 Luis Espírito Santo Nissan Terrano II T8 34:03.00
Pedro Bragança

Foto: Luís Marques / MaisTT

Bianchi Prata / CIN com o piloto Paulo Gonçalves em segundo lugar da geral


A última prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno é a Baja BP Ultimate Portalegre 500, nos dias 29, 30 e 31 de Outubro, segunda prova pontuável para o Memorial José Megre.

A prova iniciou-se com as verificações administrativas e técnicas, que decorrem nas instalações da NERPOR, no dia 29 de Outubro. No dia de hoje, 30, teve lugar a Super Especial (SS1) com cerca de 7 Km.

O Team Bianchi Prata obteve o 2º lugar do prólogo, à geral e na classe TT2. O piloto BP ULtimate, Paulo Gonçalves, acabou a Super Especial (SS1) com o tempo de 4m 47.42 s, a apenas 1.65 s do 1º classificado.
Filipe Santos, conseguiu o sexto tempo na classe TT3. Os pilotos/ clientes Marco Cardoso e André Nunes, finalizaram a prova e sentiram-se bem aos comandos da BMW G 450 X.

Relativamente ao primeiro dia da Baja BP Ultimate 500, o piloto de Esposende, Paulo Gonçalves, comentou: “Correu bem, consegui ser segundo. É um bom lugar para a prova de amanhã, o objectivo é alcançar o 1º lugar e lutar pela vitória nesta Baja, terminando assim da melhor forma o Campeonato Nacional de TT 2009. ”

“Foi um prólogo razoável, fiz uma corrida controlada sem arriscar muito, pois sinto algumas dores nas costas. Estou preparado para o dia de amanhã e irei dar o meu melhor.” Comentou o piloto, ACP moto, Filipe Santos.

Para o dia de amanhã, 31, está reservado um dia intenso de competição, com a SS2 com cerca 370 Km.

Filipe Campos lidera e título já não foge à equipa Yser


Rubricando uma exibição verdadeiramente espectacular e que resultou na vitória na primeira das duas etapas que constituem a 23ª edição da Baja 500 Portalegre, Filipe Campos e Jaime Baptista – ajudados pelo quarto lugar em termos de Campeonato de Portugal de Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor – garantiram que o título nacional de Todo-o-Terreno já não poderá fugir à Yser Racing Team. Este era, aliás, o primeiro objectivo da formação que queria atacar logo de início para poder ganhar algum conforto nesta animada luta pelo campeonato. O facto de esta prova atribuir duas pontuações – geral e pela melhor etapa – permitiu a Filipe Campos acumular uma diferença pontual para Miguel Barbosa que impossibilita matematicamente qualquer recuperação por parte deste, continuando a ter como directo rival nesta “guerra” o seu... colega de equipa.

Esta primeira etapa da Baja 500 Portalegre contou com um Prólogo, em que Filipe Campos alcançou o segundo melhor tempo, e uma especial de 116 quilómetros, na qual a dupla Campos/Baptista bateu o segundo classificado por 1m24s. Este dia foi marcado pelo facto de ter sido disputado sob algum calor e com muito pó na pista, algo pouco habitual na prova criada pelo recentemente desaparecido José Megre. Para Filipe Campos, este dia de arranque dificilmente podia ter corrido melhor e foi com uma clara sensação do dever cumprido que o piloto portuense esclareceu que “foi espectacular. Diverti-me e ao mesmo tempo conseguimos andar longe dos limites e ganhar a etapa. É de facto uma enorme alegria e um prémio merecidíssimo para toda equipa que, desta forma, já tem como garantido o título nacional. Seja eu ou o Bernardo a festejar a verdade é que “a taça é nossa”. Tudo correu exactamente como tínhamos planeado. Queríamos garantir o triunfo da Yser Racing Team já na primeira etapa para podermos andar de forma mais confortável no segundo dia e foi isso que aconteceu. Agora estamos mais à vontade para lutar, sem pressões, pela vitória na prova”

Igualmente agradado pelo resultado garantido neste primeiro dia de Baja de Portalegre, Bernardo Moniz da Maia não deixou de sublinhar que “a equipa voltou a mostrar toda a sua capacidade numa etapa que era tudo menos fácil. Correu-nos muito bem, não tivemos qualquer tipo de problemas e a verdade é que a primeira das várias metas que estabelecemos já está atingida. Isso é, naturalmente, motivo de uma enorme alegria para todos no seio da Yser Racing Team. Amanhã temos uma etapa longa para cumprir e não podemos esquecer que também está por atribuir o troféu ibérico, outra das apostas da Yser Racing Team.”

A segunda etapa disputa-se, amanhã, a partir das 6h30 da manhã, em Portalegre, e contará com duas especiais que totalizam cerca de 380 quilómetros. O final da prova está agendado para as 15h15.

Classificação – 1ª Etapa
1º Yser Racing Team - Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3), 1h29m03s
2º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (BMW), a 1m23s
3º Ricardo L. Dos Santos/Paulo Fiúza (BMW), a 1m58s
4º Hélder Oliveira/Filipe Palmeiro (Nissan), a 2m11s
5º Miguel Farrajota/Nelson Ramos (Proto), a 3m11s
6º Yser Racing Team - Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3), a 4m08s

Foto: Luís Marques / MaisTT

Fonte: todoterreno.pt

Miguel Barbosa em 2º, mas fora da luta pelo título


O inicio de uma das provas mais míticas do TT nacional, ficou novamente maçado pela vitória no prólogo da dupla Miguel Barbosa e Miguel Ramalho que, desde cedo, procuraram imprimir um andamento muito forte que lhes permita discutir o titulo até ao final.

Com o líder do campeonato muito próximo em 2º lugar no prólogo, da parte da tarde, deu-se inicio ao sector selectivo de 120 kms com o piloto da equipa Castrol Vodafone Liberty Seguros Team a se deparar com um mau acerto no setup no seu carro que o impedia de andar ao nível que desejava, perdendo bastante tempo ao longo do troço.

Para Miguel Barbosa: “foi muito mau. Desde o inicio do troço percebemos que não tínhamos qualquer hipótese e sempre que tentava aumentar o ritmo corríamos grandes riscos, tendo inclusivamente saído de pista e por pouco não capotamos.”

Com este resultado, Miguel Barbosa deixa de poder discutir o título pelo que para amanhã resta-lhe tentar alterar a afinação do carro e lutar pela vitória na 2ª etapa.

O campeonato fica assim “bem entregue ao Filipe Campos e tenho de lhe dar os parabéns pela regularidade que imprimiu ao longo da época. Para nós foi duro e a mudança para este novo carro veio muito tarde o que nos impediu de poder andar ao ritmo que devíamos.”

Para amanhã está reservado um dia intenso de competição, com dois sectores selectivos S3 e SS4 com cerca de 150 e 220 km respectivamente.

Classificação geral após SS2:

1º—Filipe Campos / Jaime Batista em BMW X3 CC 1:29:03:00
2º—Miguel Barbosa / Miguel Ramalho em BMW X3 CC + 1:23:00
3º—Ricardo Leal dos Santos / Paulo Fiuza em BMW X5 + 1:58:00
4º—Helder Oliveira / Filipe Palmeiro em Nissan Pathfinder + 2:11:00
5º—Miguel Farrajota / Nelson Ramos em Proto Rav 4 + 3:11:00

Ricardo Leal dos Santos é 3º em Portalegre


Ritmo impressionante e andamento espectacular

O piloto Ricardo Leal dos Santos averbou hoje o terceiro melhor tempo no somatório das duas especiais já disputadas da Baja BP Ultimate Portalegre 500 derradeira jornada da Taça Internacional FIA de Bajas e do Campeonato de Portugal. Aos comandos do seu habitual BMW X5, que dispõe de uma nova motorização, o piloto do Pioneer Desert Team Delta Q evidenciou ao longo do dia um notável andamento que proporcionou belas e curiosas imagens.

“De manhã, na Super Especial, encontrámos a pista já muito desfeita e isso levou-nos a ter algumas situações mais delicadas”
, salienta Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: “Da parte da tarde sei que andámos bem, mas senti o carro um pouco mole e a adornar nalgumas ocasiões. A certa altura pensei que tinhamos tido um furo, mas afinal foi um amortecedor que rebentou. Nas zonas mais rápidas não passei, por percaução, dos 140/150 km/h quando podia ter ido um pouco mais rápido”.

O programa da Baja Portalegre 500 completa-se amanhã, sábado, dia 31, para o qual está reservado um dia intenso de competição, com dois sectores selectivos – SS3 e SS4 ¬– com cerca de 150 e 220 km respectivamente. A prova termina com a habitual cerimónia de pódio e entrega de prémios na noite de sábado.

Foto: Albano Loureiro

Bruno Oliveira Atrasou-se


Piloto do Mazda Açores TT Team venceu Super Especial


O piloto açoreano Bruno Oliveira, aos comandos da Mazda BT 50 do Mazda Açores TT Team iniciou hoje a sua participação na Baja BP Ultimate Portalegre 500, derradeira etapa de Taça Internacional FIA de Bajas e do Campeonato de Portugal. Forçado a parar durante mais de cinco minutos, o piloto açoreano acredita, todavia, na recuperação e mantém intacta a sua ambição de lutar pela nona vitória no Desafio Elf Mazda.

“De manhã fizémos um excelente resultado na Super Especial face ao nível de participantes presentes nesta prova. Vencemos entre os concorrentes ao Desafio Elf Mazda e alcançamos um boa vantagem para o nosso mais directo adversário”, salienta o piloto açoreano, que acrescenta: “Da parte da tarde tivémos uma ligeira saída de estrada. O carro foi-se abaixou e depois não o conseguiamos por a trabalhar. O Nuno Matos deu-nos uma ajuda e conseguimos retomar a corrida. Ainda faltam muitos quilómetros de corrida pelo que acredito que ainda poderemos chegar ao triunfo”.

Classificação do Desafio Elf Mazda 2009 após 4 provas
1º Bruno Oliveira, 40; 2º João Pais, 29; 3º António Teixeira; 17.

O programa da Baja Portalegre 500 completa-se amanhã sábado, dia 31, para o qual está reservado um dia intenso de competição, com dois sectores selectivos – SS3 e SS4 ¬– com cerca de 150 e 220 km respectivamente. A prova termina com a habitual cerimónia de pódio e entrega de prémios na noite de sábado.

Rui Sousa enfrenta dificuldades


O primeiro dia da 23ª edição da Baja de Portalegre não correu de feição ao piloto da ISUZU/ ELF. Entrando ao ataque no prólogo, Rui Sousa acabou por ver o motor da D-Max parar a poucos metros da tomada de tempo, com um inexplicável problema eléctrico que acabou por condicionar o resultado final.

Com este primeiro incidente, Rui Sousa foi o 13º a sair para o 2ª sector selectivo, onde cedo começou a sentir as dificuldades inerentes ao muito pó que reveste as pistas alentejanas, conforme referiu o piloto; “…o pó foi só o primeiro de muitos problemas que sentimos durante a tarde. As falhas eléctricas da manhã voltaram a reaparecer e o rendimento do carro começou a ressentir-se com algumas falhas de embraiagem que nos condicionaram o andamento, tornando-se quase impossível de fazer os ganchos mais apertados. Já perto do final do sector a ISUZU acabou por imobilizar-se e neste momento ainda não sabemos a causa exacta…” concluiu Rui Sousa já na Zona de Assistência em Portalegre.

A equipa técnica da Prolama está neste momento a desenvolver todos os esforços para colocar a D-Max de novo na corrida, possibilidade concretizada pelo sistema “super-rali” que esta prova tem por regulamento.

Após a assistência à Isuzu Rodeo de Afonso Batista e à viatura de Paulo Sousa, que continuam nas luta das respectivas categorias, a azáfama continua no espaço da equipa, de forma a recuperar a D-Max e a Pick-Up do Team Consilcar que também acabou por não atingir o final do sector; “…vamos trabalhar durante a noite para colocar em condições os dois carros que apresentam problemas, mas estamos conscientes que podemos ter alguma surpresa que inviabilize a presença do Rui e do Edgar amanhã na prova. De qualquer forma é muito importante que a D-Max volte à prova para continuarmos a testar alguns elementos mecânicos…” declarou o responsável técnico da Equipa.

Amanhã a corrida desenrola-se em dois sectores selectivos de 140 km e 240 Km respectivamente. Pela manhã em direcção a Sousel e Fronteira, e durante a tarde mais para norte na região de Gavião e Alter do Chão, num traçado cheio de armadilhas típicas da Baja de Portalegre.

Pedro Grancha atrasado na 1ª etapa por falha nos travões


Piloto de Cascais foi 5º na Super Especial

Pedro Grancha, aos comandos da Nissan Navara Off Road, inscrita pela VR2 Motorsport, iniciou hoje a sua participação na Baja BP Ultimate Portalegre 500, derradeira jornada da Taça Internacional FIA de Bajas e do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, averbando o 5º melhor tempo na Super Especial. No outro sector selectivo, hoje disputado, o piloto de Cascais, que é desta vez acompanhado por Vitor Jesus, foi obrigado a parar durante mais de vinte minutos, devido a um problema de travões.

“Estivemos bem na Super Especial, onde realizámos o quinto tempo e no troço seguinte também estava tudo a correr bem, até ao momento que senti qualquer coisa a bloquear uma roda e por pouco não tínhamos uma saída de estrada. Paramos e percebemos que todo o sistema de travagem da roda dianteira estava danificado e a solução foi retirar todo o material partido, para podermos prosseguir. Não foi fácil, já que os discos e calços estavam em brasa, mas retomámos a corrida e amanhã vamos tentar recuperar”, salienta Pedro Grancha.

O programa da Baja Portalegre 500 completa-se amanhã sábado, dia 31, para o qual está reservado um dia intenso de competição, com dois sectores selectivos – SS3 e SS4 ¬– com cerca de 150 e 220 km respectivamente. A prova termina com a habitual cerimónia de pódio e entrega de prémios na noite de sábado.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Filipe Campos perto do título


Miguel Barbosa foi o primeiro líder da Baja BP Ultimate Portalegre 500 2009. O Piloto do BMW X3 que é ainda candidato ao título venceu a Super Especial, superando o seu maior adversário, Filipe Campos, por apenas 1 segundo. Contudo, no 2º Sector Selectivo, o piloto do Yser Racing Team impôs um ritmo muito forte e ganhou o Sector com uma vantagem superior a 1 min e 20s. Filipe Campos deu assim mais um passo rumo à revalidação do Título.

Entre os T2 Nuno Matos lidera "em casa" na frente de Mário Dinis Lucas. No Evento Nacional, Rómulo Branco é líder com uma vantagem de 4 minutos sobre Paulo Sousa, ambos em Mitsubishi Pajero.

Classificações:



1 Filipe Campos BMW X3 T1.2 1:29:03.00
Jaime Baptista
2 Miguel Barbosa BMW X3 CC T1.2 1:23.00
Miguel Ramalho
3 Ricardo Leal dos Santos BMW X5 T1.2 1:58.00
Paulo Fiuza
4 Helder Oliveira Nissan Pathfinder T1.1 2:11.00
Filipe Palmeiro
5 Miguel Farrajota Proto Depieres Rav 4 T1.2 3:11.00
Nelson Ramos
6 Bernardo Moniz Maia BMW X3 T1.2 4:08.00
Joana Sotto-Mayor
7 Miroslav Zapletal Mitsubishi L200 T1.1 4:35.00
Tomás Ourednícek
8 Laszlo Palik Nissan Navara T1.1 5:29.00
Gabor Darazsi
9 António Mendes Nissan Navara T1.1 6:03.00
José Janela
10 Paulo Marques Mitsubishi Pajero T1.2 7:39.00
João Parreira
11 Lino Carapeta Wildcat 200 T1.2 8:59.00
Rui António
12 José Dinis Lucas Mitsubishi Pajero DiD T1.1 9:45.00
Luis Tirano
13 Giovanni Manfrinato Renault Megane Proto T1.1 9:50.00
Claudio Condotta
14 Nuno Matos Isuzu D-Max T2.2 10:01.00
Jaime Cortes
15 José Gameiro Nissan OffRoad 06 T1.1 10:15.00
António Saraiva
16 João Pais Mazda BT-50 T1.2 10:29.00
João Rato
17 Mário Dinis Lucas Mitsubishi Montero T2.2 10:40.00
Francisco Luis
18 Jaume Collelldevall Naspleda Mitsubishi Montero DiD T1.2 11:04.00
Enric Oller Carbo
19 Franscesc Termens Mitsubishi Montero DID T2.2 11:04.00
Alberto Pascual
20 Joan Rodriguez Nissan Navara T1.1 12:21.00
Francesc Codina
21 Pedro Gameiro Nissan Patrol T1.1 13:43.00
Filipa Correia de Sá
22 Eduardo Rodrigues SRTeam Proto Sobralpneus Racing T1.2 13:53.00
António Nunes
23 Alejandro Martins Nissan Navara T1.1 14:14.00
José Marques
24 Bruno Oliveira Mazda BT-50 T1.2 14:32.00
Bruno Fernandes
25 Américo Antunes Nissan Navara T1.2 14:49.00
Eduardo Antunes
26 António Teixeira Mazda BT-50 T1.2 14:49.00
Jorge Amaral
27 Xavier Blanco Garcia Toyota Hilux T1.2 14:49.00
Albert Blanco
28 José Camilo Martins Mitsubishi Pajero T2.2 15:10.00
Mário Feio
29 Thijs Vincent Mitsubishi Pajero / Mivec T1.1 15:40.00
Bjorn Burgelman
30 Manuel Rosa Bowler Wildcat 200 T1.2 15:42.00
Fernando Sapinho
31 Alexandra Gameiro Nissan Navara T1.2 16:59.00
Isabel Robalo
32 Fernando Barreiros Nissan Navara T2.2 18:45.00
Pedro Branco
33 Paulo Pinto Mazda BT-50 T1.2 19:30.00
Ricardo Cortiçadas
34 Jose Luis Iañez Galvez Toyota HDJ 80 T1.2 20:08.00
Fernando Maldonado Reyes
35 Luis Ferreira Nissan Navara T1.2 20:31.00
Jorge Paulo
36 Artem Varentsov Toyota Land Cruiser 125 T2.2 21:11.00
Roman Yelagin
37 Manuel Plaza Isuzu D-Max T1.2 21:19.00
Ignácio Salvador Ibañez
38 Manuel Granadero Mitsubishi Montero T2.2 21:20.00
Oriol Granadero
39 Luis Belloso Cubino Toyota Hilux T1.2 21:54.00
Jorge Saiz Soria
40 Jirt Janecek Toyota Land Cruiser 120 T2.2 25:18.00
Viktor Chytka
41 Pedro Grancha Nissan Navara Off Road T1.1 26:31.00
Vitor Jesus
42 Rafa Ciscar Chisbert Isuzu D-Max T1.2 27:07.00
Jaume Machi Pascual
43 Rui Lopes Mazda BT-50 T1.2 28:52.00
Vitor Hugo Calado Mendes
44 Aleksander Sachanbinski Toyota Land Cruiser T2.2 30:23.00
Arkadiusz Rabiega
45 Tiago Avelar Nissan Navara T2.2 30:40.00
Silva Santos
46 Afonso Batista Isuzu Rodeo T2.2 31:11.00
José Manuel Marques
47 Jose Augusto Gonzalez Abellan Nissan Patrol GR T1.2 31:42.00
Maria Hernandez
48 Maria Luís Nissan Navara T2.2 32:57.00
Nuno Silva
49 Boris Gadasin Proto G-Force T1.1 34:50.00
Vladimir Demyanenko
50 Yehoshua Shimoni Mitsubishi L200 T1.1 35:16.00
Yuval Melamed
51 Rui Trindade Nissan Navara T1.2 41:35.00
Joaquim Serrão
52 Carlos Aires Mazda BT-50 T1.2 1:09:04.00
Pedro Costa
53 André Amaral Proto DP04 T1.2 1:19:48.00
António Albano

Classificação evento nacional


1 Rómulo Branco Mitsubishi Pajero Evo T8 1:40:51.00
João Serôdio
2 Paulo Sousa Mitsubishi Pajero T8 4:01.00
João Santos
3 Luís Inácio Nissan Pick-Up T8 5:10.00
Nuno Coelho
4 Rui Marques Nissan Terrano T8 5:36.00
Fernando Tomé
5 Francisco Gil Nissan Terrano II T8 5:43.00
Filipe Rasteiro
6 João Pedro Martins Mitsubishi Pajero T8 5:54.00
Miguel Paião
7 Luis Carvalho Nissan Patrol GR T8 12:16.00
Pedro Cação
8 Henrique Menezes Nissan Navara Proto T8 13:22.00
José Carvalho
9 Paulo Ferreira Nissan Navara T8 14:07.00
Jorge Monteiro
10 José Manuel Barreto Mitsubishi Pajero T8 16:20.00
Rui Marques
11 Ricardo Porém UMM Alter Troféu A 18:52.00
Manuel Porém
12 Paulo Monteiro UMM Alter II Troféu A 20:31.00
Filipe Resende
13 João Cândido UMM Alter Turbo A 20:43.00
João Costa
14 Vitor Caeiro Opel Manta A 21:43.00
Francisco Jacinto
15 Gustavo Morais Mitsubishi Pajero T8 26:32.00
Leonor Sancho
16 Pedro Ruivo Suzuki Jimny A 29:28.00
José Porto
17 Joaquim Calado Nissan Terrano I T8 32:26.00
Sérgio Calado
18 Fernando Rodrigues Nissan Terrano I T8 32:43.00
Tiago Rodrigues
19 Luis Espírito Santo Nissan Terrano II T8 34:03.00
Pedro Bragança

Foto: Luís Marques / MaisTT

Terceiro a fechar o Shamrock 2009


O derradeiro dia do Shamrock 2009 não poderia ser mais positivo para Ruben Faria.
Após a quinta posição conquistada no dia de ontem o piloto da Yamaha apostou forte na derradeira etapa da prova, mais uma vez com partida e chegada a Zagora e o resultado espelhou bem que os dois dias azarados a meio deste Rallye de Marrocos condicionaram de forma definitiva o resultado final. ‘Mercê do bom resultado de ontem hoje saí com o grupo da frente e ataquei decidido. Sabia que não tinha qualquer possibilidade de lutar contra os pilotos oficiais e as suas KTM 690, mas queria fechar esta participação com mais um bom resultado em termos não só de geral mas também na classe.’

E se assim o pensou melhor o fez. Ruben Faria esteve igual a si próprio e num dia bastante curto, com menos de 200 quilómetros de especial, conseguiu a terceira posição final no dia e a segunda vitória consecutiva em termos de classe, sendo que a posição em termos de geral está ainda suspensa por força de penalizações averbadas a pilotos e que foram suspensas. ‘O dia correu mesmo muito bem e sem cometer erros em termos de navegação consegui estar sempre com os mais rápidos e naturalmente que isso me ajudou. Estou satisfeito porque mostrei que em condições normais poderia ter lutado de forma igual com o Olivier Pain, qu venceu a classe 450cc, e que com ele iria discutir a primeira posição na classe. Mas ele mereceu vencer, andou rápido e mostrou que terei que contar com ele em futuras provas, tal como ele terá que contar comigo.’

Palavras de Ruben Faria que evidenciam a boa moral do piloto de Olhão que naturalmente pensa já em futuras participações. ‘Esta presença aqui foi decidida muito em cima da hora e por isso surgiram alguns problemas por força de uma preparação menos atempada de todos os pormenores respeitantes a uma corrida com esta extensão. Mas quero começar já a pensar na minha próxima prova em África, que poderá muito bem ser o África Race.’
Agora é tempo de comemorar estes excelentes dois dias e depois do regresso a Portugal o piloto do Algarve irá começar já a trabalhar na possibilidade de alinhar à partida na prova idealizada por Hubert Auriol.

Elisabete Jacinto termina Shamrock em 2º lugar

Piloto do MAN TGS conseguiu duas vitórias em seis etapas.

Elisabete Jacinto, aos comandos de um MAN TGS, completou hoje a sua participação no Shamrock 2009, averbando o 2º lugar da classificação geral dos camiões. A piloto do Team Oleoban/MAN Portugal manteve ao longo da prova uma animada luta com o Tatra do piloto checo Tomas Tomecek, tendo inclusive chegado à vitória em duas das seis etapas disputadas na prova marroquina, onde Stephane Peterhansel num BMW, foi o vencedor nos automóveis e Cyril Despres (KTM) triunfou nas motos.

“Esta era uma prova de enorme importância para o nosso projecto desportivo. Depois do acidente no Dakar, que nos obrigou a refazer todos os planos que estavam programados, tivémos a enorme felicidade de, em tão pouco tempo, ter conseguido partir para um novo desfio e este nosso MAN TGS teve aqui a sua estreia competitiva. Não se podia por isso esperar que tudo estivesse perfeito, mas saímos daqui com indicações muito precisas do que há a fazer e com a certeza absoluta que a equipa está substancialmente mais forte, que eu fiz bastantes progressos na condução e que o nosso camião tem um fabuloso potencial”, refere Elisabete Jacinto que acrescenta: “Para a etapa de hoje partimos ao ataque e cedo ficámos com o Tatra, que tinha partido dois minutos à nossa frente, à vista. A meio da corrida fomos, todavia, obrigados a parar, já que se partiu o apoio de um amortecedor dianteiro. O Marco e o Álvaro arranjaram uma solução de remedeio mas a partir daí tivemos de adoptar um andamento lento para não correr o risco de não terminar a prova”.

Classificação final
Auto: 1º Peterhansel/Cottret (BMW), 21h32m02s; 2º Novitsky/Schulz (BMW), a 2h24m25s; 3º Julien/Crespo (Renault), a 6h45m51s
Camião: 1º Tomecek/Moraveck (Tatra), 31h48m36s; 2º E.Jacinto /Velhinho/Cochinho (MAN), a 9h09m41; 3º Kovacs/Czegledi/Toth (Scania), a 13h25m49s.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Elisabete Jacinto sobe ao 2º lugar absoluto


Duelo muito animado com checo Tomacek (Tatra)

Elisabete Jacinto, aos comandos de um MAN TGS, registou hoje, na 5ª etapa do Shamrock 2009, o 2º lugar melhor tempo nos 310 quilómetros de sector selectivo, resultado que lhe permitiu ascender à 2ª posição da classificação geral dos camiões. A piloto do Team Oleoban/MAN Portugal foi deste vez superada pelo Tatra do piloto checo Tomas Tomecek, lider da competição desde o primeiro dia e com quem a piloto portuguesa tem travado animado duelo, alternado as vitórias nas etapas, duma competição onde Stephane Peterhansel num BMW, lidera nos automóveis e Cyril Despres (KTM) está no comando das motos.

“Depois da motanha de ontem, hoje voltamos a ter dunas e algumas bem difíceis de ultrapassar. Na primeira passagem, por três vezes o nosso MAN TGS ficou plantado na crista da duna e foi necessário trabalho manual com a pá para o tirar dessa situação. Continuo numa fase de aprendizagem e a ainda não controlo bem o timing para evitar que esta particular situação aconteça”
, refere Elisabete Jacinto que acrescenta: “Felizmente na segunda passagem isso já não voltou a acontecer e fizémos o mesmo percurso gastando menos meia hora o que é de facto bastante significativo”.

Classificação da 5ª etapa
Auto: 1º Peterhansel/Cottret (BMW), 3h32m22s; 2º Lachaume/Brucy (Bowler), a 54m09s; 3º Novitsky/Schulz (BMW), a 1h0355s;
Camião: 1º Tomecek/Moraveck (Tatra), 6h19m56s; 2º E.Jacinto /Velhinho/Cochinho (MAN), 22m07s.

“Através do Djebel Tadra” é a última etapa este Shamrock 2009, que amanhã se disputa, e a única com apenas uma passagem. As pistas são rolantes e rápidas até ao norte de Tamgroute. Tornam-se arenosas e depois sinuosas e cada vez mais técnicas em direcção ao nordeste. Para seguir em direcção a sul, a especial entra por pistas de média montanha até uma magnífica cratera gigante. Para atingir a meta desta sexta e última etapa, segue-se por pistas variadas, por vezes rápidas, mas com com muitas ondulações.

Finalmente um dia positivo


No quinto dia do Rallye de Marrocos Ruben Faria mostrou finalmente toda a sua rapidez aos comandos da Yamaha com que enfrenta a edição 2009 da prova organizada pela NPO. Depois de dois dias recheados de problemas com o sistema de armazenamento de combustível o piloto da TMN conseguiu finalmente ter uma etapa ‘limpa’ e desta forma a sua reconhecida rapidez surgiu finalmente nas pistas marroquinas.

‘Finalmente, estava à espera de um dia como este.’
referiu Ruben no regresso a Zagora no final deste penúltimo dia de prova.

‘Mesmo partindo bastante atrasado por força do mau resultado do dia de ontem, rapidamente encontrei o meu ritmo e consegui imprimir sempre um andamento constante e rápido. Facilmente passei muitos dos meus adversários e consegui sempre manter uma toada muito positiva, que me permitiu no final alcançar um bom resultado a nível de geral e de classe.’

Ruben Faria chegou ao final dos dos mais de 500 quilómetros da etapa, dos quais 310 foram em especial ao redor do Erg Chegaga - naquela que foi considerada pela organização como a mais bela especial da prova mercê das pistas e zonas de dunas que marcaram este dia recheado de navegação e boas oportunidades de condução rápida para os pilotos – na quinta posição da geral e melhor classificado entre os pilotos das 450cc, o que lhe permite ser neste momento o 32º classificado em termos de geral.

‘Estou bastante contente por ter sido hoje o melhor dos pilotos da minha classe, demonstrando que sem os problemas de que fui vitima poderia ter sido um dos primeiros, ou mesmo o melhor, da classe e alcançar mesmo um lugar entre os cinco melhores. Mas infelizmente estou longe dos homens da frente e por isso penso apenas em conseguir novamente no dia de amanhã um boa prestação. A minha moto está perfeita e pronta para atacar de novo amanhã.’

O derradeiro dia deste Shamrock 2009 realiza-se amanhã, com uma especial com pouco mais de 182 quilómetros de extensão e onde Cyril Després deverá confirmar a vitória na prova face a Marc Coma, com sete minutos a separarem ambos os pilotos.
Para Ruben Faria o objectivo será novamente tentar vencer em termos de categoria.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cinco títulos por decidir


BAJA BP ULTIMATE PORTALEGRE 500 COM 256 INSCRITOS

Muitos são os motivos de interesse para a 23ª edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500, competição válida para a Taça Internacional FIA de Bajas, para o Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno, Campeonato da Espanha de Todo-o-Terreno e Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno, que vai para a estrada na próxima sexta-feira, dia 30 de Outubro.

No seu regresso ao calendário do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno de Motos, a competição alentejana pontuará ainda para os Troféus KTM/Husaberg e Troféu Polaris Challenge.

Na verdade e em termos desportivos, há nada menos do que cinco títulos ainda em aberto. A saber:

1) Taça Internacional FIA de Bajas: Os três principais pretendentes ao título de 2009 – o russo Boris Gadasin (Proto G-Force), o checo Miroslav Zapletal (Mitsubishi L200) e o holandês Tonnie Van Deijne (Mitsubishi Pajero) – vão-se encontrar em Portalegre para a derradeira prova do calendário, numa fase em que o primeiro tem três pontos de vantagem sobre Zapletal e quatro sobre Deijne.

2) Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno: Com a ausência forçada de Carlos Sousa, ainda a recuperar de problemas físicos, o leque de candidatos ao título nacional deste ano fica reduzido também a três pilotos: Filipe Campos, actual campeão nacional e líder do campeonato, com 53 pontos; Bernardo Moniz da Maia, segundo com 49; Miguel Barbosa, terceiro, com 47. Uma coisa é certa: o título continuará na posse de um piloto de um BMW X3!

3) Campeonato da Espanha de Todo-o-Terreno: no campeonato de “nuestros hermanos”, dois candidatos para a vitória: o catalão Jaume Collelldeval lidera com 396 pontos mas Javier Blanco, com 384, poderá ainda aspirar a anular os 12 pontos que actualmente regista de desvantagem;

4) Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno: Dois grandes candidatos, ambos portugueses e da mesma equipa: Moniz da Maia lidera com três pontos de vantagem sobre Filipe Campos, numa luta que se confunde com a do título nacional. Rui Sousa ainda tem possibilidades matemáticas de poder chegar ao triunfo, mas as reais são bem mais complicadas.

5) Campeonato Nacional de Motos TT1: Dois pretendentes separados por um escasso ponto: David Megre lidera, com 211 pontos, mas Pedro Oliveira está na segunda, com 210, numa luta que estará ao rubro nos sectores selectivos de Portalegre.

Como se pode verificar, muitas classificações ainda em aberto para esta 23ª edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500, justificando por si só uma atenção redobrada pelos diversos campeonatos para que a prova alentejana pontua.

Para além destas decisões, há um pormenor em que a Baja BP Ultimate Portalegre 500 já conseguiu a sua primeira grande vitória: nada menos do que 256 inscritos – 86 automóveis, a que se juntam 80 motos, 65 quads e 25 buggies – na primeira edição de Portalegre realizada depois do desaparecimento do seu criador – José Megre – numa dimensão que será a melhor forma de dignificar a memória do seu mentor, mantendo a Baja BP Ultimate Portalegre 500 o estatuto de verdadeira referência do todo-o-terreno nacional.

Recorde-se que esta será a segunda competição pontuável para o Memorial José Megre, competição liderada por Guerlain Chicherit, vencedor do Rali Vodafone Transibérico, mas que não marcará presença em Portalegre.

O programa da Baja BP Ultimate Portalegre 500 inicia-se com as verificações administrativas e técnicas, que decorrem nas instalações da NERPOR, no dia 29 de Outubro (5ª Feira). No dia 30 de Outubro (6ª feira), será realizada da parte da manhã a Super Especial (SSS1) e o SS2 com cerca de 120 km, na parte da tarde e apenas para automóveis.

Para sábado, dia 31, está reservado um dia intenso de competição, com dois sectores selectivos – SS3 e SS4 ¬– com cerca de 150 e 220 km respectivamente, isto para os automóveis, já que as motos apenas farão um único sector selectivo, na distância de 370 Km. A prova termina com a habitual cerimónia de pódio e entrega de prémios na noite de sábado.

www.bajaportalegre.com

Vitória categórica de Elisabete Jacinto


Piloto do MAN ganha por mais de 30 minutos frente ao Tatra de Tomecek

Depois de, na 3ª etapa do Shamrock 2009, a adaptação à condução do novo MAN TGS nas dunas, ter obrigado a piloto portuguesa a perder algum tempo, Elisabete Jacinto conseguiu hoje mais uma notável performance, averbando um triunfo categórico na 4ª etapa. A piloto do Team Oleoban/MAN Portugal gastou menos 35m12s que o segundo classificado para percorrer os 437,48 quilómetros de sector selectivo, tendo ainda ficado muito próximo do Top 10 dos automóveis, onde Stephane Peterhansel num BMW, voltou a triunfar.

“Era uma etapa bem durinha, com muitas pistas de montanha, muitas valas de perigo 3. Tinha também algumas zonas rápidas e aí voamos a 120 e 130 km/h”
, refere Elisabete Jacinto que acrescenta: “Na primeira passagem fui obrigada a fazer uma paragem, porque o roll-bar externo estava a partir-se e tivemos de colocar umas cintas para o segurar. Houve ainda uma válvula do ar que estava avariada e tinhamos de estar sempre a encher o respectivo pneu. Na assistência a equipa funcionou na perfeição e a meia hora deu para colocar tudo em ordem. Eu aproveitei e fiz uma especial limpa, onde retirei quase quinze minutos ao tempo da primeira passagem. Ultrapassei o Tomecek que teve um fair-play notável, já que logo na primeira vez que accionámos o sentinel, ele encostou para nos deixar passar”.

Classificação da 4ª etapa
Auto: 1º Peterhansel/Cottret (BMW), 4h47m39s; 2º Novitsky/Schulz (BMW), a 9m35s; 3º Lethier/Lourquin (Schlesser), a 39m32s.
Camião: 1º E.Jacinto /Velhinho/Cochinho (MAN), 6h35m55s; 2º Tomecek/Moraveck (Tatra), 35m12s; 3º Kovacs/Czegledi/Toth (Scania), a 1h18m05s.

A organização apresenta a 5ª etapa como sendo a mais bonita especial do Rally de Marrocos 2009. Travessia de dunas, navegação, prazer de conduzir em pistas arenosas e a magia das paisagens: todos os ingredientes estão reunidos para que o espectáculo se torne memorável. Para começar, 50 km de uma pista arenosa, onde os talentos de navegação e condução serão colocados à prova. Depois, um primeiro fora de estrada através de dunas antes de encontrar uma pista rolante e numerosas pistas paralelas, ao longo de 40 Km. É então que a fase mais dura começa, com 20 km de travessia de pequenas e grandes dunas, seguindo o azimute 230. Para aqueles que conseguirem passar, a recompensa é imediata: um belo “oued” coberto de areia para seguir ao longo de 30 km, até chegar a M'Hamid.

Azar condiciona tudo


Após os problemas com os depósitos traseiros no dia de ontem, hoje foi uma torneira de combustível que deitou tudo a perder para Ruben Faria no Rallye de Marrocos.

‘Fiz apenas vinte quilómetros!’ comentou o algarvio no regresso a Zagora, onde está instalada a base do Shamrock 2009. Este era o dia mais longo de prova, com uma especial com cerca de 450 quilómetros e no qual Ruben Faria muito apostava para conseguir ganhar terreno aos adversários e subir posições em termos de classificação geral e de classe. ‘Depois do problema de ontem estava esperançado em poder hoje atacar de forma consistente para recuperar e mostrar o meu real andamento. A especial era marcada por algumas passagens com bastante pedra e outras mais rolantes, em pista a sul de Zagora, mas a sorte não quis nada comigo pelo segundo dia consecutivo.A torneira de gasolina partiu-se e o depósito começou de imediato a perder bastante combustível. Por sorte a moto não pegou fogo e consegui regressar de novo ao ponto de partida para tentar resolver o problema.’

Após muitas horas perdidas para recuperar o depósito da sua Yamaha o piloto da TMN regressou à corrida, mas bastante atrasado. ‘Parti definitivamente muito tarde e sei que falhei alguns pontos de passagem (CP’s) pelo que além de todo o tempo perdido ainda fui penalizado.

Contas feitas Ruben Faria regressou a Zagora na 36ª posição da classificação geral e com a penalização de 9 horas que lhe foi posteriormente atribuída pela organização o único piloto português nas motos neste Shamrock 2009 desceu para a 34ª posição da geral a 13 horas e 30 minutos do líder Cyril Després, que hoje aproveitou para se destacar ainda mais da concorrência, especialmente de Marc Coma que sentiu problemas
com os pneus da sua KTM oficial.

‘Amanhã vou entrar na especial apostado em conseguir brilhar. A classificação está definitivamente colocada de parte, quero apenas dar o meu melhor e mostrar andamento nas duas especiais que ainda faltam realizar até ao final da prova. Espero conseguir pelo menos não ter problemas para andar à vontade.’ Palavras de Ruben Faria já em Zagora, depois de mais um dia para esquecer em Marrocos.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Elisabete em 3º, na estreia do MAN TGS nas dunas


Segundo sector selectivo anulado por questões de segurança

A 3ª etapa do Shamrock 2009 ficou marcada pela estreia do novo MAN TGS nas dunas e pela adaptação de Elisabete Jacinto à sua condução neste tipo de piso. Depois da vitória alcançada na etapa de ontem, a piloto do Team Oleoban/MAN Portugal averbou hoje a terceira posição entre os camiões, numa etapa cujo segundo sector selectivo foi cancelada para a maioria dos concorrentes, por questões de segurança.

“Foi a nossa estreia nas dunas com este novo MAN TGS e de facto sinto que ainda tenho muito que aprender. Requer uma abordagem bastante diferente da exigida pelo M2000, mas aprendi muito nestes quilómetros e alguns erros já não voltarei a cometer. Ainda não acertámos bem com as pressões, pelo que tivémos duas longas paragens.Uma vez o pneu saiu da jante e mais à frente tivémos novo furo, o terceiro nesta prova”
, refere Elisabete Jacinto que acrescenta: “Sabia que hoje não poderia estar ao nível dos meus mais directos adversários, mas acho que no resto da etapa andei muito bem e estou bastante satisfeita com os progressos que temos registado. É muito importante esta aprendizagem, para no Africa Race podermos estar em perfeitas condições”.

Classificação da 3ª etapa
Auto: 1º Peterhansel/Cottret (BMW), 4h54m13s; 2º Novitsky/Schulz (BMW), a 47m37s; 3º Davoy/Jourdin (Buggy), a 1h40m31s.
Camião: 1º Tomecek/Moraveck (Tatra), 3h18m24s; 2º Kovacs/Czegledi/Toth (Scania), a 58m29s; 3º E.Jacinto /Velhinho/Cochinho (MAN), 1h04m38s.

Denominada “As Minas de Bleida” a próxima etapa é a mais longa etapa do rali e, segundo a organização, a mais dura. Durante os primeiros 60 quilómetros a pista é muito dura, com muitos sulcos criados pela chuva, serpenteia os flancos da montanha e terá de passar por diversos oueds (rios secos). Após atravessar as minas de Bleïda, o percurso melhora até chegar ao sopé do Foum Zguid. O fim da especial é variado e durante 40 quilómetros alterna entre pista rolante, por vezes arenosa, percurso mais técnico, fora de pista rápido e pequenas dunas, até atingir a linha de chegada.

Azar persegue Rúben Faria


A sorte continua a ser madrasta para Ruben Faria. Como muitas vezes lhe tem acontecido ao longo da sua carreira, o piloto da Yamaha viu hoje a sorte afastar-se do seu caminho no terceiro dia do Rallye de Marrocos.

Numa jornada que se previa difícil, e para a qual a organização tinha pedido especial atenção aos pilotos no que diz respeito ao consumo de combustível, o recruta da TMN foi vitima de uma quebra dos depósitos de combustível traseiros da sua moto e atrasou de forma considerável em termos de classificação.

‘Para esquecer! Foi um dia negativo.’ comentou um desiludido Ruben Faria no final da etapa. ‘Os depósitos traseiros não resistiram e acabei por ficar sem gasolina num dia que estava a correr da melhor forma. As zonas de areia chegaram finalmente e estava a sentir-me muito bem fisicamente, mas com este problema hipotequei muitas das minhas possibilidades em conseguir um bom resultado.’

Com todos os contratempos Ruben Faria terminou os pouco menos de 380 quilómetros de especial apenas na 32ª posição, com quase duas horas perdidas para o vencedor da especial, o francês Cyril Després, que assumiu igualmente o comando da prova por troca com o espanhol Jordi Villadoms. Em termos de classificação geral o piloto algarvio desceu para o 16º posto da classificação com duas horas e nove minutos de atraso face ao líder e igualmente bastante longe do líder da classe 450cc, que continua a ser o para já intocável Olivier Pain.

‘É uma pena. A moto tem estado perfeita e nada tenho a apontar em termos mecânicos, mas este problema com os depósitos deitou tudo a perder. Hoje era um dia em que poderia ter entrado nos cinco melhores e nem mesmo o facto de me ter perdido por algum tempo no início da especial me fez alterar a linha de pensamento, mas quando fiquei sem gasolina e vi qual o motivo, nada poderia fazer a não ser chegar ao final da especial.’
Com este contratempo Ruben Faria altera a sua estratégia em relação aos restantes três dias que ainda faltam disputar e até sexta-feira 'vou tentar estar o mais na frente possível especial a especial e conseguir bons registos a esse nível, porque na geral é muito complicado recuperar tanto tempo.’

Última prova pontuável


A dupla Eduardo Rodrigues e António Nunes, aos comandos do Proto SRTeam, participará na Baja BP Ultimate Portalegre 500 nos próximos dias 30 e 31 de Outubro. Esta competição é válida para a Taça Internacional FIA de Bajas, para o Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno, Campeonato da Espanha de Todo-o-Terreno e Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno.

Esta dupla apresenta-se bastante motivada e confiante naquela que será a última prova pontuável para o campeonato de TT de 2009 e uma das mais emblemáticas provas, não só pelas excelentes condições competitivas, mas também por ser considerada o berço do todo o terreno uma vez que carrega a carga simbólica de ter sido a partir dela que José Megre dinamizou de forma notável esta magnífica modalidade.

Segundo o piloto Eduardo Rodrigues: “Não chegamos a esta prova para defender ou lutar por uma posição no campeonato nacional, pois como é sabido entrámos já a meio com um projecto criado de raiz, mas apesar de todas as dificuldades o balanço até aqui é muito positivo, e em Portalegre vamos continuar a rodar rápido e a testar os nossos limites e da máquina, a qual continua a dar boas indicações de evolução e nos faz acreditar que no próximo ano em Portalegre certamente estaremos melhor, mas quanto à vontade de vencer... essa tal agora... vai ser a mesma.”

O programa da prova inicia-se com as verificações administrativas e técnicas que decorrem nas instalações da NERPOR, no dia 29 de Outubro (5ª Feira). No dia 30 de Outubro (6ª feira), será realizada da parte da manhã a Super Especial (SS1) e o SS2 com cerca de 120 km, na parte da tarde apenas para automóveis. Para sábado, dia 31, está reservado um dia intenso de competição, com dois sectores selectivos SS3 e SS4 - com cerca de 150 e 220 km respectivamente, isto para os automóveis, já que as motos apenas farão um único sector selectivo, na distância de 370 Km. A prova termina com a habitual cerimónia de pódio e entrega de prémios na noite de sábado.

Viagem ao mundo do espresso vermelho


Expedição Red Q à África do Sul

O piloto de todo o terreno e ex-Campeão do Mundo de Quads, Ricardo Leal dos Santos, preparou e coordenou a expedição que recentemente levou até à África do Sul um grupo ao qual foi dado a conhecer as origens do Red Q Rooibos Espresso.

Numa parceria com a Delta Q o piloto liderou uma caravana de viaturas 4x4 numa viagem cheia de aventura e emoções fortes que incluiu uma subida ao Monte Cedarberg, o único local do mundo onde é cultivado o arbusto Rooibos.

Ali, foi possível ver como é recolhida a folha de Rooibos que é utilizada para fazer uma bebida extremamente agradável, rica em antioxidantes, livre de cafeína e de teína e que a Delta Q transformou em espresso de cápsula, sendo a única marca do mundo a apresentar neste formato o chá que dela é extraído.

João Manuel Nabeiro foi um dos participantes na expedição. Para o Administrador do Grupo Nabeiro/Delta Cafés “visitar e conhecer ao detalhe os campos únicos de Rooibos do mundo foi o mote para esta viagem. Com o apoio do Ricardo, conseguimos organizar o grupo que nos acompanhou à maravilha das maravilhas: a região de Cederberg. Durante oito dias a comitiva contactou de perto com as plantações e cultivos, locais repletos de aroma a Rooibos. A semana proporcionou a todos momentos de aprendizagem e lazer para além de reforçar os laços de amizade entre a Delta Cafés e os nossos parceiros sul-africanos, fornecedores deste chá. Esta viagem foi, sem dúvida, uma forma de dar notoriedade a um produto que já colocámos no mercado e que o consumidor já começa a reconhecer como sendo de excelência. Na verdade, ter noção da planta que está na base do primeiro espresso de rooibos em cápsulas do mundo, “in loco” (onde nasce, as suas origens), certifica a passagem do testemunho para esse mesmo mercado, reafirmando a sua sustentabilidade.”

A expedição deu ainda a conhecer diversos encantos sul-africanos tendo o grupo percorrido cerca de 1500 quilómetros entre Joanesburgo e a Cidade do Cabo com passagem pelo Cabo da Boa Esperança.

RF Competição encerra em Portalegre a época oficial de todo-o-terreno


A RF Competição encerra a época oficial de todo-o-terreno já este fim-de-semana, de 29 a 31 de Outubro, na 23.ª Baja Portalegre 500. A equipa assegura a preparação da Nissan Navara da dupla Paulo Rui Ferreira/Jorge Monteiro, e do Nissan Patrol GR de Luís Carvalho, que compete com um novo navegador, Pedro Cação.

Esta prova, que já faz parte da tradição da competição automóvel nacional, pontua para Taça Internacional FIA de Bajas, para o Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno, para Campeonato da Espanha de Todo-o-Terreno e para Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno.

Nelson Falardo e Rui Ferreirinho, responsáveis pela RF Competição, fazem um balanço muito positivo do trabalho desenvolvido pela equipa durante o ano de 2009 e, em Portalegre, “o objectivo é fechar o ano do todo-o-terreno da melhor maneira, assegurando boas classificações na prova, e consolidando o segundo lugar do campeonato nacional na categoria de T8 do Paulo Rui (Ferreira) e do Jorge (Monteiro)”.

As duplas de pilotos testaram os carros no passado sábado, dia 24 de Outubro, no Terródromo da Giesteira (antigo aeródromo de Fátima), com o objectivo de acertar os últimos detalhes. Paulo Rui Ferreira refere que “o carro está muito seguro e tenho a certeza que, em Portalegre, tudo correrá da melhor forma” e acrescenta que “esta época foi uma grande surpresa para nós, conseguimos resultados muito bons, o que nos deixa com grandes expectativas para esta última prova”.

Luís Carvalho, por seu lado, salienta que o “treino de sábado foi excelente, num troço com grandes potencialidades, que aproveitei também para apresentar a alguns amigos”. “A grande maioria não sabia que no Terródromo da Giesteira podemos fazer um troço com seis quilómetros, muito variados, e que nos permite ter uma noção muito clara da preparação dos carros e, claro, da nossa preparação enquanto pilotos”, acrescenta.

Quanto às expectativas para Portalegre, Luís Carvalho assume-se especialmente emocionado com a prova, uma vez que a edição de 2009 da Baja Portalegre 500 assinala os 20 anos da sua carreira como piloto automóvel. “Vou para a prova com o espírito de sempre, quero dar o meu melhor e comemorar esta data entre amigos e, se for possível, com um troféu na mão!”, afirma.

Nesta prova, a RF Competição dará ainda apoio ao UMM da dupla Ricardo Porém/Manuel Porém, que promete dar nas vistas, mais uma vez. “Embora a prova de Castelo Branco não tenha corrido da melhor maneira, temos a certeza que o Ricardo e o Manuel (Porém) farão uma excelente prova”, refere Nelson Falardo, e acrescenta que “o Ricardo é um piloto com um enorme potencial e está muito bem acompanhado, tenho as maiores expectativas para o seu futuro na competição”.

Discutir o título até ao final


Miguel Barbosa parte para a ultima prova do Campeonato Português de Todo-o-Terreno com hipóteses de se sagrar campeão nacional, estando a 11 pontos da liderança, ocupada pelo campeão em título, Filipe Campos.

Sabendo de antemão que a conquista do título não depende exclusivamente da sua prestação em prova, a equipa BP Vodafone Liberty Seguros Team vai poder contar com a mesma versão do BMW X3 CC da X-Raid que utilizou na vitória em Castelo Branco e que, segundo o próprio “garantem desde logo um andamento totalmente diferente como já provamos em Castelo Branco.”

A luta pelo campeonato ficará entregue exclusivamente aos pilotos em BMW X3 CC com Filipe Campos, Miguel Barbosa e Bernardo Moniz da Maia , em virtude da ausência de Carlos Sousa, devido a problemas físicos sentidos já no final do campeonato.

Sendo uma das provas mais importantes do calendário de TT e a contar para a Taça FIA de Bajas, Miguel Barbosa assume que “após um ano difícil, onde lutamos sempre com a falta de competitividade do nosso carro para o do Filipe e do Carlos, chegar à ultima prova com hipóteses de vencer o campeonato é entusiasmante, apesar de saber que não dependo só de mim. No entanto, no passado, já estivemos em situação bem pior e acabamos por vencer. Vou colocar toda a pressão no Filipe e no final vemos o que acontece.”

Com inicio no próximo dia 30, a prova volta a contar com transmissão televisiva na RTP N a partir das 10h e novamente no sábado a partir das 09h da manhã.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Cetelem Interdoces Team quer vencer em casa


Depois do título T2, Nuno Matos e Jaime Cortes querem vencer na mítica Baja Portalegre 500.

Portalegre recebe entre os dias 29 e 31 de Outubro, a 23ª Baja BP Ultimate Portalegre 500, a grande festa do todo-o-terreno nacional que, como habitualmente, encerra a época da modalidade. A prova conta mais uma vez para o Campeonato de Portugal, Espanha e Taça Internacional Fia de Bajas e para o Memorial José Mégre, um troféu que visa homenagear o mentor da prova.

“A Baja Portalegre há muito que deixou de ser apenas uma prova de todo-o-terreno. Todo o ambiente que se gera em volta desta prova faz dela, quer para a modalidade quer para a região, o ponto alto do ano. É um fim-de-semana especial, não só para quem participa como também para quem assiste. Para mim, que sou de Portalegre, que acompanho e vibro com a prova desde criança, tem um significado ainda mais especial.” disse Nuno Matos.

Apesar de estar já decidido o Campeonato T2 a favor da Cetelem Interdoces Team, a equipa parte para a derradeira prova com vontade de medir forças com os melhores pilotos da modalidade. Em Portalegre alinham 15 equipas inscritas na categoria T2 e entre eles o campeão espanhol em título, bem como o líder do campeonato do país vizinho, para além dos pilotos que discutem a Taça FIA de Bajas, sem esquecer as equipas portuguesas.

“Estou um pouco ansioso, mas ao mesmo tempo confiante. Sabemos que a Baja Portalegre é uma prova sempre imprevisível e muito dura, principalmente para os nossos carros que são praticamente de série. Espero ter a sorte de poder fazer uma prova sem incidentes. Se o conseguirmos, acredito que teremos uma palavra a dizer na disputa dos primeiros lugares do agrupamento. Não sei em que posição nos vamos situar perante as equipas internacionais, mas seria o realizar de mais um sonho vencer em Portalegre. Conto por isso com o apoio dos milhares de pessoas que acompanharão a prova, para nos darem ainda mais alento para vencermos o enorme desafio que teremos pela frente.” afirmou Nuno Matos.

A prova inicia-se com as verificações administrativas e técnicas na 5ª-feira que decorrem nas instalações da NERPOR. Sexta-feira realiza-se a Super Especial da parte da manhã e à tarde o SS2 com cerca de 120 km. Para Sábado, estão reservados dois sectores selectivos com cerca de 140 e 240 km respectivamente. A prova termina com a habitual cerimónia de pódio e entrega de prémios no final do dia de Sábado.


- PASSATEMPO DE FOTOGRAFIA CETELEM INTERDOCES TEAM -
Foi lançado pela Cetelem Interdoces Team e o site TodoTerreno.pt um passatempo de fotografia, que dará a oportunidade aos autores das melhores fotografias da equipa na Baja Portalegre, ganharem “co-drives” onde poderão experimentar as sensações de andar ao lado de Nuno Matos na Isuzu D-Max, bem como ganhar T-shirts da equipa. Mais informações em www.nunomatos.com e www.todoterreno.pt

Ricardo Porém de regresso a Portalegre


Depois de se ter estreado em competição no ano passado em Portalegre, o jovem piloto de Leiria regressa à mítica prova portuguesa, de novo ao volante de um UMM. Ricardo Porém já realizou este ano o Rali TT Terras da Raia, que acabou por não correr de feição ao piloto pois não conseguiu terminar.

Assim o piloto vai para Portalegre determinado a terminar a prova e a lutar por um bom lugar entre a Promoção A, ele que desta vez será acompanhado pelo seu irmão, Manuel Porém, que se estreia nesta prova no Todo-o-Terreno. O piloto vai encarar a prova "como encarámos as outras, com o objectivo de terminar. Terei o meu irmão Manuel Porém como navegador, algo que me dá ainda mais motivação" , palavras do piloto leiriense, que acrescenta que gostaria de "lutar pela vitória na promoçao A, mas o principal objectivo é terminar e acumular mais experiencia".

A prova começa na Sexta-Feira, dia 30, com um prólogo pelas 10h10 da manhã, seguido de um 2º sector de 120 km a realizar pelas 14h. No Sábado realizam-se mais dois sectores, um primeiro com cerca de 143Km e um segundo com 240 km.

Rubén Faria sobe ao 6º lugar


O segundo dia do Rallye de Marrocos ficou marcado por um acidente que envolveu os elementos da organização responsáveis pelas partidas e devido a isso a etapa foi mesmo reduzida a metade., como revelou Ruben Faria. ‘Para mim nem sequer tinha feito a etapa. Os primeiros pilotos das motos, como eu, depararam-se com o acidente poucos minutos depois de ele acontecer e de alguma forma afectou-nos a todos. Para mim deveriam mesmo ter cancelado essa especial.’

Após mais de duas horas de espera para que o procedimento de partida pudesse ser efectuado, a caravana partiu para apenas uma volta ao percurso agendado, ao contrário das duas inicialmente previstas. ‘Acabou assim por ser um dia demasiado curto e ao invés dos mais de trezentos quilómetros que estavam previstos fizemos apenas metade e para ser sincero, toda a situação vivida pela manhã reflectiu-se na minha condução.’

Reflexos teve igualmente o tipo de piso, com bastante pedra tal como no dia anterior e que obrigou Ruben Faria a uma toada já de si cautelosa. ‘Ontem fiquei com as rodas da minha moto bastante maltratadas devido ás pedras e coloquei para hoje o segundo conjunto de rodas, mas tive que ser cauteloso.’
Mesmo com um ritmo mais defensivo o piloto da Yamaha subiu uma posição em termos de classificação geral, sendo agora o sexto classificado e mantendo a segunda posição em termos de categoria 450. ‘O objectivo continua a ser o mesmo, tentar um lugar entre os cinco melhores da geral e o pódio na classe. Gostava de ser o primeiro nas 450cc mas para já o Pain está forte e com um bom ritmo. Mas faltam ainda bastante quilómetros e como sempre acontece no deserto...tudo pode acontecer.’
Ruben Faria prepara agora o terceiro dia de prova, onde espera poder finalmente cumprir uma etapa sempre qualquer problema de forma a mostrar todo o seu real valor ‘...e conseguir começar a recuperar algum tempo para os pilotos que estão na minha frente.’
Até à próxima sexta-feira os melhores do mundo continuam por terras marroquinas.